SkyscraperCity Forum banner

Recife (PE) | Fotos e Postais antigos da Praia de Boa Viagem

63K views 34 replies 26 participants last post by  silvinho_j 
#1 · (Edited)
Olá, pessoal! :)como adoro relíquias antigas e especialmente "vistas de praias", decidi fazer esse trabalho de fotos antigas da praia de Boa Viagem. Boa parte são de postais, uma "febre" que correu o país e ainda fazem história, especialmente nos livros.

Quem quiser colocar tais relíquias dessa famosa praia, podem colocar, aliás, os pernambucanos que cultivam a história podem participar com curiosidades, especialmente uma que tenho vonta de saber, os primeiros prédios, etc.

Portanto, fiquem a vontade para inserir fotos e explicações.

Tenho saudades do Hotel Boa Viagem, que segundo consta já existia desde o final dos anos 40/inicio dos anos 50.

Porém ele não existe mais. Em plena década de 80 fiquei hospedado nele, no 6º andar, e ficava na minha cabeça a música de Alceu Valença inspirada na praia.
Saudades!

Eis o hotel:​
1-


Capa do Trabalho:





Belle de Jour
Composição: Alceu Valença



foto http://vishows.files.wordpress.com

Ah hei! Ah hei! Ah hei!
Ah! La Belle de Jour!
Ah hei! Ah hei! Ah hei!

Eu lembro da moça bonita
Da praia de Boa Viagem
E a moça no meio da tarde
De um domingo azul
Azul, era Belle de Jour
Era a bela da tarde
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!...(2x)

Belle de Jour!
Oh! Oh!
Belle de Jour!

La Belle de Jour
Era a moça mais linda
De toda a cidade
E foi justamente prá ela
Que eu escrevi
O meu primeiro blues...

Mas Belle de Jour
No azul viajava
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!...

La Belle de Jour!...

Eu lembro da moça bonita
Da praia de Boa Viagem
E a moça no meio da tarde
De um domingo azul
Azul, era Belle de Jour
Era a bela da tarde
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!...(2x)

Belle de Jour!
Oh! Oh!
Belle de Jour!

La Belle de Jour
Era a moça mais linda
De toda a cidade
E foi justamente prá ela
Que eu escrevi
O meu primeiro blues...

Mas Belle de Jour
No azul viajava
Seus olhos azuis como a tarde
Na tarde de um domingo azul
La Belle de Jour!..

Ah hei! Ah hei! Ah hei!
Ah hei! Ah hei! Ah hei!...



A- ACERVO IBGE - 1956-1958



B-


C-


d-


e-


f-


g-


h-


i- Igreja Nosssa Senhora, na Praia de Boa Viagem


j- os primeiros prédios, anos 50! foto raríssima!


l- Aqui, em Pina


=========================================

postais:

M-


n-


o-


p-


q-


r- postal datado de 1966:cheers:


s-


t-


u- Novamente o Hotel...


=========================================

Outros:

1-


2-


3-


4-


5-


6-

bar-restaurante conhecido como Castelinho, em dois momentos diferentes (década de 40 e década de 70) que está preservado até hoje, graças à Prefeitura do Recife que não permitiu a destruição deste símbolo de Boa Viagem.

7-



7-B

Um grande símbolo de Boa Viagem destruída pela gana dos mercantilistas: A Casa Navio foi construída pelo empresário Adelmar da Costa Carvalho em 1940, equipada com sala de reuniões, cinema, salão de jogos, restaurante e até uma cabine de comando completa. Nela se hospedaram governadores, ministros nacionais e estrangeiros e até o presidente John Kennedy, demolida em 1981 para dar lugar a um edifício
======================================

Bônus, é sempre bom recordar:

1- O hotel Boa Viagem, na saudosa déc. de 50/60


2-


3- A praia, anos 70


4- Pina anos 40


5- Pina, anos 70


6- Anos 70


7- Bem antigo, talvez anos 60, pelos carros


8- Segunda metade anos 70


9- Vista anos 50


10- postal Edicard, anos 70


11- Anos 70


12- Anos 70, de minha coleção, acervo pessoal


13- Anos 80, coleção pessoal "Fortal"


HISTÓRIA:

Início de Boa Viagem
1-


2- Meados do século 20. Um Chevrolet Belair, 1954.


3- esperando o ônibus


4- Vista marítima


5-


6- Casa Navio


7- Pina

Almir Lacerda tirou esta foto aérea em 1960. O prédio branco, no centro, é o Cassino Americano.

7B-

Praça de Boa Viagem à esquerda, onde hoje tem uma Feirinha
típica de Boa Viagem.

7C-

Beira mar de Boa Viagem sem os prédios...

8-Vista aérea


A partir de 1945, ao ganhar o seu primeiro estabelecimento hoteleiro de padrão internacional - o Hotel Boa Viagem - não parou
mais de crescer. Em 2001, tornou-se o bairro mais populoso do Recife.


A povoação de Boa Viagem teve início no século XVII quando comerciantes instalaram, naquela área, algumas vendas que
serviam de pontos de parada aos viajantes que percorriam a parte sul da capitania de Pernambuco.
No início do século XVIII, a movimentação por aqueles caminhos aumentou e o padre Leandro de Carvalho, que morava em
Prazeres, resolveu construir ali uma capela, para rezar missas e encaminhar todos a uma boa viagem. O terreno foi doado por
Baltazar da Costa Passos (através de escritura lavrada a 06/01/1707) e a igreja, sob invocação de Maria Santíssima, foi
inaugurada em 1730. E foi assim, em torno de tal capela que nasceu o hoje mais populoso bairro recifense.
Em 1858, quando da inauguração do primeiro trecho da estrada de Ferro Recife-São Francisco (a segunda ferrovia construída
no Brasil), a povoação de Boa Viagem ganhou um novo impulso. Isto porque os trens que seguiam com destino à Vila do Cabo
faziam parada na comunidade, o que fez crescer o deslocamento de recifenses para aquela área, principalmente para curtir a
beleza da praia. Mas, ainda assim, o bairro permanecia praticamente desabitado na extensa faixa de terra que ia da praia até a
Imbiribeira. Há, inclusive, relatos de que, nessa época, Boa Viagem era um dos pontos ideais para a caça de raposas e outros
animais silvestres.
Foi só depois da chegada do bonde elétrico da Companhia Pernambuco Tramways (inaugurada no Recife em 1914) que Boa
Viagem começou ganhar ares de bairro próspero. O crescimento continuou com a abertura da Avenida Boa Viagem, em 1924.
Veio a Segunda Guerra Mundial, a ampliação dos transportes aéreos no Estado e, devido à proximidade de Boa Viagem com o
Aeroporto dos Guararapes, o bairro teve novo pique de desenvolvimento. Em 1945, Boa Viagem ganha o seu primeiro
estabelecimento hoteleiro de padrão internacional, o Hotel Boa Viagem. A partir de então, Boa Viagem não deixa de crescer,
até tornar-se, em 2001, o bairro mais populoso do Recife.
Segundo o Censo do IBGE, em 2000 o bairro de Boa Viagem tinha os seguintes dados:
População: 100.388 habitantes
Área: 738,1 hectares
Densidade: 136,00 hab./ha
fonte:
www.ipernambuco.com.br/

créditos: http://biblioteca.ibge.gov.br
Memorial Pernambuco www.memorialpernambuco.com.br
 
See less See more
55
#29 ·
obrigado, pessoal! ficarei atento sobre algum novo postal antigo. Ah, esses postais são mágicos, poderemos mergulhar de cabeça, vc sente até o barulho do mar vendo as fotos!

qualquer novidade vcs podem colocar tb!
 
#31 ·
Fortal muito boa a sua coleção de postais, realmente é de emocionar, eu adoro fotos antigas e Boa Viagem foi o bairro que eu cresci, a evolução é impressionante e mostra o quanto o bairro é dinâmico e muda a cada dia.

Muito obrigado por esse presente a nós recifenses. :D
 
#32 ·
Maravilhoso! Boa Viagem sem aqueles edifícios desproporcionais horrorosos, com mais de 40 andares, que tiraram tanto de sua beleza. Me lembro das férias escolares de meados dos anos 70, quando me despachavam de São Paulo a Recife para ficar com minha avó, moradora do Primeiro Jardim, num bairro ainda não tão denso, da delícia que era caminhar pela Avenida Boa Viagem, pelos três jardins, pela Rua dos Navegantes, pela Conselheiro Aguiar e por uma Domingos Ferreira sem trânsito mas já com duas pistas. Era 'O' bairro mais aprazível do Nordeste: bela praia sem tubarões, vida tranquila, pessoas amáveis, muita alegria, o ruído inesquecível das palmeiras ao vento. Que saudade...

Em relação ao thread, asseguro que é um dos melhores entre todos que vi do Recife. Além do mais trouxe informações para mim desconhecidas, de que, um dia, linhas de bonde urbano chegavam a Boa Viagem.

Fortal, muito obrigado pelo inesquecível passeio.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top