daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 5th, 2012, 02:01 AM   #41
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 519

Quando só conhecia Belém por metrópole, achava que a pixação era algo normal em toda e qualquer grande urbe, ainda mais com a fama de São Paulo e Rio (este, me parece injustíssima fora da ZN, muito embora não conheça bem a cidade).

Daí conheci a Grande Vitória. Problemática, desigual, sick, em quase tudo igual à qualquer metrópole, mas quase sem pixações.

Pixo é modinha, modinha local pela qual o jovem se adequa à uma turma local. Pega mais em umas cidades e em outras menos.

E é algo relativamente recente no Brasil, e com início em São Paulo, grupos de pixadores com "discurso", que aliás, foi uma ironia: O pixo pivete despretensioso depertou a atenção do esqueridista, e o discurso esquerdista de arte influenciou o novo pixador.

(Aliás, antes que qualquer mal-entendido, voltei à Belém depois de 15 anos e achei incrível como a cidade pareceu mais bem cuidada, especialmente pelo número de prédios históricos reformados - nos anos 90 a coisa era bem mais triste)

Last edited by Naipesky; May 5th, 2012 at 02:29 AM.
Naipesky no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 5th, 2012, 02:33 AM   #42
Charles Tôrres
Ex - CharlesBH

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 13

Paulo, excelente seu thread. Pegou bem a parte mais turística da cidade, ainda que senti falta de alguns locais não tão badalados mas tão interessantes quanto os turísticos.

Valeu por postar sua experiência!

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2012, 02:36 AM   #43
Charles Tôrres
Ex - CharlesBH

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by Leléo_BH View Post
Inclusive em função dos estrangeiros. É um movimento incipiente ainda, mas vira e mexe você ouve alguma língua diferente por aí...
Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Isso me lembra um correspondente americano - não lembro o nome, mas relativamente jovem, uns 40 anos de idade - que foi ao Manhattan Connection e comentou que adorava BH porque era a maior cidade "100% brasileira", Rio-SP são muito internacionalizadas, muitos turistas e estrangeiros, já em BH ele chegava numa cidade enorme e só brasileiro, um mundo à parte haha... Claro que há milhões de ressalvas a se fazer sobre o que ele disse, mas acho que o espírito do que ele quis dizer dá para pegar.
Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Agora, estrangeiro eu não vi nenhum, nem os que vão pra Ouro Preto passam na cidade, o que acho uma pena. Mas não sei como se promover esse tipo de turismo na cidade.
Algumas ressalvas quanto à isso. A impressão que tive desde que cheguei a BH (morava em Brasília) foi que a cidade tem muito mais estrangeiros que sugestiona. Aliás, nos três anos que moro aqui, conheci muito mais estrangeiros que na própria capital federal, a qual morei por mais de dez anos.

Em quase todo meio social que participo conheço algum morador vindo de fora. No meu trabalho tem dois, uma americana e um suíço, além de da empresa já ter entrevistado uma peruana. Pratico badminton (esporte da mesma família do tenis) e lá onde jogo tem uma francesa, outro suíço e dois japoneses. A cobertura do prédio que um amigo meu mora é ocupado por uma família árabe milionária, cujo patriarca possui duas esposas e numerosos filhos, todos árabes. Minha esposa é professora e ela tem dois alunos filhos de estrangeiros, um filho de americanos e outro filho de canadenses. Detalhe que ela dá aula em Sabará, na região metropolitana...

Além do mais, quer ver estrangeiro, é só dar um pulinho no Shopping Oiapoque. Dificilmente você será atendido por alguém que não fala uma língua asiática.

Acredito que BH não atraia turistas vindos de fora por não ter praia e não ser tão grande e conhecida quanto São Paulo, mas a oferta de emprego aqui é uma das maiores do país, além da metrópole ostentar o menor índice de desemprego entre as regiões metropolitanas. O próprio suíço que trabalha comigo fala que o mercado de trabalho aqui em BH é melhor que em qualquer região da Suíça. Os salários são menores mas a oferta é muito maior.

Além do mais, BH acomoda muitas multi-nacionais. O próprio Google (que fica no prédio branco do centro da primeira foto do thread) possui quase 150 funcionários, sendo mais de 30% deles estrangeiros, segundo informações de um amigo. Temos também a maior sub-sede administrativa da Fiat do mundo, perdendo apenas pra sede em Turim. Temos a maior fábrica de automóveis da Fiat do planeta. A própria Fiat é dona de um colégio em BH para italianos e brasileiros que desejam estudar seguindo os fundamentos educacionais do país da bota. Tenho uma tia que trabalha lá na Fiat e ela sempre comenta que os chefões de setores são todos italianos, ou filhos de italianos. Temos também a gigantesca Mannesmann, que é alemã. Tenho um conhecido que trabalha numa empresa chinesa especializada em design para brinquedos, cuja filial responsável por todas a América fica aqui em BH. Segundo ele, quase todos os superiores dele são provenientes do país asiático.

Enfim, posso passar a noite toda aqui citando exemplos e mais exemplos.

Só o fato de MG ser o terceiro maior destino de imigrantes ao Brasil (fonte) já confirma meu comentário. Aliás, a imigração à MG no ano passado foi maior que a do RJ, sendo inferior apenas à SP e ao PR.

Acredito que seja por isso que não vemos muitos turistas nas ruas... mas um passeio de 1h pela Savassi em dia de semana já seria o suficiente pra se ouvir uns zumbidos linguísticos estranhos pairando no ar.

Abraços!

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM

Last edited by Charles Tôrres; May 5th, 2012 at 05:13 AM.
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2012, 02:41 AM   #44
JoãoVR
loading...

JoãoVR's Avatar

Likes (Received): 79

ótimas fotos paulo, odeio as pixações a cidade já foi melhor nesse sentido...
Old May 5th, 2012, 07:12 PM   #45
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 394

É tão interessante estas vistas rápidas em metrópoles, por mais que ás vezes saiam no improviso ou na pressa, o resultado sempre sai bom.

Parabéns, Paulo Lescaut. Você captou bem BH!
Old May 5th, 2012, 11:02 PM   #46
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 102

me encanta BH!!...parabéns pelas fotos!
Old May 11th, 2012, 04:48 AM   #47
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 607

Quote:
Originally Posted by Junior BH View Post
Pior que tem umas pichações que parece mágicas... lugares extremamente inóspitos com pichações extensas e complexas, como se a pessoa tivesse q arrumar um andaime pra fazê-las e paralisar todas as autoridades públicas até terminar... é inacreditável!! Deve haver vista grossa quanto a isso por parte das autoridades, pq chega a ser misteriosa a existência de determinadas pichações...
Eles se penduram, mesmo... rsrs

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
Legal o Thread, BH é muito interessante e grande, parabéns!
Obrigado!
Old May 11th, 2012, 05:15 AM   #48
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 361

"Mandou bem" nas fotos...principalmente nos "prédios históricos" de BH (entre parenteses, porque se comparar com Rio, Salvador, Recife, etç, nossos prédios "históricos" são de ontem, e pouquiíssimos) Mas a maioria das fotos retratou bem nossa BH.
Old May 11th, 2012, 03:12 PM   #49
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 1169

Belô é muito fotogênica, até um tempo atrás eu tinha uma certa antipatia pela cidade pelo que tinha visto quando passei, mas depois que percebí que o que eu tinha visto era o mínimo passei a curtir essa bela capital!
Essa construção é linda!

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules