SkyscraperCity Forum banner

Itaúnas (ES): Praias, Dunas e Forró!

16K views 69 replies 37 participants last post by  cassianoitu 
#1 · (Edited)
Olá Foristas, :)

Durante o carnaval tive o prazer de revisitar Itaúnas, pequena vila localizada no Extremo Norte Capixaba no Município de Conceição da Barra, que durante anos foi famosa apenas por suas dunas e pelo forró pé-de-serra, mas atualmente tem atraído também um novo público devido sua rusticidade e tranquilidade. O acesso a Vila ainda se dá por estrada de chão (27 km), pois no passado nativos e frequentadores eram contra o asfaltamento, mas após audiências públicas chegaram ao consenso pelo asfaltamento, cujas obras foram iniciadas mas infelizmente encontram-se paralisadas desde 2013 :( . Certamente com a rodovia pavimentada Itaúnas se tornará mais atraente e de certa forma mais “perto” para os turistas.

Na Vila, felizmente, é proibido a construção de prédios, as edificações podem ter no máximo o térreo e o primeiro pavimento, as ruas são de terra batida (por opção) e por lá não se ouve música alta, no máximo o canto dos pássaros durante o dia e da sanfona, durante a noite, pela madrugada, pois os frequentadores costumam sair das casas e pousadas lá por volta da 01 hora. Costuma-se ouvir outros ritmos, como reggae, samba e rock, mas tudo no estilo “alternativo”, nada que lembre a sonoridade das grandes mídias.

Enfim, essa é a terceira vez que visito Itaúnas e é perceptível como o local tem crescido turisticamente, pois além das belas praias há todo um cuidado em se manter a rusticidade da vila, a qual convive harmonicamente com lojas, restaurantes e bares bem estruturados.


E para começar deixo um vídeo de Itaúnas com o seu tradicional forró



A Vila que foi soterrada...

Há muitos anos, a vila possuía uma pequena faixa de mata que a separava do mar. Era essa vegetação que segurava o avanço do lençol de areia, que se movimenta constantemente com a ação do vento Noroeste, muito comum no norte do Espírito Santo. Com a derrubada dessa faixa de mata, entre as décadas de 1950 e 1970, a areia avançou sobre a antiga vila, soterrando-a. Hoje restam apenas algumas ruínas, que podem ser observadas de tempos em tempos, quando a areia as descobre.

Enquanto a vila era encoberta pela ação da natureza, a prefeitura de Conceição da Barra adquiriu terras do outro lado do rio, pertencentes a Teófilo Cabral da Silva. Ali, foi erguida a nova vila, que lá se encontra até hoje.

A Vila de Itaúnas é um local extremamente bucólico, com ruas de barro e casas simples, mas muito conservadas. Há iluminação pública e água tratada e encanada. O povo é hospitaleiro e receptivo, sendo bastante comum se deparar com "nativos" ensinando passos de forró a turistas de todo o mundo, especialmente na alta temporada (partes de dezembro e fevereiro, e os meses de janeiro e julho).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Itaúnas


Localização:



Principais distâncias de Itaúnas para:

Conceição da Barra: 30 km
São Mateus: 52 km
Linhares: 128 km
Vitória: 270 km


01- Iniciando pela praça central e a Igreja de São Sebastião



02- Ao redor da Praça



03-



04- A esquerda o Restaurante Cizinho, bem tradicional na Vila



05-



06-



07-



08- Av Bento Daher



09-



10- Alguns barzinhos



11-



12-



13-



14-



15-



16-



17- Um novo restaurante?



18- Loja de móveis rústicos



19- Barzinho do povo do Reggae



20- E em frente ao point Reggae, claro, artesanato hippie



21- Aqui toca samba e rock



22- E como estamos em Itaúnas, uma casa de forró



23- Buraco do Tatu, tradicionalíssima



24- Pousada Pargos



25- Pousada Girassol



26- Pousada Cambucá



27- Saindo do centrinho da Vila e conhecendo as ruas internas



28-



29- A Vila é muito agradável de andar



30-



31- Pousada dos Corais



32- Muito verde!



33- Entrada de uma residência, muro baixo e árvores



34- Casinha



35- Mais duas bem charmosas



36- Felizmente Itaúnas é bem planejadinha



37-



38- Barzinho fora do point central



39- Muito verde



40-



41-



42-



43-



44- Aluguel Convidativo!



45-



46-



47- Contraste



48-



49-



50- Em Itaúnas a calçada é a grama



51- Pousada A Nave



52-



53- Rio Itaúnas e suas águas calmas e escuras



54- Pequena ilha fluvial



55- Pracinha próxima ao portal



56- A noite em Itaúnas...



57-



58-



59-



60-



61-



62- Mafua Grill



63- Restaurante Sapucaia



64- Um Arrasta-pé



65-



66-



67-



68-



69-



70- Pizzaria Oasis



71- Então chega de fotos da Vila e vamos curtir sua principal atração: a praia e as dunas -> -> -> ->



72- Há várias opções para se chegar a praia, uma delas é a Trilha Tamandaré



73- Entrada da Trilha



74-



75- Natureza!



76- Uma outra opção é encarar e subir pelas dunas, a vista é compensatória



77-



78-



79- No primeiro dia a maré estava alta e a faixa de areia reduzida



80- A temperatura do mar nessa região do ES é excelente, não chega a ser tão quente como as praias do Nordeste, mas também não é tão fria como as águas de Vitória para baixo



81- Já em outro dia a maré estava baixa e com ondas bem fracas



82- No mar de Itaúnas se formam grandes piscinas naturais na areia



83- Anoitecendo




A 16 km de Itaúnas fica a Praia do Riacho Doce, a estrada é de chão, mas em bom estado de conservação


84- Próximo a Itaúnas o percurso se dá pela Mata Atlântica



85- Passando por eucaliptos



86- E áreas agrícolas



87- Chegando à Praia do Riacho Doce existe a Pousada e Restaurante do Celsão, onde me hospedei, uma fazendinha a beira mar, perfeito!



88- Eis então o belo riacho encontrando o mar -> -> -> ->



89- Você escolhe, água doce...



90- ...Ou salgada



91-



92- Aqui estamos exatamente na divisa com a Bahia



93- Como eu ia bem cedo à praia, e por se tratar de uma praia deserta, nesse horário quase não haviam banhistas



94-



95-




Então é isso pessoal, todos estão convidados a conhecer Itaúnas e região!!

Obrigado pela visita!! ;)
 
See less See more
1 96
#6 ·
Não, a barragem de Mariana atingiu a Bacia do Rio Doce e o litoral do município de Linhares!


Muito lindo! Gostei muito de Itaúnas quando fui há muitos anos atrás! Na praia do riacho Doce, já no lado da Bahia havia uma placa que dizia: "Sorria, você está na Bahia", atravessei o riacho e caminhei alguns kms na beira da praia deserta! Muito linda a região e as dunas são realmente um paraíso! Lindas as fotos, parabéns! Foi bom relembrar a pracinha da igreja, onde os nativos jogavam vôlei e me arrisquei a brincar com eles também! Bem legal! Valeu, abraço!
Realmente a região é muito linda e com muitas praias desertas! E que bom que pôde matar as saudades através do tred, Itaúnas mudou bastante, mas a rede de vôlei continua do mesmo jeito na praça, inclusive usada a todo momento.

Obrigado pela visista Thiago!


Rodrigo que treeeeaad lindo. Matei as saudades deste lugar, tem lugares que não conhecia. Você notou novas construções de hotéis, pousadas e bares? Fora da região da praça "central" não tinha notado que era bem organizadinho. Onde começa essa trilha? A vida noturna neste período é bem atrativa, quando fui era fora de época, n queria sair de lá.
Muito belo tread, agora é oficial, vou me aposentar lá rsrsrs.
Gabriel, a Trilha do Tamandaré começa exatamente quando vc atravessa a ponte, nunca havia passado por ela, mas é linda e o trajeto apesar de ser mais longo que o tradicional é mais prazeroso.

O legal de Itaúnas que a Vila é toda bonitinha e não apenas ali no centrinho, aposente então que irei te visitar!! :D


Milagres acontecem! Séculos que não publicava um trédi hein Rodrigo kkkk! Enfim, voltou metendo o pé na porta. Itaúnas é uma graça e essa rusticidade que eles tentam manter é que dá esse charme especial à vila. Já me diverti muito por ai, já que sou dessa região do ES. Quando o asfalto ficar pronto, vai ficar bem melhor o acesso, mesmo sendo um trajeto relativamente pequeno.
A minha média de tred pelo tempo que sou usuário no SSC realmente é horrível kkkkk... Mas enfim, vou melhorando aos poucos.

Sim, as novas construções abusando da rusticidade é o que mantém o charme da Vila, e reparei que havia muito carro de Montanha por lá. ;)
 
#3 ·
Muito lindo! Gostei muito de Itaúnas quando fui há muitos anos atrás! Na praia do riacho Doce, já no lado da Bahia havia uma placa que dizia: "Sorria, você está na Bahia", atravessei o riacho e caminhei alguns kms na beira da praia deserta! Muito linda a região e as dunas são realmente um paraíso! Lindas as fotos, parabéns! Foi bom relembrar a pracinha da igreja, onde os nativos jogavam vôlei e me arrisquei a brincar com eles também! Bem legal! Valeu, abraço!
 
#4 ·
Rodrigo que treeeeaad lindo. Matei as saudades deste lugar, tem lugares que não conhecia. Você notou novas construções de hotéis, pousadas e bares? Fora da região da praça "central" não tinha notado que era bem organizadinho. Onde começa essa trilha? A vida noturna neste período é bem atrativa, quando fui era fora de época, n queria sair de lá.
Muito belo tread, agora é oficial, vou me aposentar lá rsrsrs.
 
#5 ·
Milagres acontecem! Séculos que não publicava um trédi hein Rodrigo kkkk! Enfim, voltou metendo o pé na porta. Itaúnas é uma graça e essa rusticidade que eles tentam manter é que dá esse charme especial à vila. Já me diverti muito por ai, já que sou dessa região do ES. Quando o asfalto ficar pronto, vai ficar bem melhor o acesso, mesmo sendo um trajeto relativamente pequeno.
 
  • Like
Reactions: RodrigoVix
#15 ·
Que bom que ficou feliz e matou a saudade da terrinha e realmente as opções de bares e restaurante em Itaúnas são excelentes!

Obrigado Marreco!! :)


Parece um lugar tranqüilo e agitado ao mesmo tempo. :)
Sim, isso que faz Itaúnas ser interessante, a tranquilidade e um agito que não incomoda.


ES é um dos estados menos conhecidos aqui no SSC, fico feliz de ver um vilarejo tão charmoso! O Estado tem inúmeras belezes, Itaúnas é só mais uma! :)

A vila em si parece beeeeem Baêa, dá pra perceber que fica na divisa dos estados!
Até que eu discordo, o ES geralmente sempre está na página principal do SSC, sempre há um tred capixaba por lá, dessa vez a agraciada foi Itaúnas, obrigado pelo post! :)


Parabéns Rodrigo!! Excelente Tread!! Adoro Itaúnas, apesar de ter ido somente uma vez no feriado de 15 de novembro de 2015, vou expressar um pouco do que vi.

Para mim é a melhor, senão a única região do Espirito Santo (de mar) onde o turismo está presente de verdade, a Vila praticamente inteira é voltada para os turistas, com suas pousadas simples e acolhedoras, restaurantes, sorveterias...

A energia com a natureza que este lugar transmite é ímpar, as pessoas mal usam chinelo lá, em sua maioria andam descalças pelas ruas.

Mais uma vez parabéns pelo Tread! Ficou excepcional!
Maravilha que gostou do tred Igor, tenho o mesmo pensamento que o seu: Itaúnas é o único local de praia do ES que o turismo realmente existe, por lá não existem casas para locação onde se juntam 30 e tantas pessoas e a qual trazem tudo, esse tipo de "turismo" traz mais prejuízo que benefício.

Quem quer ir à Itaúnas trate de reservar pousada (existem inúmeras com diversos valores e há tbm muitos campings) e comer em restaurante, pois o aluguel de casas por lá é escasso e os valores elevados.

Itaúnas está no caminho certo!
 
#11 · (Edited)
Parabéns Rodrigo!! Excelente Tread!! Adoro Itaúnas, apesar de ter ido somente uma vez no feriado de 15 de novembro de 2015, vou expressar um pouco do que vi.

Para mim é a melhor, senão a única região do Espirito Santo (de mar) onde o turismo está presente de verdade, a Vila praticamente inteira é voltada para os turistas, com suas pousadas simples e acolhedoras, restaurantes, sorveterias...

A energia com a natureza que este lugar transmite é ímpar, as pessoas mal usam chinelo lá, em sua maioria andam descalças pelas ruas.

Mais uma vez parabéns pelo Tread! Ficou excepcional!
 
#12 ·
Pessoal em Valadares fala muito de itaunas, mas sempre pensei que fosse uma cidade e não uma vila. Achei o lugar uma gracinha e amei as pousadas e barzinhos, só acho que a vila poderia ser calçada, ao menos em volta da praça central (não sou muito chegado a andar em rua de terra) e quando o acesso estiver asfaltado certamente o turismo será mais impulsionado ainda.
 
#13 ·
Tenho muita vontade de conhecer Itaúnas! O lugar inspira tranquilidade e energia boa, só de ver as fotos dá pra imaginar como deve ser bom passar uns dias lá, num ambiente tão simples e que ao mesmo tempo inspira ter muita vida.

Excelentes fotos, parabéns!



Se não me engano, manter as ruas em terra é uma opção da própria vila, pra manter um ar mais bucólico e rústico.
 
#17 ·
Já tinha comentado mas saporra deu bug!

Então.
Minha irmã de Sampa esteve ano passado e curtiu muito, rodou por todos esses lugares mostrados.
Gostei das fotos, dão um belo panorama pra quem não conhece ainda, gosto de andar descalço e acho muito bom que continue assim. Não imaginava que a influencia baiana fosse tão forte!
Itaúnas é dos ultimos resquicios praianos onde a especulação não entrou, ainda bem né!
Parabéns pelo thread, ficou maravilhoso!
 
#21 ·
^^
Bela contribuição Allan!!!




E olha que cheguei a imaginar que vc seria o primeiro a exigir o calçamento da Vila kkkkkkk... Mas caso o façam, que seja algo de bom gosto e com a ajuda de arquitetos e moradores.

Valeu Edu!!


Gente... :uh:

Que lugar lindo. Adorei a trilha de Tamandaré para o acesso à praia. A vila em si é tão rústica e cheia de opções que me surpreende. O ES precisa ser mais divulgado para os brasileiros, que estado lindo.

Parabéns, é o típico thread que a gente se delicia ao ver! :applause:
Essa trilha realmente é fantástica!!! E é justamente essa coisa rústica que faz Itaúnas ficar interessante, felizmente todos compraram a ideia, na hora de reformar ou construir a arquitetura rústica prevalece.

Valeu Manauaras!!


Itaúnas é irada demais!!! Estive lá no último réveillon e a vila é deliciosa de se estar. Conheci muita gente de várias partes do país que adoram Itaúnas, sai gente de tudo que é canto pra lá. Que o turismo nessa região cresça cada vez mais, com responsabilidade, claro.
Bota irada nisso, é um lugar muito agradável de estar, famílias e jovens convivendo harmonicamente e violência zero!
 
#18 ·
Gente... :uh:

Que lugar lindo. Adorei a trilha de Tamandaré para o acesso à praia. A vila em si é tão rústica e cheia de opções que me surpreende. O ES precisa ser mais divulgado para os brasileiros, que estado lindo.

Parabéns, é o típico thread que a gente se delicia ao ver! :applause:
 
#29 · (Edited)
^^
Verdade, todo bom forrozeiro já ouviu falar ou foi a Itaúnas!




Wally, que bom que gostou, Itaúnas lhe aguarda!!! :) :) :)


Itaúnas é uma delícia!!
Ir até a praia pela trilha de Tamandaré é a melhor sensação de desbravamento e liberdade. Aquela lojinha de móveis rústicos da foto 18 tem coisas lindas, ainda quero comprar algo lá p/ minha casa...

Você poderia ter dado um pulo do outro lado da divisa tbm, na praia de Costa Dourada, é uma praia de falésias lindíssima...

Valeu!
Eu fui em Costa Dourada, porém só tirei uma foto em que eu não aparecia :eek:hno: Da uma olhada lá no meu face. Lá é lindo, porém está virando um grande loteamento de veraneio, uma pena.


Sensacional. Por ter familiares capixabas, incluindo minha mãe, e ir muitas vezes ao ES sempre ouvi falar de Itaúnas, mas nunca fui. Não imaginava ser tão agradável. E por favor, não deixem asfaltar a vila. Essas ruas de chão são melhores que muito asfalto por aí. Veja como é nivelado, não tem buraco, a grama lateral bem cortada, tudo muito bem cuidado. As construções são de muito bom gosto, também.

Confesso que não sou muito fã de forró, apesar de escutar e dançar vez em quando, mas bem o básico, e pela fama de Itaúnas ser forró isso não me atraía. Mas dá pra ver que a vila é muito mais que forró.

Sabe dizer se o pessoal do forró lá é nariz em pé como em outros lugares, onde as mulheres só querem saber de dançar com os caras que rodopiam e as jogam pro alto, ou se tem o pessoal mais pé no chão, que dança também aquele forró mais agarradinho?

Aqui em Brasília nem me arrisco porque o pessoal do forró é muito chato e panelinha e as mulheres só querem saber de dançar com os "profissionais". Não tenho paciência.
Asfaltamento jamais, detonaria o lugar... Como disse anteriormente, se vierem a calçar que usem material com a cara do lugar e mantenham a grama!

Sobre o forró não sou a melhor pessoa à te responder, mas os nativos lá todos dançam e por isso acredito que todos sejam bem-vindos, por um momento pude observar o povo a dançar e estavam bem coladinho :) E como vc bem disse, hoje existem outras opções além do forró.

Ah, lá da muito brasiliense, obrigado Afonso!


Thread mais que completo. Parabéns Rodrigo.
Deu pra conhecer a bela Itaúnas. Mais um destino que não posso deixar de visitar. ;)
Obrigado Thiago, já que vc está todo ano no ES, vale a pena uma passadinha com a Cris por lá ;)


Por que o forró é tão forte nessa cidade? É devido a proximidade com a Bahia que se tem uma grande influência na cultura do nordeste?

Tbm gostaria de saber, mas lá nos primórdios o que fazia as pessoas procurarem a Vila era somente pelas dunas e o forró... Nessa tríplice fronteira formada pelo ES, MG e BA o povo curte bastante, mas lembrando que em Itaúnas toca apenas o forró raiz, já Wesley Safadão, Aviões do Forró e cia não existem por lá.

Obrigado pelo comentário!
 
#24 ·
Itaúnas é uma delícia!!
Ir até a praia pela trilha de Tamandaré é a melhor sensação de desbravamento e liberdade. Aquela lojinha de móveis rústicos da foto 18 tem coisas lindas, ainda quero comprar algo lá p/ minha casa...

Você poderia ter dado um pulo do outro lado da divisa tbm, na praia de Costa Dourada, é uma praia de falésias lindíssima...

Valeu!
 
#25 ·
Sensacional. Por ter familiares capixabas, incluindo minha mãe, e ir muitas vezes ao ES sempre ouvi falar de Itaúnas, mas nunca fui. Não imaginava ser tão agradável. E por favor, não deixem asfaltar a vila. Essas ruas de chão são melhores que muito asfalto por aí. Veja como é nivelado, não tem buraco, a grama lateral bem cortada, tudo muito bem cuidado. As construções são de muito bom gosto, também.

Confesso que não sou muito fã de forró, apesar de escutar e dançar vez em quando, mas bem o básico, e pela fama de Itaúnas ser forró isso não me atraía. Mas dá pra ver que a vila é muito mais que forró.

Sabe dizer se o pessoal do forró lá é nariz em pé como em outros lugares, onde as mulheres só querem saber de dançar com os caras que rodopiam e as jogam pro alto, ou se tem o pessoal mais pé no chão, que dança também aquele forró mais agarradinho?

Aqui em Brasília nem me arrisco porque o pessoal do forró é muito chato e panelinha e as mulheres só querem saber de dançar com os "profissionais". Não tenho paciência.
 
#28 ·
^^ Cara a razão do forró ser tão forte por lá me é desconhecida (creio que por influência baiana mesmo). Desde os anos 80 acontecem festas de forró por lá, que culminou no Festival Nacional de Forró de Itaúnas e partir dos anos 2000. Segundo seus organizadores: "O FENFIT é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos valores e talentos musicais do forró pé-de-serra, segmento da música popular regional nordestina, através de premiação em dinheiro e gravação de CDs"
O festival é bem badaladinho e conhecido entre os amantes do forró. Você encontra pessoas de lugares que nem imaginaria que conheceriam uma vila no meio do nada no litoral do ES,

Aqui no site deles tem mais infos: http://www.forrodeitaunas.com/
 
#33 ·
Sim, imagino que tenha uma grande importância para Itaúnas mesmo sem dúvida nenhuma, eu disse que achava que os forrozeiros do Sudeste devem conhecer mais pq aqui no nordeste eu nunca tinha ouvido falar. Quem sabe um dia eu não conheço esse lugar e deixo aqui o meu convite a você para o nordeste, venha conhecer as festas de São João da região.
 
#35 ·
Excelente thread! É difícil achar fotos da vila, geralmente só encontramos algumas imagens perdidas das dunas. Gosto desse estilo de turismo sustentável e sem bagunça de Itaúnas, com pousadinhas aqui e ali, atmosfera bucólica. E essas dunas heim... um agregado lindo! É o tipo de estadia que eu gostaria que existisse na maior parte do nosso litoral. Tomara que Itaúnas continue assim, meio desconhecida e longe dos "holofotes" do turismo de veraneio típico do litoral sul.

Valeu, Rodrigo! :D
 
#39 · (Edited)
Sim Bruno, as fotos de Itaúnas que achamos no geral se resumem apenas as dunas e as praias, da Vila em si quase não encontramos nada.

E a quantidade de pousadas é excelente, todas bonitinhas, é visível que o lugar vive apenas do turismo.

Obrigado :)


Adorei Itaúnas! Já tinha lido sobre ela, famosa por suas dunas, mas não tinha visto a vila ainda. Uma graça!!!

Belo thread, Rodrigo!! Obrigada por compartilhar! Saudade! :hug:
Oi Déa, a Vila é sim muito graciosa, e da próxima vez que vier ao ES podemos ir la, ne? Saudades!!!! :hug:


:applause: parece uma localidade turística do Nordeste. A presença forte do forró e a paisagem parece beeeeem nordestina! É o "nordeste dos capixabas"?! Adorei.
É a nossa fronteira capixaba com o Nordeste :D Obrigado pela visita!


Só conheço um pouco do litoral sul capixaba, gostei da tranquilidade de Itaúnas.

Belas fotos!
Driano, Itaúnas é bem diferente do litoral sul capixaba, mais tranquila e com paisagens diferentes, mas ambos são lindos! ;)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top