search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old October 3rd, 2010, 01:09 AM   #21
Rekarte
Registered User

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 26509

Metodo Singapura!
Bambuzada nesses vagabundos!

Farol da Barra liked this post
Rekarte no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old October 3rd, 2010, 01:17 AM   #22
Astronauta
¬¬

Astronauta's Avatar

Excelente!
Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Interessante seu ponto de vista. Queria fazer algumas ressalvas, mas como estou indo trabalhar, talvez lá complemente mais e vou deixar uma só sobre o o seu último parágrafo.

No Brasil basicamente não existem códigos de conduta municipais que ditam as regras do urbanismo. Quem dita as regras do urbanismo é a especulação imobiliária.

Alguns foristas do SSC desmaiam ao ver prédios da MRV entre outras aberrações, porque despertaram para o fato de que somos todos acostumados com o lixo visual oficial.

Como nascemos em um país onde fiação aérea oficial parece gato, com fios amontoados de qualquer jeito em postes horrorosos, achamos isso normal (a média da população), pois não conhecemos outro jeito.
Alguns desses fatores que você citou são meros reflexos da nossa realidade financeira: nunca vi foto de país subdesenvolvido com urbanismo excelente e edificações com arquitetura "arrojada" (nem sei mais como definir a boa arquitetura). Aliás, no último tópico que questionei se seria possível construir prédios "bonitos" e baratos fui ownado por usar o termo "bonito" (subjetivo demais...), e não recebi uma resposta concreta, só alguns exemplos de lofts e obras "populares" na Europa.

Sobre a regulamentação das obras particulares, conheço apenas o Código de Posturas do Município de Belo Horizonte. O mesmo não diz nada sobre estilos arquitetônicos, mas direciona alguns parâmetros do urbanismo, como a padronização de calçadas, mobiliário urbano, restrição de tamanho de placas (poluição visual), acessibilidade, etc.:

http://www.bhcompostura.com.br/site/...ia_de_Posturas

http://www.bhcompostura.com.br/site/...ublish/?tac=61

Há também os tombamentos históricos e culturais, (quem institui é Unesco, Iphan, etc.) mas não sei quem regulamenta e fiscaliza, mas pelo menos direciona algo para não aparecerem construções alienígenas.

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
É perceber que o lado oficial de nossas cidades polui e agride o espaço visual público de uma forma parecida com a pichação, mas a maioria da população está cega quanto a isso.
Concordo que alguns elementos utilizados pelas construtoras são nefastos e vão interferir na vida dos moradores: materiais ruins, isolamento acústico, espaços utilizados de forma incorreta, etc. Mas quanto ao estilo arquitetônico em si: isso é completamente subjetivo. Dizer que um prédio quadrado-popular ou uma casa comum "agride o espaço visual" é paranoia. Senão, toda família militar seria o poço de infelicidade - me incluo nesse grupo, sou filho de militar e morei em uma vila com casas idênticas, brancas sem o menor frufru arquitetônico (mas com ótima manutenção):

http://maps.google.com/maps?f=q&sour...13.78,,0,-1.51
(observação: a cerca foi instalada neste século).

http://maps.google.com/maps?f=q&sour...04823&t=h&z=18

Eu não acho que a fiação aérea (não estou falando de novelos de gato, só vejo isso em porta de favela), prédios quadrados "de arquitetura ruim" tenha o mesmo impacto que a pichação. Essa sim é invasiva, intrusiva e degradante.

Quote:
Somente quando alguém viaja ao exterior ou recebe um banho de informação visual sobre outros países, seja pelo SSC e mais recetemente pelo tal SV é que percebe que nossas cidades são oficialmente feias. E permitimos isso.
Efeito depressão-pós-Disney Mas sério: as pessoas têm outras prioridades neste país, como educação, lazer, saúde, manter a casa segura e limpa (livre de pichadores ), só depois vão se preocupar em exigir um urbanismo bonitinho.
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 01:56 AM   #23
M.S.
M.Salim

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Metodo Singapura!
Bambuzada nesses vagabundos!
Os britânicos também já chegaram em uma conclusão parecida uns 30 anos atrás. No caso eram hooligans e não pichadores, mas a idéia é a mesma:

http://www.youtube.com/watch?v=04clpd7h0b0

heheh só pra descontrair um pouco...
M.S. no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 05:17 AM   #24
Joseluis32
BANNED

Likes (Received): 13

Tinha que descobrir onde esses "porcos" e pichar toda a casa dele. E a cara do infeliz também.
Joseluis32 no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 07:15 AM   #25
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 1083

Quote:
Originally Posted by Farol da Barra View Post
A solução é a punição severa, coisa que não ocorre em nosso país, onde marginais são cheios de direitos e nenhum dever!

A tinta ajudaria nesse processo de preservação, mas nem por isso, os indolentes pichadores deveriam ficar impunes.

Vale lembrar também que muitos não se contentam apenas em pichar, mais em destruir o patrimônio público.

Tem que ter punição severa, só assim, vão de fato,tomarem vergonha na cara!

Um dedo cortado de cada mão já seria uma bela lição. Dificilmente outros iriam querer o mesmo destino!
penso da mesma forma, nao adiante querer racionalizar o que eles fazem, querer se colocar no lugar deles como psicologos fazem....por esse raciocinio daqui a pouco ninguem sera mais punido por matar nem roubar. Regras sao regras....pichacao e' crime....entao cadeia!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 01:50 PM   #26
Suburbanist
on the road

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 20607

Pichação não tem perdão, mas cadeia não é solução

Ok, meu título ficou piegas até, mas vou tentar resumir o que penso.

Embora eu respeite opiniões divergentes, discordo totalmente dessa abordagem de que pichação é uma "linguagem dos excluídos", mesmo na sua versão mais light que considera exclusão da participação social, não necessariamente econômica.

Não existe essa história de "direito à cidade" no meu dicionário de valores morais e sociais. Exstem direitos individuais, alguns absolutos, como o de não ter sua integridade física molestada por outro ou pelo Estado, outros gerais, como educação, voto e saúde, e alguns que dependem da sua capacidade (etária, econômica, cultural, financeira) para serem exercidos, como propriedade imobiliária, transporte e difusão organizada em massa das suas ideias.

Eu não me interesso, exceto como objeto de estudo histórico, se pessoas pichavam monumentos durante a dinastia Carolíngia ou no período pombalino. Nesses tempos pessoas eram enforcadas por "heresia", médicos rudimentares faziam cirurgias vestindo roupas com sangue apodrecido porque isso demonstrava "habilidade", despelar animais era esporte em vários locais, e jogar excrementos pela janela era prática comum, inclusive entre os mais ricos. Queremos ou toleraríamos isso em 2010 só porque é algo histórico? A sociedade evolui e se civiliza...

Para mim, essa história de tentar encarar pichação como manifestação da individualiade é tão inaceitável como justificar a situação do pivete que pega uma faca e assalta um adolescente de classe média usnado um tênis de marca como "ele só quer ter acesso à sociedade de consumo que é cruel com ele"'. A maioria dos deprimidos e frustrados porque "ninguém me ouve e me dá atenção" fica triste. Alguns comem sem parar ou viram anoréxicos. Alguns perdem o gosto pela vida. Muitos vivem em mau humor permanente quando adultos ou aceitam o fatalismo inertes. Alguns se esforçam para se tornarem pessoas melhores, em todos os sentidos, e assim se sentirem incluídos na sociedade. Alguns se voltam para o crime e para o parasitismo social, e isso é a saída inaceitável.

Todavia, ao contrário do caso do roubo, que envolve iminente ameaça de violência física grave, não acredito que prisão seja solução para pichadores. Deve ser considerada crime, por ser vandalismo, mas sujeita a medidas alternativas que recuperem os criminosos. A maioria dos envolvidos nessa porcaria tem menos de 30 anos, ainda pode ser recuperada para serem úteis, ou pelo menos para não serem um estorvo social.

O poder público pode fazer sua parte, e deve. Deveria haver uma "brigada de pronta-reposta" para eliminar pichação onde quer que apareça, o mais rápido possível. Isso elimina o "prêmio" da visibilidade da mesma. Deve haver incentivos para materiais que possam ser lavados com facilidade. Barreiras físicas que impeçam ou dificultem o acesso, como grades com pontas-de-lança e até cercas de armame farpado em locais mais críticos, podem ser implantadas.

Já que o tema foi trazido, eu digo que não concordo com interferências regulatórias excessivas do Estado na estética imobiliária. O Estado (em sentido amplo de poder público) deve tutelar a segurança dos imóveis, limitar a ocupação predial excessiva dos terrenos e estabelecer padrões uniformizadores como recuos, taxa de imperbeabilização, gabaritos, número de andares, obrigação de revestimento das partes externas, calçadas com características físicas compatíveis com os imóveis lindeiros etc. Mas daí a querer limitar as preferências arquitetônicas só porque um blocão MRV é feio (e eu acho que sejam feios tbem) é uma interferência na liberdade empresarial e na livre iniciativa. Idem para alguém que queira evitar o vizinho de pintar sua casa de vermelho e verde fosforecente com duas colunas gregas no "portão social", duas romanas no portão da garagem e uma estátuca barroco-fake ao lado de uma carranca no muro. Seria feio, mas é o direito dele.
Old October 3rd, 2010, 02:06 PM   #27
O Natalense
no encalço do meliante

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 11467

De qualquer modo, li que as pichações caem consideravelmente em áreas monitoradas
por câmeras.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2010, 02:53 PM   #28
Marcio Carioca
.........................

Marcio Carioca's Avatar

Likes (Received): 624

Solução? Difícil...

Só acho que quem é pego pichando deve ser obrigado a fazer a limpeza.
Marcio Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 01:08 AM   #29
Skylex
BANNED

Likes (Received): 2595

Quote:
Originally Posted by O Natalense View Post
...Pra mim, deveriam torturar até o capeta interceder pedindo clêmência
(arame incandescente na uretra é anestesia - acho que já disse isso)...

Falando sério agora. Não vejo solução plausível para o problema.

Só resta à sociedade achar ruim.

Sua opinião foi melhor que a minha.
Skylex no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 01:27 AM   #30
vinex
BANNED

Likes (Received): 65

Quote:
Originally Posted by Karabuy View Post
tem que picha mesmo....
Que podre ...

Quote:
Originally Posted by Skylex View Post
A solução? Fazer esses marginais lamberem as pichações até o local ficar limpinho. E de preferência, levando uma surra de urtiga, enquanto lambem.

Outra solução, raspar com a unha, até desgastar os dedos. Seria uma excelente lição.

Desculpe, gente, mas fico indignado com essas coisas. Esses deliquentes, precisam ser severamente punidos, mesmo! Sem passar a mão na cabeça... Assim, eu queria ver nossas cidades não ficarem limpas.

Legal as soluções mostras a sua e do O Natalense foram ótimas , eu também esfregaria a cara deles no asfalto até estragar o asfalto...os rabiscos não são uma arte e sim uma palhaçada feita por um bando de muleke que não tem nada para fazer ...
vinex no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 01:30 AM   #31
Skylex
BANNED

Old October 4th, 2010, 01:32 AM   #32
Skylex
BANNED

Quote:
Originally Posted by Karabuy View Post
tem que picha mesmo....

E você tem que ser preso mesmo...
Old October 4th, 2010, 01:34 AM   #33
Skylex
BANNED

Quote:
Originally Posted by vinex View Post
Que podre ...

Legal as soluções mostras a sua e do O Natalense foram ótimas , eu também esfregaria a cara deles no asfalto até estragar o asfalto...os rabiscos não são uma arte e sim uma palhaçada feita por um bando de muleke que não tem nada para fazer ...

Kkkkkkkkkkkkkkkkk... Seria bom, fazê-los comer os "farelos" que sobrassem do asfaldo, também...
Old October 4th, 2010, 03:08 AM   #34
Joseluis32
BANNED

Likes (Received): 13

Tinha que fazer esses comer as latinhas, depois fazer lamber o muro até sangrar a língua após esfregar a cara no muro e também lavar o muro com a mão seca sem água até virar farelos da tinta e se não saísse continuaria até ficar os ossos aparecendo. E bater com fio de luz já que esses vagabundos tiraram fio de luz e bater nas costas dos infelizes.
Joseluis32 no está en línea   Reply With Quote
Old October 4th, 2010, 03:10 AM   #35
Skylex
BANNED

Old October 5th, 2010, 03:11 PM   #36
almeidaneto
Registered User

almeidaneto's Avatar

Likes (Received): 110

Para a pichação a solução não é somente a prisão!
almeidaneto no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2010, 03:48 PM   #37
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7604

Quote:
Originally Posted by almeidaneto View Post
Nem eu, que acho a pichação um ato criminoso, que mina e degrada a convivência urbana, defendo prisão para esses safados.

Até porque prender um pichador é muito difícil: só se for no flagrante. Eles são dissimulados e quando passa polícia param de emporcalhar as cidades e passam por pessoas normais. Passou a viatura, voltam a vandalizar tudo por onde passam, tal qual os bandos de gafanhotos, que espalham um rastro de destruição, os pichadores com a mão do mal, espalham um rastro de degradação.

Medidas sociais são muito importantes para exemplar. Prisão, só na reincidência, porque quem reincide no mal já deu mostras de que não vai se emendar.

E quanto à pergunta do Tchelllo, sobre a propriedade das construções urbanas, essa é bem fácil: é do proprietário. Mas o proprietário não pode fazer o que quiser: deve obedecer às regras estabelecidas pela municipalidade. Se a municipalidade não fiscaliza, não tem regras, ou tem regras ruins (p.ex. Campinas), aí é outro problema.

Mas nada, nada, nada justifica a pichação. Quem quer se expressar e só consegue ser odiado e menosprezado, está falhando na comunicação. Até porque os garranchos e garatujas que vão do parcialmente incompreensível ao nível de hieróglifo não são uma comunicação para a sociedade. São uma comunicação entre as gangues, uma provocação mútua.

Não se sente representado? Que tal reunir-se numa atividade artística produtiva? Não há tanta gente da periferia com dança, skate, grafite, todas essas manifestações da "arte de rua"? E outras pessoas que encontram outros meios?

O Instituto Allan Kardec em Campinas realiza um excelente trabalho social e não adianta pintar: dias depois tem a fachada inevitavelmente pichada e depredada pelos gafanhotos urbanos. Grafite eles também não respeitam tanto assim como se supõe...eu já vi vários grafites pichados.

Não é vandalizando as cidades que eles serão ouvidos. Vandalizando eles conseguiram alguma coisa positiva? Não, só pioraram tudo. Ou seja: a pichação é uma estupidez total, de quem acha que está marcando os outros mas está marcando mais a si mesmo.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2010, 04:05 PM   #38
Romão
Ladrão constitucionalista

Romão's Avatar

Likes (Received): 24012

cadeia, e botar pra limpar durante o cumprimento da pena,empurrar bala tbm é uma boa alternativa e com ótimo efeito

Quote:
Originally Posted by almeidaneto View Post
Realmente, sou a favor de que uma pena que coloque os pichadores pra limpar as porquices que fazem, em caso de reicidencia cadeia reicidindo novamente empurra bala ponto.
Old October 5th, 2010, 04:29 PM   #39
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 493

Quote:
Originally Posted by Romão View Post
cadeia, e botar pra limpar durante o cumprimento da pena,empurrar bala tbm é uma boa alternativa e com ótimo efeito

Realmente, sou a favor de que uma pena que coloque os pichadores pra limpar as porquices que fazem, em caso de reicidencia cadeia reicidindo novamente empurra bala ponto.
E se continuar transforma em sabão e dominó.
Old October 6th, 2010, 02:38 AM   #40
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 55

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post

E quanto à pergunta do Tchelllo, sobre a propriedade das construções urbanas, essa é bem fácil: é do proprietário. Mas o proprietário não pode fazer o que quiser: deve obedecer às regras estabelecidas pela municipalidade. Se a municipalidade não fiscaliza, não tem regras, ou tem regras ruins (p.ex. Campinas), aí é outro problema.

.
Sim claro, mas quis dizer quanto a construção de coisas horríveis que poluem a paisagem e não exatamente ao zoneamento.

Por exemplo, SP é uma salada russa de estilos de edificações contemporaneas que não conversam entre si e não respeitam a harmonia visual. É nesse sentido...

Grande parte dos arquitetos não respeitam a harmonia visual da região para onde seus projetos são direcionados.

Vc não acha que construir um neoclássico ao lado de uma torre de vidro que por sua vez ficará ao lado de um prédio bege com parede cega seja um atentado? Uma autêntica poluição visual? Um crime?

A municipalidade não se preocupa com estas questões, por isso nossas cidades são feias... Bom a municipalidade mal cuida da urbanização e traçado de ruas, calçadas e paisagismo, que dirá preocupar-se com a harmonia visual das edificações, não é mesmo?
tchelllo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules