daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Continental Forums > Africa > Southern Africa > Angola > PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) > São Tomé e Príncipe

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 31st, 2013, 10:20 AM   #21
Paperyostrich
I am not from Zimbabwe

Paperyostrich's Avatar

Likes (Received): 193

Quote:
Originally Posted by Kangaroo MZ View Post
It's good that Angola is investing in ST&P! I hope things get well in Guinea as well.
Have you seen the Guinea-Bissau thread? The country is really starting to get interesting projects, mainly from China, but Angola is investing in the banking system and phosphate reserves

Paperyostrich está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 31st, 2013, 11:34 AM   #22
Kangaroo MZ
corre negada

Kangaroo MZ's Avatar

Likes (Received): 1051

Phosphate reserves in ST or Guinea?
Old March 31st, 2013, 11:37 AM   #23
Paperyostrich
I am not from Zimbabwe

Paperyostrich's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kangaroo MZ View Post
Phosphate reserves in ST or Guinea?
I meant bauxite haha, but I'm sure there are phosphate reserves in either country

Old April 6th, 2013, 10:19 PM   #24
Matthias Offodile
Registered User

Matthias Offodile's Avatar

Likes (Received): 64

Quote:
Empresa luso-angolana investe na pesca semi-industrial em São Tomé e Príncipe

2013/04/05 Notícias

A empresa luso-angolana Geo-pesca vai investir, em São Tomé e Príncipe, cerca de quatro milhões de euros num projecto de pesca semi-industrial, de acordo com a TVS, a televisão pública do arquipélago.

O porta-voz do grupo, Victor Madaleno, disse que a Geo-pesca já dispõe de três barcos apropriados no arquipélago, prontos para iniciar a actividade piscatória, criando com o projecto seis dezenas de postos directos de emprego.

De acordo com a fonte, o projecto lançado pela Geo-pesca deverá entrar em funcionamento dentro de duas semanas, faltando apenas acertar alguns pormenores com as autoridades santomenses.

Para instalação do projecto em São Tomé e Príncipe, a fonte acrescentou que a Geo-pesca, empresa em funcionamento em Angola há cerca de um ano, já investiu cerca de um milhão de euros. (macauhub)

http://www.macauhub.com.mo/pt/2013/0...me-e-principe/
Matthias Offodile está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 14th, 2013, 08:46 PM   #25
Matthias Offodile
Registered User

Quote:
Angola e S. Tomé e Príncipe impulsionam a cooperação

14 de Abril, 2013

A oitava sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola/São Tomé e Príncipe acontece este ano na capital angolana.

Esta foi uma das recomendações saídas do encontro entre José Eduardo dos Santos e Manuel Pinto da Costa, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, no qual os dois chefes de Estado passaram em revista assuntos da actualidade internacional e analisaram a actual situação política no continente africano. A convite do seu homólogo angolano, o Presidente de S. Tomé e Príncipe efectuou uma visita de Estado a Angola de 72 horas, acompanhado por uma delegação de alto nível. Manuel Pinto da Costa reuniu-se em privado na quinta-feira com o seu homólogo angolano e visitou a Zona Económica Especial de Viana.
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, incentivou ontem, em Luanda, os empresários nacionais a se deslocarem a São Tomé e Príncipe e identificarem possíveis áreas de investimento, depois do governo daquele arquipélago ter anunciado a supressão de vistos em passaportes de cidadãos angolanos que se desloquem ao país por um período de 15 dias.
Falando à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após a partida do Presidente são-tomense Pinto da Costa, que visitou Angola por 72 horas, Georges Chikoti considerou que o arquipélago abriu as suas portas aos angolanos de uma forma geral, oportunidade que deve ser aproveitada, sobretudo, por empresários que pretendam investir em diversas áreas como transportes, petróleos, pescas, dentre outras.
O ministro considerou a visita de Pinto da Costa de bastante positiva, assim como as relações de cooperação entre os dois países, avançando que nos próximos dias acontece uma reunião preparatória da comissão mista bilateral. “Eventualmente outras entidades são-tomenses vão poder vir a Angola e vice-versa para relançarmos com maior vigor a nossa cooperação”, disse.
Um comunicado distribuído à imprensa refere que a visita de Manuel Pinto da Costa proporcionou uma “excelente oportunidade para os dois chefes de Estado reverem as relações históricas, culturais e económicas de longa data entre os dois países e para reafirmar o seu engajamento no aprofundamento dessas relações”.
Os dois chefes de Estado, acrescenta o documento, passaram em revista assuntos da actualidade internacional, e analisaram também a actual situação política em África.
Sobre as relações bilaterais, os dois chefes de Estado recomendaram a realização da oitava sessão da Comissão Bilateral de Cooperação em 2013, em Luanda, em data a indicar.
O Presidente Pinto da Costa visitou, no dia 11, seis das 22 unidades industriais já operacionais localizadas na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, e manifestou-se satisfeito com o crescimento que Angola regista.

Pinto da Costa deixou Luanda

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, deixou a meio da manhã de ontem a capital angolana, com destino ao seu país, depois de cumprir uma visita oficial de 72 horas a Angola, com vista ao reforço das relações bilaterais de cooperação.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado de São Tomé e sua comitiva receberam cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, acompanhado de altos funcionários do seu pelouro e diplomatas daquele país africano acreditados em Angola.
A comitiva presidencial de São Tomé e Príncipe, chefiada pelo presidente Pinto da Costa, integrou igualmente a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Natália Umbelina, bem como altos funcionários da Presidência da República.
À margem do encontro entre os dois estadistas, Natália Umbelina anunciou, à imprensa, que o governo do seu país decidiu suprimir os vistos em passaportes dos angolanos que se desloquem ao arquipélago por um período de 15 dias.
A responsável precisou que a medida já foi aprovada pelo Conselho de Ministros e deverá entrar em vigor imediatamente, para facilitar a perspectiva da cooperação que se pretende implementar com Angola, país que as autoridades são-tomenses consideram parceiro estratégico.
http://jornaldeangola.sapo.ao/politi...m_a_cooperacao
Old April 14th, 2013, 08:57 PM   #26
Paperyostrich
I am not from Zimbabwe

Paperyostrich's Avatar

Thank you Matt it's nice to have a helping hand on this thread. STP is definitely a real dark horse

Old May 14th, 2013, 03:05 PM   #27
Kangaroo MZ
corre negada

Kangaroo MZ's Avatar

Likes (Received): 1051

African Development Bank funds training in Sao Tome and Principe
MAY 14TH, 2013 NEWS

Sao Tome and Principe is to receive a donation of US$8 million from the African Development Bank (ADB) to fund training courses for local staff involved in development projects, the resident ADB representative said Monday in Sao Tome.

Martin Septime told Portuguese news agency Lusa that the courses would provide technical training to coordinators of the projects linked to the agricultural, services, and training sectors, all as part of programmes for food safety and combating poverty.

“Training of the coordinators of the projects that the bank is funding is intended to improve execution of those projects to make a greater and more visible impact and get more significant results for beneficiaries,” noted the ADB representative. (macauhub)
Old May 30th, 2013, 09:14 PM   #28
Matthias Offodile
Registered User

Isabel dos Santos invests in Sao Tome and Principe

Quote:
Isabel dos Santos anuncia investimentos em São Tomé

30/05/2013 11:14:00

A multimilionária angolana Isabel dos Santos anunciou no passado dia 29 de Maio, investimentos na área das telecomunicações e da formação tecnológica em São Tomé e Príncipe, país que visitou durante cinco horas, mantendo encontros com o presidente da República e com o primeiro-ministro.

Em declarações aos jornalistas disse que se deslocou a São Tomé e Príncipe para falar com as autoridades locais sobre os projetos que está a financiar no arquipélago.

"Nós viemos a São Tomé e Príncipe no âmbito do investimento que temos neste momento na Unitel, que é a empresa de telecomunicações de Angola", disse Isabel dos Santos.

A filha do presidente angolano, eleita pela revista Forbes como a mulher mais rica de África, falou também em vários outros investimentos que pretende implementar, "sobretudo nas áreas de formação de jovens em tecnologia e gestão", que poderá fazer "muito brevemente".

"Estamos nesse momento a terminar os estudos e rapidamente iniciaremos as obras", explicou a empresária angolana, que almoçou com o Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, no Morro da Trindade, a 10 quilómetros da capital.

"Vamos construir instalações para a Unitel, um centro de formação técnica, vamos criar um centro de apoio para trabalhar com as empresas locais e queremos criar obras dentro das comunidades", explicou que manifesta-se "apostada em alargar a oferta de oportunidade de emprego" em São Tomé e Príncipe.

A primeira visita a São Tomé deixou a multimilionária angolana "encantada" com a beleza da natural da ilha, a que prometeu regressar "muito proximamente para passar uns dias".

Fonte: OJE
Old May 30th, 2013, 09:30 PM   #29
Matthias Offodile
Registered User

Other Angolan investors with investments in Sao Tome and principe...especially in hotels and tourism sector

Quote:
Rui Mendonça trocou sonho europeu pelo regresso às origens

O empresário angolano, de 42 anos, viveu muitos anos entre Portugal e Espanha, mas optou por regressar às origens. Primeiro Angola, onde tem a família, e agora São Tomé e Príncipe.

Há cinco anos, Rui Mendonça, um empresário angolano de 42 anos, aceitou o desafio que lhe foi proposto para implementar e administrar o Banco Equador em São Tomé e Príncipe e mudou-se para aquele país, onde vive sozinho. Uma opção que fez mesmo depois de ter vivido 15 anos na Europa, entre Portugal e Espanha, onde estudou e se formou em Economia. Aquele que seria o sonho de muitos africanos, viver na Europa, estava ao seu alcance, mas a paixão por África falou mais alto. Ainda esteve em Angola, onde vive a sua família, mas acabou por apaixonar-se por São Tomé.

- Viver sozinho, longe da família e amigos, não deve ser fácil...
Rui Mendonça - Não. Mas vou com alguma frequência a Angola, e ultimamente têm sido eles a vir cá. Gostam muito de S. Tomé. É um país muito calmo, em Luanda é tudo muito stressante. Então aproveitam para passar cá um fim de semana, uns dias. Felizmente, porque assim acabo por não sentir muito a falta dos amigos e da família.

- Nunca sentiu necessidade de constituir a sua própria família?

- Evidentemente que sim. Mas nesta situação seria um pouco complicado, uma vez que S. Tomé não oferece ainda as condições que gostaria de dar aos meus filhos. Estamos a falar em termos de saúde, escolas... muito pelos meus compromissos profissionais, e também porque sou ainda jovem, constituir família é um projeto adiado. E depois tenho sobrinhos, o que dá para compensar.

- É um homem de tradições e valores, e o seu pai é, ainda hoje, uma das suas grandes influências...
- Sim. Tento sempre ser como o meu pai, que é uma pessoa que admiro. Pela forma generosa de ser e estar na vida, pelo grande profissional que é e porque me transmitiu sempre grandes ideais, sobretudo de solidariedade e de ajuda ao próximo. Pressupostos que quero manter sempre, quero seguir o seu legado. Sendo filho mais velho, é o mínimo que podia fazer por ele, correspondendo a tudo o que fez por mim. Sei que nunca chegarei onde ele chegou, mas quero chegar o mais perto possível. Se conseguir isso, serei um homem feliz.

- Aos 42 anos, conseguiu já tornar-se um empresário de sucesso, o que o deixa próximo dos objetivos...
- Tento ser um empresário de sucesso! Estamos a começar a desenvolver a nossa empresa e os nossos negócios em S. Tomé, já temos um legado muito maior em Angola, mas acredito que podemos crescer muito neste país. É um investimento estratégico a médio/longo prazo, não pensamos ter lucro já. Estamos no bom caminho e acho que já conseguimos conquistar o respeito e consideração da sociedade são-tomense, e isso motiva-nos a prosseguir nesta senda, neste esforço para reconstruir e fazer crescer este país.

- É um homem de desafios?

- Sou um homem de desafios, gosto de começar projetos, desenvolvê-los e depois entrar noutros desafios. Neste momento, já estou a pensar noutros desafios. Tenho projetos imobiliários de grande vulto aqui para São Tomé, sobretudo no setor hoteleiro e residencial.

- Este país será, então, a sua 'casa' nos próximos anos?
- Acho que sim. Foi o único sítio do mundo, de todos por onde passei, onde decidi construir a minha própria casa, ao meu gosto, como sempre sonhei. Nem no meu próprio país de origem o fiz. Aqui fui muito bem acolhido, sempre fui bem tratado, adoro este povo e acredito no crescimento de São Tomé.

- Esteve em Portugal e em Espanha. Nunca equacionou fixar-se na Europa?
- Não. Nos quinze anos em que estive a estudar, vivi sempre na Europa, mas fiquei desiludido. Isto porque sou uma pessoa de desafios, gosto de partir do zero, de ver as coisas serem criadas e acrescentar valor. Costumamos dizer que em África uma pequena coisa, um pequeno gesto, pode significar muito para muita gente. São essas pequenas coisas que fazemos que nos dão uma satisfação enorme, sobretudo quando vimos os resultados. Na Europa não existe liberdade para criar, para fazer coisas novas. Em África temos que ter espírito de sacrifício, mas é muito gratificante chegar ao fim do dia e percebermos que conseguimos mudar um pouco o mundo.

- Não é fácil viver num país onde os níveis de pobreza são muito elevados...
- A mim choca-me a pobreza, aliás, foi um dos fatores que me chocou mais no meu país. Porque aqui há pobreza, em Angola há miséria. Existem situações dramáticas lá. São Tomé é um país diferente. Deus colocou aqui tudo, não há fome, mas as condições básicas de vida não existem para muita gente. Mas acredito que isso seja reversível. Acredito no futuro deste país.

- Não podemos deixar de falar da White Sand Party, uma festa que organizou e que trouxe várias figuras públicas ao ilhéu das Rolas...
- Sim adorei receber todos aqui... São Tomé tem muitos problemas logísticos, mas toda a equipa que trabalhou para este projeto esforçou-se imenso e conseguiu levar avante aquele que foi o primeiro grande evento realizado em São Tomé.

Good!

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules