SkyscraperCity Forum banner

Águas Claras, Brasília - DF

138K views 201 replies 77 participants last post by  Luig. 
#1 · (Edited)

Águas Claras, Brasília - DF

Águas Claras é a vigésima região administrativa do Distrito Federal do Brasil e conta com uma área de 808 hectares, distante vinte quilômetros do Plano Piloto. Foi projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres e começou a ser construída na década de 1990, sendo classificada como região administrativa a partir de 2003 por uma lei distrital.
Os trilhos do metrô dividem o bairro em Sul e Norte. As ruas são numeradas (Rua 20 Sul e Rua 20 Norte, por exemplo). As avenidas, alamedas e praças possuem nomes inspirados na flora e fauna brasileira: araucárias, castanheiras, flamboyant, ipê amarelo, jequitibá, pau-brasil, paineiras, pitangueiras, bem-te-vi etc.

Águas Claras possui um verdejante parque ecológico. Foi criado em 2000 por projeto de lei do GDF e é dotado de razoável estrutura. Além do prédio da administração e de um outro para eventos, possui várias quadras desportivas; playground; churrasqueiras e trilhas para caminhada e ciclismo. Dentro do parque também funciona uma unidade da polícia florestal.

Uma pequena mas exuberante reserva de mata ciliar acompanha os pequenos riachos que cruzam o mesmo. Tem dois lagos em que são permitidos apenas a contemplação. O parque é repleto de árvores frutíferas, plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam antes de sua implantação.

Águas Claras é cortada pela linha do Metrô do Distrito Federal e possui quatro estações: Arniqueiras, Central Águas Claras, Concessionárias e Estrada Parque. Possui linha regular de ônibus e quatro linhas de vans

Com crescimento rápido e 240 prédios entregues de 750 programados, Águas Claras é considerada o maior canteiro de obras da América Latina.

Skyline

1.

by rdislich ( Panoramio )

2.

by André Bonacin ( Panoramio )

Parque De Águas Claras

3.

by junjo67 ( Panoramio )

4.

by pelosi ( Panoramio )

5.

By povala ( Panoramio )

6.

By rgiachini ( Panoramio )

7.

By Marcelo Lopes D'almeida ( Panoramio )

8.

By ateles ( Panoramio )

9.

By rgiachini ( Panoramio )

10.

By ateles ( Panoramio )

11.

By ateles ( Panoramio )

12.Parque e ao fundo Vicente Pires

By Niquele ( Panoramio )


13.

By rgiachini ( Panoramio )

14.

By Edelcio J Ansarah ( Panoramio )

15.

By Edelcio J Ansarah ( Panoramio )

16.

By Edelcio J Ansarah ( Panoramio )

17.

By Edelcio J Ansarah ( Panoramio )

18.Águas Claras Shopping

By ateles ( Panoramio )

19.

By sidney2812 ( Panoramio )

20.

By pelosi ( Panoramio )

21.Nascer do Sol

By kraucer ( Panoramio )

22.

By ateles ( Panoramio )

23.Paróquia Nossa Senhora da Assunção

By ateles ( Panoramio )

24.Qd.101

By Kamop ( Panoramio )

25.Qd.204

By rgiachini ( Panoramio )

26.Res. Imperium

By gbernardes ( Panoramio )

27.

By marinajunqueira ( Panoramio )

28.Residencial Victor Hugo

By balen1967 ( Panoramio )

29.Residencial Villa Lucci

By alexandrebitt ( Panoramio )

30. 20º andar

By araujovan ( Panoramio )

31.Vista Noturna do Res. Bethoven

By michel sales ( Panoramio )

32.

By BARBOSA.BARBOSA ( Panoramio )

33.

By André Luiz Caccavo Miguel ( Panoramio )

34.Estação Arniqueiras

By ateles ( Panoramio )

35.Flamboyant

By ateles ( Panoramio )

36.

By Tiago Gebrim ( Panoramio )

37.

By ateles ( Panoramio )

Minhas Fotos
Tiradas do metrô

38.Estação Águas Claras


39.


40.


41.


42.


43.


44.


45.


46.


47.


48.


49.


49.


50.


51.


52.


53.


54.


55.


56.


57.


58.


59.


60.


:) mais fotos na segunda pagina :)
 
See less See more
62
#63 · (Edited)
Falta consertar o acesso a Águas Claras, tem que tirar aquele balão esquisito que ficou ali na entrada (vindo do park way). O balão deixou de fazer qualquer sentido, com a mão unica e só serve para atrapalhar, alguem sabe quando isso será feito? Afinal é uma obra bem simples.
 
#66 · (Edited)
Águas Claras (DF), sinônimo de qualidade de vida!!!

Águas Claras é uma magnífica cidade do DF, possui excelente qualidade de vida, achei uma pena não tê-la visitado durante minha viagem a Brasília, pois além de ser um excelente local para se visitar, tenho uma prima que mora aí. Águas Claras tem um skyline muito denso, parecido com a orla de João Pessoa-PB, basta ver e conferir as fotos de alguns threads de J. Pessoa para conferir a semelhança entre os skylines.















Acho que deu para dar uma noção da semelhança entre os skylines.


Pense numa senhora nação, nosso Brasil, Pátria de todas as Pátrias!! ! Pense num cabra que ama o chão onde pisa, o chão da nossa Pátria-Mãe, Brasil!!! É oportuno até citar um trecho do Hino do País, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada, para reverenciar o país:

:)Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!:)
 
#70 ·
"Excelente qualidade de vida"? Com todo o respeito amigo, mas vê-se que o senhor não mora em brasília. A cidade é um caos, não tem uma escola pública, um hospital, nem sequer uma delegacia. O trânsito é um inferno e o transporte público nem merece comentário.

Os condomínios, esses sim são ótimos, mas da portaria para a frente... Procuro evitar o máximo que eu posso ir em AG, mas quando não dá para evitar é triste.
 
#72 ·
"Excelente qualidade de vida"? Com todo o respeito amigo, mas vê-se que o senhor não mora em brasília. A cidade é um caos, não tem uma escola pública, um hospital, nem sequer uma delegacia. O trânsito é um inferno e o transporte público nem merece comentário.

Os condomínios, esses sim são ótimos, mas da portaria para a frente... Procuro evitar o máximo que eu posso ir em AG, mas quando não dá para evitar é triste.
Overmatik, vivo na prática o que você fala.
Muitos terrenos destinados a praças, igrejas e escolas foram tomados ou estão sendo pelas construtoras. Para ir a um médico aqui, tenho que me deslocar até o Anchieta ou então até o fim da Asa Sul.

Escolas? Ou no Pistão Sul, ou então no Guará, privadas, porque escola pública até hoje nenhuma.

Delegacia? se aqui tem me avisa onde é?

Biblioteca?

Metrô? Já tentei sair de metrô durante a semana, mas eles chegam lotados de gente de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Seriam precisos mais trens...mas eu aguardo, e enquanto isso construirão mais 50 prédios aqui.

:nocrook:
 
#77 ·
O novo administrador de Águas Claras ta querendo mostrar serviço, pelo menos na internet e no twiter o cara ta aparecendo, resta saber se vai fazer algo mesmo ou vai ficar só na conversa.

Já repararam que ele parece um boneco do playmobil???

 
#83 ·
Pena que Brasília não seguiu a idéia de seus planejadores, que seria uma cidade com amplos espaços e largas avenidas...muito verde... Saiu do plano piloto, o que se ve é o mesmo que encontramos em qualquer outra grande cidade do Brasil... Lástima...Perdão eu me referir assim, negativamente, é que essa Cidade tinha tudo para ser um modelo para o resto do país, mas, infelizmente, ela é 'quem' está seguindo o modelo do resto.
 
#84 ·
Pena que Brasília não seguiu a idéia de seus planejadores, que seria uma cidade com amplos espaços e largas avenidas...muito verde... Saiu do plano piloto, o que se ve é o mesmo que encontramos em qualquer outra grande cidade do Brasil... Lástima...Perdão eu me referir assim, negativamente, é que essa Cidade tinha tudo para ser um modelo para o resto do país, mas, infelizmente, ela é 'quem' está seguindo o modelo do resto.
Pois é caro Serrano, concordo com você em gênero, número e grau.
Mas porque tudo isto acontece? Ganância de todos os lados.
De um lado, os terrenos ficarem todos concentrados nas mãos da Terracap, que solta a conta gotas.
De outro lado, construtoras querendo cada vez mais e mais rápido ficar mais ricas, daí a multiplicação dos pães (Aguas Claras, prevista para prédios de 12 andares, hoje tem prédios com mais de 30), e os problemas são visíveis.
E também muito espertinho querendo se dar bem, :cheers1: invadindo áreas públicas, construindo casas onde não é permitido, aumentando seus comércios, fazendo jardim nas suas casas, etc.

Se o governo soltasse sempre terrenos, criasse bairros com uma certa regularidade, as pessoas não precisariam invadir, e se as leis fossem mais rígidas, teríamos bairros verticais melhores, como a meu ver, a Barra da Tijuca, no Rio, cujos prédios são bem altos, mas há grandes espaços livres entre eles. :banana:

Tomara que os erros de AC não se repitam nos futuros bairros. :bash:
 
#87 ·
Até hoje eu não entendi que raio de planejamento é esse que o GDF fala. Falam que Águas Claras é uma cidade planejada. Eu acho o projeto de Santa Maria (sem bairrismo) MUITO melhor que esse de Águas Claras, quem já foi em Santa Maria saberá o que eu estou falando, as avenidas de Santa Maria foram construídas para não terem semáforos, tem tudo, tudo mesmo. Desde um pequeno quiosque, até multinacionais!
 
#88 ·
Gostei da cidade, grata surpresa. Quisera eu ter conhecido esse site antes.
De saída, achei uma mistura de Tatuapé/Mooca ou algum bairro mais central de SP (pela verticalização) com alguma cidade quente do interior de São Paulo (bastante calor e terra).
Estou aqui desde o início do ano e como trabalho no Plano procurei me estabelecer próximo ao metrô (nem de longe tão desconfortável quanto de SP).
Há muito para evoluir (a questão de hospitais, clínicas, etc) mas a cidade permite um conforto razoável para quem vive por aqui (escolas particulares, o parque, variado comércio local), sem precisar pegar o carro para ir em qualquer local (tipo o plano), além da paisagem monótona de lá (há quem goste ... não é meu caso).
Assim que tiver fotos legais postarei por aqui!
 
#93 ·
Agora eu quero ver que solução será dada ao maledito Viaduto Israel Pinheiro que da acesso a Águas Claras. Aquilo será uma eterna fonte de problemas devido ao seu projeto absolutamente subdimensionado.

Como aquilo é um falso viaduto, na verdade é apenas um balão com semaforos, ele simplesmente não consegue atender a quantidade de carros que passam por ele no horario de pico. Resultado? O balão esta travando. Isto ocorre quando a quantidade de carros é tão maior que sua capacidade que o engarrafamento contorna todo o balão e os carros que entram travam a deslocamento dos carros que saem. Então o transito não fica devagar, ele simplesmente para, sem absolutamente nenhum motivo aparente.

Os engarrafamentos estão chegando a octogonal. Na ultima vez demorei 2 horas para ir do viaduto do jockei Clube ate o Israel Pinheiro, DUAS HORAS para percorrer um quilometro e pouco...

Como trata-se de um problema de projeto este vai voltar a ocorrer cada vez com mais frequencia. Infelizmente a solução seria uma completa reformulação daquele acesso, com a construção de um viaduto de verdade, ou a cosntrução de outro acesso ou a lendaria interbairros....
 
#97 ·
Há alguns meses atrás, por volta das 18:30, em plena férias escolares (época em que o trânsito reduz uns 50% aqui em Brasília), inexplicavelmente o balão do viaduto Israel Pinheiro travou por 1 hora e meia! Não havia acidente, carro quebrado, blitz ou qualquer incidente que justificasse o ocorrido. As pessoas desciam de seus carros para ver o que estava acontecendo e não encontravam respostas. Pessoas que estavam de carona, desciam dos carros e iam embora à pé. Teve até um momento que chegou a polícia e o DER mas ninguém conseguia acreditar naquilo. O balão realmente deu um nó que não se desatava. Então, com intervenção, o trânsito foi gradualmente sendo desafogado. Eu e várias pessoas reclamamos junto à Secretária de Trânsito. A ouvidoria do DER disse que iria investigar o caso e me daria um retorno, o qual estou aguardando até hoje. Mas o estranho é que nada saiu na imprensa, o fato ficou somente na memória das pessoas que ficaram presas no balão por mais de uma hora.

Mas desde então, não se viu nada de concreto ou sequer alguma sinalização por parte do GDF no sentido de encontrar uma solução definitiva para aquela aberração de viaduto.
 
#94 ·
Usando novamente meus dotes no poderoso paint, proponho uma solução para uma nova saída para Águas Claras:



Teria uma pequena revisão na área do parque e uma desapropriação de área ao lado da residencia oficial.

Claro que é só uma ideia, mas é preciso começar a debater sobre o assunto.
 
#95 ·
Estava pensando expor minhas sugestões, mas a falta de tempo em editar uma foto, publicá-la e trazer o link pra cá, me desanimam =)

Mas o grande problema em AC são os "funis" que são a entrada e saída...

Toda sugestão paliativa para "escoar" o trânsito, é bem vindo.

Ma, na minha opinião, essa saída não resolveria tanto o problema, pois o problema é exatamente entre a UNIEURO e PARK WAY, dando nome aos bois, chama-se viaduto ISRAEL PINHEIRO...

O problema não é o Park Way, já que essa via desafogaria lá. Mas só acumularia a retenção entre Unieuro e o viaduto.

O certo seria a interbairros, mas como não virá tão cedo...

A minha sugestão seria aquele viaduto do Jokey club. Dar continuidade até a altura da interrbairros ou que caia próximo a entrada de AC no Park Way...

Quem usa a estrutural, não precisará nem passa pelo viaduto Israel Pinheiro, sai do Park Way passando próximo do Guará e segue a via que vai para Estrutural (estou explicando, mas melhor seria as imagens!!) E quem volta do Plano, já entra na marginal antes da muvuca, subindo o viaduto do Jokey (e quem vem pela Estrutural, já passa direto).

outra alternativa é o espaço que passa do lado do Florida Mall que parece ter um caminho natural em razão do córrego até o cruzamento de onde seria a interbairros...
 
#96 ·
Já tinha pensando nesta ideia do viaduto do Jockey, o problema é que ali fica o setor de chácaras do Guará, que de chácaras não tem mais nada, e sim um monte de condomínios irregulares que comeram as possíveis áreas necessárias para a duplicação da pista. A via atual já esta sobrecarregada e tem 12 quebra-molas, mas não tem como aumenta-la graças a grilagem nas sua margens.

A melhor solução é realmente a Interbairros, mas como esta já virou uma lenda pra mim, sem nenhuma prioridade do governo, nem toquei no assunto.
 
#99 ·
Acho que vou falar o óbvio, mas o grande problema de Águas Claras hoje é em relação às saídas da cidade. A imagem abaixo eu fiz um dia enquanto testava minhas habilidades no Paint :)lol:) e compartilho aqui.

LEGENDA:

Verde = principais trechos viários
Vermelho = trechos que constantemente ficam engarrafados
Amarelo = novos trechos propostos

1 = Via Interbairros: acho que nem precisa de justificativa. Desafogaria o trânsito na EPNB e EPTG, além de permitir a implantação de um BRT. À curto prazo eu pensei numa ligação simples entre o Park Way e a Colônia Agrícola Águas Claras (Guará II) através de uma ponte sobre o córrego (até já existe uma hoje, mas de madeira e só pra pedestres e ciclistas). Futuramente essa pista se tornaria uma marginal da Interbairros. Ela criaria diversos caminhos pra quem sai de Águas Claras - poderia subir e sair na EPTG, ir pelo Guará I até a EPTG ou ainda seguir pelo Guará II até a EPGU ou a EPIA.
2 = Saída EPVP-EPNB: hoje a culpa é de um semáforo. Ás vezes o Detran fecha a passagem e obriga os motoristas e seguirem por um retorno logo mais acima, na EPNB. Uma solução definitiva seria um viaduto, mas como a CEB já se encarregou de cercar o local com dezenas de postes, não vejo mais o que possa ser feito ali;
3 = Saída EPVP - Via de Ligação Guará II/EPNB: a culpa hoje é do afunilamento de pistas, tanto na ida quanto na volta, além da linha férrea. Parece que já existe um projeto aguardando execução que fará justamente o que desenhei na imagem - duplicação de pistas, além de construção de viadutos e balões onde for possível. É aguardar pra ver.
4 = Via de Ligação Guará II/EPNB - EPNB: na ida esse trecho não é tão problemático, mas com a implantação da solução do item 3, o trânsito deve se intensificar. A ideia seria criar uma marginal na EPNB que permitisse uma ligação direta da EPIA com a Via de Ligação, passando por dentro do Park Way e Setor de Indústria Bernardo Sayão.
5 = Saída EPVP - EPTG: teoricamente a solução seria o viaduto, que hoje acabou virando foi outro problema. Não vejo uma solução pra esse local.

 
#102 ·
Ouvi hoje na CBN Brasília uma entrevista com o administrador de Águas Claras em que estavam sendo anunciadas a imediata construção de três viadutos em Águas Claras, um na Rua Ipê Amarelo, e se entendi bem, os outros dois seriam atrás do Walmart para completar a Araucárias e ligá-la à EPTG.
 
#100 ·
^^^^

Mandei todas essas sugestões pra Ouvidoria do GDF há um tempo atrás e a Superintendência de Trânsito do DER me respondeu que já existem projetos pra tudo isso, mas ainda não dispõem de recursos financeiros para execução das obras (a culpa caiu no colo do governador agora)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top