daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old November 5th, 2010, 07:22 PM   #3821
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Likes (Received): 727

Quote:
Originally Posted by theanarchyst View Post
A Splice também comprou aquela galpão abandonado enorme na Avenida São Paulo, próximo à ponte Francisco Delosso. Acho que funcionava uma fábrica textil ali. Localização excelente para um empreendimento comercial também.
Li no Cruzeiro há muitíssimos anos que ali poderia ser um shopping. É uma localização e tanto! A Splice bem que poderia pegar gosto pela coisa e sair construindo shoppings Sorocaba a fora.
José Neto no está en línea  
Old November 5th, 2010, 08:12 PM   #3822
bacluci
Registered User

bacluci's Avatar

Likes (Received): 371

Quote:
Originally Posted by José Neto View Post
Li no Cruzeiro há muitíssimos anos que ali poderia ser um shopping. É uma localização e tanto! A Splice bem que poderia pegar gosto pela coisa e sair construindo shoppings Sorocaba a fora.
.
-------------------------------------------------------
Acho que todos nos gostamos de shopping ..rsss .Eu estive nos Estados Unidos e fui a uns quatro shoppings, um bem pequeno +- 100 lojas perto de Pittisburg e outro dois em Orlando(+- 200 lojas) e um em Washington(+- 300 lojas).Na verdade o que vi de diferente é que as maiorias das lojas são enormes,tipo a menorzinha tem o tamanho de uma Riachuelo ou C&A do Esplanada.E geralmente este centro de compra fica fora da cidade, nas auto-estradas.Ñão to falando de Outlets,mas de Shopping mesmo.
Em relação a salas de cinemas (acho que todos gostam também de cinema)a maioria fica fora do shopping,ou seja é mais fácil encontrar o Cinemark ou o Grupo Amc em grandes áreas no centro da cidade (obs. em Orlando conheci um complexo Amc com 25 salas).Deve ser mais cultural por partes dos Americanos as salas não serem no shopping, aqui no Brasil acredito que a comodidade pesou a favor,alem de estacionamento,etc..
Quanto a nossa querida Sorocaba, o problema nem é quantidade, mas qualidade,preferiria ter uns três ou quatro ótimos shoppings do que considerar um Panorâmico ou Sorocaba na conta como Shopping da cidade.
bacluci no está en línea  
Old November 5th, 2010, 09:39 PM   #3823
sorocara
Registered User

sorocara's Avatar

Likes (Received): 96

Quote:
Originally Posted by bacluci View Post
.
Acho que todos nos gostamos de shopping ..rsss .Eu estive nos Estados Unidos e fui a uns quatro shoppings, um bem pequeno +- 100 lojas perto de Pittisburg e outro dois em Orlando(+- 200 lojas) e um em Washington(+- 300 lojas).Na verdade o que vi de diferente é que as maiorias das lojas são enormes,tipo a menorzinha tem o tamanho de uma Riachuelo ou C&A do Esplanada.E geralmente este centro de compra fica fora da cidade, nas auto-estradas.Ñão to falando de Outlets,mas de Shopping mesmo.
Em relação a salas de cinemas (acho que todos gostam também de cinema)a maioria fica fora do shopping,ou seja é mais fácil encontrar o Cinemark ou o Grupo Amc em grandes áreas no centro da cidade (obs. em Orlando conheci um complexo Amc com 25 salas).Deve ser mais cultural por partes dos Americanos as salas não serem no shopping, aqui no Brasil acredito que a comodidade pesou a favor,alem de estacionamento,etc..
Quanto a nossa querida Sorocaba, o problema nem é quantidade, mas qualidade,preferiria ter uns três ou quatro ótimos shoppings do que considerar um Panorâmico ou Sorocaba na conta como Shopping da cidade.
Ainda sobre o PanoraMÍCO: incrível, mas agora eles cobram estacionamento! dizer o que?
sorocara no está en línea  
Old November 5th, 2010, 10:32 PM   #3824
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Quote:
.

Interessante esse conceito diferenciado de shopping center que existe nos EUA.
Eu gosto de shoopings, não pra ter uma opção de lazer, porque eu mesmo vou muito pouco. Eu gosto porque eles são capazes transformar não só um terreno baldio em uma linda construção (muitas vezes) mas uma região toda. No caso o Cianê, obras viárias terão que ser feitas, o centro vai se sentir mais estimulado e passará por uma reforma. Assim vai acontecer com a região do Shopping Cidade e assim foi com a galeria Granja Olga.
Por menor que seja o empreendimento, ele muda a cara, o cenário de uma região. Foi o que conseguiu o Villággio. Aquele velho cinema abandonado, se transformou numa construção elegante e imponente, apesar do tamanho limitado.

Quanto a qualidade. Concordo...Eu preria ter dois shoppings bons de 300, 350 lojas, do que dezenas de 40, 50, 60...
Old November 5th, 2010, 10:34 PM   #3825
bacluci
Registered User

bacluci's Avatar

Quote:
Interessante esse conceito diferenciado de shopping center que existe nos EUA.
Eu gosto de shoopings, não pra ter uma opção de lazer, porque eu mesmo vou muito pouco. Eu gosto porque eles são capazes transformar não só um terreno baldio em uma linda construção (muitas vezes) mas uma região toda. No caso o Cianê, obras viárias terão que ser feitas, o centro vai se sentir mais estimulado e passará por uma reforma. Assim vai acontecer com a região do Shopping Cidade e assim foi com a galeria Granja Olga.
Por menor que seja o empreendimento, ele muda a cara, o cenário de uma região. Foi o que conseguiu o Villággio. Aquele velho cinema abandonado, se transformou numa construção elegante e imponente, apesar do tamanho limitado.

Quanto a qualidade. Concordo...Eu preria ter dois shoppings bons de 300, 350 lojas, do que dezenas de 40, 50, 60...
Concordo plenamente
bacluci no está en línea  
Old November 5th, 2010, 10:45 PM   #3826
Antonio_F
Registered User

Likes (Received): 3234

Quote:
Misericordia! Quantas pessoas mais eles iam esperar cair! O maior fiasco da gestão Amary finalmente vai ficar pro passado. Que troquem logo!

Cadê o Antonio pra comentar a notícia? kkkkkkkkkkk
Eis-me aqui, Neto. Estava pondo a b. do meu roteador prá funcionar e no trabalho o SSC foi bloqueado, melhor assim.. fico menos viciado...rsrs

Realmente como vc disse, este piso foi a maior Kgada do Amary e o que me chamou a atenção foi a diferença do valor da obra há 7 anos e o que será pago hoje, mais do que o dobro; tudo bem que teve outras melhorias como aterramento de parte da fiação aérea, drenagem pluvial, etc.. mas fiz os cálculos e deu mais de 260 paus o m2 e isso há 7 anos atrás, é muita coisa. Não me admira nem um pouco de que ele esteja enrolado com a justiça, gosto do estilo de trabalhar dele mas vou pensar muito se votarei nele novamente algum dia.
Antonio_F no está en línea  
Old November 5th, 2010, 10:51 PM   #3827
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Quote:
Concordo plenamente
Consertando:
* shoppings;
* preferia;

Hehehe
Old November 5th, 2010, 10:54 PM   #3828
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Antonio_F View Post
Eis-me aqui, Neto. Estava pondo a b. do meu roteador prá funcionar e no trabalho o SSC foi bloqueado, melhor assim.. fico menos viciado...rsrs

Realmente como vc disse, este piso foi a maior Kgada do Amary e o que me chamou a atenção foi a diferença do valor da obra há 7 anos e o que será pago hoje, mais do que o dobro; tudo bem que teve outras melhorias como aterramento de parte da fiação aérea, drenagem pluvial, etc.. mas fiz os cálculos e deu mais de 260 paus o m2 e isso há 7 anos atrás, é muita coisa. Não me admira nem um pouco de que ele esteja enrolado com a justiça, gosto do estilo de trabalhar dele mas vou pensar muito se votarei nele novamente algum dia.
Duzentos e sessenta paus o m2 é absurdo!
Ahh eu voto! Prevejo candidatos tão fracos, que se Renato Amary for candidato pelo PSDB eu votarei com muito custo!

Quanto as melhorias, isso é incontestável. Os boulevares sem fios elétricos, com belos postes de iluminação na cor cobre, os bancos de madeira com detalhe de metal e aqueles imensos vasos de plantas fizeram do centro de Sorocaba um dos mais belos. Isso falo sem sombra de dúvidas. O que pecou mesmo foi a péssima escolha do piso...
Old November 5th, 2010, 10:55 PM   #3829
Antonio_F
Registered User

Likes (Received): 3234

Estou acompanhando as discussões sobre novos shoppings e tals mas.. sendo realista (ou pessimista como uns me picham) vamos torcer muito para que nenhum acidente de percurso venha frustrar nosso crescimento em 2011, porque o cenário econômico sobre a zona do Euro é sombrio, as previsões de default (não cumprimento da dívida soberana) de Portugal, Irlanda e Espanha cada dia é uma realidade mais paupável, o rating (taxa de risco para investimentos) nestes países não para de oscilar; Grécia não está conseguindo se recuperar do baque que sofreu no começo deste ano; Inglaterra apertou ao máximo os cintos para conter o elevadíssimo déficit público; Japão tá na miúda a espera do que pode pingar de seu maior parceiro comercial, a outrora arquiinimiga China; a recuperação nos EUA está sendo mais lenta do que se pensava, razão pela qual o Obama perdeu boa parte das cadeiras dos democratas no Congresso nas recentes eleições legislativas.

Nosso país com presidenta nova é uma incógnita e já se assinala p/ uma tirada de pé do acelerador, fora a guerra fiscal entre China x EUA que com certeza irá prejudicar ainda mais a competitividade de nossas indútrias e até do sucateamento do parque industrial brasileiro já se fala, o que com certeza vai impactar em cidades industriais como Sorocaba, Campinas e S. J. Campos. O que menos quero é ser pessimista mas 2011 inspira grandes cuidados, várias economias da Europa poderão entrar numa longa e braba recessão logo no começo de 2011 quando começarem a ser aplicados os orçamentos amargos aprovados pelos parlamemtos este ano. Então, vamos ser otimistas mas com os pés bem fincados no chão e depois não digam que eu não avisei...rsrs.

Last edited by Antonio_F; November 5th, 2010 at 11:01 PM.
Antonio_F no está en línea  
Old November 5th, 2010, 11:17 PM   #3830
theanarchyst
Mochilando pelo Mundo!

theanarchyst's Avatar

Likes (Received): 405

Pessoal, acabei de ver uma dica no twitter e queria compartilhar. Não sei se conhecem, mas é um guia legal sobre lazer e gastronomia da cidade: http://www.guiacocktail.com.br/

Vi que falta bastante coisa, mas tem muitas sugestões boas - algumas eu só sabia que existia através do site.
theanarchyst no está en línea  
Old November 5th, 2010, 11:46 PM   #3831
bacluci
Registered User

bacluci's Avatar

Quote:
Originally Posted by theanarchyst View Post
Pessoal, acabei de ver uma dica no twitter e queria compartilhar. Não sei se conhecem, mas é um guia legal sobre lazer e gastronomia da cidade: http://www.guiacocktail.com.br/

Vi que falta bastante coisa, mas tem muitas sugestões boas - algumas eu só sabia que existia através do site.
.

Valeu pela dica, o pessoal apenas precisa atualizar o site guiacocktail, por exemplo esta indicando o cafe do ponto no WalMart. O problema é que este café esta fechado desde 26/10 para reforma e depois que reabrir não sera mais cafe do ponto.Uma funcionaria comentou comigo que o novo proprietario é o mesmo que tem um quiosque no esplanada "Donut's" e que tambem ira abrir um cafe no Villaggio.
bacluci no está en línea  
Old November 5th, 2010, 11:47 PM   #3832
theanarchyst
Mochilando pelo Mundo!

theanarchyst's Avatar

Likes (Received): 405

Quote:
Então, vamos ser otimistas mas com os pés bem fincados no chão e depois não digam que eu não avisei...rsrs.
Antonio, não discordo de nem uma letra do que disse. É muito fácil se deslumbrar com bons prospectos para a cidade e desviar a atenção de seus problemas... mas acho que até 2012 temos vários motivos para sermos otimistas:

- Entrada em produção da Toyota e instalação de suas 17 empresas fornecedoras
- Inauguração do Parque Tecnológico e a instalação de suas universidades e faculdades.
- Conclusão da primeira fase do Sorocaba Total, conclusão das marginais da Raposo, conclusão da ligação da Itavuvu com a Castelo Branco.
- Inauguração do Shopping Villàgio, inauguração do Shopping Cidade na Zona Norte, Shopping Cianê em obras ou finalizado.
- Jardim Botânico concluído e ligado aos outros parques da cidade.
- A mais moderna unidade do SESC do Estado inaugurada; ampliação do complexo poliesportivo do SESI do Mangal concluída.

Além disso, o governo estadual acaba de anunciar um aumento de 12% em seu orçamento para o ano que vem (140 bilhôes!) e com isso aumenta as chances o trem metropolitano ligando Sorocaba a São Paulo sair.

Vamos torcer
theanarchyst no está en línea  
Old November 5th, 2010, 11:48 PM   #3833
LogisticWillian
Registered User

LogisticWillian's Avatar

Likes (Received): 0

Estes dados do censo não me convenceram.

Diante de tanta gente que ficou sem ser recenseadas na cidade, o censo só mostrou 570 mil, 1 mil á mais desde a finalização das coletas.
Sendo que as demais cidades subiram bastante o saldo de habitantes mesmo depois de terminadas as coletas.

Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, teve saldos duvidosos, na munha opnião.
LogisticWillian no está en línea  
Old November 6th, 2010, 12:16 AM   #3834
José Neto
Registered User

José Neto's Avatar

Quote:
Estou acompanhando as discussões sobre novos shoppings e tals mas.. sendo realista (ou pessimista como uns me picham) vamos torcer muito para que nenhum acidente de percurso venha frustrar nosso crescimento em 2011, porque o cenário econômico sobre a zona do Euro é sombrio, as previsões de default (não cumprimento da dívida soberana) de Portugal, Irlanda e Espanha cada dia é uma realidade mais paupável, o rating (taxa de risco para investimentos) nestes países não para de oscilar; Grécia não está conseguindo se recuperar do baque que sofreu no começo deste ano; Inglaterra apertou ao máximo os cintos para conter o elevadíssimo déficit público; Japão tá na miúda a espera do que pode pingar de seu maior parceiro comercial, a outrora arquiinimiga China; a recuperação nos EUA está sendo mais lenta do que se pensava, razão pela qual o Obama perdeu boa parte das cadeiras dos democratas no Congresso nas recentes eleições legislativas.

Nosso país com presidenta nova é uma incógnita e já se assinala p/ uma tirada de pé do acelerador, fora a guerra fiscal entre China x EUA que com certeza irá prejudicar ainda mais a competitividade de nossas indútrias e até do sucateamento do parque industrial brasileiro já se fala, o que com certeza vai impactar em cidades industriais como Sorocaba, Campinas e S. J. Campos. O que menos quero é ser pessimista mas 2011 inspira grandes cuidados, várias economias da Europa poderão entrar numa longa e braba recessão logo no começo de 2011 quando começarem a ser aplicados os orçamentos amargos aprovados pelos parlamemtos este ano. Então, vamos ser otimistas mas com os pés bem fincados no chão e depois não digam que eu não avisei...rsrs.
Deu medo o que você disse. E o pior, é que você tem total razão.

Vamos torcer para que os países em desenvolvimento segurem uma possível grave crise internacional. Vamos torcer pra que investimentos nos setores industrial, comercial, de serviços e construção civil não transformem 2011, num ano de vacas magras.
Estou pra começar meu próprio negócio. E um ano de calmarias e alto consumo vai ajudar muito.
Old November 6th, 2010, 12:24 AM   #3835
bacluci
Registered User

bacluci's Avatar

Quote:
Originally Posted by LogisticWillian View Post
Estes dados do censo não me convenceram.

Diante de tanta gente que ficou sem ser recenseadas na cidade, o censo só mostrou 570 mil, 1 mil á mais desde a finalização das coletas.
Sendo que as demais cidades subiram bastante o saldo de habitantes mesmo depois de terminadas as coletas.

Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, teve saldos duvidosos, na munha opnião.
.

Como ja foi dito, este Censo esta furado, hj eu escrevi na coluna do leitor do cruzeiro e bom dia falando sobre isto,eu mesmo conheço pessoas da familia que não foram recenseadas, o problema e que a prefeitura que devera solicitar ao censo uma revisão. Mas com este "prefeitinho" que temos é mais facil ele aceitar e ficar quieto.
bacluci no está en línea  
Old November 6th, 2010, 02:30 AM   #3836
Robson_Lima
Registered User

Likes (Received): 3991

Quote:
.

Como ja foi dito, este Censo esta furado, hj eu escrevi na coluna do leitor do cruzeiro e bom dia falando sobre isto,eu mesmo conheço pessoas da familia que não foram recenseadas, o problema e que a prefeitura que devera solicitar ao censo uma revisão. Mas com este "prefeitinho" que temos é mais facil ele aceitar e ficar quieto.
Acho que essa notícia, nos consola um pouco, vejam:

05.11.2010. Censo 2010: Sorocaba cresceu mais em SP

(*) Equipe VIVAcidade

Sorocaba - Dados oficiais do Censo 2010, publicados no Diário Oficial da União na data de ontem, indicam que a população oficial de Sorocaba é de 570.434 habitantes.

A informação frustou as expectativas dos mais otimistas, já que a estimativa do Censo apontava para mais de 584 mil habitantes. A própria prefeitura previa população ainda maior, próxima a 610 mil habitantes. Os números, se confirmados, colocariam Sorocaba à frente de Ribeirão Preto.

Por outro lado, é necessário esclarecer que o crescimento real de Sorocaba, entre o ano de 2000 e o ano de 2010, foi de 15,60%, ficando tecnicamente empatada com a cidade de Ribeirão Preto que cresceu 15,63%. Ambas as cidades foram as que mais cresceram no Estado de São Paulo, dentre as cidades com mais de 300 mil habitantes.

Outro dado relevante é que tanto Sorocaba quanto Ribeirão Preto tiveram mais do que o dobro da média de crescimento populacional do Estado de São Paulo.

Os dados do Censo 2010 revelaram, ainda, que no Estado de São Paulo, 21 cidades têm mais de 300 mil habitantes, quase três vezes mais que o Estado do Rio de Janeiro, que tem a segunda colocação com 8 cidades de mesmo porte, e mais de três vezes o Estado Minas Gerais, que tem a terceira colocação, com 6 cidades de mesmo porte. Destas 21 cidades, apenas 4 (Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Piracicaba) estão distantes mais de 150 km da capital, São Paulo.

Vale lembrar que as informações do Censo 2010 são de extrema importância para as cidades, pois tanto o poder público como a iniciativa privada utilizam os números do Censo para direcionarem seus investimentos. Portanto, é importante que a população dos locais que ainda não foram recenseados informe os recenseadores para que haja revisão dos números.

As 21 maiores cidades do Estado de São Paulo

Cidades----------------------Pop. 2010---------Pop. 2000

São Paulo.........................10.659.386........10.434.252
Guarulhos...........................1.176.804...........1.072.717
Campinas...........................1.024.912.............969.396
São Bernardo do Campo....746.718.............703.177
Santo André...........................654.354.............649.331
Osasco...................................637.617.............652.593
São José dos Campos.......597.425............539.313
Ribeirão Preto......................583.842............504.923
Sorocaba...............................570.434.............493.468
Santos....................................407.506.............417.983
São José do Rio Preto ..….406.220.............358.523
Mauá......................................394.698.............363.392
Diadema ...............................370.184.............357.064
Mogi das Cruzes..................366.216.............330.241
Jundiaí..................................357.909.............323.397
Piracicaba.............................356.179..............329.158
Carapicuíba..........................344.878.............344.596
Bauru.....................................335.888.............316.064
Franca....................................318.239............287.737
São Vicente...........................316.324............303.551
Itaquaquecetuba..................314.843............272.942

Ranking de crescimento de 2000 a 2010*

Cidades------------------Crescimento %

Ribeirão Preto .....................15,63
Sorocaba...............................15,60
Itaquaquecetuba..................15,35
São José do Rio Preto.........13,30
Mogi das Cruzes.................. 10,89
São José dos Campos........10,78
Jundiaí ...................................10,67
Franca.....................................10,60
Guarulhos.................................9,70
Mauá..........................................8,61
Piracicaba.................................8,21
Bauru.........................................6,27
São Bernardo do Campo......6,19
Campinas.................................5,73
São Vicente..............................4,21
Diadema...................................3,67
São Paulo..................................2,16
Santo André.............................0,77
Carapicuíba.............................0,08
Osasco....................... …......(-2,29)
Santos ..................................(-2,51)

* Crescimento das cidades com mais de 300.000 habitantes

Informações gerais do Censo 2010

População Brasileira

2010 – 185.712.713
2000 – 169.799.170
Crescimento: 9,75%

População da Região Sudeste

2010 – 77.656.762
2000 – 72.412.411
Crescimento: 7,24%

População do Estado de São Paulo

2010 – 39.924.091
2000 – 37.032.403
Crescimento: 7,81%

(*) Equipe VIVAcidade - 05.11.2010
http://www.vivacidade.com.br/cidade_...id_cidade=3281
Robson_Lima no está en línea  
Old November 6th, 2010, 03:12 AM   #3837
Robson_Lima
Registered User

Likes (Received): 3991

Quote:

Você está certo, não adianta termos uma explosão de consumo aqui, sem uma indústria exportadora captando dólares lá fora para manter nossa reserva, inclusive para importação de matéria prima para o consumo local. É um circulo que no momento inspira cuidado. O Brasil passa por uma desindustrialização, e isso não é bom. Outra coisa que temos que nos preocupar é com a desvalorização do Dolar, essa arma que os EUA podem usar a qualquer momento e fazer com que todos os investidores que sairam de lá voltem em segundos, reaquecendo a economia deles e destruindo a do resto do mundo.
Robson_Lima no está en línea  
Old November 6th, 2010, 04:13 AM   #3838
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 39966

Quote:
Originally Posted by Edu Brasilis View Post
No final de semana que fui ao Extra Santa Rosália não acreditei no que vi: o estacionamento está muito mal cuidado, não se sabe onde é mão ou contra-mão, quase não existem mais faixas de estacionamento para os carros.

Dentro, então, corredores bagunçados com caixas de reposição de produtos largadas nos corredores, produtos mal expostos e com prateleiras precárias, confesso que deu vontade de não voltar mais lá.
Tá mesmo, cara. O estacionamento para motos, além de pequeno, também é uma zona. Eu, sinceramente, prefiro o Extra Campolim, onde posso deixar minha moto no estacionamento sem medo da chuva ou mesmo de furtos, sem falar que o acesso para a Raposo é muito fácil.
Rodalvesdepaula está en línea ahora  
Old November 6th, 2010, 04:15 AM   #3839
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 39966

Quote:
Deu medo o que você disse. E o pior, é que você tem total razão.

Vamos torcer para que os países em desenvolvimento segurem uma possível grave crise internacional. Vamos torcer pra que investimentos nos setores industrial, comercial, de serviços e construção civil não transformem 2011, num ano de vacas magras.
Estou pra começar meu próprio negócio. E um ano de calmarias e alto consumo vai ajudar muito.
O que o Antônio disse é verdade, Neto. E olha que a Grande Depressão dos anos 1930 foi exatamente assim: a bolsa desabou, surgiu uma crise e, quando as coisas pareciam melhorar dois anos mais tarde, o mundo caiu num precipício da recessão com a Segunda Grande Guerra no fundo do buraco.
Rodalvesdepaula está en línea ahora  
Old November 6th, 2010, 04:29 AM   #3840
Paulo Marcio
Registered User

Paulo Marcio's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by stephen kiss View Post

Eles comentam que a YKK doou o terreno para a construção da avenida.

Então porque tem pagamento de meio milhão de reais em desapropriação à YKK. Tem naquele site que constam todos os pagamentos da prefeitura!!

uma pena eu não estar conseguindo acessar o site da prefeitura agora!
Paulo Marcio no está en línea  
Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules