SkyscraperCity Forum banner

Alto dos Passos - O bairro dos barzinhos na Zona Sul de Juiz de Fora

40K views 42 replies 30 participants last post by  Driano MG 
#1 · (Edited)
Meu primeiro thread de 2011 retornando a série sobre alguns bairros de Juiz de Fora, agora é a vez do bairro Alto dos Passos no início da Zona Sul da cidade, as fotos foram tiradas num sábado no final da manhã, por isso o pouco movimento nas ruas. Infelizmente faltou mostrar mta coisa do bairro, tem chovido mto em JF esses dias, as fotos foram num dos poucos momentos de estiagem...:eek:hno:

Vejam também:
1- Santa Helena - Um aconchegante bairro na região central de Juiz de Fora
2- Bom Pastor - Tradicional bairro da Zona Sul de Juiz de Fora
3- Benfica - O principal bairro da Zona Norte de Juiz de Fora
4- Granbery - Importante bairro da região central de Juiz de Fora
5- Cascatinha - O bairro do Independência Shopping
6- Manoel Honório - movimentado bairro da Zona Leste de Juiz de Fora
8- Milho Branco - periferia de Juiz de Fora, realidade urbana da grande maioria de nossas cidades
9- Juiz de Fora (MG) A cidade além dos prédios do centro-sul, bairros residencias da região nordeste Jardim Bom Clima e Quintas da Avenida
10- Poço Rico - o bairro do Cemitério Municipal de Juiz de Fora


7- Alto dos Passos
Zona Sul de Juiz de Fora

O Alto dos Passos é um tradicional bairro de classe média localizado no início da Zona Sul de Juiz de Fora, tem um comércio variado e até um pequeno mall, sendo uma opção dos moradores que não querem se deslocar ao centro. O bairro concentra uma grande variedade de barzinhos e restaurantes atraindo muitas pessoas nos finais de semana. Ele conta com dois importantes hospitais públicos, a Santa Casa e o Pronto Socorro, além de escritórios, escolas e clínicas especializadas. Apesar de ser um bairro comercial ele também é residencial, os moradores sofrem com os transtornos causados pela quantidade de bares espalhados pelas ruas do bairro. O Alto dos Passos é extremamente movimentado, pois é uma importante área de ligação do centro para outros bairros da Zona Sul, a população é de aproximadamente 8.500 habitantes.

Localização:



AV. RIO BRANCO

1. Com seus 7 KM de extensão a Rio Branco corta boa parte da cidade, e uma delas faz parte do bairro Alto dos Passos.


2. Construção conhecida como "Castelinho da Rio Branco", atualmente funciona uma clínica de diagnóstico por imagem.


3. Alguns prédios públicos (entrada do HPS e prédio do Procuradoria Regional da Fazenda) ao fundo a obra do residencial Grand Classic.


4. Prédios no início do Alto dos Passos.


5. Santa Casa


6.


7. Igreja Nossa Senhora dos Passos, localizada dentro da área da Santa Casa.


8. Pronto Socorro Municipal - HPS


9. Senac


10. Casarões que ainda resistem a verticalização do bairro.


11.


12.


13. Círculo Militar


14. Casarão abandonado


15. Esse pertence a uma faculdade da cidade.


16.


17. Baixinhos


18.


19.


20. Altos


21.


22. Blocões numa rua paralela a Rio Branco.


23. Atravessando a avenida.


24. Grafitagem


25. Nesse espaço funciona além de uma academia de ginástica, um supermercado 24h, farmácia 24h e um espaço para eventos.




RUA MORAIS E CASTRO

26. A Morais e Castro é a principal rua do bairro, servindo de ligação para o bairro São Mateus, concentra várias lojas, restaurantes e bares e também o pequeno Alameda Shopping.


27. Quiosque, só faltou o mar.


28. Entrando na Morais e Castro


29. Sentido oposto, Alameda ao lado.


30. Esquina com rua Padre João Emílio.


31. Sequência de lojas, bares, restaurantes e lanchonetes.


32.


33.


34.


35.


36. Esquina com Barão de São Marcelino.


37. Descendo a rua.


38.




Alameda Shopping

39. O Alameda é um pequeno mall que concentra cerca de 50 lojas, praça de alimentação e cinema com 5 salas de exibição, além de cobertura wi-fi disponível. Tem 16 mil m² de área construída e foi inaugurado em 1999.

40.

41.

42.

43.

44.

45.




RUA DOM VIÇOSO


46. A Dom Viçoso é a rua mais larga do bairro, serve de ligação para outros bairros da Zona Sul.


47.


48. Restaurantes e lanchonetes

49.

50.

51.

52.


53. Residenciais

54.

55.




RUA MACHADO SOBRINHO

56. Outra rua importante do bairro, foto da parte mais residencial.


57. parte mais comercial, esquina com Severiano Sarmento.


58. Próximo da esquina com Morais e Castro

59.





RUA SEVERIANO SARMENTO


60. Também concentra grande número de barzinhos.

61.


62. Parte mais residencial


63. Esquina com rua Pedro Botti




RUA PEDRO BOTTI

64. Essa rua também dá acesso a parte alta do bairro.


65. Esquina com rua D. Zely Lage.


66. Próximo da esquina com Morais e Castro.


67. Subindo a rua.

68.




RUA BARÃO DE AQUINO

69. Essa é uma rua importante no meio bairro.


70.

71.

72.


73. Esquina com Dom Viçoso.





RUA DOM SILVÉRIO

74. A Dom Silvério é também uma importante via de ligação do bairro ao restante da Zona Sul.


75. Sentido oposto.


76. Essa rua tem uma urbanização mto ruim.





RUA FRANCISCO SENRA

77. A Francisco Senra serve de ligação da Rio Branco ao bairro.

78.





RUA BARÃO DE SÃO MARCELINO

79. Essa rua liga o bairro a Av. Rio Branco.

80.



OUTRAS RUAS:

RUA PADRE JOÃO EMÍLIO
81.


RUA ONOFRE MENDES
82.
 
See less See more
83
#14 · (Edited)
Valeu mesmo, esses canteiros das fotos 26 e 27 foram revitalizados a pouco tempo, ficou legal mesmo... antes essa área era bem degradada.

Completíssimo, legal o bairro, especialmente pela mistura de tradição com modernidade, pena que o céu não tenha ajudado.
Pois é Fabius, o bairro tem recebido alguns lançamentos, mas é cheio de prédios mais antigos e alguns casarões tb.

O bairro é bem agradável, tem uma excelente infra estrutura, JF está construindo cada vez mais alto, o Grand Classic é um exemplo. tenho acompanhado ele no estágio da obra, não para de subir, impressionante. O thread ficou ótimo, Driano, vale por postar. :cheers:
Valeu Santista, JF agora já rompeu a barreira dos 30 agora vamos ver qdo chega o primeiro quarentão... sempre bom ver seus comentários lá nas obras da cidade...:eek:kay:

A avenida é muito bonita com esses casarões!

Imagino esse local à noite :banana::banana::banana:

Gosto de cidades que a população tem o costume de comer fora, isso as torna mais interessantes. Tira umas fotos do povo à noite...
A noite o bairro se transforma, as ruas ficam intransítáveis... qq hora tira umas fotos a noite e coloco aqui pra vc ter uma noção de como é aquilo...:lol:

Nossa, gostei demais dessa região, aparenta dar aos moradores uma boa qualidade vida. As fotos estão excelentes Driano, parabéns!
Valeu Valter, o bairro é ótimo tem de tudo, mas a qualidade de vida principalmente pra quem gosta de sossego não é das melhores, os moradores tem que conviver com o barulho dos bares e da multidão que fica nas calçadas.

Os casarões são lindos, espero que estejam devidamente tombados!
Não Bruno, infelizmente será cada vez mais raro ver esses casarões em pé na Rio Branco.

Adoro o ambiente das zonas de bares e "butecos qualificados"...aqui em GV eu sempre saio para conhecer algum bar novo e qualificá-lo com amigos...essa qualificação acaba servindo para os outros amigos, é uma rede de informação...somos mineiros neh rs..
Quanto à cidade e ao bairro mais especificamente é isso, um bairro com ar gostoso...adoro Juiz de Fora!
Aí Bruno, qdo for em GV quero conhecer essa listinha antes... valeu! :)

Vamo dizer assim q alto dos Passos é a vila mariana de jf...
Pois é, o Alto dos Passos é o local dos barzinhos dos "playboys" o bairro São Mateus é dos universitários e o São Pedro tem de tudo, deus da boate mais sofisticada da cidade até o barzinho mais alternativo.

Muito lindo o lugar, parabéns a Juiz de Fora!
Valeu!

Boas fotos Driano, o Alto dos Passos é isso aí mesmo, sem o movimento dos bares a noite claro. Bem retratado.
Valeu cara, fotografar a noite é complicado e tb ali não ficaria mto a vontade, mas seria legal mostrar pro pessoal que não conhece ter uma noção de como essas ruas ficam né.

Mais um thread didático do Driano. Muito bom!
Legal quando você delimita o bairro na vista do satélite, é bom para quem não conhece bem a cidade entender.

Comentários sobre algumas fotos:

9 - Eu acho muito legal esse prédio do SENAC. Tem uma boa arquitetura, e tem aquele muro-escultura que é bem bacana, merecia uma foto mais de perto!

10 - Eu tenho vontade de esganar a topeira que pega um casarão antigo e coloca um letreiro luminoso bem no meio, sem a menor harmonia com a arquitetura do prédio. Tenha dó!!

13 - O Círculo Militar é outro que merecia uma foto mais enquadrado. Ele é lindíssimo e aquela escadaria é muito classuda!

14 - Nossa, é de dar dó...será que vão deixar esse casarão lindo fechado até ruir? :(

17 - Acho que esse prédio azul tem uma rampa curva, bem característica dos anos 40/50, como alguns prédios de higienópolis em SP. Pena que não saiu na foto.

25. Não é nesse lugar que tem uma galeria que imita uma vilazinha antiga? Acho aquilo divertido!

27. Esse quiosque é novo, né? Ficou MUITO legal!!

35. Essas casas meio joão-e-maria, como a da direita, são a cara de JF. Aquele restaurante (La Caprese?) é bem charmoso.

65. Esse restaurante TIL ficou muito lindo, moderníssimo e chique. Merecia uma foto mais de perto também!

Enfim, é um bairro bastante interessante, que está um pouco sofrido (calçamento, asfalto, a bendita fiação aérea e a pintura dos prédios), mas tem um potencial incrível.

Obrigado mais uma vez por suas fotos, Driano, é sempre legal ver os seus threads!
Valeu mesmo cara, informação aqui é sempre bem vinda, então acabo criando o thread pensando justamente em quem não conhece a cidade e tal.

Poxa mto bem colocado esses comentários, tirei algumas fotos tentando mostrar o bairro de forma mais ampla, alguns angulos realmente poderiam ter sido melhores né, mas tava com pressa... estou devendo um thread como uma abordagem mais arquitetônica da cidade, aí mostro melhor os detalhes.

Tava sumido do thread de obras da cidade heim, JF tem vários lançamentos em andamento.
 
#6 ·
Nossa, gostei demais dessa região, aparenta dar aos moradores uma boa qualidade vida. As fotos estão excelentes Driano, parabéns!
 
#8 ·
Adoro o ambiente das zonas de bares e "butecos qualificados"...aqui em GV eu sempre saio para conhecer algum bar novo e qualificá-lo com amigos...essa qualificação acaba servindo para os outros amigos, é uma rede de informação...somos mineiros neh rs..
Quanto à cidade e ao bairro mais especificamente é isso, um bairro com ar gostoso...adoro Juiz de Fora!
 
#12 ·
Mais um thread didático do Driano. Muito bom!
Legal quando você delimita o bairro na vista do satélite, é bom para quem não conhece bem a cidade entender.

Comentários sobre algumas fotos:

9 - Eu acho muito legal esse prédio do SENAC. Tem uma boa arquitetura, e tem aquele muro-escultura que é bem bacana, merecia uma foto mais de perto!

10 - Eu tenho vontade de esganar a topeira que pega um casarão antigo e coloca um letreiro luminoso bem no meio, sem a menor harmonia com a arquitetura do prédio. Tenha dó!!

13 - O Círculo Militar é outro que merecia uma foto mais enquadrado. Ele é lindíssimo e aquela escadaria é muito classuda!

14 - Nossa, é de dar dó...será que vão deixar esse casarão lindo fechado até ruir? :(

17 - Acho que esse prédio azul tem uma rampa curva, bem característica dos anos 40/50, como alguns prédios de higienópolis em SP. Pena que não saiu na foto.

25. Não é nesse lugar que tem uma galeria que imita uma vilazinha antiga? Acho aquilo divertido!

27. Esse quiosque é novo, né? Ficou MUITO legal!!

35. Essas casas meio joão-e-maria, como a da direita, são a cara de JF. Aquele restaurante (La Caprese?) é bem charmoso.

65. Esse restaurante TIL ficou muito lindo, moderníssimo e chique. Merecia uma foto mais de perto também!

Enfim, é um bairro bastante interessante, que está um pouco sofrido (calçamento, asfalto, a bendita fiação aérea e a pintura dos prédios), mas tem um potencial incrível.

Obrigado mais uma vez por suas fotos, Driano, é sempre legal ver os seus threads!
 
#19 ·
Sobre os casarões, acho dificil q a maioria venha a resistir com a especulação imobiliaria.
Os q ñ estão sobre os "cuidados" de alguma instituição estão abandonados. Deveriam passar por um processo de revitalização para ñ se dizer "ta vendo tem q demolir mesmo ninguem cuida"
 
#27 ·
JF é uma cidade interessante ao nível da rua, eu não acho a cidade tão fotogênica vista de panorâmicas.

Seus threads são os mais bem montados desse forum, qdo percebo que tem um thread de sua autoria, sei que vem coisa boa!

Gostei mto do bairro, me pareceu mto movimentado mesmo, boemio e com boas opções de lazer. Me lembrou algumas regiões de grandes metropoles no país!

Tem uns prédios mto altos e bem bonitos tb. O Alameda Shopping não é bonito, mas não me pareceu ser tão pequeno assim.

Agora esses casarões....show a parte; acho que daria pra fazer um dos melhores threads do SSC só com os casarões de JF!!!

Gosto da av. Rio Branco, tem partes nela que colocaram cerca no canteiro central?

É impressionante o aspecto cosmopolitano de Juiz de Fora, nunca se parece tratar de uma cidade com 500k habitantes, não que seja pouco, mas passa a impressão de ser mais de 1 milhão de pessoas vivendo aí!

Quero visitar a cidade ainda esse ano...no mais, só aguardando mais um thread de JF. Abraço.
Valeu Bruno! Qdo vier avisa que a gente tenta marcar alguma coisa...:eek:kay:

JF tem esse aspecto mesmo, vc já pegou o espírito da cidade de tanto ver threads sobre ela né... o que falta aqui é uma estruturação urbana melhor, nisso a cidade ainda é um pouco precária, mas só com o aumento de investimentos que isso pode mudar, a Zona da Mata atualmente é uma região pobre sem tantos atrativos econômicos e isso reflete tb em JF...:eek:hno:

Como disse num outro comentário, ainda estou devendo um thread com uma abordagem mais arquitetônica, mostrando os casarões e os prédios mais interessantes não só da Rio Branco mas de outras áreas da cidade. Respondendo sua pergunta algumas partes da Rio tem essas grades para impedir que as pessoas atravessem fora das faixas, geralmente em áreas mais movimentadas.

O máximo essas fotos, a região é muito interessante !
JF me impressiona, é uma mistura forte de construções degradadas e até feias, com casarões antigos maravilhosos e tb lojas e edifícios modernos com arquitetura de altíssima qualidade, enfim, pretendo conhecer essa cidade, depois de BH, minha cidade mineira preferida.
:)
Valeu Truta, JF é bem isso mesmo que vc disse.

Parabéns !!!
Thread muito bem montado, com várias explicações úteis e belas fotos..
Continue nos mostrando os outros belos bairros de JF..
Valew !!!
Valeu, vou continuar, agora que retomei a série sobre bairros, vem mais alguns por aí...:)

Sem dúvida é o melhor bairro pra quem curti barzinhos, gente bonita, o problema é a música sertaneja né, mas enfim, já gastei um dinheiro f*dido nesse bairro.

Ótimas fotos Driano!!!
Thread bem detalhista!

:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:
Sério que tão tocando sertanejo diteto no Alto dos Passos agora? Faz mto tempo que não vou pra lá, aliás nunca foi minha praia gosto mais dos barzinhos do S. Mateus, cervejinha mais barata gente menos metida...:lol:

Eu voltei com a minha série sobre bairros, o Jardim Glória já ta qse pronto, só falta tirar fotos da Rua João Pinheiro e perto daquela pça do bar do Leo.
 
#23 ·
Seus threads são os mais bem montados desse forum, qdo percebo que tem um thread de sua autoria, sei que vem coisa boa!

Gostei mto do bairro, me pareceu mto movimentado mesmo, boemio e com boas opções de lazer. Me lembrou algumas regiões de grandes metropoles no país!

Tem uns prédios mto altos e bem bonitos tb. O Alameda Shopping não é bonito, mas não me pareceu ser tão pequeno assim.

Agora esses casarões....show a parte; acho que daria pra fazer um dos melhores threads do SSC só com os casarões de JF!!!

Gosto da av. Rio Branco, tem partes nela que colocaram cerca no canteiro central?

É impressionante o aspecto cosmopolitano de Juiz de Fora, nunca se parece tratar de uma cidade com 500k habitantes, não que seja pouco, mas passa a impressão de ser mais de 1 milhão de pessoas vivendo aí!

Quero visitar a cidade ainda esse ano...no mais, só aguardando mais um thread de JF. Abraço.
 
#24 ·
O máximo essas fotos, a região é muito interessante !
JF me impressiona, é uma mistura forte de construções degradadas e até feias, com casarões antigos maravilhosos e tb lojas e edifícios modernos com arquitetura de altíssima qualidade, enfim, pretendo conhecer essa cidade, depois de BH, minha cidade mineira preferida.
:)
 
#26 ·
Sem dúvida é o melhor bairro pra quem curti barzinhos, gente bonita, o problema é a música sertaneja né, mas enfim, já gastei um dinheiro f*dido nesse bairro.

Ótimas fotos Driano!!!
Thread bem detalhista!

:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:
 
#30 ·
Pois é, cidades com esse tipo de topografia tendem a ser mto compactas e densas.

Belas fotos Driano! Que bom que vc voltou com a série de bairros de Juiz de Fora.

Ando um pouco sumida do fórum, mas sempre que posso entro prá ver fotos.
Realmente o Alto dos Passos é o Point dos bares de Juiz de Fora, prá quem gosta de agitação e de futebol é o que tem de melhor. Só não moraria nele.
Parabéns! o thread ficou completo.
Vc tava sumida heim Laura... pois é, depois de um tempinho resolvi criar coragem e voltar a fotografar os bairros...:lol:
 
#29 ·
Belas fotos Driano! Que bom que vc voltou com a série de bairros de Juiz de Fora.

Ando um pouco sumida do fórum, mas sempre que posso entro prá ver fotos.
Realmente o Alto dos Passos é o Point dos bares de Juiz de Fora, prá quem gosta de agitação e de futebol é o que tem de melhor. Só não moraria nele.
Parabéns! o thread ficou completo.
 
#31 ·
Show de bola, Driano ! E é legal ver tantos usuários daqui de JF postando nos seus tópicos. Gosto do Alto dos Passos, mas como sempre vemos as calçadas e ruas degradadas, juntamente com a fiação aérea. Coisa típica daqui e, imagino eu, de 99% do Brasil. Valeu pelas fotos !
 
#32 ·
Valeu mesmo, JF tá com uma turminha boa e participativa agora no fórum... esse problema das calçadas é meio crônico aqui né, a Cemig podia fazer um projeto junto a PJF para aterrar a fiação pelo menos em algumas ruas e avenidas desses bairros mais comerciais da cidade.

Vou continuar a série de bairros, o problema é a falta de tempo e o sol queimando...:lol:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top