SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

MG | Região Metropolitana de Belo Horizonte | BRT MOVE & Transporte Coletivo por ônibus

21M views 180K replies 492 participants last post by  RecHub 
#1 · (Edited)
Este thread foi feito para discutirmos melhorias no Sistema de Ônibus de Belo Horizonte

Tipos de linhas:

Alimentadoras: Fazem a ligação bairro-estações-bairro, alimentado as estação Intermodais(Ônibus/Metrô) e Intramodais(Ônibus).

Troncais, Radiais e Semi-Expressas: Realizam viagens que interligam os Terminais/Bairros com o centro, com outras estações outros polos, além de circularem nos principais corredores de transporte. Podem ser Diretas, ou seja, sem pontos de parada no itinerário e nos corredores, ou Paradoras, que vão parando nos pontos. Normalmente possuem somente 1 PC e retornam pelo mesmo corredor por onde foram.

Perimetral: Fazem o percurso bairro a bairro sem passar pela área central.

Circulares: Normalmente possuem somente um ponto final e circulam uma região.

Diametrais: Fazem a ligação entre regiões e corredores passando pelo Hipercentro.
Desconsiderar número da linha
Imagens de: http://desenhosbh.blogspot.com/

Numeração:
Alimentadoras e Circulares: 3 dígitos(609)
O primeiro indicando a regional e os outros dois são a numeração da linha.
Troncais, Radiais e Semi-Expressas: 2 ou 4 dígitos(61 ou 5031)
Os dois primeiros dígitos, quando são 4, equivalem as regionais atendidas. No caso de somente dois, em sua maioria são troncais, o primeiro equivale a regional e os outros dois são sempre ≥ 30 e são a numeração da linha.
Perimetral: 4 digitos(9550)
Os dois primeiros dígitos, equivalem as regionais atendidas. Os outros dois são sempre ≥ 50 e são a numeração da linha.
Diametrais: 4 dígitos(9414)
Os dois primeiros são as regionais e os outros dois são a numeração da linha.

Lembrando que é sempre da regional de maior número para a de menor. Assim, 9414, não 4914.

Regionais:
0. Centro
1. Sul
2. Oeste
3. Barreiro
4. Noroeste
5. Pampulha
6. Venda Nova
7. Norte
8. Nordeste
9. Leste​

Estações de Integração e Intermodais
Fechadas:
  • Venda Nova
  • José Cândido
  • Diamante
  • Barreiro
  • São Gabriel
  • Vilarinho
  • Pampulha

Abertas:
  • Aarão Reis(Central)
  • Santa Efigênia
  • Lagoinha
  • Santa Efigênia

Anexos:

O BHBUS era o plano de reestruturação do transporte coletivo de Belo Horizonte desenvolvido em 1994 e pressupõe a troncalização do sistema em estações de integração, o tratamento dos corredores, a utilização do metrô como principal troncal do sistema e a adoção da bilhetagem eletrônica. Em 1997 iniciou-se a implantação do BHBUS com a licitação do sistema de transporte coletivo. Teve continuidade com a entrada em operação da Estação Diamante (1997), do novo sistema interbairros (1998), da Estação Venda Nova (2000), da Estação São Gabriel (2002) integrada ao Metrô, e finalmente a Estação Barreiro (2002), implantada em parceria com a iniciativa privada. Também, em parceria, foi implantada em 2004 a Estação Oiapoque, que atende o transporte metropolitano. Ainda em 2004 foram construídas as Estações Lagoinha, Carlos Prates e Santa Efigênia, além da revitalização da Estação Ponto do Bairro Milionários, no Barreiro. Em meados de 2006 entrou em operação a Estação BHBUS Central, integrada ao Metrô.

Situação Atual:

Situação Futura:

http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/pa.../Indicadores Anuario Estatistico/AE Tabela 05
Esse plano foi deixado de lado para o novo, dos BRTs
 
See less See more
6
  • Like
Reactions: Araújo Roberto
#10,503 ·
Otimismo demais. Quero ver na prática. Não adianta só falar de foco no pedestre, tem que agir e agir direito. Não adianta nada priorizar as pessoas nas travessias, semáforos, etc se a engenharia do resto não estiver adequada. Tem cruzamento que eles aumentam o tempo de sinal, colocam aquele sistema que abre todos ao mesmo tempo, e aí o trânsito em volta vira um caos. Quem vai chegando não consegue passar, fecha cruzmento e vai aumentando o nó. Priorizem as pessoas sim, mas de forma inteligente.
 
#10,504 ·
Tenho que andar nesse Padron para relembrar. Qual linha é essa?
Pretendo algum dia nessa semana pegar um ônibus(provável que seja Transimão :( ) até o Eldorado eu vou pegar o executivo, ir até no centro e lá eu pego ele até na Cidade Industrial onde retorno para casa. Vocês sabem me informar onde o 3200 passa no Centro de BH?
 
#10,507 ·
#10,508 · (Edited)
Tenho que andar nesse Padron para relembrar. Qual linha é essa?
Pretendo algum dia nessa semana pegar um ônibus(provável que seja Transimão :( ) até o Eldorado eu vou pegar o executivo, ir até no centro e lá eu pego ele até na Cidade Industrial onde retorno para casa. Vocês sabem me informar onde o 3200 passa no Centro de BH?
Marcos se você tiver 3 reais sobrando faça um Transbordo mas evite esses cacos. É muito ruim tá louco.
Sexta peguei um 101D, eu estava com pressa, foi o primeiro que veio, fazer o quê. tudo bambo, portas do meio de outro modelo de carroceria pois eram menores, em baixo solto, não fecharam direito, faltando guarnição de borracha, local onde o cadeirante segura bambo, fácil causar uma tragédia.

Nojo disso tudo, enquanto houver essa cachorrada com político e empresas de ônibus vai ser assim.

Contratos de 50 anos, que não prevê nada, só prevê um ônibus com pneus e rodas, o resto, cristo salva.

Agora elevando o nível da conversa kkkkk

Os Padrons são iguais periguetes, estão em tudo quanto é linha.
Mas vejo mais em linhas que seguem até o Metrô, tipo o 3205, 3200, 3275, 3270, do centro vejo pouco, vejo no 3298, 3265 e etc.

Recomendo que você fique no primeiro ponto da Amazonas, lá você poderá escolher qual pegar. Ou fique na Amazonas sentido Centro, assim você escolhe o lugar pra sentar, pois quando chega no final se for horário de pico vai bombar de gente.

Ou faça assim, no Metrô tem muito deles, pegue um lá e vá até o Shopping de Betim e volte em outro Padron ou 3212.

É show de bola andar de Padron na Fernão dias. É muito macio.

Se você tiver mais tempo, experimenta pegar o 3212 na Rodoviária, tem o horário de partida dele no site do DER. Não vá de Torino, espere o Neobus Rodoviário ou o Comil Versalite, fique no meio.

Esse pra mim é o Padron mais lindo, lembro deles rodando no sistema BHBUS

 
#10,512 ·
Tava aqui matutando e tentando lembrar: qual foi a grande obra de mobilidade urbana nas gestões Patrus Ananias/Célio de Castro e Fernando Pimentel hein ???!! Não consigo lembrar de nenhuma.
Pelo que eu lembro:

Célio de Castro
*Estação Diamante;
*Estação Venda Nova;
*Reforma das avenidas Paraná e Santos Dumont;
*Canalização das aveidas Vilarinho e Tereza Cristina.

Pimentel
*Início da Operação da Estação Sao Gabriel (construída pela CBTU);
*Início da duplicação da Antônio Carlos;
*Trincheira no cruzamento da Antônio Carlos com Santa Rosa;
*Reforma da Praça Raul Soares;
*Reforma da Praça da Estação e construção do terminal Aarão Reis junto ao Metrô;
*Construção da Avenida do Cardoso passando no meio do Aglomerado da Serra.

Abriu a porteira pra cabritada entrar.
Em 2003, durante a administração do Pimentel.
 
  • Like
Reactions: Káio Augusto
#10,516 ·
#10,517 ·
Tenho que andar nesse Padron para relembrar. Qual linha é essa?
Pretendo algum dia nessa semana pegar um ônibus(provável que seja Transimão :( ) até o Eldorado eu vou pegar o executivo, ir até no centro e lá eu pego ele até na Cidade Industrial onde retorno para casa. Vocês sabem me informar onde o 3200 passa no Centro de BH?
Cada dia numa linha. Hoje vi B58E na 3275 na Pça da Cemig. Vai pra Amazonas e espera lá. Vai passar uma porrada de B7R que ainda roda, para alegria de muitos.
 
#10,518 ·
Alguém sabe as linhas de ônibus que deixarão de existir? Por exemplo, vão acabar todas as linhas bairro/bairro da região norte e nordeste de BH? Até agora a BHtrans não se manifestou a respeito.
Claro que terá o Bairro a Bairro, pq se não tiver vai descapilarizar o sistema. Mas algumas, por questões de infra, serão bi-partidas. O exemplo mais claro será as 1207 A/B/C que só terá o Santa Mônica/Centro, Betânia/Centro, Bairro das Indústrias 4ª Seção/Centro e o Conjunto Betânia/Centro. Veja o Wikipédia que o nosso amigo Heaven está montando sobre o MOVE com as informações que nós já dispomos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Move_(Sistema_BRT_de_Belo_Horizonte)
 
#10,519 ·
Cada dia numa linha. Hoje vi B58E na 3275 na Pça da Cemig. Vai pra Amazonas e espera lá. Vai passar uma porrada de B7R que ainda roda, para alegria de muitos.
Esse B58 fica muito nessa 3275, quando eu fazia curso em Betim preferia ir nele pra ir de B58 mesmo dando mais volta que o 3270.

O que reparei hoje é muito B270F com cano de escapamento furado, isso em carro novo, parecia caminhão
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top