search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 31st, 2009, 10:04 PM   #81
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 330

Eu só acho que por um monotrilho paralelo à linha 9, no mapa que o gerd postou isso fica claro torna-se redundante... Vcs acham que a Linha 9 vai explodir de demanda assim? Parece que não será feito nada na linha 9 no sentido de aumentar frota e disponibilizar mais lugares. Agora, os monotrilhos ligando as linhas de metrô que não se cruzam eu achei fantástico. Eu só repensaria mesmo esse grande trecho. A Anhanguera e adjacências merece sim um transporte melhor, porque não fazer então até a linha 7,8,9 ou 2 ???

Sponsored Links
Old August 31st, 2009, 10:16 PM   #82
MONORAIL
BANNED

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
Ok, mas você não pode comparar a iniciativa privada lá do Japão com as daqui do Brasil. São 2 mentalidades e visões diferentes, apesar que ambas visam o lucro. A diferença é que a de lá visa o lucro e também a qualidade (já que para os consumidores, um serviço que for mal prestado condena a empresa de uma forma que dificilmente consegue recuperar essa mesma confiança), e as daqui (referindo-me aos onibus), só querem saber do lucro e estão pouco se lixando para os passageiros...
Claro que não! Eu penso que se em São Paulo tivermos um operador privado, seria interessante que o fabricante dos monotrilhos que vencer a licitação (ex: hitachi, bombardier) tivesse mais de 51% das ações do operador do sistema, até porque o fabricante não vai querer ver a qualidade de seu produto, incluindo serviços, etc, cair...não é?
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 10:16 PM   #83
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 2689

Quote:
Originally Posted by HGP View Post
Eu só acho que por um monotrilho paralelo à linha 9, no mapa que o gerd postou isso fica claro torna-se redundante... Vcs acham que a Linha 9 vai explodir de demanda assim? Parece que não será feito nada na linha 9 no sentido de aumentar frota e disponibilizar mais lugares. Agora, os monotrilhos ligando as linhas de metrô que não se cruzam eu achei fantástico. Eu só repensaria mesmo esse grande trecho. A Anhanguera e adjacências merece sim um transporte melhor, porque não fazer então até a linha 7,8,9 ou 2 ???
ô louco, como assim nada? a linha vai receber 8 novos trens com 8 carros cada até meados de 2011, já recebeu 12 novos trens com 4 carros no ano passado (ou melhor dito 6 trens com 8 carros cada) e pelo que foi dito na visita do dia 23/08, após a conclusão da extensão da linha 5 até klabin, a demanda da linha 9 (que irá subir consideravelmente com a inauguração da linha 4), irá cair bastante qdo a linha 5 chegar a klabin....

Last edited by richter30; August 31st, 2009 at 10:22 PM.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 10:19 PM   #84
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 330

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
ô louco, como assim nada? a linha vai receber 8 novos trens com 8 carros cada até meados de 2011, já recebeu 12 novos trens com 4 carros no ano passado (ou melhor dito 6 trens com 8 carros cada) e pelo que foi dito na visita do dia 23/03, após a conclusão da extensão da linha 5 até klabin, a demanda da linha 9 (que irá subir consideravelmente com a inauguração da linha 4), irá cair bastante qdo a linha 5 chegar a klabin....
Coloquei a expressão mais no sentido interrogativo - Para estarem propondo monotrilho, parece que não se fará mais nada na linha 9... Concordo plenamente contigo que o sistema linhas8 e 9 vai crescer ainda mais , então, partindo disso, porque fazer 30 km de Monotrilho paralelos???
Old August 31st, 2009, 10:20 PM   #85
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 11598

Desde que encontrei este mapa, achei fantástica a proposta de linha que segue um trajeto dente de serra ao longo da franja oeste e sudoeste da cidade (este, não este:).

Projetos similares poderiam atender outras periferias...

Quanto aos projetos para Faria Lima e Sumaré, podem até ser úteis, mas parecem-me de prioridade menor...
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 10:21 PM   #86
richter30

richter30's Avatar

Quote:
Originally Posted by HGP View Post
Coloquei a expressão mais no sentido interrogativo - Para estarem propondo monotrilho, parece que não se fará mais nada na linha 9... Concordo plenamente contigo que o sistema linhas8 e 9 vai crescer ainda mais , então, partindo disso, porque fazer 30 km de Monotrilho paralelos???
Monotrilho paralelo a linha 9 seria ruim. O bom seria se ele percorresse a Av.Brigadeiro Faria lima e seguisse para a região da lapa ou barra funda, integrando com a estação Faria lima da linha 4 e lapa das linhas 7 e 8...
Old August 31st, 2009, 10:38 PM   #87
andre-per
atitude de calhorda!

andre-per's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Claudio_ABC View Post
Lada? Pensei que você estivesse falando dos ônibus da Grande SP! Hahaha

Quando comparei os ônibus com o sistema sobre trilhos, não pensei nas vantagens e desvantagens de cada meio de transporte, mas sim no histórico de planejamento, gestão, respeito ao usuário, etc.

Nestes quesitos, o metrô é campeão absoluto. Mesmo a CPTM, com todo o histórico de baixo investimento, tem feito verdadeiros milagres. Agora, a SPTrans... SuperVia...

Por acaso: muita gente (eu não!) costuma dizer que se algo só existe no Brasil e não é jaboticaba, então não presta. Pois bem: em Nova Iorque, Paris, Roma, Tóquio, etc, estas cidades "de quinta", o sistema de transportes é estatal.

[Uma exceção notável é o monotrilho de Tóquio! Preciso investigar...]
meo, ce ja andou de ônibus em qualquer outro lugar do mundo? a qualidade é a mesma, te garanto. é uma parada movida a diesel, ce quer que seja silenciosa como o metrô? e desde quando metrô não sacoleja também? agora, se você quer falar de planejamento, ok, provavelmente o metrô conta com uma logística melhor, por ter uma verba maior. mas o sistema de ônibus de são paulo não é nenhuma porcaria. e o planejamento do metrô também não é nenhuma maravilha, vide a linha 3, que segue o mesmo trajeto de ferrovias já existentes, ou os planos de expansão que mudam completamente a cada 3 meses, sem ter concluído 10% do então planejado.

e se é pra falar em planejamento e gestão, ainda sou mais a bmw do que qualquer estatal soviética :P
andre-per no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 11:16 PM   #88
Mexicano21
Nem td que reluz é trilho

Mexicano21's Avatar

Likes (Received): 30

Uma linha de monotrilho na Berrini / Funchal / Faria Lima, paralelo à linha 9, seria bastante interessante (mas talvez um metrô pesado fosse melhor ainda). Longe de dividir demanda, acho que elas iriam se complementar e aumentar o número de deslocamentos na região. Uma parcela muito grande da população das zonas sul e sudoeste trabalha no Centro, embora ele seja mais distante que a região da Berrini/Faria Lima. Mas enquanto o Centro já está absolutamente saturado, essa região ainda está crescendo. A linha 9 ainda será a única ligação com Osasco (e municípios atendidos pela linha 8) e Grajaú, demanda não vai faltar, ela já está bastante lotada e a tendência é lotar ainda mais com a conclusão da linha 4. Uma melhor distribuição do transporte na região é altamente bem vinda.
Mexicano21 no está en línea   Reply With Quote
Old August 31st, 2009, 11:18 PM   #89
Claudio_ABC
Registered User

Likes (Received): 0

...

Last edited by Claudio_ABC; September 4th, 2009 at 03:59 AM.
Claudio_ABC no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 12:24 AM   #90
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 625

se não tivesse tantos ônibus nas regiões mais centrais, o problema estaria resolvido...

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 01:13 AM   #91
inf3rno
O inferno é logo ali...

inf3rno's Avatar

Likes (Received): 50

Quote:
Originally Posted by MONORAIL View Post
Claro que não! Eu penso que se em São Paulo tivermos um operador privado, seria interessante que o fabricante dos monotrilhos que vencer a licitação (ex: hitachi, bombardier) tivesse mais de 51% das ações do operador do sistema, até porque o fabricante não vai querer ver a qualidade de seu produto, incluindo serviços, etc, cair...não é?
A idéia é essa mesmo!
inf3rno no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 02:34 AM   #92
Claudio_ABC
Registered User

...

Old September 1st, 2009, 02:58 AM   #93
andre-per
atitude de calhorda!

andre-per's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Claudio_ABC View Post
Já andei de ônibus em vários lugares. Acho que pior que São Paulo, só o Rio de Janeiro...

Problemas gritantes em SP:

-A oferta na periferia é insuficiente nos horários de pico;

-As concessionárias estão preocupadas, quando muito, em cumprir o número de viagens obrigatório em contrato. Não há nenhuma preocupação com o usuário (as filas nos terminais podem ficar do tamanho que for, que nenhuma providência será tomada );

-O planejamento, quando existe, é muito lento. Problemas como superlotação, atrasos, demoram anos para serem considerados. Para tudo há uma desculpa: o trânsito.

- Linhas com os mesmos itinerários há mais de 30 anos. Será que já ouviram falar em pesquisa origem-destino?

- etc...

Eu só queria entender qual vai ser o "esquema" do monotrilho. Com os ônibus, as fontes de roubalheira são óbvias (planilhas de custos infladas regadas a subsídios, sonegação de contribuição previdenciária,...).
como se o metrô sequer chegasse na periferia, como se não houvesse superlotação também, como se não houvesse projetos de 30 anos atrás, muito distantes da são paulo do tamanho de hoje. não tou falando que o metrô é um lixo e o ônibus é perfeito, longe disso, mas essa lógica de que o privado é ruim e o estatal é bom tá longe de ser verdade. o metrô tem uma malha muito mais reduzida, muito mais fácil de dar conta, do que a cptm, por exemplo. não é a toa que tem um padrão de qualidade tão alto. agora, o sistema de ônibus de são paulo pode ter muitas falhas, mas tá longe de ser ruim. acho que você nunca pegou ônibus em florianópolis, salvador, recife, maceió, isso sem falar nas cidades médias e pequenas. e eu ainda prefiro pegar ônibus em são paulo do que certas linhas da cptm, estatais por sinal.
andre-per no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 03:08 AM   #94
rkj
Registered User

Likes (Received): 1524

Quote:
Originally Posted by andre-per View Post
como se o metrô sequer chegasse na periferia, como se não houvesse superlotação também, como se não houvesse projetos de 30 anos atrás, muito distantes da são paulo do tamanho de hoje. não tou falando que o metrô é um lixo e o ônibus é perfeito, longe disso, mas essa lógica de que o privado é ruim e o estatal é bom tá longe de ser verdade. o metrô tem uma malha muito mais reduzida, muito mais fácil de dar conta, do que a cptm, por exemplo. não é a toa que tem um padrão de qualidade tão alto. agora, o sistema de ônibus de são paulo pode ter muitas falhas, mas tá longe de ser ruim. acho que você nunca pegou ônibus em florianópolis, salvador, recife, maceió, isso sem falar nas cidades médias e pequenas. e eu ainda prefiro pegar ônibus em são paulo do que certas linhas da cptm, estatais por sinal.
O Metrô L3 chega em Itaquera, que sempre foi considerado periferia... até que chegou o metrô, e hoje é praticamente centro expandido da ZL.

Você pode estar invertendo causa com efeito.
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 03:17 AM   #95
MONORAIL
BANNED

Likes (Received): 3

Pessoal, uma pausa para o que eu considero a ferrari dos monotrilhos:
É a minha homenagem para o monotrilho do parque temático Disney California, que juntamente com monotrilhos de outros parques temáticos, ajudaram a promover esse meio, com design futuristico e look arrojado, uma alternativa diferente para complementar outras modalidades de transporte urbano em cidades ao redor do mundo. Seat back and relax, há, e não esqueça, vá por cima!!!!!!!

Na prancheta:

Realidade:

Last edited by MONORAIL; September 1st, 2009 at 04:22 AM.
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 04:12 AM   #96
richter30

richter30's Avatar

Quote:
Originally Posted by rkj View Post
O Metrô L3 chega em Itaquera, que sempre foi considerado periferia... até que chegou o metrô, e hoje é praticamente centro expandido da ZL.

Você pode estar invertendo causa com efeito.
Acrescente também Capão redondo da linha 5...
Old September 1st, 2009, 04:15 AM   #97
Sim, sou eu!
BANNED

Likes (Received): 5

Bom, como elemento da paisagem urbana fica bem interessante né
Sim, sou eu! no está en línea   Reply With Quote
Old September 1st, 2009, 04:41 AM   #98
Claudio_ABC
Registered User

...

Old September 1st, 2009, 05:02 AM   #99
richter30

richter30's Avatar

Se fosse o metrô ou o trem seria melhor né?

ouvi falar que depois que o trem voltou a atender o bairro de Grajaú (com a modernização e "re-expansão" da linha 9 de jurubatuba até grajaú, que o tempo de percurso entre berrini e grajaú caiu consideravelmente com o trem....
Old September 1st, 2009, 05:20 AM   #100
Claudio_ABC
Registered User

...

Reply

Thread Tools

Posting Rules