SkyscraperCity Forum banner

Grutas de Maquiné e Rei do Mato em Minas Gerais.

59K views 166 replies 30 participants last post by  Marcelo Olisa 
#1 · (Edited)
Aqui estão algumas fotos que tirei nas "Grutas de Maquiné" e "Rei do Mato", nas proximidades de Belo Horizonte. Aconselho a qualquer turista que vier a Minas Gerais, que não se limite a visitar as cidades históricas e a capital, mas que também incluam estas duas grutas e se possível, a Gruta da Lapinha também.
Foi na Gruta de Maquiné, que no século XIX, o cientista dinamarquês, Peter Lund, descobriu os primeiros vestígios dos homens pré-históricos brasileiros aos quais chamou de " Homens de Lagoa Santa".Foi nesta região também que ele encontrou diversos fósseis de animais extintos da " Era do Gelo" .As pesquisas de Lund em Minas influenciaram até Charles Darwin em sua teoria da evolução. Apesar dele ter acreditado que as grutas mineiras eram vestígios do dilúvio bíblico já que dentro delas, se achou muitos fósseis de peixes e outras espécies de água salgada, já hoje, a Ciência afirma que estas grutas são o que restou do fundo do antigo " Mar de Bambuí" . Os achados de Peter Lund em Minas estão , na maior parte, no Museu de Copenhague na Dinamarca e parte do acervo vai retornar a Minas para se fazer um museu no mais novo roteiro turístico que Minas terá , a "Linha Lund" ( projeto do governo mineiro para criar mais um grande atrativo pra os turistas que vierem a BH na Copa do Mundo).
( as fotos foram tiradas com uma câmera Canon Power Shot SX 110 e as fotos estão hospedadas no Photobucket do forista Marcelo Lisa )

:) ATENÇÃO: Há mais fotos na página 2, que foram adicionadas pelo forista Rene Hass o qual esteve presente neste meu passeio na gruta em julho de 2009.

O mapa das três principais grutas abertas à visitação pública , com boa infra-estrutura, próximas de BH:

Rei do Mato- 62 kms de BH , Maquiné - 114 kms de BH e Lapinha-48 kms de BH ( desde a Praça Sete)

1-A Gruta de Maquiné , vista de fora.


2-Do lado de fora da gruta, podemos ver , ao alto, esta pintura rupestre que fica nesta posição que fotografei .( não é a foto que foi esquecida de ser invertida)


3-Aqui eu inverti a foto para que vocês pudessem ver o homem pré-histórico pintado por ele mesmo.Um auto-retrato? :)


4-Ao passarmos a roleta, vemos este pré-salão.Lá dentro há belos e grandiosos salões que encantaram Peter Lund, o qual chamava esta gruta de " Castelo de Fadas" e como o " mais belo lugar do mundo".


5-Dentro da gruta, cada visitante tenta decifrar as estranhas formas e a imaginação vai longe. Alguns enxergam bombas atômicas, morcegos, caras de animais etc. Seria este , da foto ,um osso?


6- Eu enxerguei na parte escura o rosto de uma caveira. Mas sei que ninguém mais deve ter visto esta aberração típica de filmes de terror.:lol:


7-Este é um dos mais famosos : o carneiro. Tentem enxergar a cabeça dele do lado esquerdo da foto.


8-Alguns enxergam aqui um véu de noiva e outros enxergam uma cascata.


9-Este ambiente foi digno de ser filmado pra o último capítulo da novela " A Viagem" e era o inferno onde caía o personagem de Guilherme Fontes.


10-


11-


12-


13-


14-


15-


16-


17-


Agora vou lhes mostrar as fotos que tirei na Gruta Rei do Mato que é a que eu acho a mais bela de Minas , mesmo tendo a Maquiné, o título de a gruta mais bela do mundo.

18-


19-A Gruta Rei do Mato tem um tom esverdeado em grande parte dela e isto pode ser notado nesta foto assim como em várias seguintes. Os turistas que vocês vêem na escadinha-pontezinha à direita , eram alguns dos vários paulistas que desceram de dois ônibus de excursão e que disseram para a guia da gruta que eram paulistas mas que o ar que respiravam era de Minas, por estarem numa cidade muito próxima da fronteira. :lol:


20-


21-


22-


23-Pus esta foto, para que vocês possam ver como são as escadinhas-pontezinhas que permitem que turistas visitem as grutas abertas ao turismo em Minas, com segurança.


24- Parte do teto.


25-


26-


27-


28-


29-


30-


31-


32-


33-


34-E para quem não me conhece, aqui está o fotógrafo que as tirou :)




Espero que tenham gostado das fotos e que as comentem!
 
See less See more
35
#4 ·
Tesão o lugar, dava até pra gravar um filme de terror, alguém do fórum poderia até inventar um roteiro. :|
Imagine só o festival de trashisse que isso ia ficar.

Interessante, que quando civilizações mais antigas fazem vandalismo, é pintura rupestre, e quando os maloqueiros fazem pinturas rupestres, é vandalismo. :eek:hno:

Eu não preciso explicar que isso foi uma ironia, preciso?

Obrigado pelos comentários , Cláudio e EduPR.

EduPR,
Se olharmos pelo ponto-de-vista atual, as pinturas rupestres não deixam de ser grafitis em rocha e não pichações em si, no sentido de vandalizar. Na minha opinião , a grande diferença é que o homem pré-histórico tinha uma visão mágica da natureza e de sua vida em geral e por isso utilizava as pinturas como forma de feitiço para encantar os animais pintados e desta forma , facilitar a futura caça. Ele não via suas pinturas como uma agressão à natureza até porque para ele a natureza era um ente a ser dominado e não destruído para que ele pudesse sobreviver. Isto é muito diferente da atitude de jovens que vivem numa época onde sabem que seus atos, se forem em cavernas, estarão ajudando na destruição ambiental ou mesmo do patrimônio histórico e artístico. Infelizmente há pichações sobre pinturas rupestres em algumas cavernas de Minas.
 
#3 ·
Tesão o lugar, dava até pra gravar um filme de terror, alguém do fórum poderia até inventar um roteiro. :|
Imagine só o festival de trashisse que isso ia ficar.

Interessante, que quando civilizações mais antigas fazem vandalismo, é pintura rupestre, e quando os maloqueiros fazem pinturas rupestres, é vandalismo. :eek:hno:

Eu não preciso explicar que isso foi uma ironia, preciso?
 
#93 ·
Tesão o lugar, dava até pra gravar um filme de terror, alguém do fórum poderia até inventar um roteiro. :|
Verdade...principalmente se for de terror... :lol:
E com tantas imagens que o povo enxergou, já temos todo o elenco do filme. Podemos contratar o bonequinho estilizado que a Thina gostou dele pra ser o protagonista. O título poderia ser " Zé palito e os seres da caverna ". :lol:
 
#9 ·
Belo trabalho, inclusive pela qualidade das fotos no ambiente escuro das cavernas. :eek:kay:
Obrigado, Debarembar e Fabius ( seus nicknames estão mais parecendo de um bárbaro e de um romano :lol: OBS: mas entendi que é " de bar em bar" ) . Se vierem a Minas, visitem as grutas! :)
 
#6 ·
^^
^^ Eu escrevi de zuação, mesmo. :D

Não tem coisa mais asquerosa do que aqueles corações com nomes de namorados escritos com corretivo em pedras ou em árvores.
Dá vontade de apagar com a cara de quem escreveu.

No caso da pintura rupestre, a pedra era o "papel" da época.
É quase como um livro que ajuda a ter uma idéia do modo de vida daquele tempo. Aí é interessante.
 
#7 ·
Eu vi que era zoação porque ao quotar sua mensagem , aparece em " White" que é ironia. Mas eu quiz esclarecer porque muita gente agora vai achar o thread pelo google em pesquisas ao colocar as palavras " pintura rupestre" seguidas de " pichação".
Leia os três últimos parágrafos deste link. Ali também dá pra ver mais uma foto de pinturas rupestres mineiras:
http://artefactto.com/arquivos/AOL-2008.pdf?PHPSESSID=07d3309ce08ba07818a9a485b898733b

Abraço e obrigado por participar dos comentários do thread! :)
 
#10 ·
Noooossa ! Cavernas são tão assustadoras pra mim... Ainda assim, gosto de olhar as formações e muitas vezes vejo outras coisas nelas, como faço ao observar nuvens..:lol:

Consegui ver a caveira, Marcelo ! Na foto 6. É meio como a máscara de Pânico...rs
Vi tb a ovelhinha da foto 7, a orelhinha caidinha...mas a "lã" dessa deve ser gelada..:); na foto 10, parece coral petrificado, né ? Mas pensei num cérebro tb. Na foto 14, vi uma abóbora gigante ! :lol: E na 32, um trono... Viajei demais ? :lol:

A única caverna que conheço é a do Diabo...e eu demorei pra entrar, viu ? :lol:
http://www.cavernadodiabo.com.br/

Ei..e porque está tão sério na última foto, Marcelo ? :)

Parabéns pelo thread, viu ?
 
#17 · (Edited)
Ih , Déa! Se você conseguiu enxergar a caveira e o trono, pode saber que a abóbora que você viu foi a mesma do Halloween. No escuro, certamente você veria algum detalhe nela que seriam olhos e boca prestes a se abrir numa gargalhada pra te ver correr de medo.:lol:
Você viu um trono numa das formações da Gruta Rei do Mato mas sabe que na Gruta de Maquiné tem um Salão chamado de Salão do Trono? E há uma formação chamada Bolo de noiva. E há uma pedra chamada de " pedra do sino" porque ao batermos nela , ela faz barulhos iguais de sinos.
E quanto a eu estar sério na foto , isto é coisa minha mesmo: eu acho que saio melhor nas fotos quando estou sério do que quando estou sorrindo. :)
 
#18 ·
Interessante e muito bem explicado, realmente abre nossa imaginação o formato das pedras sem falar das belezas e cores refletidas.
parabens! maravilhoso.
Eu já fui nas grutas de Maquiné, e adorei ! É sensacional !

Sem dúvida, é uma atração imperdível !

Foi o maior complexo de grutas/cavernas que já fui até hoje. O tamanho impressiona. E a beleza também. E muito bom que vai o guia junto, explicando mil coisas que não saberíamos sem ele.

Valeu pelo thread !
Conheço apenas a do Maquiné e sou apaixonado pelo lugar.

Realmente merece uma visita.

Parabéns pelo thread, Marcelo. :eek:kay:
Que lugar lindo! Belíssimas (e com ótimo tamanho pro meu computador) fotos :lol:

Valeu, Marcelo! :applause:

Obrigado pelos comentários, pessoal! E se acharam estas fotos bonitas, sendo que foram tiradas em julho, imagina o que achariam se vissem a mesma gruta em janeiro quando devido às chuvas há um efeito de refletir-se as belas imagens do teto nos pequenos lagos que se formam em alguns salões ! :)
 
#13 ·
Eu já fui nas grutas de Maquiné, e adorei ! É sensacional !

Sem dúvida, é uma atração imperdível !

Foi o maior complexo de grutas/cavernas que já fui até hoje. O tamanho impresiona. E a beleza também. E muito bom que vai o guia junto, explicando mil coisas que não saberíamos sem ele.

Valeu pelo thread !
 
#15 ·
Se não me engano, é na abertura do filme O Paciente Inglês que aparece uma tal de gruta dos nadadores, com umas figuras pré-históricas muito iguais :)nuts:) às que fotografaste, e que de repente, são animadas e passam a agir como se nadassem.

Será que os nossos amigos desenhistas não andaram nadando por ali em outros tempos. Quem sabe, se tiver algum curso de água por perto ...

Lindas fotos, nem sabia da existência desses lugares, ainda mais tão perto(?) da capital.

Abraço, Marcelo!
 
#19 ·
Se não me engano, é na abertura do filme O Paciente Inglês que aparece uma tal de gruta dos nadadores, com umas figuras pré-históricas muito iguais :)nuts:) às que fotografaste, e que de repente, são animadas e passam a agir como se nadassem.

Será que os nossos amigos desenhistas não andaram nadando por ali em outros tempos? Quem sabe, se tiver algum curso de água por perto ...

Lindas fotos, nem sabia da existência desses lugares, ainda mais tão perto(?) da capital.

Abraço, Marcelo!
Sim, ficam próximas de BH. E dá pra ver as duas num mesmo dia mesmo parando um tempinho pra almoçar em algum restaurante com fogão à lenha que haja na estrada. Além destas duas, eu recomendo também a Lapinha que fica em Lagoa Santa, que apesar de pequena , é cheia de belas surpresas. :)
E para ver os animais da " Era do Gelo" que foram achados em grutas mineiras como estas assim como para saber mais sobre Peter Lund, vá ao Museu de Ciências Naturais da PUC em BH ( já fiz um thread sobre ele. Veja -o no seguinte link:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=894330 ).
 
#23 ·
^^^^^^^^^^^^^^
Déa, eu me lembrei que você gosta de literatura e não podia deixar de te dizer que a Gruta de Maquiné fica em Cordisburgo, a terra natal de Guimarães Rosa, o autor de " Grande Sertão Veredas". Quem vai na gruta, geralmente visita também a casa onde ele nasceu onde funciona um museu.
 
#25 ·
Grutas de Minas Gerais (Maquiné e Rei do Mato) – bonus pix by Rene com autorização do Marcelo

Bem, eu estava neste passeio junto com o Marcelo e também fiz algumas fotos. Com a permissão do Marcelo, partilho algumas delas com vocês.

Eu sigo a numeração do Marcelo. Todas as fotos, com exceção da foto 51, foram tiradas por mim em julho de 2009.

I – GRUTA DO MAQUINÉ

Foto 35: Uma igrejinha colonial em Cordisburgo.


Foto 36: Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo, a cidade onde fica a Gruta do Maquiné.


Foto 37: Estrada para a Gruta do Maquiné.


Foto 38: Outra foto da estrada.


Foto 39: Restaurante que fica pouco antes da entrada da Gruta do Maquiné


Foto 40: Entrada da Gruta do Maquiné


Foto 41: Interior da Gruta do Maquiné.


Foto 42: Interior da Gruta do Maquiné.


Foto 43: Interior da Gruta do Maquiné.


Foto 44: Interior da Gruta do Maquiné.


Foto 45: Interior da Gruta do Maquiné.


Foto 46: Interior da Gruta do Maquiné.


Foto 47: Almoço no restaurante da Gruta do Maquiné: Feijão Tropeiro e outras iguarias mineiras, hiper deliciosas.


Foto 48: Os bifes.


Foto 49: Não me lembro o nome. Marcelo, me ajuda!


Foto 50: Eis como ficou o meu prato. Ai, que delícia e que saudade!


II – GRUTA REI DO MATO

Foto 51: Uma das raras fotos em que eu apareço aqui no SSC. Se eu não me engano, foi o Marcelo o autor dessa foto.


Foto 52: Estacionamento da Gruta do Rei do Mato, belo com essas árvores do cerrado.


Foto 53: Entrada da Gruta do Rei do Mato.


Foto 54: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 55: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 56: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 57: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 58: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 59: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 60: Interior da Gruta do Rei do Mato.


Foto 61: Interior da Gruta do Rei do Mato.


III – ESTRADAS ENTRE AS GRUTAS DE MAQUINÉ E REI DO MATO

Este é o momento road thread. Como eu adoro tirar fotos das estradas, eu não poderia deixar de tirar algumas, ainda mais com essa paisagem linda do cerrado.

Foto 62:


Foto 63:


Foto 64:


Foto 65:


Foto 66:


Foto 67:


Foto 68:


Foto 69:


Foto 70:


Foto 71:


Foto 72:


Foto 73:


Foto 74:
 
#26 ·
Renê,
Eu nem me lembrava mais que vc tinha fotografado as estradas. Ficaram ótimas as fotos do Cerrado na beira da estrada.
E na foto 42, o cara de blusa vermelha e mochila, lá embaixo , sou eu! :lol:
Adorei a foto da igrejinha. Ela parece de lego ou de ligue-ligue, brinquedo que existia na minha infância no milênio passado. :)
 
#34 · (Edited)
Bonus pix ! :banana:

Adorei ! A igrejinha da 35, tão típica de Minas, né ? E a casa de Guimarães...
gosto das janelas ..:)

Na gruta, a foto 43 parece uma boca aberta...banguela, mas uma boca..:lol:
Na 58, vejo um fantasma tipo Gasparzinho, no canto direito..:lol: A 61..já falei do muffin...rs..ah ! e as fotos das comidinhas...hmmmm...me deu fome...rs

E na foto 51...olha o Rene aí, gente ! Tb sério, como na foto com o Marcelo...
 
#37 ·
Bonus pix ! :banana:

Ih, Déa, infelizmente não guardei bonus pics porque pus todas que eu tinha. Na verdade , eu tenho várias outras mas em que eu e o Rene Hass aparecemos e aqui não é álbum do Orkut pra eu colocar fotos pessoais. :nuts:
Vou ficar te devendo a não ser que o outro forista do SSC que estava conosco ( O Wilton Lage ) tenha algumas fotos diferentes das nossas que ele queira pô-las mas eu não tenho as fotos dele salvas e ele anda meio ausente daqui porque tem estado hiper ocupado.
 
#41 ·
Tá aí uma coisa que eu ainda preciso fazer. (Dentre muitas...:bash:)
O legal é que meu monitor é mega escuro e mesmo assim as fotos ficaram bem nítidas.
Interessantíssimo esse roteiro. E de brinde ainda tem comida mineira...:cheers:

Obrigado por compartilhar e parabéns pelo thread, Marcelo e Rene!
 
#44 ·
Realmente o interior do Brasil tem muitas surpresas e o roteiro das grutas é um dos que escondem talvez os maiores segredos. Em breve, estará pronta toda infra-estrutura em volta da Gruta da Lapinha com o novo museu que citei na abertura do thread e o acervo vindo da Dinamarca assim como haverá uma série de passarelas para termos vista panorâmica da Lagoa do Sumidouro e também de pinturas rupestres vistas de perto. Além disto, existe um projeto de se fazer o Parque dos Primeiros Americanos na região onde foi encontrada a mulher mais antiga das Américas, Luzia.
 
#45 ·
“E, mais do que tudo, a Gruta do Maquine - tão inesperadamente grande, com seus sete salões encobertos, diversos, seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando risos de luz – ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja.” Guimarães Rosa
 
#46 ·
Os salões da gruta de Maquiné e o que se pode ver em cada um deles:

As câmaras
1ª câmara
Chamada “Vestíbulo”, é totalmente iluminada pela luz exterior que penetra por uma larga abertura. Tem 88 pés de comprimento, 66 de largura e 26 de altura. Elevam-se do solo diversas massas colossais de estalagmites, uma das quais está próxima à entrada. As mais afastadas se reúnem num grupo que sobe até a abóbada e, se confundindo, forma a parede do fundo, onde existem dois grandes blocos de quartzo destacados de uma enorme camada do mesmo mineral, que se vê no calcáreo, justamente acima.

2ª câmara
É denominada “sala das colunas”. Tem 122 pés de comprimento por 74 de largura. À esquerda, perto da entrada, destacam-se massas enormes de estalagmites que se erguem até à abóbada e ligam à parede que separa esta câmara da precedente. Outras massas, indo quase de uma parede à outra, se elevam diante das primeiras, deixando apenas uma pequena descida. A camada de estalagmites aí existente foi perfurada em diversos lugares para extrair a terra salitrosa. Ela contém, aqui e ali, considerável quantidade de pequenas ossadas e de dentes.

3ª câmara
Chamada do “altar ou do trono”, tem 220 pés de comprimento, 116 de largura e 50 pés de altura. Perto da entrada, acha-se ornada da tapeçaria gigantesca de uma estalactite branca de brilho e de beleza extraordinários. Um grupo de estalactites que separa esta câmara da precedente envia um ramo para cada lado e os dois formam entre si um grande nicho disposto em anfiteatro, em cuja entrada vê-se uma figura de 25 pés de altura, representando um urso sobre o pedestal.

4ª câmara
Tem a denominação de “Carneiro”, tem 60 pés de comprimento, 66 de largura e 36 de altura. Distingue-se das precedentes por apresentar o solo em grande parte coberto de montões de gesso em pó. Destaca-se, ainda, nesta sala, além da figura de um carneiro, a figura imponente de um cogumelo atômico.

5ª câmara
denominada “Salão das Piscinas”, tem 78 pés de comprimento, igual largura e 60 pés de altura, formando a parte mais profunda da gruta. O visitante se deslumbra com suas elegantes formas e com a soberba ornamentação de suas paredes. No centro, existe uma grande bacia de 5 pés de profundidade, cujas paredes estão revestidas de rosetas ou delicados cristais de espato calcáreo. Grandes massas de estalagmites ornam as bordas opostas da bacia, assemelham-se a antigas estátuas e concorrem com as paredes artisticamente enfeitadas de estalactites, dando a esta sala notável semelhança com um banho antigo, excedendo-o, porém, nas belezas dos brilhantes cristais que luzem em seus muros.

6ª câmara
Denominada “Salão das Fadas”, tem 108 pés de comprimento e 50 pés de altura. Aí foram encontradas grandes ossadas de animais, inclusive o resto de um megatério (a atual preguiça). Segundo Dr. Lund, “nenhuma outra caverna produzira combinações tão admiravelmente belas como as que se encontram nesta parte da gruta. No fundo há uma passagem para outro compartimento, onde parece se terem reunido todos os esplendores que a formação das estalactites pode produzir. As obras artísticas do mais alto gosto e a mais rica arquitetura são ali produzidas. Aqui, um belo templo surpreende nossa vista; ali, levanta-se um altar; mais longe ergue-se uma colossal coluna de delicado gosto; além, vê-se uma cascata cujo límpido primores da natureza são realçados pelos mais delicados ornatos de formas tão fantásticas, quanto de bom gosto: franjas, grinaldas, frisos e uma infinidade de outros enfeites se apresentam. Toda a câmara e todas as figuras nela existentes estão cobertas de uma crosta de cristais delicados de carbonato de cálcio, ora do mais puro branco, ora diversamente coloridos, realçados por um revestimento brilhante. Os esplêndidos reflexos produzidos pela luz, ferindo as Inúmeras facetas deste cristal deslumbram a vista de modo que o homem se julga transportado a um palácio de fadas. A mais rica imaginação poética não saberia criar tão explêndida morada para seres maravilhosos; diante desta notável gruta ela seria forçada a confessar a sua impotência.” Os companheiros de Dr. Lund permaneceram muito tempo mudos à entrada deste templo e, involuntariamente, exclamaram: “Milagre! Deus é grande”! Dr. Lund disse: “nunca meus olhos viram nada de mais belo e magnífico nos domínios da natureza e da arte.”

7ª câmara
É dividida em duas partes: a 7ª A, denominada “Salão Dr. Lund”, que tem 138 pés de comprimento, 72 de largura e 50 pés de altura. Ela desce sempre, formando bacias consideráveis. Esta sala é a mais importante pela quantidade de ossadas que possui. Há, no meio da câmara, uma abertura de 2 pés de largura por 15 pés de profundidade, por onde escoa todo o excesso de água da gruta. Segue a 7ª B, denominada “Salão do Cemitério”. É a maior de toda a gruta. Mede 534 pés de comprimento por 184 pés de largura. É revestida de uma camada quebradiça de estalagmites de gesso em pó que cobre o solo, a qual, por fim, se amontoa até a abóbada. Grande fragmentos de calcáreo se acha espalhada na maior desordem, com aspectos de mausoléus, o que justifica o nome de cemitério.”

Fonte: Histórico da Gruta do Maquine (folder).
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top