search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 850 votes, 4.98 average.
Old July 27th, 2008, 11:25 PM   #81
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 133

Quote:
Originally Posted by zeh View Post
O forista brasilense fala de um jeito que eu acho que ele vive em Géneve...
Óbvio que não se pode abafar os problemas do Rio com a desculpa de que todas as cidades grandes do Brasil têm problemas...
Depois fala sem nenhum conhecimento da cidade... O Centro do Rio ainda é a mais dinamica área de negócios da cidade. É o seu CBD desde que a cidade do Rio foi fundada (Originalmente a cidade nasceu no bairro da Urca, mas foi logo transferida para o Centro)
A região tem problemas? Tem muitos! Lixo, população de rua, comércio ambulante... Mas é viva e nunca esteve tão viva quanto agora, são restaurações, retrofits, construções novas praticamente em toda a parte... Já não vinha ao Rio a coisa de 1 ano e confesso que cada vez mais o Centro do Rio me surpreende pela capacidade de sempre se "auto-inventar". O Centro mistura estilos arquitetonicos, culturais e identitários. Estive a pouco tempo na sua cidade, não vou de forma alguma atacar ou coisa do gênero (não faz o meu estilo), mas gosto da forma que voce parece se preocupar com o Rio... Mas ao mesmo tempo acho estranho...
Perfeito.
Eu já me desculpei pelo mal entendido,mas não retiro um ponto do que disse;existe um sentimento injustificado de pena,que só se pauta pelo desconhecimento empírico da realidade da cidade.E isso me irrita.Algum mal nisso?
Acredito não.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old July 27th, 2008, 11:27 PM   #82
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 1701

Quote:
Originally Posted by Dreh View Post
Os imensos terrenos da Pres. Vargas tem um potencial absuuuurdo! Sempre imagino aquela região densa e repleta de imensas torres comerciais. Espaço tem de sobra e olho grande das maiores construtoras do mundo não falta.
Com certeza! Imagina quando o trem-bala for inaugurado, no projeto da empresa italiana o trem partiria da Central do Brasil.. agora qual empresa não vai querer ter seus escritórios de frente pro Trem-Bala, atrás do aeroporto doméstico e a 20 minutos do internacional, numa das avenidas com melhor acesso do centro??
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 03:16 AM   #83
claudre
Registered User

claudre's Avatar

Likes (Received): 22

Quote:
Originally Posted by Tquintan View Post
Também espero isso... O centro do Rio é muito cobiçado so falta mais investimentos, e trazer habitantes devolta para essa área, acho que aqueles prédios abandonados no centro deveriam se tornar condomínios residenciais, assim impulsionando a construções de novos empreendimentos comercias de grande porte, ja que havera uma maior escassez de espaço locavel na cidade.
Essa história de prédio " abandonado " no centro é MENTIROSA, e é um artifício dos incorporadores que querem repetir aquela eterna inverdade, que é de que o centro estaria se mudando para a Barra.

Meia dúzia de gatos pingados (moradores dos bairros da Zona Oeste)e umas 10 empresas grandes foram (as quais estão sofrendo com a falta de infraestrutura e gastando fortunas por exemplo com ônibus para levarem seus funcionários para almoçar). Outros vários já retornaram. Os imóveis deixados por estas empresas e outras que saíram do Rio ja foram TOTALMENTE OCUPADOS (Edifício Martinelli, Edifício da Esso, edifício da NCR do Brasil, Edifício do Banco Boavista, etc), não havendo sequer oferta para uma pessoa que deseja 900m2 para alugar.

O Centro não tem nem 5% de imóveis vazios (conforme informei na reportagem da VEJA em que fui entrevistado, recentemente, que foi postada neste fórum por outro forista), e o resto é falácia!!

Mesmo na GAMBOA E SANTO CRISTO, tem pouquíssimos prédios vazios, e sim várias empresas que os ocupam funcionam de portas fechadas.

Prédios como o do lloyd e o do Cine Vitória, cujas fotos postei aqui, não estão abandonados e sim usados como ferramenta de valorização (o chamado lastro) e especulação imobiliária.

Em suma, isso é tudo entulho plantado no jornal por quem quer vender salas na Zona Oeste.

Saludos,

C. de Castro

http://www.sergiocastro.com.br
claudre no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 03:19 AM   #84
claudre
Registered User

claudre's Avatar

Quote:
Originally Posted by Diogo-Brasilia View Post
Cauê, vc sente vontade de chorar? Qdo alguem toca no assunto q a Cidade Maravilhosa ta num mar de lama. Vc chega no Galeao e passa horas passando por um mar de favelas bizarras ate chegar na linda e maravilhosa Zona sul? Aquela favela da Maré (é esse o nome?) é de chocar qquer um. Ando no centro do rio, tudo sujo, decadente e mal cuidado. Como q uma pessoa q nao ta acostumada com isso (como eu, talvez outros cariocas nao) nao percebem como a cidade está. Nao me leve o a mal, adoro o Rio independente do q for, gosto do estilo da cidade, da cultura carioca (e principalmente das mulheres cariocas maravilhosas) mas mas se faço um comentario, vem me criticando com comentarios "enjoados" como se eu fosse um babaca com peninha? Suburbio do Rio é algo assustador de feio e decadente e pela minha impressao o centro ta indo pelo mesmo caminho. (Espero q nao! Ja q esse thread ta exatamente falando da revitalização do centro). Mesmo bairros q um dia ja tiveram seus dias melhores como a Tijuca. Parece q alguns cariocas é q se ofendem com qquer coisa... Vi esse thread do retrofit e fiquei interessado pra ver de colé, já q quero q melhore as situaçao da cidade q qeu gosto tanto, como eu disse acima, e faço um comentario e recebo umas respostas do tipo pagando de babaca com peninha por ter feito um comentario totalmente pertinente com a realidade da cidade.
Amigo, depende do subúrbio de que está falando. O Rio tem problemas, mas os últimos 10 anos vêm mudando o panorama.

Del Castilho recebeu um dos maiores lançamentos dos últimos 10 anos. A torre de escritórios do Norte Shopping, outro caso, foi vendida INTEGRALMENTE NA PLANTA EM DOIS MINUTOS!!!!!

Bangu está arrebentando e a valorização em Campo Grande chega à loucura. Madureira está com seu comércio mais valorizado do que nunca.

O problema HOJE se resume mais à Avenida Suburbana.

Olaria tem comércio pujante de um lado da linha do trem. Ramos, Bonsucesso idem.

Aliás em Bonsu junto à praça das nações sinto-me em Copacabana. É impressionante.

O Rio tem problemas como qualquer outra cidade. E a favela da maré fica num local que nunca teve coisa alguma. Se tinha caranguejos antes agora tem gente pobre.

O Rio melhora a olhos vistos. É que a imprensa do Rio adora se arrasar, mais do que a de qualquer outro lugar.

Nossa indústria foi à bancarrota. Só isso. Mas o comércio e os serviços estão tomando conta de todos estes imóveis vazios. Galpões invendáveis de outrora estão alugados, ou sendo vendidos com facilidade, quando não estão ao lado da favela.

O problema do Rio hoje se resume às proximidades das Favelas.

Uma visão de um homem do mercado imobiliário, para avaliarem como quiserem.

Sou,

C. de Castro

Old July 30th, 2008, 03:24 AM   #85
claudre
Registered User

claudre's Avatar

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Mas gente os problemas do Rio são os mesmos problemas de qualquer país emergente, que ficam mais agravados nas duas maiores cidades por uma questão lógica. Os mesmos problemas daqui existem em qualquer grande cidade brasileira, e digo que o centro do Rio tem muita capacidade de "ressurgimento"; notícias de revitalização são diarias agora, ha varios retrofits e terrenos com grande potencial e o pensamento de um centro como 'lugar de negócios e cultura' já está começando a virar realidade por aqui, substituindo a tão falada decadência deste. Claro que ha muita coisa a ser feita, mas o centro carioca está sendo um dos pioneiros de revitalização, isso é fato!
A decadência do centro acabou em 2005.

Agora falemos em ascendência.

E a da Zona Portuária está perto do fim...

C. de Castro

Old July 30th, 2008, 03:27 AM   #86
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7053

Porquê 2005?
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 04:05 AM   #87
Barrense
BANNED

Likes (Received): 4

Para nós aqui na Barra nao eh assim uma boa noticia, porque esses novos investimentos poderiam estar vindo para cá ne, temos mt espaço aqui.....
enfim, eu sinto falta de um complexo empresarial do tipo desse Ventura Corporate Towers......aqui os predios empresariais sao baixos, nao sao assim altos.....e 450 milhoes aqui seriam mt bem vindos!!! rs
Barrense no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 04:07 AM   #88
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

o centro precisa de novos projetos! Veremos quem substituirá o Ventura
Old July 30th, 2008, 04:09 AM   #89
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barrense View Post
Para nós aqui na Barra nao eh assim uma boa noticia, porque esses novos investimentos poderiam estar vindo para cá ne, temos mt espaço aqui.....
enfim, eu sinto falta de um complexo empresarial do tipo desse Ventura Corporate Towers......aqui os predios empresariais sao baixos, nao sao assim altos.....e 450 milhoes aqui seriam mt bem vindos!!! rs
Ué, justamente pela SOBRA de espaço, pq constuir um edifício alto?
Old July 30th, 2008, 04:11 AM   #90
Barrense
BANNED

Nao sei nem se o Estado comporta mais centros empresariais desse porte. A gente ja tinha perdido a oportunidade daquele novo predio da Petrobras/Citibank que eh ultramoderno e foi pro centro. Agora esse Ventura Corporate Towers.....

Tems mt espaco e o terreno todo do novo centro metropolitano quase inexplorado
Old July 30th, 2008, 04:12 AM   #91
Barrense
BANNED

Edificios altos otimizam o espaco, e assim garante o crescimento .....

Ali em frente a Cidade da Musica poderia haver predios empresariais altos, ou entao ali na Abelardo Bueno no terrenao para o centro metropolitano, pode receber predios altissimos ali
Old July 30th, 2008, 05:12 AM   #92
claudre
Registered User

claudre's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post

Porquê 2005?
foi o ano em que o índice de desocupação de salas e andares no centro passou para 4.7% (primeiro ano abaixo de 8% desde 1988, quando começamos a medir).

Sds,

C. de Castro

Old July 30th, 2008, 05:20 AM   #93
claudre
Registered User

claudre's Avatar

Quote:
bobagem... a barra tem uma vocação residencial e de lazer inenarrável, sem contar em escritórios para certas empresas que não contabilizam como despesa desagradável todas aquelas que terão com locomoção de funcionários, vale refeição (refeições mais caras vales mais altos), etc e precisam de um espaço muito horizontal e/ou com estacionamento fartíssimo. Além de escritórios para todos aqueles profissionais que foram morar na Barra!

A barra não compete com o Centro. O centro é imbatível no que tem de melhor, e a Barra idem.

por isso aliás minha empresa, focada em imóveis comerciais e líder de mercado, tem escritório na Barra, centro, zona suburbana e Gamboa; acreditamos que estas zonas com a revitalização do Rio como um todo são o "must" do ramo de imóveis comerciais.

Saludos

C. de Castro

Old July 30th, 2008, 05:50 AM   #94
mcorrea
Da GEMA

mcorrea's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Nao sei nem se o Estado comporta mais centros empresariais desse porte. A gente ja tinha perdido a oportunidade daquele novo predio da Petrobras/Citibank que eh ultramoderno e foi pro centro. Agora esse Ventura Corporate Towers.....

Tems mt espaco e o terreno todo do novo centro metropolitano quase inexplorado
Quote:
Desde quando barra compete com o centro ? "perder" investimento pro centro ? 450 milhões "aqui" ? é tudo RIO DE JANEIRO, o que é construído no centro beneficia a barra e vice-versa, os benefícios vão para a CIDADE, que é uma só e assim continuará sendo.

Os 450 milhões são investidos NA CIDADE.

até quando vc vai insistir com isso ?
mcorrea no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 06:22 AM   #95
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 133

As "pessoas" tem que entender o Centro da cidade é(ou deve ser) o centro das atividades empresariais,culturais e eixo de encontro das vias de transporte da cidade.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 06:56 AM   #96
zeh
Feliz Natal

zeh's Avatar

Claudre,

Aquele edificio Gloria (Na Cinelandia), passou por retrofit e ainda nao foi ocupado, sabes o motivo?

E as Venturas, que empresas ocuparão a Torre?
Old July 30th, 2008, 05:12 PM   #97
BR-RJ
BANNED

Likes (Received): 10

Quote:
Originally Posted by Diogo-Brasilia View Post
Cauê, vc sente vontade de chorar? Qdo alguem toca no assunto q a Cidade Maravilhosa ta num mar de lama. Vc chega no Galeao e passa horas passando por um mar de favelas bizarras ate chegar na linda e maravilhosa Zona sul? Aquela favela da Maré (é esse o nome?) é de chocar qquer um. Ando no centro do rio, tudo sujo, decadente e mal cuidado. Como q uma pessoa q nao ta acostumada com isso (como eu, talvez outros cariocas nao) nao percebem como a cidade está. Nao me leve o a mal, adoro o Rio independente do q for, gosto do estilo da cidade, da cultura carioca (e principalmente das mulheres cariocas maravilhosas) mas mas se faço um comentario, vem me criticando com comentarios "enjoados" como se eu fosse um babaca com peninha? Suburbio do Rio é algo assustador de feio e decadente e pela minha impressao o centro ta indo pelo mesmo caminho. (Espero q nao! Ja q esse thread ta exatamente falando da revitalização do centro). Mesmo bairros q um dia ja tiveram seus dias melhores como a Tijuca. Parece q alguns cariocas é q se ofendem com qquer coisa... Vi esse thread do retrofit e fiquei interessado pra ver de colé, já q quero q melhore as situaçao da cidade q qeu gosto tanto, como eu disse acima, e faço um comentario e recebo umas respostas do tipo pagando de babaca com peninha por ter feito um comentario totalmente pertinente com a realidade da cidade.

Subúrbio do Rio é algo assustador de feio e decadente?Nossa, aí que se percebe que você realmente não sabe o que está falando.Temos bairros feios?Sim, temos e não sou poucos, mas generalizar assim?A Tijuca apesar de sua favelização e aumento na criminalidade ainda é um bairro vivo, movimentado, valorizado e em nada demonstra qualquer decadência.Isso sem falar os seus vizinhos Grajaú, Vila Isabel, Maracanã, bairros eternamente charmosos, bem cuidados e que crescem cada dia mais.Ainda tem o Grande Méier, o maior exemplo de valorização do subúrbio.Del Castilo, Cachambi, Pilares, Engenho de Dentro, Abolição, bairros que atraem cada dia mais investimentos e lançamentos residenciais para a classe média.O Méier que tem seu comércio,q uea ndava decadente, se recuperando cada dia mais além do enobrecimento de sua área residencial.Madureira, um enorme "shopping" ao ar livre, e que é cada vez mais disputado por comércios variados...Jacarepaguá, chamada por muitos como "A Nova Barra, sem a praia", se valoriza e pede passagem para entrar no grupo dos bairros nobres do Rio.Bangu, com o comércio cada vez mais disputado, como Madureira.Campo Grande, que além de seu movimentado pólo industrial vem mostrando uma face residencial com inúmeros lançamentos de classe média, Santa Cruz com suas indústrias que tendem a aumentar ainda mais já que há projetos impressionantes em andamento...E saindo do subúrbio, vemos a Barra e o Recreio que não param de crescer, seja de um lado residencial como outro de serviços...O Centro que mostra sinais claros de uma revitalização, bem como a Zona Portuária...isso sem falar da eterna e inabalável zona sul, que continua transbordando beleza e riqueza...
BR-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 06:22 PM   #98
Barrense
BANNED

Barra

Bom, se vc ve assim sergio e mcorrea, ok. Mas com predios custando 450 milhoes de reais e se concentrando no centro do Rio, quem ganha eh a zona central e a zona sul do Rio, onde os executivos e funcionarios dessas empresas irao morar (a grande maioria, ao menos).....
Agora quando uma empresa vem para Barra, aquece o nosso mercado empresarial e residencial, esquentando as vendas e subindo os preços, e ainda aumenta a participaçao de nossos impostos.
Entao eh claro que pra gente nao eh um bom negocio que vá lá para o centro do Rio ao inves de virem esses investimentos para cá. Temos muito espaço e infra-estrutura muito boa, a 30 minutos do Aeroporto Internacional (linha amarela) e quem sabe daqui a pouco com uma ponte aerea Barra-Sao Paulo, o que representará um novo boom na Barra, só que agora de matriz empresarial. Mas qd os investimentos do Estado insistem em se concentrar la no centro do Rio, qd na verdade poderia ser aqui, isso representa anos de atraso para nossa regiao. Estou errado?

Last edited by Barrense; July 30th, 2008 at 06:39 PM. Reason: da > para
Old July 30th, 2008, 06:30 PM   #99
xikaumrio
Registered User

xikaumrio's Avatar

Likes (Received): 93

Ah cansei. Moderadores, por favor, banimento pra esse cara
xikaumrio no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 06:41 PM   #100
Barrense
BANNED