daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 51 votes, 4.94 average.
Old March 1st, 2009, 11:10 PM   #21
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Likes (Received): 2

São Luís-MA cresce em média pouco mais de 100,00 habitantes a cada década, no próximo censo teremos mais de 1 milhão, na década de 40, eramos a 43ª com 53.484 hab. hoje somos a 15ª cidade mais populosa. Creio que daqui uns 5 a 10 anos a população daqui vai subir assustadoramente, em virtude as siderurgicas e refinaria que estão por vir, espero que isso não traga grandes problemas estruturais para a cidade, tá muito bom do tamanho que tá hoje.
marco vinicius no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old March 1st, 2009, 11:36 PM   #22
Truta_RP
Registered User

Truta_RP's Avatar

Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Farol da Barra View Post
Rapaz que vai e vem da zorra essa cidade sofreu hein? A variação realmente foi muito grande conforme você relatou!
Pois é néh,mas eu keria tanto q rio preto tivesse continuado com o mesmo crescimento de 1920 pra que hj a gente ainda fosse maior que curitiba e campinas
Truta_RP no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 01:10 AM   #23
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6280

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Houve o desmembramento de Belford Roxo e Queimados. Se não me engano, Japeri e Mesquita também foram desmembrados de Nova Iguaçu (esses eu não tenho certeza).

Geralmente esses casos em que a população de um município sofre uma queda repentina é em virtude de algum desmembramento.
Até Caxias fazia parte de Nova Iguaçu. Com o passar dos anos, os distritos se tornaram municipios
Old March 2nd, 2009, 01:11 AM   #24
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Trabalho magnífico!

Irretocável!
Old March 2nd, 2009, 01:18 AM   #25
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 3796

Parabéns pelo thread! Muito bom mesmo!
Caruaruense no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 01:22 AM   #26
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Eu já sabia que em 1960 São Paulo havia passado o Rio. O que eu achei mais engraçado foi a "gangorra" de 1910 até 2009.

De tudo isso tira-se algumas lições, pelo menos uma delas é certa: dificilmente algum município irá passar São Paulo ou Rio de Janeiro (em população).

Na verdade, só acho válido o munícpio crescer em população desde que a qualidade de vida também acompanhe, se assim não for não será crescimento e sim inchamento
Old March 2nd, 2009, 01:25 AM   #27
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 8440

Quote:
Originally Posted by Truta_RP View Post
Pois é néh,mas eu keria tanto q rio preto tivesse continuado com o mesmo crescimento de 1920 pra que hj a gente ainda fosse maior que curitiba e campinas

Será que isso seria bom? Será que manteria a estrutura social que a cidade possui atualmente?Por um lado seria legal, pois a cidade estaria mais em evidência, porém,por outro, ela poderia pagar um preço social muito caro por isso, como violência e pobreza em níveis bem maiores que o que ela possui!
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 01:31 AM   #28
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 8440

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Eu já sabia que em 1960 São Paulo havia passado o Rio. O que eu achei mais engraçado foi a "gangorra" de 1910 até 2009.

De tudo isso tira-se algumas lições, pelo menos uma delas é certa: dificilmente algum município irá passar São Paulo ou Rio de Janeiro (em população).

Na verdade, só acho válido o munícpio crescer em população desde que a qualidade de vida também acompanhe, se assim não for não será crescimento e sim inchamento
Concordo totalmente com você ! Esse é um dos grandes problemas em nossas cidades: elas crescem muito e sem ter estrutura adequada pra isso. O transporte público não acompanha, o número de habitações adequadas não companha ( as favelas vão surgindo cada vez mais), a oferta de empregos, o policiamento nas ruas, a rede de saúde pública, a malha viária adequada, enfim..a falta geral de planejamento pra dar suporte a esse crescimento, gerando na grande maioria delas o chamado caos urbano!
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 01:44 AM   #29
Leoxjs
Nothing left to fear

Leoxjs's Avatar

Likes (Received): 433

Interessante como Garanhuns e Campina Grande eram mais populosas que algumas capitais! Garanhuns chegou a ser a segunda cidade mais populosa de Pernambuco, daí parou de produzir café e ficou estagnada a partir da década de 70 até o final dos anos 90.
Old March 2nd, 2009, 02:03 AM   #30
danieldantas
Registered User

danieldantas's Avatar

Likes (Received): 144

Impressionante Natal, não constava entre as 100, 20 anos depois aparece em 94, 10 anos depois em 34(sessenta posições de uma vez), na década seguinte em 24, e assim pouco a pouco até ser a 21...
danieldantas no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 02:14 AM   #31
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 2267

Mto interessante esses dados, eu sabia que Juiz de Fora no início do século XX estava entre as 15 maiores cidades do país... culpa do passado pioneiro e rico que a cidade teve com o ciclo do café e depois a indústria.

Legal saber que um dia Juiz de Fora já foi maior do que Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus...

Ótima essa pesquisa, parabéns!

Last edited by Driano MG; March 2nd, 2009 at 02:34 AM.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 02:33 AM   #32
Poni
Soteropolitano

Poni's Avatar

Likes (Received): 1

Nossa !! Excelente tópico !! Tópico massa !

Me surpreendi com o crescimento absurdo de São Paulo q em 10 anos chegou a crescer em 3 milhões de habitantes !!
Old March 2nd, 2009, 02:47 AM   #33
Marcus_CG
BANNED

Likes (Received): 12

Que massa!!!
Campina Grande já foi a 13ª maior do Brasil!!
Marcus_CG no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 03:04 AM   #34
BR 364
Torque!!!

BR 364's Avatar

Likes (Received): 4179

Uma coisa que eu achei interessante é como as capitais, com o passar dos anos, foram se agrupando no topo do ranking. Em muitos estados a capital não era a maior cidade, mas acabou se tornando com o tempo. Parece que o status de capital é decisivo pro crescimento das cidades, pelo menos no Brasil. E isso persiste até hoje, pois as cidades que mais crescem são as cidades das RMs das capitais e as capitais que não tem RM.
Old March 2nd, 2009, 03:05 AM   #35
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 535

Muito bom seu trabalho. Parabéns!
Mas alguns fatos me deixou curioso. Entre eles, por exemplo:
Teófilo Otoni nem aparecia na lista em 1910, então tinha menos que 38.528 habitantes. Dez anos depois, em 1920, já aparece com 163.199 hab, sendo a oitava cidade do Brasil neata época. E, em 1940, estava apenas com 85.254 hab. Como poderia ter quintuplicado sua população em 10 anos (1910-1920) e diminuido pela metade ao longo de outros 20 anos (1920-1940)?
Old March 2nd, 2009, 03:52 AM   #36
PauloEdgar
Registered User

PauloEdgar's Avatar

Likes (Received): 55

Parabéns pelo thread !!!

Parabéns pelo crescimento da minha cidade !!! A segunda maior do interior de São Paulo !!!!
PauloEdgar no está en línea   Reply With Quote
Old March 2nd, 2009, 03:56 AM   #37
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Quote:
Originally Posted by Allan Fonseca View Post
Teófilo Otoni nem aparecia na lista em 1910, então tinha menos que 38.528 habitantes. Dez anos depois, em 1920, já aparece com 163.199 hab, sendo a oitava cidade do Brasil neata época. E, em 1940, estava apenas com 85.254 hab. Como poderia ter quintuplicado sua população em 10 anos (1910-1920) e diminuido pela metade ao longo de outros 20 anos (1920-1940)?

Deve ter ocorrido algum desmembramento ou a cidade perdeu habitantes mesmo .
Old March 2nd, 2009, 04:07 AM   #38
BR 364
Torque!!!

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Allan Fonseca View Post
A queda entre 1920 e 1940 provavelmente foi em virtude de algum desmembramento. Já o crescimento absurdo entre 1910 e 1920 eu não sei explicar.
Old March 2nd, 2009, 04:18 AM   #39
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

ohhhhhhhhhh, e não foi o que eu disse antes?
Old March 2nd, 2009, 04:30 AM   #40
BR 364
Torque!!!

BR 364's Avatar

A pergunta pareceu ter sido feita pra mim (na dúvida, eu prefiro responder do que deixar a pessoa falando sozinha) e apesar de vc já ter respondido, eu quis responder do meu jeito. Posso?

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules