daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Reply

Thread Tools
Old April 6th, 2008, 07:34 PM   #1
encarnado
Bending Realities...

Likes (Received): 2

CP Internacional

Não é uma unidade de negocios real da CP porque os serviços de ligação internacional (Espanha e França) estão "estranhamente" integradas na CP Regional, talvez por serem considerados um serviço Inter-Regional.

A CP dispôe de 3 ligações Internacionais:
-Porto/Vigo
-Lisboa/Madrid chamado comboio Lusitania
-Lisboa/Paris chamado comboio Sud-Express (ou sud-expresso)

Mapa do serviço Internacional:

Sud-Express
Este serviço proporcia ligação ao TGV Irun-Paris-Irun, parte do material é da CP e a outra parte da RENFE sendo que em Portugal é tracionado por material motor CP (2600/2620/5600) e em Espanha por material motor RENFE.
Normalmente uma composição Sud tem:
-Carruagens sorefame 2ª classe (duas ou mais)
-Carruagem cama Uhansa (sempre 1)
-Carruagem cama Litera (podem ser 1 ou 3)
-Carruagem Sorefame Restaurante

Porque é "dificil" mostrar um comboio SUD em fotos, ficam os meus videos:

Lusitania
Este serviço proporcia ligação Lisboa-Madrid-Lisboa. O material rebocado é sempre uma composição Talgo da RENFE. Actualmente este comboio está a ser efectuado via Beira-Alta devido a problemas na via na Espanha e preve-se que passe sempre a ser efectuado via Beira-Alta.
Quando circula via Ramal de Caceres, uma locomotiva serie CP 1930 vai buscar o comboio a Espanha até ao Entroncamento onde é substituida por uma locomotiva serie CP 2600/2620.

Porque é "dificil" mostrar um comboio Lusitania em fotos, ficam os meus videos:

Santarem com o Lusitania tracionado por locomotiva serie CP2600

Almourol com o Lusitania tracionado por locomotiva serie CP1930

Castanheira do Ribatejo com o Lusitania tracionado por locomotiva serie CP2600 (com muito atraso).

Porto/Vigo/Porto
Este serviço não tem nome e é sempre efectuado por uma automotora serie CP 0450 até Vigo. Neste serviço entra um acompanhante da RENFE na cabina para orientar o maquinista Português e entra um revisor da RENFE para cobrança de bilhetes.

Last edited by encarnado; April 6th, 2008 at 07:48 PM.
encarnado no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 6th, 2008, 07:50 PM   #2
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1276

As composições TALGO do Lusitânia são excelentes... ficam mesmo mal com a máquina

Excelente trabalho João

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old April 21st, 2008, 12:40 AM   #3
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 5931

Interessante o comboio Lusitânia! Aliás, até que ficou legal o comboio Talgo sendo tracionado pela locomotiva da CP. Uma sugestão (não sei se dá para fazer...): estender o Lusitânia até Barcelona, de onde o passageiro poderia fazer a conexão para França e Itália por ferrovia.

Aqui no Brasil, não temos nem ligações ferroviárias por comboios. Para os países vizinhos (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), há rotas de ônibus (autocarros), cujas viagens duram até 58 horas.
Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 7th, 2008, 12:59 PM   #4
encarnado
Bending Realities...

Estender o comboio até Barcelona? Não me parece.
Deve haver ligação entre o lusitania e um qualquer comboio da Renfe para Barcelona.
Old May 8th, 2008, 10:40 PM   #5
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 450

Acho estranho o Talgo a ser puxado por essas máquinas muito mais altas.. fica desproporcional

Lembro-me que antigamente... início dos anos 90, o Talgo vinha até Lisboa com a sua máquina diesel "original". O Talgo era diferente... cinzento e com risca vermelha.

Dificilmente vou esquecer esse comboio, uma vez vi uma idosa a ficar debaixo dele, na estação da Póvoa Sta Iria...
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2008, 09:30 AM   #6
encarnado
Bending Realities...

Era o Talgo III.
Estes são ou o 4, 5 ou 6. Não sei qual deles é.
Old January 15th, 2009, 06:52 AM   #7
Maxair
Registered User

Maxair's Avatar

Likes (Received): 12

As nossas ligações de comboio para fora do país são vergonhosas. Onde é que já se viu Lisboa-Madrid demorar 11 horas? Mas alguém se mete numa aventura destas? E depois ainda há gente contra o TGV. Eu fiz um Interrail este verão, fui de Praga para Zagreb e depois daí fui voltando sempre de comboio até Madrid (sempre com horários bastante aceitáveis). Cheguei a Madrid e apanhei um autocarro, preferi gastar dinheiro do que me sentir estúpido por tar a demorar anos para chegar a Portugal.
Maxair no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2009, 10:02 AM   #8
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by encarnado View Post
Estender o comboio até Barcelona? Não me parece.
Deve haver ligação entre o lusitania e um qualquer comboio da Renfe para Barcelona.
excelente apanhado dos serviços internacionas

qual é a taxa de ocupação dos serviços internacionais da cp??

a valiar pelo número de carruagens do lusitânia, não me parece que ande às moscas...
Trajno no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2009, 04:11 PM   #9
Luís Raposo Alves
Registered User

Luís Raposo Alves's Avatar

Likes (Received): 817

Quote:
Originally Posted by Trajno View Post
excelente apanhado dos serviços internacionas

qual é a taxa de ocupação dos serviços internacionais da cp??

a valiar pelo número de carruagens do lusitânia, não me parece que ande às moscas...
pois é.

não sei.

pois não.
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2009, 05:24 PM   #10
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luís Raposo Alves View Post
pois é.

não sei.

pois não.
Old January 16th, 2009, 02:51 AM   #11
Luís Raposo Alves
Registered User

Quote:
o que foi agora?
Old January 16th, 2009, 06:17 AM   #12
sotavento
Registered user

sotavento's Avatar

Likes (Received): 71

Outra questão ... com o SUD a SNCF(franceses) bateu o pé de mandou a CP+RENFE dar uma voltinha ao bilhar grande ... basicamente traçaram um risco no mapa (a fronteira) e disseram:

"se é expresso então daqui pra frente passa a ser TGV!!!!"

Com os internacionais espanhois foi a Renfe a fazer fincapé e lá ficou um talgo nocturno pras suiças ...
"O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Ninguém se respeita nem crê na honestidade dos homens públicos. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados. A mocidade arrasta-se das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce o comércio definha, a indústria enfraquece. O salário diminui. O Estado é considerado um ladrão e tratado como um inimigo.
Neste salve-se quem puder a burguesia proprietária de casas explora o aluguel. A agiotagem explora o juro…"”
— Eça
sotavento no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2009, 09:11 AM   #13
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Foi só para a Suíça que a RENFE fez finca pé??? E nas ligações Barcelona - Paris, Madrid - Paris, Barcelona - Montpellier e Barcelona - Milão??
Old January 16th, 2009, 01:16 PM   #14
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 3

Já agora...

O serviço Porto - Vigo não tem nada a ver com os outros serviços internacionais. Por um lado, perfeitamente de acordo que existam serviços "inter-regionais" transfronteiriços, até podia haver serviço regional, e a oferta podia ser alargada a outras linhas que atravessem a fronteira (Por exemplo, podia haver serviços Portalegre - Elvas - Badajoz - Mérida, ou Guarda - Vilar Formoso - Ciudad Rodrigo - Salamanca). Por outro lado, incluír aquilo numa lista em que os outros elementos são o Sud-Express e o Lusitânia, só pode ser gozo.

Ao menos podiam-se esforçar um bocado para entrar e saír do Porto em horários compatíveis com os serviços de longo curso da linha do Norte.

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2009, 12:43 AM   #15
NewTomorrow
BANNED

Likes (Received): 4

Encarnado seria viavel uma ligação Faro/Sevilha ou Faro/Cadiz ?
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2009, 05:51 AM   #16
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 3

Não se vê nesse mapa, mas há linha até VRSA do lado português, e do lado espanhol há linha até Huelva. Acho que já houve linha até Cartaya, a 20km do Guadiana, mas agora pelo que vejo no mapa é só "ecopista". Também essa linha era toda aos SS, tinham que lhe corrigir tanto o traçado que era como fazer de novo.

Mas pronto, para completar a ligação entre Faro e Sevilha só faltam uns 40 ou 50km de linha e um par de pontes, e vontade de o fazer.

Também não sei se o potencial de tráfego justificaria o esforço.

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2009, 05:55 AM   #17
Luís Raposo Alves
Registered User

a andaluzia tem muitas cidades importantes e grandes! vai lá vai...
Old January 17th, 2009, 03:35 PM   #18
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Originally Posted by NewTomorrow View Post

Encarnado seria viavel uma ligação Faro/Sevilha ou Faro/Cadiz ?
Provavelmente seria viável, se existisse linha de comboio a ligar Portugal e Espanha, na zona do Algarve.... mas não há
Old January 18th, 2009, 07:53 AM   #19
sotavento
Registered user

sotavento's Avatar

Quote:
Foi só para a Suíça que a RENFE fez finca pé??? E nas ligações Barcelona - Paris, Madrid - Paris, Barcelona - Montpellier e Barcelona - Milão??

Madrid-Paris e Barcelona-Milão NÃO fizeram finca pé ... já Barcelona-Genebra ... uiui

Vá-se lá saber porque ao SUD para lisboa com carroagens a cair de podre não quiseram ... já o iberia para madrid ...

E esqueces-te de outro ... o salta pocinhas Mare Nostrum (Montpelier-Barcelona-Valencia-Alicante-Murcia-Cartagena
"O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Ninguém se respeita nem crê na honestidade dos homens públicos. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados. A mocidade arrasta-se das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce o comércio definha, a indústria enfraquece. O salário diminui. O Estado é considerado um ladrão e tratado como um inimigo.
Neste salve-se quem puder a burguesia proprietária de casas explora o aluguel. A agiotagem explora o juro…"”
— Eça
Old January 18th, 2009, 07:55 AM   #20
sotavento
Registered user

sotavento's Avatar

Quote:
Originally Posted by emarques View Post
Não se vê nesse mapa, mas há linha até VRSA do lado português, e do lado espanhol há linha até Huelva. Acho que já houve linha até Cartaya, a 20km do Guadiana, mas agora pelo que vejo no mapa é só "ecopista". Também essa linha era toda aos SS, tinham que lhe corrigir tanto o traçado que era como fazer de novo.

Mas pronto, para completar a ligação entre Faro e Sevilha só faltam uns 40 ou 50km de linha e um par de pontes, e vontade de o fazer.

Também não sei se o potencial de tráfego justificaria o esforço.

Do lado espanhol era PIOR do que do lado de cá ... ferrobus ... e a linha terminava em Ayamonte ... aliás ... para NÃO VARIAR a estação de comboio de Ayamonte agora é o TERMINUS dos BUSES local.
— Eça

Reply

Thread Tools

Posting Rules