daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old February 5th, 2012, 11:16 PM   #1
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 85

Um rápido passeio à uma das mais belas cavernas do país: Gruta da Lapinha - Lagoa Santa - Região Metropolitana de Belo Horizonte - Poucas fotos

GRUTA DA LAPINHA - MG

Então pessoal, no domingo passado eu e minha esposa resolvemos fazer um passeio, que pra mim foi mágico! Fomos à Gruta da Lapinha, que fica em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A gruta fica a exatos 50km do Centro de BH e a 15km do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, vulgo Aeroporto de Confins. A partir de minha casa deu uns 45km, sendo quase todo o percurso em área urbana. A iluminação dentro da gruta é ruim para tirar fotos, por isso, a qualidade de alguma das fotografias não é das melhores. Espero que gostem!

00. Entrada da gruta. A natureza ao redor é exuberante, e não deixa dúvidas: estamos em Minas Gerais! Na entrada principal da gruta, moças-guias deram instruções sobre como nos portar dentro da caverna; uso de capacetes; escadas e tudo mais. Enquanto caminhávamos gruta à dentro, elas iam nos contando sobre a história do lugar, como ela foi encontrada e como é preservada pelo Governo de MG.

01. Logo no início já me deparo com uma bela textura no teto, a qual parece ter sido pintada à mão.

02. E como podemos ver, os santos se proliferam até dentro das cavernas!

03. Segundo as guias, essa gruta tem aproximadamente um bilhão de anos. Antigamente ela ficava no fundo do mar. Aliás, toda Minas Gerais ficava no fundo do mar, assim como parte de Goiás, Bahia e Espírito Santo.

04. A gruta, que tem 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, tem 15 salões abertos à visitação. Cada um recebe um nome de acordo com o aspecto das formações rochosas. A maior parte da caverna é feita de estalactites e estalagmites que foram formadas durante mais de seiscentos mil anos.

05. As rochas foram, literalmente, lapidadas pela corrente do mar durante milênios.

06. Minúsculas estalactites como essa levam entre 80 e 200 anos para se formarem.

07. Eis que encontro uma flor em plena gruta!!! Minha maravilhosa e companheira esposa, feliz da vida com o passeio. Nunca tinhamos visto nada igual na vida. Esse salão é o mais fundo de todos. Nesse local estamos a exatamente 40 metros abaixo da superfície do solo. É quase um prédio de 18 andares!

08. O abismo é fundo...

09. Descoberta em meados de 1835 pelo cientista Peter Lund, a Gruta da Lapinha chega a receber cerca de 300 visitantes nos finais de semana. A visita, que pode ser feita todos os dias de 8:30 às 16:30h horas, é facilitada por escadas de ferros e pela iluminação subterrânea.

10. A Gruta da Lapinha está localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, no Circuito das Grutas, dentro do perímetro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

11. Ela surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas; restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas.

12. Outro abismo.

13. O salão principal é imenso, a perder de vista.

14. Hoje podemos observar formas surpreendentes no interior da gruta, originadas das formações de espeleotema, destacando-se couve-flor, cascata, cortina e pirâmides.

15. Gigantesca!

16. Lá em baixo, o ambiente chega a ser mágico, e perdemos a noção do tempo. À esquerda, minha esposa admirada.

17. Me impressionei com o tamanho do lugar. Nunca vi algo parecido em toda a minha vida. Ó eu aí posando!

18. A Terra expõe seus órgãos e vísceras.

19. A gruta recebe visitantes a muito tempo. Reparem essas assinaturas datadas de 1930 e 1950.

20. Essa rocha simplesmente tombou! Quatro metros de rocha, se partiu e caiu. O abalo deve ter sido muito forte pra uma coisa dessa acontecer.

21. Para não deixar dúvidas de que um dia o oceano esteve ali presente, um pedaço de uma conchinha encravada na rocha. Concha? Em plena Minas Gerais? Exatamente...

22. O útero.

23. O maior projeto de pesquisa na área de arqueologia do Brasil acontece em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e é defendido por Walter Neves. Lagoa Santa por sua vez faz parte deste contexto sendo uma das regiões que se engloba neste projeto, ficando com o mérito da divulgação.

24. O lugar beira o surreal.

25. Dentro da gruta não foram encontrados fósseis mas na sua área de abrangência foi descoberto o primeiro fóssil humano que viveu na região há 12 mil anos, chamado "O Homem de Lagoa Santa", espécie cuja estrutura têm características antropomórficas bastante diferenciadas dos índios americanos e próximas dos aborígines australianos. Esses esqueletos estão acomodados no Museu da Lapinha, que fica em uma das saídas da gruta.

26. Insetos encontrados na região.

27. ... e eu denovo! Fim do passeio.

A Gruta da Lapinha funciona diariamente das 8:30 às 16:30h, com atendimento de guias especializados.

Espero que tenham gostado. Comentem!

Abraços!

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM

Last edited by Charles Tôrres; February 6th, 2012 at 12:00 AM.
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 5th, 2012, 11:29 PM   #2
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3039

Charles,

Que belo passeio! Que bela gruta! Para mim foi uma grata surpresa por essa caverna localizada na RM-BH.

Parabéns pelo thread!
Old February 5th, 2012, 11:51 PM   #3
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 31

Espetacular!
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 12:04 AM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Charles, que belo thread! Eu sou apaixonado pela Gruta da Lapinha e fiquei feliz dela ter sido reaberta recentemente após muitas reformas e coloção de novas lâmpadas que dão milhares de tons de cores nas formações de estalactites e estalagmites . A Gruta da Lapinha faz parte de um projeto grandioso do governo de Minas para , junto com o Museu de Ciências Naturais da PUC- Minas e também das Grutas Rei do Mato e de Maquiné, lançar um novo circuito turístico-histórico-natural e cultural mineiro que agregará ao mesmo o acervo vindo da Dinamarca com peças que pertenceram ao pai da Paleontologia e da Espeleologia brasileiras, Peter Lund. Este acervo ficará aqui exposto com fósseis levados de Minas no século XIX e que inspiraram a teoria evolucionista de Darwin. Também será fundado o Parque dos Primeiros Americanos. E haverá um maravilhoso mirante e passarelas sobre o chamado Sumidouro. Esta gruta me orgulha e é um lugar que todo turista que vem com tempo a BH, deveria ir conhecer. Ao lado dele tem o castelinho com um acervo que um húngaro coletou e que tem entre ele , fósseis de peixes de água salgada encontrados nas grutas mineiras, prova de que em outras eras geológicas , a área das grutas de Minas era parte do chamado Mar de Bambuí.
Suas fotos ficaram maravilhosas! Parabéns!

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 03:22 AM   #5
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 42

Sensacional! Preciso fazer esse passeio qualquer dia desses. Muito boas as fotos, Charles!
Old February 6th, 2012, 03:42 AM   #6
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 640

Muito bonita e surpreendente essa gruta. Um excelente passeio esse de vocês!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 01:59 PM   #7
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 116

Já estive na Gruta da Lapinha, realmente um passeio interessantíssimo. Junto com Maquiné e Rei do Mato é um passeio imperdível. As fotos ficaram muito boas, valeu!
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 02:57 PM   #8
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 206

Lindíssima essa gruta! Ainda não tinha ouvido falar sobre ela.
Legal que existe uma boa infraestrutura, iluminação e guias para receber os turístas.
Tuas fotos ficaram ótimas e o thread está bem rico em informações.
Valeu por postar!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 03:06 PM   #9
valdiclei
SSC Sergipe

valdiclei's Avatar

Likes (Received): 198

Linda caverna!

parabéns pelas fotos.
Old February 6th, 2012, 03:54 PM   #10
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3216

Ja estive nesta caverna. Vale a pena! Eu adorei, é um lugar FANTÁSTICO !

Parabens pelo ótimo thread.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 05:46 PM   #11
Lukinhaaaz
Registered User

Lukinhaaaz's Avatar

Likes (Received): 55

Lindo passeio! As fotos ficaram muito boas!

Realmente a caverna é espetacular! Me lembrou um passeio que fiz a uns 3 anos, na Gruta de Santa Luzia, em Mauá, aqui na RMSP. Ela não chega às mesmas proporções de tamanho, mas a questão das imagens de santos em seu interior me fizeram lembrar.

Valeu pelo passeio. Quando eu conhecer BH, faço questão de ir à esse lugar também.

DIURBE SP (Facebook): https://www.facebook.com/diurbesp?ref=hl
Lukinhaaaz no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2012, 10:58 PM   #12
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1830

Muito legal, valeu pelas fotos!
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2012, 01:29 AM   #13
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 3169

Muito bonito, o efeito que a luz provoca nas rochas é surreal.
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2012, 05:28 PM   #14
dfvalle
Registered User

dfvalle's Avatar

Likes (Received): 10

Belas fotos!!!
Já passei diversas vezes pela região e infelizmente nunca fiz esse passeio. Mas pretendo um dia!

Abs.
dfvalle no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2012, 05:42 PM   #15
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 131

Linda gruta, a infra-estrutura para receber turistas é excelente!!
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2012, 06:44 PM   #16
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1675

Show de bola! Adorei o 'mosaico' formado na primeira foto! mas a gruta toda é linda!
raffasoares está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 8th, 2012, 11:25 AM   #17
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia

Charles Tôrres's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lukinhaaaz View Post
Lindo passeio! As fotos ficaram muito boas!

Realmente a caverna é espetacular! Me lembrou um passeio que fiz a uns 3 anos, na Gruta de Santa Luzia, em Mauá, aqui na RMSP. Ela não chega às mesmas proporções de tamanho, mas a questão das imagens de santos em seu interior me fizeram lembrar.

Valeu pelo passeio. Quando eu conhecer BH, faço questão de ir à esse lugar também.
Quote:
Originally Posted by Paulo R. Bitencard View Post
Espetacular!
Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post
Sensacional! Preciso fazer esse passeio qualquer dia desses. Muito boas as fotos, Charles!
Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Muito bonita e surpreendente essa gruta. Um excelente passeio esse de vocês!
Quote:
Originally Posted by valdiclei View Post
Linda caverna!

parabéns pelas fotos.
Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Ja estive nesta caverna. Vale a pena! Eu adorei, é um lugar FANTÁSTICO !

Parabens pelo ótimo thread.
Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Muito legal, valeu pelas fotos!
Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
Muito bonito, o efeito que a luz provoca nas rochas é surreal.
Quote:
Originally Posted by dfvalle View Post
Belas fotos!!!
Já passei diversas vezes pela região e infelizmente nunca fiz esse passeio. Mas pretendo um dia!

Abs.
Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Linda gruta, a infra-estrutura para receber turistas é excelente!!
Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Show de bola! Adorei o 'mosaico' formado na primeira foto! mas a gruta toda é linda!
Valeu pessoal!!!!

Old February 8th, 2012, 02:20 PM   #18
Renan MG
The Force´s Strong in you

Renan MG's Avatar

Likes (Received): 0

Ainda pretendo conhecer esta gruta...nem fica tão longe daqui ! Deve dar uns 280km
aproximadamente.
Renan MG no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2012, 02:38 PM   #19
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia

Charles Tôrres's Avatar

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Lindíssima essa gruta! Ainda não tinha ouvido falar sobre ela.
Legal que existe uma boa infraestrutura, iluminação e guias para receber os turístas.
Tuas fotos ficaram ótimas e o thread está bem rico em informações.
Valeu por postar!
Sim, também me impressionei com a infra-estrutura pra receber turistas, não apenas na gruta, como em todo o percurso. Em toda Linha Verde (via de acesso à gruta a partir do Centro de BH) há placas enormes indicando o local e também dentro de Lagoa Santa (RMBH). Já perto da gruta há restaurantes, quiosques, lanchonetes e o museu; além de guias (estudantes de geologia, geografia e afins) e outros serviços.

Obrigado por comentar!

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
Já estive na Gruta da Lapinha, realmente um passeio interessantíssimo. Junto com Maquiné e Rei do Mato é um passeio imperdível. As fotos ficaram muito boas, valeu!
Nunca fui nessas outras duas! São tão bacanas quanto a Gruta da Lapinha?

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Charles, que belo thread! Eu sou apaixonado pela Gruta da Lapinha e fiquei feliz dela ter sido reaberta recentemente após muitas reformas e coloção de novas lâmpadas que dão milhares de tons de cores nas formações de estalactites e estalagmites . A Gruta da Lapinha faz parte de um projeto grandioso do governo de Minas para , junto com o Museu de Ciências Naturais da PUC- Minas e também das Grutas Rei do Mato e de Maquiné, lançar um novo circuito turístico-histórico-natural e cultural mineiro que agregará ao mesmo o acervo vindo da Dinamarca com peças que pertenceram ao pai da Paleontologia e da Espeleologia brasileiras, Peter Lund. Este acervo ficará aqui exposto com fósseis levados de Minas no século XIX e que inspiraram a teoria evolucionista de Darwin. Também será fundado o Parque dos Primeiros Americanos. E haverá um maravilhoso mirante e passarelas sobre o chamado Sumidouro. Esta gruta me orgulha e é um lugar que todo turista que vem com tempo a BH, deveria ir conhecer. Ao lado dele tem o castelinho com um acervo que um húngaro coletou e que tem entre ele , fósseis de peixes de água salgada encontrados nas grutas mineiras, prova de que em outras eras geológicas , a área das grutas de Minas era parte do chamado Mar de Bambuí.
Suas fotos ficaram maravilhosas! Parabéns!
Marcelo, assim como você, eu também sou apaixonado por grutas. Gosto muito de canyons também, estou doido pra ir visitar o Canyon das Bandeirinhas, na Serra do Cipó. Se não me engano são 12 km de caminhada, mas deve valer muito a pena!

Obrigado por comentar! Não ignorei seu thread do Sul, apenas estou reservando um tempo maior para apreciá-lo direito e fazer um comentário à altura, beleza?

Abração!!

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Charles,

Que belo passeio! Que bela gruta! Para mim foi uma grata surpresa por essa caverna localizada na RM-BH.

Parabéns pelo thread!
Pois é, em plena RM e a 3km do perímetro urbano mais próximo! Rs...

Valeu Emanuel!!

Old February 8th, 2012, 07:39 PM   #20
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia

Charles Tôrres's Avatar

Quote:
Originally Posted by Renan MG View Post
Ainda pretendo conhecer esta gruta...nem fica tão longe daqui ! Deve dar uns 280km
aproximadamente.
320km!

Reply

Thread Tools

Posting Rules