search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 25th, 2011, 09:59 AM   #1
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 737

Desvendando um dos mais exuberantes destinos de praia do Nordeste: Morro de São Paulo

Olá, pessoal!

Desta vez trago para vocês fotos de um paraíso que adorei ter conhecido. Morro de São Paulo está localizado no litoral sul baiano, mais precisamente no Arquipélago de Tinharé. O arquipélago pertence ao município de Cairú (cidade essa que também fica numa das ilhas).

No últimos anos, Morro de São Paulo se tornou mais famoso e hoje é um destino turístico nordestino muito procurado por brasileiros e principalmente por estrangeiros, tanto na alta temporada como fora dela. Apesar do acesso não ser dos mais fáceis, o visitante tem algumas opções para chegar ao lugar. A mais utilizada é a travessia por barco ou lancha desde a cidade histórica de Valença. As outras são chegar diretamente de Salvador viajando em um catamarã (só há um horário de ida e um de volta) e também por táxi-aéreo partindo do Aeroporto Internacional de Salvador.

Após a popularização, o destino passou a ser muito frequentado principalmente por argentinos, uruguaios, espanhois, portugueses e europeus em geral. O espanhol é escutado na ilha tanto quanto o português. A economia da ilha gira em torno do turismo. Praticamente tudo funciona voltado para os turistas.

As praias de Morro de São Paulo são conhecidas por números de acordo com a ordem da distância entre elas e a vila. Para começar, mostrarei fotos da "Segunda Praia", depois das "Terceira e Quarta Praias" e por fim da "Primeira Praia". As Primeira, Segunda e Terceira são praias consideradas como "urbanas" para os padrões da ilha. A partir da Quarta as praias passam a serem quase desertas.

Um detalhe interessante é que quase não há veículos automotivos por lá. O principal "meio de transporte" é o pé, e os poucos veículos são utilizados apenas para levar as pessoas da vila ou das praias urbanas até os hoteis, resorts e fazendas mais distantes.

Ainda tenho mais fotos do lugar, então a depender, posso pensar em posteriormente postá-las em um novo thread.

Enfim, agora vamos às fotos desse paraíso:

1. Segunda Praia vista desde o mirante de madeira que fica entre a Primeira e a Segunda praias.

2. As duas praias mais próximas à vila (a Primeira e a Segunda) são também as duas menores. A Primeira Praia possui apenas 315 metros de extensão e a segunda que é um pouco maior, tem só 379 metros. Nessa fotos vocês vêm quase toda a extensão desta última. O final dela está na "Ilha" da Saudade (que pode ser vista na foto anterior), o local onde há vários coqueiros.

3. A Segunda Praia é a mais agitada da ilha. Os principais restaurantes e luais da cidade estão lá, então tanto de dia quanto a noite sempre há bastante movimento.

4. Depois do mar de guarda-sois está a Terceira Praia, que na maré baixa se transforma numa grande piscina natural. É desta praia que partem boa parte dos barcos e lanchem que fazem passeios ao redor da ilha e também para outras ilhas do arquipélago.

5. Uma grande piscina natural.

6. Nesta foto se pode ver a Ilha da Saudade (coqueiros mais à direita) e grande morro que abriga o farol, a plataforma da tirolesa e o mirante para se apreciar o pôr-do-sol.

7. Um paraíso!

8.

9.

10.

11.

12. Na maré alta grande parte dessas pedras são cobertas pelo mar.

13.

14. Formação interessante!

15.

16.

17. Aí já entre a Terceira e a Quarta praias.

18. Piscinas naturais na Quarta Praia.

19.

20. Terceira Praia e flagrante de um avião bimotor pousando.

21. Ainda da Terceira Praia.

22. Só aeronaves deste porte podem pousar na ilha.

23. Terceira Praia e a "ilha" que a separa da Segunda.

24. Passarela de madeira que é relativamente nova. Antes era obrigatório caminhar na areia fofa. Ela percorre toda a extensão da Segunda Praia e leva ao acesso à subida que leva à vila. É nessa região retratada que estão alguns dos melhores restaurantes e lojas do lugar.

25. O principal veículo utilizado é o carrinho-de-mão. Normalmente as malas dos turistas vem e vão para o porto em carrinhos como esse mostrado.

26. E finalmente chegamos à Primeira Praia. É nessa praia que se concentram os esportes radicais, como a tirolesa (os cabos são para ela), banana-boat e surf.

27. Cena muito comum de ser vista por lá.

28.

29.

30. No alto do morro está a plataforma da tirolesa. Teve que ser utilizado todo o zoom óptico para mostrá-la. A tirolesa (ou tiroleza, não sei. Já que numa foto mais adiante verão que lá está escrito com Z.) tem cerca de 340 metros de comprimento e 57 de altura.

31. E eis uma aventureira descendo.

32. Outra.

33. Outra.

34. E mais outra já quase na água, dividindo o espaço com o banana-boat.

35. Na subida ao morro está um centenário cemitério.

36. Farol.

37. Chegada ao mirante da Tirolesa.

38. A impressionante vista! Infelizmente nesse dia o tempo não estava muito bonito e já era final de tarde, então as fotos ficaram um pouco escuras. Nesta foto é possível ver as Primeira, Segunda, Terceira e Quarta praias.

39. Destaque para a Segunda Praia e para a chuva que se aproximava.

40.

41. Finalmente a plataforma.

42. A chuva lá não é nada querida, pois todos dependem do bom tempo para ir e vir do/para o continente, já que 95% das pessoas (turistas e moradores) vem e vão de barco, lancha e catamarã, também dependem para fazer passeios de barco pela ilha e por outras ilhas e também para praticar mergulho. Quando chove muito, a visibilidade da água é afetada e muitas vezes as saídas para a prática de mergulho são canceladas em vários dias seguidos.

43. Mundaréu de cabos e cordas.

44. Quando se está na ponta da plataforma, as pedras embaixo assustam um pouco.

45. Primeira Praia.

46. Já no mirante do pôr-do-sol, é possível visualizar uma parte da fortaleza (que será mostrado também no próximo thread) que começou a ser construída em 1630 e até poucos anos estava abandonada. Hoje em dia ela está sendo restaurada e, portanto, o acesso a visitantes foi fechado.

47. Agora finalmente as fotos do pôr-do-sol.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57. Tchau tchau sol e também visitantes!

58. E por fim, a Ilha da Saudade com a iluminação noturna, em clima de lual.

Espero que tenham curtido fazer este passeio virtual por esse paraíso!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <

Last edited by Tito; August 31st, 2011 at 06:04 AM.
Tito no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 25th, 2011, 10:26 AM   #2
[email protected]
Houston,we have a problem

alex@ribeira's Avatar

Likes (Received): 4970

Que lugar lindo Tito Morro de São Paulo concerteza é um dos lugares mais bonitos para se visitar na Bahia. Ps: vc foi na tirolesa?
Old August 25th, 2011, 10:40 AM   #3
Tito

Tito's Avatar

Fui, Alex, e é bom demais! E você, já esteve por lá? Se não esteve, tem que conhecer.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Old August 25th, 2011, 01:38 PM   #4
Aluilce
Gastro/Hepatologia

Aluilce's Avatar

Likes (Received): 602

Parabéns pelo belo thread Tito.

Assim como a Chapada e o Litoral Norte, Morro de São Paulo é outro lugar "obrigatório" na Bahia.
Eu, no meu curto tempo, ainda não parei para conhecer nenhum dos três...

É que, quando eu disponho apenas de 02 ou 03 dias livres, não troco Salvador por nenhum outro lugar do mundo!

Gastroenterologia e Hepatologia
CURTA: facebook.com/GastroHepato
Aluilce no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 01:46 PM   #5
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Likes (Received): 5372

Já estive aí e guardo ótimas lembranças
Old August 25th, 2011, 01:54 PM   #6
Ondas)))
* в α я я є ι я α ѕ *

Ondas)))'s Avatar

Likes (Received): 3502

Fotos maravilhosas desse incrivel litoral!

Essa tirolesa deve ser sensacional, experimentou Tito?

Parabéns pelos registros!
Old August 25th, 2011, 03:41 PM   #7
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 2293

O litoral da Bahia...
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 04:08 PM   #8
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 5663

Wow, Tito !! Que fotos lindas de um lugar sensacional !!!!!

Claro que amei as do pôr-do-sol e a do farol... Ah, vou copiar uma pro meu papel de parede, tá ?

Parabéns, como sempre !!!

bjks
Old August 25th, 2011, 04:32 PM   #9
DigoSoteropolitano
Registered User

DigoSoteropolitano's Avatar

Likes (Received): 3332

Ja tive o prazer de ir em morro muitas vezes, eu AMO aquele lugar, é uma sensação de outro mundo

Otimo thread Tito! Me fez relembrar
DigoSoteropolitano no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 04:48 PM   #10
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 693

Morro é um paraíso. No verão, em sol pleno, é uma delícia. Lindas fotos, como não poderia deixar de ser, sendo suas. Gostei da passarela em madeira. A ultima vez que fui lá não tinha ainda. Só senti falta do centrinho, e do forte, que acho que estão restaurando (???). Cairu, sede do município, com seu centenário convento, primeira igreja barroca do Brasil, poderia estar tb, se é que esteve lá! Valeu Tito! Obrigado por mostrar! Aguardo mais fotos!!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 05:22 PM   #11
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6101

Que lugar bonito! Só ouvi falar (bem), mas ainda não tinha visto fotos de lá! Muito bom!
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 05:40 PM   #12
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 8813

Um dos recantos mais lindos do litoral baiano e brasileiro.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 05:42 PM   #13
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 22930

Estive em Morro de São Paulo em 1984, quando o lugar era totalmente diferente do que é visto nas fotos do Tito, e guardei PÉSSIMAS impressões, em razão da pífia estrutura turística do lugar e, principalmente pelos ataques dos morcegos hematófagos aos turistas.

Tito, suas fotos estão lindas!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 08:25 PM   #14
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 130

Meu Pai do Céu que lugar lindo ! E que belas fotos Tito ! Valeu!
Old August 25th, 2011, 08:43 PM   #15
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 4653

Puts, lindo pra caralho!!! Deus caprichou com a Bahia, namoral.
Old August 25th, 2011, 09:11 PM   #16
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 38164

Dizer o quê? Bahia é Bahia né pai......
Tito, na terceira e quarta praias a galera fica mais "a vontade" ,tu nem pra registrar isso né rapaz? E a tirolesa, dizem que é a maior do Brasil, desceu nela?
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 09:12 PM   #17
CleitonSPecial
Tá Serto

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 2366

Muito lindo!!!!! A Bahia e seu maravilhoso litoral...
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 11:04 PM   #18
Tito

Tito's Avatar

Muito obrigado a todos pela visita!

Quote:
Originally Posted by Aluilce View Post
Parabéns pelo belo thread Tito.

Assim como a Chapada e o Litoral Norte, Morro de São Paulo é outro lugar "obrigatório" na Bahia.
Eu, no meu curto tempo, ainda não parei para conhecer nenhum dos três...

É que, quando eu disponho apenas de 02 ou 03 dias livres, não troco Salvador por nenhum outro lugar do mundo!
Rapaz, um conselho que te dou, é: Aproveite os dias livres para explorar o estado. Você vai descobrir lugares fascinantes. No futuro você pode se arrepender de ter destinado tanto tempo em ficar em um lugar quando poderia ter ido para outros que estão tão próximos.

Quote:
Originally Posted by Ondas))) View Post
Fotos maravilhosas desse incrivel litoral!

Essa tirolesa deve ser sensacional, experimentou Tito?

Parabéns pelos registros!
Experimentei e apesar do calafrio inicial, depois é só maravilha!

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Wow, Tito !! Que fotos lindas de um lugar sensacional !!!!!

Claro que amei as do pôr-do-sol e a do farol... Ah, vou copiar uma pro meu papel de parede, tá ?

Parabéns, como sempre !!!

bjks
Sabia que ia gostar das do pôr-do-sol e principalmente das que o farol aparece.

Ah! E pode copiar sim!

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Morro é um paraíso. No verão, em sol pleno, é uma delícia. Lindas fotos, como não poderia deixar de ser, sendo suas. Gostei da passarela em madeira. A ultima vez que fui lá não tinha ainda. Só senti falta do centrinho, e do forte, que acho que estão restaurando (???). Cairu, sede do município, com seu centenário convento, primeira igreja barroca do Brasil, poderia estar tb, se é que esteve lá! Valeu Tito! Obrigado por mostrar! Aguardo mais fotos!!
A ideia é postar fotos da vila, da fortaleza (que está sendo restaurada) e de outras praias em um segundo thread.

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Estive em Morro de São Paulo em 1984, quando o lugar era totalmente diferente do que é visto nas fotos do Tito, e guardei PÉSSIMAS impressões, em razão da pífia estrutura turística do lugar e, principalmente pelos ataques dos morcegos hematófagos aos turistas.

Tito, suas fotos estão lindas!
Pois hoje tudo é voltado para os turistas. E eu não soube de ataques de morcegos, então isso deve ter ficado para o passado. Você tem que voltar agora para sentir a diferença!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Dizer o quê? Bahia é Bahia né pai......
Tito, na terceira e quarta praias a galera fica mais "a vontade" ,tu nem pra registrar isso né rapaz? E a tirolesa, dizem que é a maior do Brasil, desceu nela?
Eu não vi ninguém mais "a vontade"... Talvez isso aconteça a partir da Quarta Praia, mas como não pisei lá, não posso dizer se acontece ou não.

Sobre a tirolesa, lá falavam isso de ser a maior ou a mais alta, mas pesquisei na internet e isso caiu por terra. No Brasil há tirolesas mais altas e mais extensas.

Old August 25th, 2011, 11:04 PM   #19
Soteros
Registered User

Soteros's Avatar

Likes (Received): 4329

Resumindo: babante!!!
Soteros no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 11:35 PM   #20
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 13659

Morro de São Paulo dispensa comentários!
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
bahia, brasil, brazil, morro de são paulo

Thread Tools

Posting Rules