daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools
Old December 5th, 2006, 05:25 AM   #1
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 8

Altamira - Pará: o maior município em área territorial

Altamira é uma cidade que muitos já ouviram falar principalmente por ser uma cidade muito densa em area territorial, imagino que a area urbana seja bem pequena e a area rural imensa, ou seja, a cidade deve ser um grande descampado.

População: 85.649 habitantes

Limites:
Norte: Santarém, Gurupá, Medicilândia, Porto de Moz e Rurópolis
Leste: Senador José Porfírio e São Félix do Xingu
Sul: Estado do Mato Grosso
Oeste :Itaituba e Rurópolis

Area territorial: 161.445,9 km² idêntica à do estado do Acre ou aproximadamente metade da ocupada pela Itália, o município paraense de Altamira é o primeiro do Brasil e do mundo em extensão territorial.
Comparando área territorial com 191 países, o município de Altamira é maior que o país que está em 91º lugar Nepal, quase igualando com: Tunísia e Suriname e pouco menor que o Uruguai. Se fosse um país, estaria na 100ª colocação no planeta Terra. Segundo a página da prefeitura de Altamira esta área seria maior ainda: 178.078 quilômetros quadrados.

Está a 742 km de Belem e 458 km de Marabá.

Hidrografia: Rio Xingu

IDH: 0,742

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30
Luiz no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 5th, 2006, 10:51 AM   #2
Hightek
Registered User

Hightek's Avatar

Likes (Received): 0

Desculpa mesmo meu amigo... mas que HORROR de lugar !
talvez as belezas dos remanecentes da floresta Amazonia ao redor
sejam muito interessantes, mas esse povoado ai... sei nao hein!
esta precisando de uns belos investimentos.

Alguem do norte tem alguma novidade sobre a hidroeletrica que estao
tentando instalar ? se nao me engano, no Rio Madeira? onde seria isso?
perto de Manaus?
Hightek no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 11:46 AM   #3
Rondon
:)

Rondon's Avatar

Likes (Received): 761

Caramba véio...
Que mistureba vc fez??????????

Vamo arrumar a casa agora:
Porto Velho-Rondônia: Hidrelétricas do Madeira (Santo Antônio e Jirau)
Altamira-Pará: Hidreletrica de Belo Monte
Manaus-Amazonas: Fica relativamente longe destes empreendimentos
Old December 5th, 2006, 12:44 PM   #4
gutooo
neonico

gutooo's Avatar

Likes (Received): 351

Sempre tive curiosidade de ver fotos de Altamira!

Era bem isso que eu esperava mesmo!

Valeu Luiz!

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 01:55 PM   #5
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Likes (Received): 319

A cidade é um município polo do Estado, fica as margens da Transamazonica, então pessoal, qualquer cidade que fique as margens dessa rodovia, não esperem muito dela.

Mas a região está passando por investimentos, a Hidrelétrica de Belo Monte vai se localizar no município, a Transamazonica esta sendo asfaltada de Marabá até Altamira.

Então antes que alguém chegue detonando a cidade, eu faço isso primeiro.

A cidade se encontra no meio do nada, as cidades vizinhas estão a uma distancia de mais de 100km e a situação delas é mais precária ainda.

A cidade é um poeiral só, vcs podem ver pelas fotos que poucas ruas são asfaltadas. Infelizmente essa é a realidade das cidade na beira da Transamazonica, essa ai so perde para Marabá, em tamanho e infra-estrutura.
Old December 5th, 2006, 02:13 PM   #6
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Feiosinha, mas o IDH nem é tão ruim assim.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 02:15 PM   #7
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 618

Se eu não me engano, nela fica a Serra do Cachimbo.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 02:48 PM   #8
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

São apenas impressão dadas pelas imagens.
Altamira tem poeira sim. Mas é uma cidade bem grande, acredito que um pouco menor que Castanhal. Mas tem muitas ruas pavimentadas e muitos atrativos. Já fui 2 vezes lá e o forte turistico da cidade está no Rio Xingú, e nessas duas vezes subi rio acima e fiquei alguns dias (3 e 4 dias) só se alimentando de tucunaré pescado na hora. Só levávamos sal e arroz, e gelo pra conservar o peixe que era trago.
Agora a parte urbana da cidade te oferece o padrão básico que se pode ter em uma cidade.

A foto 5 é a Escola Maria de Matias, uma das melhores do interior do estado.

A foto 8 é a principal avenida da cidade, Av. Djalma Dutra

A foto 9 é onde concentra os principais empreendimentos da cidade, lojas, bancos, ... alguns parentes meus moram nela.

As fotos 11 à 16 são da praça do mirante, construida na época que o linhão de Tucuruí chegou na cidade. A vista é muito linda pessoalmente.

A foto 27, hehehehe, saudade daquele BR mania.

A cidade de fato é feia, mas em ela compensa pela chuva de mulheres bonitas, a população de quase toda a cidade provém de estados como Minas, Goiás e Paraná.

A Serra do Cachimbo fica em Altamira sim, mas tão longe da sede da cidade, que fica nesse extremo norte do territário, naquele gargalo.
Old December 5th, 2006, 03:07 PM   #9
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1692

Realmente o forte da cidade é o entorno natural. A cidade em si é muito fraquinha, apesar de ter um tamanho até razoável e um IDH idem.

A única parte da cidade que eu achei arrumadinha foi a orla...

Não sabia que tinha Utilar lá (logomarca no banquinho a direita da foto)... a matriz dessa loja é em Porto Velho! Eu já sabia que tinha em Rio Branco, mas não imaginava que uma empresa rondoniense estaria presente tão longe daqui...

Old December 5th, 2006, 03:27 PM   #10
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 115

esse municipio tem mais 69.000 e tal km2 que Portugal
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 03:54 PM   #11
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

@BR - Aqui em BV tb tem Utilar
Old December 5th, 2006, 04:20 PM   #12
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Sério?? Nossa, eu achava que era só em Porto Velho e Rio Branco que tinha. Nem aqui no interior do estado tem...

Quando eu estive em Rio Branco, fiquei surpreso com a quantidade de empresas rondonienses presentes por lá, algumas são líderes de mercado...
Old December 5th, 2006, 04:43 PM   #13
Terra Nova
BANNED

Likes (Received): 0

Luiz, Vitória do Xingu não foi desmembrada de Altamira?
Terra Nova no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 07:11 PM   #14
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 8

Terra Nova, não sei te dizer se houve ou não um desmembramento nessa região.
O que impressiona em Altamira é mesmo a densidade territorial, a cidade é um país dentro do Brasil, mas acho que essa densidade se deve as florestas!! Algum paraense pode dizer melhor!!!!
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 07:30 PM   #15
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 55

161.445,9 km², mais da metade do estado de SP, tudo nas mãos de um município!?!?! Ridículo! Nem se tivessem a maior população e arrecadação do país, a prefeitura daria conta de todo o município!

Depois reclamam de gringos invadindo a Amazônia, nem colonizamos esse país, que moral existe pra impedir que outros o façam! A única coisa que segura esse território no Brasil mesmo, é a soberania nacional, porque o Brasil não chegou ali ainda! Uma prefeitura responsável por 161.445,9 km², 161.445,9 km²!!! É incrível o descaso do governo federal com o país!

Por essas e outras que esse país me envergonha!

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2006, 07:38 PM   #16
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Deixa eu ver se eu vou saber explicar.

Vitória do Xingu foi desmembrado de Altamira, assim como Senador José Porfírio e acho q a maioria dos municipios nessa região. A Hidrelétrica de Belo Monte se localizará em território de Altamira, porém a poucos Km da sede de Vitoria do Xingu. E a região onde será criada a Hidrelétrica tem estudos ou projetos de se criar uma Cidade (Belo Monte) que passaria a ser a capital do Estado.

No projeto de asfaltamento da BR-136 (Santarém-Cuiabá) estuda-se criar vários municípios em suas margens, pois hj a região é um imenso buraco demográfico, há espaços de até 200km de um povoado até outro. No caso se criado, o principal município da região seria Castelo dos Sonhos, que seria desmembrado de Altamira.

Castelo dos Sonhos é um povoado paraense de quinze mil moradores que fica às margens da BR-163, a Cuiabá- Santarém, num trecho em que a rodovia não tem asfalto. Ele fica a mais de mil quilômetros da sede da comarca à qual pertence, Altamira, que, por sua vez, é o maior município do mundo (161 mil km2, quase quatro vezes o Rio de Janeiro), o que, pensando bem, não é nenhuma vantagem. Por ter sido criado quando os garimpos estavam no ápice, nos anos 70, Castelo dos Sonhos tem o nome que tem. “É um lugar perigoso e violento”, atesta Deoclécio Garcia, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altamira. A empresária Ieda Burille, dona do Posto Zelândia, mãe de duas adolescentes, discorda: “Castelo dos Sonhos é o melhor lugar do mundo para criar os filhos”, diz. A distância da sede deu origem a um movimento separatista. “A última vez que a prefeita esteve aqui foi em janeiro. De 2002”, diz Ieda, que é favorável à independência administrativa do lugarejo.
Old December 5th, 2006, 07:50 PM   #17
JaMBa
Ééééééguuuuaaaa

JaMBa's Avatar

Gostei da historinha e resolvi postar ela toda

Retrata bastante a vida na região!

AUTO DE NATAL AÉREO
Fábio nasceu sobre a selva onde tantos morreram
LUIZ MAKLOUF CARVALHO

Castelo dos Sonhos é um povoado paraense de quinze mil moradores que fica às margens da BR-163, a Cuiabá- Santarém, num trecho em que a rodovia não tem asfalto. Ele fica a mais de mil quilômetros da sede da comarca à qual pertence, Altamira, que, por sua vez, é o maior município do mundo (161 mil km2, quase quatro vezes o Rio de Janeiro), o que, pensando bem, não é nenhuma vantagem. Por ter sido criado quando os garimpos estavam no ápice, nos anos 70, Castelo dos Sonhos tem o nome que tem. “É um lugar perigoso e violento”, atesta Deoclécio Garcia, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altamira. A empresária Ieda Burille, dona do Posto Zelândia, mãe de duas adolescentes, discorda: “Castelo dos Sonhos é o melhor lugar do mundo para criar os filhos”, diz. A distância da sede deu origem a um movimento separatista. “A última vez que a prefeita esteve aqui foi em janeiro. De 2002”, diz Ieda, que é favorável à independência administrativa do lugarejo.

Francisca de Souza Oliveira, nascida em Castelo dos Sonhos, tem dezoito anos. Ela é mãe (solteira) de John Kennedy, de dois anos. Ela estudou até a segunda série, sabe ler e escrever, e já passou por poucas e boas na chamada escola da vida. “Essa menina dá trabalho”, diz sua mãe.

Raimunda de Souza Oliveira, mãe de Francisca, é maranhense de Buriti Bravo. Está com 44 anos e teve doze filhos do casamento com o lavrador Valdemir Alves de Oliveira. Cinco morreram. Valdemir também, assassinado. Dos sete vivos, Francisca é a do meio. Raimunda mora em Castelo dos Sonhos com o segundo marido e a filha caçula.

Antônio Capixaba, o pai de John Kennedy, é dono de uma pequena fazenda em Castelo dos Sonhos. Não vive com Francisca, mas ajuda a criar o filho.

Francinaldo, borracheiro de profissão, namorou e engravidou Francisca, que, no entanto, nem sabe o sobrenome dele. “Francinaldo matou um cara para roubar e me batia”, diz Francisca, que o abandonou. Francinaldo fugiu da polícia, desapareceu.

Ricardo Aleixo, 2o tenente-médico da Força Aérea Brasileira, serve na base militar da Serra do Cachimbo, que fica a 120 quilômetros de Castelo dos Sonhos. Em julho do ano passado, Aleixo obteve seu diploma na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Aos 28 anos, ele ganha três mil reais. Casado, sem filhos, sua única experiência com partos foi a que teve na faculdade e nos estágios.

O ônibus saiu do Castelo dos Sonhos no final da tarde da sexta-feira, 6 de outubro. Ele levaria Francisca e Raimunda até Peixoto de Azevedo, onde Francisca teria o segundo filho. Como no nascimento de John Kennedy, o médico prescrevera uma cesariana. Com o hospital do povoado em obras, a recomendação era Peixoto de Azevedo. Trajeto relativamente curto, coisa de 270 quilômetros, mas a nada menos de doze horas de viagem, tais as condições da estrada. Pagaram trinta e oito reais cada uma pelas passagens, saídos, suados, do bolso de Antônio Capixaba, pai de John. Lá pelas onze da noite, a moça começou a ter contrações. Raimunda achou que podia ser alarme falso. A diminuição progressiva da freqüência mostrou que não. A cidade mais próxima, Guarantã do Norte, estava longe. Peixoto de Azevedo, nem se fala: só chegariam lá ao raiar do dia. O que havia, no meio da escuridão, era a base militar da Serra do Cachimbo. As dores lancinantes de Francisca e os apelos de Raimunda fizeram com que o chofer do ônibus pegasse a estradinha de asfalto que chega à entrada do quartel. Era 1h30 da madrugada.

A base militar do Cachimbo vivia há sete dias o lúgubre azáfama provocado pela queda do vôo 1907, da Gol. Era ali que eram transitoriamente guardados os cadáveres dos 154 passageiros do Boeing. Os gritos de Francisca alertaram os sentinelas, que abriram os portões, aceleraram as providências, acordaram quem devia ser acordado. “Ela chegou na base com muitas dores abdominais e contrações”, conta o tenente Ricardo Aleixo. “Eu fiz o exame de toque, a dilatação era de dois centímetros, e a indicação, até pelo histórico do primeiro filho, era de cesariana.” Não havia como fazer a operação no Cachimbo: a base não tinha aparelhagem. Decidiu-se levar Francisca para Cuiabá.

O avião, um bimotor Bandeirantes C-95, abriu a porta às 3h40 da madrugada para que Francisca e sua mãe entrassem. Era a primeira vez que elas viajavam de avião. Junto com ela foram seis tripulantes, entre eles o 2o tenente Aleixo, o cabo-enfermeiro Rocha e o tenente-coronel João Bosco. Deitada numa maca, Francisca entrou em trabalho de parto meia hora depois.

Raimunda Oliveira conta o que ocorreu a bordo: “As dores foram aumentando, e os gritos da Francisca também. Vi logo que a criança queria nascer, que estava na hora dela, mas eles mandavam a Francisca fechar as pernas. Diziam que não sabiam fazer parto, só cuidar de curativo, de perna e de braço quebrado. Quando vi que não tinha jeito, que a criança estava vindo, mandei eles forcejarem a barriga, e segurarem a cabeça da Francisca, que estava toda descangotada de tanto sofrimento, coitada. Aí eles ajudaram, e eu tirei a criança. Fiquei segurando até chegar em Cuiabá, quando cortaram aquele cordão. No meio de toda a tristeza com a queda do avião, foi uma alegria, para nós e para eles, o menino ter nascido ali.”

O relato de Aleixo: “Nós ficamos um pouco assustados que nascesse dentro do avião, porque podiam acontecer complicações mais sérias. Mas a dona Raimunda estava certa, e nós ajudamos, pressionando a barriga pra criança descer. Depois eu amarrei o cordão umbilical, que só foi cortado quando chegamos a Cuiabá.”

A pressa de nascer era tanta que o irmão de John Kennedy veio ao mundo, contra todos os prognósticos, de parto normal. Ele nasceu com quatro quilos e 70 gramas. “Subiram oito e desceram nove”, brinca o tenente-coronel Feijó, da base do Cachimbo.

Em Cuiabá, uma ambulância da prefeitura já os esperava, com um médico, para as providências imediatas e, depois, as fotos feitas na pista do aeroporto com a câmera digital de Aleixo. Levado para um hospital, onde se constatou que o bebezão estava bem de saúde, o trio teve alta no mesmo dia. Foi encaminhado para uma instituição assistencial da prefeitura. Saiu de lá para o aeroporto de Cuiabá na manhã do feriado do dia da criança. Um avião da FAB os levou para a base do Cachimbo — e de lá, num helicóptero, para o Castelo dos Sonhos. O bebê foi registrado em Cuiabá, como Fábio de Souza Oliveira, e não Fabiano, como a FAB disse que a mãe o chamaria, em homenagem ao socorro da base. “Fábio é mais bonito”, diz Francisca
Old December 5th, 2006, 08:22 PM   #18
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Mais uma bela e pitoresca historinha do nosso "planeta" Amazônia...
Old December 5th, 2006, 08:27 PM   #19
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tarcísio Tamarozi View Post
Depois reclamam de gringos invadindo a Amazônia, nem colonizamos esse país, que moral existe pra impedir que outros o façam!
É o que eu acho também. Muitos se orgulham da extensão teritorial do nosso país, mas poucos se dispõem a fazer alguma coisa pra mante-la. E esses poucos normalmente são criticados e recriminados por fazerem isso...
Old December 5th, 2006, 08:34 PM   #20
Andre_RP
1978

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 813

Altamira é do jeito que eu esperava ser..
E o mais impressionante é o tamanho do territorio!!!
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules