search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 31st, 2009, 01:32 PM   #61
ETR
Paulistano

ETR's Avatar

Likes (Received): 0

E eu que achei que fosse andar de monotrilho só na Disney........

Sponsored Links
Old August 31st, 2009, 02:26 PM   #62
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 12119

Acho que ainda não havia sido postada a foto da [url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u616950.shtml]reportagem da folha:

Edit: Em tempo: vi que o HGP postou a imagem; mas só consegui visualizá-la depois de entrar no site da folha. Parece que há problemas de cache; é mais adequado fazer uma cópia da imagem e apontar para ela.
Ela confirma para a região de Santo Amaro as propostas de monotrilhos municipais que havia em uma apresentação do ano passado. Posto novamente para comparação:

Na região em questão, há algumas pequenas alterações de traçado, em parte adequando-o ao plano viário da região, mas a ideia geral continua válida. O segundo e mais antigo mapa também mostra que parte das rotas imaginadas pelo Rodalves para a zona oeste também estão nos rascunhos da prefeitura.
Sobre a proposta de extensão pela Berrini, vejo como primeiro problema o conflito com a L17, que quer seguir exatamente parte deste trajeto em sua busca pelo melhor ponto para atravessar o rio Pinheiros. Por outro lado, uma linha Berrini/Faria Lima, se possível tangenciando a planejada V. Maria-Águas Espraiadas, além de conectada à L9 em alguns pontos, poderia ser interessante. Mas concordo que a prioridade deveria ser as áreas mal servidas de transporte coletivo - sem esquecer que estas pessoas de áreas periféricas não querem transporte para passear em outras regiões periféricas, mas para busca de trabalho, educação...
Sobre Diadema, vale lembrar que, ao anunciarem o "VLT" para São Bernardo, anunciou-se que no futuro haveria um "VLT" ligando Diadema ao Jabaquara e São Judas. Parece-me plausível fazer um ramal da L17 que aproveitaria o fato de a linha operar em meia capacidade nos trechos entre Congonhas e L1.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 02:53 PM   #63
Martini87
Registered User

Likes (Received): 3

Eu achei interessante essa proposta porque põe a região de MBoi Mirim no sistema sobre trilhos. É uma maneira muito boa de combater a exclusão social sofrida pelos habitantes daquela região. Eu estive presente numa apresentação da semana de tecnologia e o expositor (o nome dele era Laurindo, se não me engano) estava mostrando por meio de tabelas, fotos e vídeos o desastre que é a Estrada do MBoi Mirim. Ela registrou 26 mortes por atropelamento num ano!

E o trecho "redundante" à L9 eu não acho ruim não, pelo contrário, alivia a L9 no seu trecho mais carregado, que é entre Santo Amaro e Berrini. Só acho que o monotrilho deva ser prolongado até o largo da Batata (L4), pois a Faria Lima está bem mais longe da L9 que a Berrini. Como na Berrini a maioria dos prédios ficam entre a Berrini e a Marginal, até é possível ir a pé confortavelmente da estação. Já na Faria Lima isso não acontece, já que a maioria dos prédios ficam NA avenida, a uns 300 metros da Marginal.

Assim, todos os grandes centros financeiros da cidade (Centro, Paulista, Faria Lima, Berrini e futura Chucri Zaidan) ficarão atendidos decentemente pela rede de transportes, com radiais de transporte de massa para todos os vetores principais. O povo que diz "se tivesse metrô eu não usava carro" não vai ter desculpa mais, hein!
Martini87 no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 03:57 PM   #64
MONORAIL
BANNED

Pra mim, eu acho MONOTRILHO mais agradavel de se andar, que ônibus ou metrô. O mais bacana é que monotrilhos podem entrar dentro de condomínios, shoppings, supermercados, emfim, por ter uma estrutura muito mais "leve" que um metrô, dá pra enfiar ele onde bem quer. Eu não quero aqui fazer previsões nem nada, mas eu acho que a população vai amar esses monotrilhos. Se for tocado pela iniciativa privada então, levanta a mão pro céu que vai funcionar muito é bem, podem anotar...

Last edited by MONORAIL; August 31st, 2009 at 04:02 PM.
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 05:24 PM   #65
Claudio_ABC
Registered User

...

Last edited by Claudio_ABC; September 4th, 2009 at 04:57 AM.
Claudio_ABC no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 05:44 PM   #66
Guille Panebianco
Registered User

Guille Panebianco's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:
Originally Posted by Claudio_ABC View Post
Fala sério! Compare em qualquer ângulo os ônibus de SP (PRIVADíSSIMOS) com o metrô/CPTM (ESTATAIS!!!) e você verá que a sua religião (privatismo) é FALSA!
Bom, a Linha 4 será privada. Aí poderemos ter uma base melhor de comparação.

Pq todos nós sabemos que existe um cartel das empresas de ônibus em São Paulo...

¿Quién los ve andar por la ciudad si todos están ciegos?
Julio Cortázar
Guille Panebianco no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 06:00 PM   #67
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by Guille Panebianco View Post
Bom, a Linha 4 será privada. Aí poderemos ter uma base melhor de comparação.

Pq todos nós sabemos que existe um cartel das empresas de ônibus em São Paulo...
Bem colocado. Os serviços de ônibus e de metrô têm realidades muito diferentes - em termos de histórico, de lisura do marco regulatório, de aporte de recursos públicos, de cuidado por parte da população, além da óbvia diferença operacional - que não se oferece uma comparação adequada. Se a candidata à comparação por parte dos ônibus/empresa privada for a Metra, o cenário já seria outro.

Comparar similares é mais justo. Na espera da L4 que ainda não opera, CPTM x Supervia/Rio seria um bom exemplo - ambas herdeiras da CBTU estatal, sinal de que (in)eficiência não se deve buscar exclusivamente na dicotomia estatal/privado. Na comparação, não deveria pesar apenas qualidade percebida do serviço, mas também o investimento público necessário para tal.

A propósito, desqualificar a ideia alheia como religiosa mostra uma postura no mínimo igualmente dogmático-religiosa...
Old August 31st, 2009, 06:29 PM   #68
rkj
Registered User

Likes (Received): 1565

Já foi citado antes sobre monotrilhos que a combinação rede elétrica aérea + monotrilho tem um visual ruim. É de se investigar se nessas ligações há planos de "sumir" com os postes... o que pode ser feito tanto por aterramento quanto por uma galeria dentro da sustentação do monotrilho, quem sabe ?
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 06:47 PM   #69
Claudio_ABC
Registered User

...

Last edited by Claudio_ABC; September 4th, 2009 at 04:58 AM.
Old August 31st, 2009, 06:53 PM   #70
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 1094

faltou aqui a linha que cortará a Vila Olimpia...

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 07:54 PM   #71
andre-per
atitude de calhorda!

andre-per's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Fala sério! Compare em qualquer ângulo os ônibus de SP (PRIVADíSSIMOS) com o metrô/CPTM (ESTATAIS!!!) e você verá que a sua religião (privatismo) é FALSA!
nossa, que comparação. se é assim, compare um lada com uma bmw e veremos que sua religião estatista é lenta, barulhenta, desconfortável, brega e altamente poluente hahaha.
andre-per no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 08:52 PM   #72
Claudio_ABC
Registered User

...

Old August 31st, 2009, 09:10 PM   #73
MONORAIL
BANNED

O operador do monotrilho de Tokyo é 100% privado:
Chama-se TOKYO MONORAIL CO. LTD e seus acionistas são:
-Jr. East 70%
-Hitachi ltd 12%
-Japan airlines 9%
-All Nippon Airways 9%

Acho que é perfeitamente factivel termos um grande operador privado para os monotrilhos paulistas!
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 09:36 PM   #74
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 39350

Quote:
Lada? Pensei que você estivesse falando dos ônibus da Grande SP! Hahaha

Quando comparei os ônibus com o sistema sobre trilhos, não pensei nas vantagens e desvantagens de cada meio de transporte, mas sim no histórico de planejamento, gestão, respeito ao usuário, etc.

Nestes quesitos, o metrô é campeão absoluto. Mesmo a CPTM, com todo o histórico de baixo investimento, tem feito verdadeiros milagres. Agora, a SPTrans... SuperVia...

Por acaso: muita gente (eu não!) costuma dizer que se algo só existe no Brasil e não é jaboticaba, então não presta. Pois bem: em Nova Iorque, Paris, Roma, Tóquio, etc, estas cidades "de quinta", o sistema de transportes é estatal.

[Uma exceção notável é o monotrilho de Tóquio! Preciso investigar...]
Outra exceção é o sistema de transportes de Londres, que era 100% estatal até os anos 1980 e hoje é totalmente privatizado.
Old August 31st, 2009, 09:51 PM   #75
Claudio_ABC
Registered User

...

Old August 31st, 2009, 10:45 PM   #76
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Likes (Received): 6

nao tem como fazer monotrilho subterraneo?
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 10:50 PM   #77
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

É contra-producente, pois o perfil veículo+trilho é muito maior que o de um VLT convencional, por exemplo, exigindo que o túnel escavado seja mais alto - e mais caro. Talvez um pequeno trecho, em uma linha predominantemente elevada, seria viável. Mas não conheço nenhum caso em que tenha sido feito.
Old August 31st, 2009, 10:57 PM   #78
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 2953

Quote:
Originally Posted by MONORAIL View Post
O operador do monotrilho de Tokyo é 100% privado:
Chama-se TOKYO MONORAIL CO. LTD e seus acionistas são:
-Jr. East 70%
-Hitachi ltd 12%
-Japan airlines 9%
-All Nippon Airways 9%

Acho que é perfeitamente factivel termos um grande operador privado para os monotrilhos paulistas!
Ok, mas você não pode comparar a iniciativa privada lá do Japão com as daqui do Brasil. São 2 mentalidades e visões diferentes, apesar que ambas visam o lucro. A diferença é que a de lá visa o lucro e também a qualidade (já que para os consumidores, um serviço que for mal prestado condena a empresa de uma forma que dificilmente consegue recuperar essa mesma confiança), e as daqui (referindo-me aos onibus), só querem saber do lucro e estão pouco se lixando para os passageiros...
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 10:58 PM   #79
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Likes (Received): 6

sei la, eu gosto da ideia de monotrilho, mas no trecho berrini/faria lima acho que deveria ser metrozão mesmo e deixar a antiga linha C como "expresso", parando nas estações de conexão e em um ou outro ponto mais importante ( ex santo amaro,morumbi, berrini e pinheiros, talvez algumas outras, nao sei ). Esse metro poderia ir até a estação morumbi e de la "se juntar" com a linha C, e dai no trecho até o grajau circulariam duas linhas na mesma via, uma q seria local e passaria pela berrini/faria lima até sabe la deus onde, e outra expressa, q pararia em menos estações.
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 11:03 PM   #80
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 2953

você tinha perguntado o novo nome da linha da marginal pinheiros, agora ela é chamada de "Linha 9 - Esmeralda"
richter30 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules