SkyscraperCity Forum banner

Ceilândia, Brasília - DF

129K views 117 replies 59 participants last post by  pseudo viajante 
#1 · (Edited)


Ceilândia​

Localizada a 24 quilômetros do Plano Piloto, com acesso através da Via Estrutural e da EPTG (Estrada Parque Taguatinga), Ceilândia ocupa uma área de 232 quilômetros quadrados e está localizada em uma das áreas hidrográficas mais privilegiadas do Distrito Federal.

Ceilândia surgiu a partir da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), levada a cabo pelo Governo do Distrito Federal em 1971. Desta campanha se originou o nome da cidade.

O chamado setor tradicional, cujo traçado urbanístico em formato de barril é do arquiteto Ney Gabriel de Souza, foi inaugurado em 27 de março de 1971. Nessa data, a dona de casa Edite Martins foi transferida, juntamente com os três filhos menores, para a QNM 23, Conjunto B Lote 02. Era a primeira família de Ceilândia.

Atualmente a cidade conta com uma população de 378.000 habitantes (é o segundo maior colégio eleitoral do DF), tem cerca de 4,5 mil estabelecimentos comerciais (entre formais e informais) e 1,6 mil indústrias. A população economicamente ativa é de mais de 160 mil pessoas.

Ceilândia ocupa ao todo 91 quadras residenciais, intercaladas por áreas destinadas ao comércio local, templos e escolas. Há ainda áreas especiais, que abrigam outros equipamentos comunitários.

Mapa da Ceilândia


Ceilândia vista pelo Google Earth


A suntuosa Brasília e a esquálida Ceilândia contemplam-se Qual delas falará primeiro? Que tem a dizer ou a esconder uma em face da outra? ... (Carlos Drummond de Andrade - 1979)

1.

By esta é ceilandia

2.Aérea e Ceilandia


3. :eek:hno:


4.Inaugurada em 9 de novembro de 1986 e localizada em Ceilândia, cidade que concentra um grande número de imigrantes da Região Nordeste, a casa do cantador é considerada o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal.

By Fábio Guedes

5. Casa do Cantador, uma das poucos obras de Niemeyer fora do Plano Piloto

By Fábio Guedes

6.Caixa d'água e Feira Central da Ceilandia

By neide oliveira

7.

By neide oliveira

8.Ceilândia e ao fundo Taguatinga Norte

By George Gianni

9.ao fundo o Plano Piloto

By Drikasousa

10.SESC

By George Gianni

11.

By dricespecial

12.

By dricespecial

13.

By dricespecial

14.

By dricespecial

15.

By dricespecial

16. Hipermercado Extra


17. Hospital São Francisco

Foto Minha

18.

By MR.SATAO DF ZULU BREAKERS

19.Largada da quinta edição da prova 70km de Ceilândia

By Deuter

20.

By 6thiago6

21.Centro Comunitário São Lucas

By eumauro

22.Centro de Ensino Médio 02 de Ceilandia


23.

By celomatica

24. Feira da Ceilândia

By Grazy Tavares

25.idem

By Javier Martínez

26. Shopping Popular da Ceilandia

By Xlopes

27.Carnaval na Ceilandia

By carlosoliveirareis

28.

By carlosoliveirareis

29.

by carlosoliveirareis

30.SkatePark

By ASDEF

31.

By ASDEF

32.

By marcelo b

33.

By Marcelo Judice

34.Via Sacra em Ceilandia

By Esta é Ceilândia

35. Avenida que passa em frete do SESC

By ???

36.Avenida P4 Sul

By Clodomildo P. de Sousa

37.Avenida P3 Sul

By djvandronix

38.


39.Cruzamento da avenida leste


40.


41.Via Leste


42.Ônibus na Ceilandia

By Cláudio Reis

43.Estação Ceilandia, no Centro de Ceilandia

By Cabral Lopes

44.Estação Ceilandia Norte

By Cabral Lopes

45.Terminal Ceilandia

By Cabral Lopes

46.Estação Guariroba

By Cabral Lopes

47.Metrô

By Cabral Lopes

48.Ceilandia vista do metrô

by Reinld

49.


By George Gianni
 
See less See more
51
#34 ·
^^ Verdade, as vezes deve ser complicado pro pessoal de fora entender, pq em um Jornal falaram que foi em Brasília, em outro que foi no Gama ....
 
#36 ·
Já que levantaram essa história da confusão sobre o entorno e nas notícias sobre a morte do torcedor do São Paulo: eu lembro até q cheguei a ouvir reportagem errando, dizendo q o estádio ficava no Novo Gama (deve ser pq era jogo do goiás, hehe). Procurei na internet agora e achei essa:

"A inauguração do Estádio Bezerrão, no Novo Gama, reduto eleitoral do governador, teve um significado político do que ele pretende: apresentar o seu cartão de visitas ao Brasil."
http://www.carloshonorato.com.br/pg....php?recordID1=02&recordID2=12&recordID3=2008

Mas se não me engano, tinha visto na TV (acho q Record) um erro semelhante...
 
#38 ·
Que interessante! Gostei mesmo do thread,de fato a ceilândia sofreu muito com a imigração e crescimento desordenado,principalmente pelo grande fluxo de Nordestinos com pouca ou nenhuma qualificação profissional que recebeu.
Já estive duas vezes em BSB da última fiquei quase um mês mas não fui conhecer,ouvi falar mal demais da cidade,e agora vejo que tbm não é o show de horrores vixi e aff que pintaram. trata-se de uma comunidade com diversas carências mas não tão horrível assim.
 
#39 ·
Fico impressionado com o descuido e descaso do Governo do DF com Ceilândia e as demais satélites, ops, RAs mais periféricas.

Com a quantidade de dinheiro que o GDF arrecada e recebe da União, Brasília tinha que ser ainda melhor.

Parabéns pelo thread, obrigado por mostrar uma área não tenho a chance de passar frequentemente!
 
#41 ·
Davidzinho,

Sempre que vejo o titulo de um novo thread seu, sei que irei gostar mesmo antes de abrir, e esse nao eh diferente.Voce sabe que gosto muito das suas aulas de geografia e curto muito as fotos e a organizao tambem, ja te disse varias vezes isso, entao so me resta parabenizar de novo, Parabens! :applause:
 
#46 ·
Típica cidade de regiões metropolitanas, mas no geral gostei, tem avenidas largas, espaços públicos e comércio em desenvolvimento... Mas sei lá, sou meio suspeito a falar de Brasília, adoro esta cidade! Boas fotos!
 
#47 ·
Belo thread! :applause:

Devo confessar uma coisa, muitas pessoas que eu conheço falaram horrores das Cidades Satélites como se fossem bairros paupérrimos. Entretanto, ao ver algumas fotos aqui no SSC, essa visão errône a pejorativa CAIU POR TERRA!
O que eu tenho visto de Águas Claras, Taguating e Ceilândia não batem com os comentários pejorativos! Estou amando ver essas cidades serem fotografadas!
Parabéns pela iniciativa!
 
#48 ·
Realmente uma grande ignorancia. O metro quadrado de Aguas Claras é provavelmente mais caro q o da Barra da Tijuca, e a cidade ainda nao ta totalmente pronta, ainda é meio canteiro de obras. Existem muitas "cidades-satelite" classe media no DF, longe de serem paupérrimas, como Guará, Taguatinga, Sobradinho, Núcleo Bandeirante, entre outras e mesmo as mais classe media baixa ainda sao bem melhores do as periferias de SP, Rio e outras grandes cidades. Preço de imoveis em Brasilia mesmo é comparavel a leblon, ipanema, jardins ou itaim com preços exorbitantes, entao nao quer dizer q quem nao tem $ pra morar no plano piloto, lagos sul e norte ou sudoeste (=Brasilia) seja "paupérrimo". Tem cidades satelites com infraestrutura de primeira.(e outras bem feias tb, principalemente as q estao fora do quadradinho.....)
 
#54 ·
Umas do lado sul de Ceilândia (composta por Ceilândia Sul, Guariroba e P-Sul). As fotos porém se concentraram no P-Sul...

E42 - viaduto do Metrô, antes da parte que corta Ceilândia de sul a norte. Passa sobre a Via de Ligação Centro-Norte (ou Elmo Serejo).


E43 - Entulho às margenda via e Samambaia ao fundo:


E44 - Fundação Bradesco:


E45 - Via N-3, em frente à Fundação:


Outras coisas na mesma Via:
E46 - Hospital São Francisco:


E47 - Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


E48 - CEI Shop (foto ruim...)


Saindo da via em direção ao P-Sul...
E49 - Casa do cantador


E50 -


E51 -


E52 - Feira do P-sul/Guariroba:


E53 - Quadra de Esportes da QNP 10 (detalhe pro mato a redor, apesar de q tem áreas piores...). No fundo, é uma escola:


E54 - Rua típica, praticamente sem calçadas (e completamente sem calçadas quando os moradores avançam o portão até o meio fio...:eek:hno::eek:hno:)


E55 - Congregação Cristã no Brasil


E56 - Terminal de ônibus do P-Sul. Como vários do DF, é apenas um ponto de concentração de linhas de ônibus, sem nenhuma infraestrutura


E57 - Próximo ao terminal, a garagem da Viação Satélite:


E58 - Supercei, rede de supermercados q começou em Ceilândia e hj já está se espalhando pelo DF (Taguatinga, Brazlândia, Guará...)


E59 - Paróquia de são Pedro Apóstolo, tb no P-Sul:
 
#55 ·
E pra terminar as foto q tenho aqui de Ceilândia, algumas da parte norte da cidade, formada pela Ceilândia Norte, Setor O e expansão, Setor de Indústrias, P Norte, QNQ e QNR. É maior que a aprte sul e acredito tb q seja, na média, mais pobre...

E60 -SESC:


E61 - lateral:


E62 - Entrada do Teatro Newton Rossi, do SESC:



E63 - Biblioteca Pública de Ceilândia, próxima à estação de metrô de Ceilândia Norte. Faz parte do Centro Cultural de Ceilândia:


E64 - Obras da vila Olímpica de Ceilândia, na entrada do Setor O:


E65 - Instalações da CAESB, na Estação de TRatamento de Água do Rio Descoberto:


E66 - BR-070, bem mal tratada:


E67 - QNR, visto da BR-070 (saída do DF pra Águas Lindas - GO). Essa é das áreas mais carentes de Ceilândia...:


E68 - Idem:


E69 - Recentemente, ganharam avenida nova, ainda bem ociosa... Tinham prometido asfaltar tds as ruas da região pra setembro ( http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=18536985 ), não entrei dentro das quadras pra poder confirmar...


E70 - "Terminal" rodoviário da QNR:


E71 - Rua q separa o Setor de Indústrias (esquerda) da QNQ (direita) - indo pro leste:


E72 - Via q separa o P Norte, a esquerda (região do Sol Nascente - apesar de fica a oeste de Ceilândia!...) da QNQ,a direita. Está sendo ampliada, deixando a sinalização ainda confusa. Olhando pra oeste


E73 - Parte ainda não duplicada, da mesma via, mas agora olhando pra leste:


E74 - Rua típica, da parte do Sol Nascente:


E75 - Uma pior que a média:


E76 - Igrejinha simples:


E77 - Praça no P Norte:


E78 - Via P2, no lado norte:
 
#56 · (Edited)
Muito bom o thread!
Quando eu fui para Brasília eu pude ver, realemente não é bonito, mas não é aquele caos como alguns pensam, é bem estruturado, como podemos ver e aos poucos a cidade vai melhorando.

Só uma coisa que me irritou muito, mas muito mesmo, a imensa quantidade de pichações em Brasília, no plano piloto, nas cidades satélites, nem São Paulo tem tanta pichação por m² assim, como podemos ver nas fotos.

Eu gostei bastante de Brasília, acima de tudo isso achei a cidade bem bonita, mas fiquei muito triste, sinceramente, do fundo do meu coração, quando vi do jeito que estava o urbanismo da cidade, coisa que eu ingenuinamente achava que seria excelente, agora eu sei que o Plano Piloto será revitalizado, mas eu quero ver é essas cidades arrumadas também, isso sim! Por que não vou mentir, fora Aguas Claras e Taguatinga, algumas são bem feinhas...

Outra coisa, sinto que existe uma falta de cuidado, cuidados estéticos nestas cidades, sinto quando olho como se elas estivessem abandonadas e senti o mesmo no plano piloto, acho que Brasília precisa de uma revitalização, não só no plano piloto, como esta previsto, mas no DF todo e acabar com a publicidade exarcebada também, que é muito grande e feia.

Muito bom o thread!
Parabéns!
 
#61 ·
Você tem razão em todas as suas críticas, em especial sobre as pichações. Anteontem passei pela Ponte JK (3ª ponte) e vi pela primeira vez pichações nos três arcos. Dói no coração, como você disse! O governo não está sabendo lidar com isso. Em relação à publicidade, ao menos na área tombada de Brasília conseguiram implantar uma fiscalização rigorosa, ao moldes daquela de São Paulo e melhorou bastante no que tange à poluição visual.
 
#62 ·
^^ É verdade Emanuel, um dos últimos lançamentos de Campo Grande estava em R$ 3.500,00 o metro quadrado, no qual já será superado pelo Conde do Campo que deve bater na casa dos R$ 4000,00.

Mas, acho Águas Claras incrível, um lugar como poucos no Brasil.


Ótimas fotos de Ceilândia!!!!!!
 
#67 ·
Só complementando... Acho que os preços de Campo Grande estão bem inflados também... Principalmente porque é um bairro bem afastado do centro rio e tal... O preço mais alto da Barra da Tijuca em tese se justificaria pela proximidade do mar... Isso faz uma baita diferença na hora de definir o preço do imóvel... Isso que eu fico p.d.v com os preços do DF... Aqui não existe isso... Nada justifica os preços de alguns lugares... Não existe custo/benefício que legitime cobrar por exemplo R$ 7mil, R$ 8 mil o m² (do noroeste)... Nesse setor não temos nada! Apenas um grande pedaço de cerrado intacto e muita lama, sem nada que lembre a civilização!!! Uma insanidade...
 
#68 ·
Só complementando... Acho que os preços de Campo Grande estão bem inflados também... Principalmente porque é um bairro bem afastado do centro rio e tal... O preço mais alto da Barra da Tijuca em tese se justificaria pela proximidade do mar... Isso faz uma baita diferença na hora de definir o preço do imóvel... Isso que eu fico p.d.v com os preços do DF... Aqui não existe isso... Nada justifica os preços de alguns lugares... Não existe custo/benefício que legitime cobrar por exemplo R$ 7mil, R$ 8 mil o m² (do noroeste)... Nesse setor não temos nada! Apenas um grande pedaço de cerrado intacto e muita lama, sem nada que lembre a civilização!!! Uma insanidade...
Isso eh verdade!
Nao consigo entender o porque desses precos exorbitantes.:nuts:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top