daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old November 22nd, 2009, 07:52 PM   #1
drcarraro
Registered User

drcarraro's Avatar

Likes (Received): 2

Sapiranga/RS - Cidade das Rosas e Capital do Voo Livre

Seguem alguns dados da cidade

Sapiranga Hoje

Pessoas residentes: 73.979 habitantes
Densidade demográfica: 538 hab/Km²
Índice de Desenvolvimento humano (IDH): 0,0806
Produto interno bruto (PIB): R$ 84.395.042,00
PIB per capita: R$ 10.797,54

*Dados do ano obtidos em 2008 do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no no Senso 2003

Atualmente, Sapiranga conta com 73.979 habitantes, em uma área de 137,50 quilômetros quadrados. Os principais produtos do Setor Primário são: acácia negra, batata inglesa, arroz, aipim e hortifruticultura. O Setor Secundário conta com calçados, metalurgia e componentes. No Setor Terciário, temos gêneros alimentícios, vestuário e eletrodomésticos. A indústria, comércio e serviços em 2004 mostrou 2.828 estabelecimentos.

A cidade realiza anualmente a Festa das Rosas, trazendo turistas de outras regiões para festejar e conhecer as belezas do município. Além disso, o Morro Ferrabraz, famoso pelo vôo livre, é um diferencial que atrai turistas.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito, atualmente existem mais de 40 mil bicicletas na cidade. Sapiranga pode ser considerada a "cidade das bicicletas".

Fonte:Site da Prefeitura
www.sapiranga.rs.gov.br

Essas são algumas fotos que tirei, principalmente do interior de Sapiranga....logo, logo completo as localidade com outro post....vamos começar pela parte urbana...espero que gostem!

1 - Pórtico da cidade, na divisa com Campo Bom

2 - Monumento ao Seisquicentenário (150 anos) da Imigração Alemã no RS

3 - Centro de Cultura Lucio Fleck - Até pouco tempo era o segundo melhor da América Latina em acústica. Capacidade para 500 pessoas sentadas

4 - Igreja Católica do Centro

5 - Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil - Ainda hoje tem missa rezada em alemão, se não me engano, todas as Terças-feiras à noite

6 - Praça da Bandeira, ao lado da Igreja Luterana

7 - Casa mais antiga de Sapiranga, datada de 1845, atual Secretária da Cultura

8 - Estátua do Coronel Genuíno Sampaio, que lutou contra os Mucker e tombou em 1874 com um tiro, dizem as más bocas, nas nadegas!!!
O dia final dos Mucker foi em 19 Julho de 1874, quando foram dizimados. Alguns anos depois foi criado o Clube 19 Julho que existe até hoje.

9 - Entrada do Cemitério Bom Fim. Não sei nada de alemão, mas os dizeres são " Ainda há um lugar tranqüilo para o povo de Deus"

Agora vamos ao Morro Ferrabrás.....local onde desenrolou-se a história dos Mucker...

10 - Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil de Picada São Jacó - 1927

Interior da Igreja com dizeres em alemão e uma rara Biblia em alemão que veio da Alemanha
Lê-se "Abandonem-lhe toda a vossa ansiedade, porque ele cuida de vocês."

11 - Algumas imagens da Picada São Jacó

Algumas casas que fizeram parte do episódio dos Mucker

Antiga escola

12 - Casa dos Müller, ligada a história dos Mucker, na localidade de Bela Hú

13 - Outras casas de Bela Hú, quase na divisa com Morro Reuter

14 - Localidade de Picada Verão, famosa pelos seus balneários

15 - As duas divisas (estradas) com Morro Reuter...a primeira fica 5 km distante da Igreja de Pedra de São José do Herval, é só pegar a estrada que passa pela direita da igreja.

16 - Localidade de Padre Eterno em Sapiranga, na divisa com a localidade de Fazenda Padre Eterno de Morro Reuter. O Arroio Hospital é a divisa entre os dois minicípios.

17 - E para finalizar, a localidade de Picada Schneider...local onde foram gravadas a maioria das cenas do filme " A paixão da Jacobina"
Lá ao fundo é Morro Reuter e mais à direita da foto é Santa Maria do Herval

Tunel Verde

Camping Deberofski, com a cascata de 80 metros...

drcarraro no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 22nd, 2009, 10:28 PM   #2
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 915

Tem certeza que esta cidade tem mais de 70 mil habitantes?!?!??
Por estas fotos aparenta bem menos... Menos de 10 mil habitantes...
Old November 22nd, 2009, 11:15 PM   #3
drcarraro
Registered User

drcarraro's Avatar

Likes (Received): 2

É que a maioria das fotos são do interior, e as da cidade (as primeiras) foram feitas num Domingo ao meio dia = churrasco, todo mundo em casa!
drcarraro no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2009, 11:47 PM   #4
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 339

realmente, nas fotos não parece ter 70 mil, mas a cidade tem mesmo.

=D

belas imagens.

Aquela cascata não parece ter 80 metros.
sahusauhsahuashuas

Um morro com meu sobrenome, gostei.
=P

Acho que ja fui nessa fazenda, não tenho certeza.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2009, 11:53 PM   #5
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Pois é, senti falta das fotos da cidade também. Já estive em Sapiranga e a cidade é agradável.
A estátua da foto 8 iguala com a do Borba Gato em SP entre as mais feias que eu já vi.. rsrsrs
Em Sapiranga também tem uma pista de vôo livre muito disputada, no morro ferrabras.
Mais algumas fotos da cidade pra ajudar a conhecê-la:

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 12:38 PM   #6
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 16

Diego, excelente Thread!

O interior de Sapiranga é fantástico. Adorei os lugares mostrados.

Isso que diferencia Campo Bom de Sapiranga: a cidade tem características bem semelhantes, masCampo Bom tem uma área rural minúscula, desprezível perto da de Sapiranga.

Achei curiosíssima a existência de uma "Picada Cachorro", hehe Nunca havia ouvido falar, é Hundschneis o nome original?

Adorei as casas enxaimel. Sei que Sapiranga tem um inventário, mas será que ele é empregado pela Prefeitura efetivamente para proteger os bens históricos?
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 12:39 PM   #7
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2777

obrigado pelas fotos DCarraro, mas Sapiranga é bem mais do que isso. O centro é até interessante, tem umas lojas modernas e tal... acho q tu pode focar mais nesse lado... tentando mostrar mais a urbanidade da cidade.
Old November 23rd, 2009, 01:50 PM   #8
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Bem bucólicas a cidade, gostei bastante das fotos postadas pelo @Ander Vaz, com a serra em destaque.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 09:49 PM   #9
amsincero1
100% coxinha !

amsincero1's Avatar

Bela cidade
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 09:57 PM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Também gostei muito de saber que há um Picada Cachorro.Não é tão comum ver cachorros homenageados com nomes geográficos. Hehe
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 10:54 PM   #11
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1574

A cidade é bem "doce", drcarraro! Pelas suas imagens ela se mostra bem bucólica, mas pelas últimas imagens do Ander Vaz deu pra ver o lado urbano dela! Muito linda, acho interessante estas cidades do sul que possuem templos protestantes (principalmente luteranos) com arequitetura similar aos dos católicos, ou ainda de ortodoxos. Aqui por estes lados é um tanto difícil encontrar estes exemplos, principalmente em cidades pequenas...
Valew pelas imagens!
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2009, 12:57 PM   #12
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Eu gostei justamente de ver a área rural, tão pouco retratada aqui no fórum.:P
Old November 24th, 2009, 04:53 PM   #13
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 354

Coincidência, neste último finde eu fui a Gramado e passei por Novo Hamburgo (não querendo desviar de pedágio ), Campo Bom, mas não tirei fotos (Centro e Bairro Metzel), Sapiranga (tirei fotos do Centro, mas não muitas) e Nova Hartz (tirei algumas fotos), já que estas cidades nunca foram mostras aqui. À noite eu posto elas por aqui (não sei se vale a pena abrir um thread com as de Nova Hartz). No mais as fotos ficaram boas e mostram uma zona rural, poucas vezes mostrada por aqui. valeu
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2009, 05:29 PM   #14
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Coloquei algumas de Nova Hartz no thread Brasil Imigrante há uns meses atrás
Old November 24th, 2009, 05:53 PM   #15
Elover
Pelz Nickel

Elover's Avatar

Likes (Received): 1

Acho o interior de Sapiranga muito bonito e aprazível. Há boas opções de lazer na área rural, porém a área central não me agrada muito. Acho q perde feio para Campo Bom q tem quase a mesma população.
Old November 24th, 2009, 08:39 PM   #16
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Quote:
Originally Posted by Eduhaus View Post
Coincidência, neste último finde eu fui a Gramado e passei por Novo Hamburgo (não querendo desviar de pedágio ), Campo Bom, mas não tirei fotos (Centro e Bairro Metzel), Sapiranga (tirei fotos do Centro, mas não muitas) e Nova Hartz (tirei algumas fotos), já que estas cidades nunca foram mostras aqui. À noite eu posto elas por aqui (não sei se vale a pena abrir um thread com as de Nova Hartz). No mais as fotos ficaram boas e mostram uma zona rural, poucas vezes mostrada por aqui. valeu
Cria um thread sortido com todas juntas.
Eu perdi as minhas fotos de Esteio.. Tirei muitas e perdi a pasta inteira..
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2009, 02:08 PM   #17
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Originally Posted by Elover View Post
Acho o interior de Sapiranga muito bonito e aprazível. Há boas opções de lazer na área rural, porém a área central não me agrada muito. Acho q perde feio para Campo Bom q tem quase a mesma população.
Em qualidade dos prédios, espaços e equipamentos urbanos, perde sim,
mas no geral me agrada um pouco mais Sapiranga.
Old November 29th, 2009, 03:15 AM   #18
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 17

Bucólica, inserida em um espaço geográfico muito bonito e passa tranquilidade. Mais uma bela cidade gaúcha.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2009, 12:05 AM   #19
JoãoLuiz
Registered User

Likes (Received): 9

Sou de Sapiranga e moro aqui desde que nasci, então convém falar um pouco mais sobre o nosso município.

Realmente, quem passa pela área central de Sapiranga tem a impressão de que a cidade é bem menor do que de fato é, ainda mais se o passante por ventura andou também por cidades como Campo Bom (+- 60 k) e Taquara (+- 50 k), visto que o centro destas cidades é BEM mais movimentado e desenvolvido que o de Sapiranga. Em parte isto ocorre porque Sapiranga é uma cidade “espraiada”, e também – não no depreciativo – muito “periferizada”. Temos muito mais vilas comparado à cidades do mesmo porte, e muitos bairros pobres demais... nosso Centro é pequeno e compacto, mas temos um cinturão de bairros pobres ao redor e muitos para longe. Somos uma cidade tipicamente industrial, assim como as vizinhas Nova Hartz (sede das calçadistas Ramarim e Via Marte) e Parobé (sede da Azaléia).

Explica-se isto por dois fatores. O primeiro é que a cidade se desenvolveu preferencialmente no sentido oeste-leste, devido à estrada de ferro Novo Hamburgo – Taquara - Canela, que operou de 1903 até 1963. 2 km à leste da estação “Sapiranga” havia a estação “Amaral Ribeiro”, que hoje é bairro.
O segundo fator de importância foi a chegada dos migrantes. No início dos anos 70 a nossa indústria calçadista deu um salto enorme de produção, quando começou a exportar, o que por uns 15 anos atraiu MUITA GENTE que vinha das regiões das Missões e Alto Uruguai. Antes da chegada deste povo, Sapiranga realmente era uma típica cidade alemã, a exemplo do que é Morro Reuter, Ivoti e etc. Quando o migrante chegou (para se ter uma idéia, algumas empresas montavam postos de recrutamento na própria rodoviária, sendo que o migrante começava a trabalhar já no outro dia ), ele começou a ocupar – na maioria das vezes irregularmente – as áreas do beira-trilhos no bairro Amaral Ribeiro, originando, entre as décadas e 70 e 80, as vilas Operária, Ferrabraz I, Ferrabraz II, Pinheirinhos, Esperança e João Goulart, todas estas nos extremos à leste da cidade. Também posteriormente ocupou-se outra área de beira-trilhos, desta vez à oeste do Centro, no bairro hoje chamado Oeste. Já no sul, para baixo da RS-239, surgiu o bairro São Luiz, que é composto pelo bairro em si (parte muito comercial e próxima à RS) e as vilas Morada I, Morada II, Colina I e Colina II. A São Luiz hoje é um bairro bastante desenvolvido, que chega a ter vida própria.
Os bairros com a maioria da população de descendentes alemães são o Centro, Centenário, São Jacó (o bairro, não a picada), Sete de Setembro e uma pequena parte da São Luiz (próximo da RS-239) e do Amaral Ribeiro. Já todos os outros bairros são predominantemente de migrantes e descendentes.

Acho que pode-se fazer uma comparação – em escala menor, obviamente – de Sapiranga com Caxias do Sul. Quem vai à Caxias hoje talvez pense que seja uma “cidade italiana” ou algo do tipo, mas chega lá e vê que o que menos se tem são pessoas de origem italiana, ou seja, o povo da cidade é muito miscigenado e há tempos que a cidade deixou de ser uma italianeidade só, mesmo que tenha sido COLONIZADA por italianos (sei disso porque toda minha família é de Caxias e seguidamente vou para lá).
O mesmo raciocínio se aplica à Sapiranga. Não somos mais uma típica cidade alemã, sendo que fora o interior – bem mostrado nas fotos -, pouco temos à mostrar da colonização alemã... a Casa Johann Schmitt (moro a uma quadra dela) é um bom exemplar, mas tenho certeza que a maioria dos sapiranguenses nunca ouviu falar dela e nem sabem que existe um exemplar “enxaimel” reformado (acho que perdeu muito o valor histórico)em nossa cidade... antes da reforma ela era igual à muitas das casas mostradas nas fotos do interior, estava literalmente em ruínas. Pena, pois acredito que ela poderia ser a nossa “Casa de Pedra” (em alusão à de Caxias), com um museu e pa.
Continuando na comparação, se não fosse o “boom” industrial dos anos 70 e 80, acho que Sapiranga seria uma cidade do porte de Dois Irmãos hoje, assim como Caxias seria quem sabe parecida com Farroupilha ou Flores da Cunha. Os migrantes foram a força da nossa cidade e são maioria até hoje, mas a partir da vinda deles Sapiranga perdeu seu ar de cidade calma, colonial e pacata, e prinpalmente, a de cidade alemã (não interpretem isso como preconceito, é só a pura verdade). Quem quer ver cultura alemã aqui, recomendo que faça um passeio pelo interior do município, pois na zona urbana se encontra pouquíssima coisa. Eu treinei de mountain bike dos meus 12 até os 16 anos (tenho 20 hoje) e conheço muito as nossas estradas do interior, como essas das fotos e outras que ligam com Dois Irmãos, São José do Herval, Santa Maria do Herval, Solitária Alta (Nova Hartz), Serra Grande (Igrejinha) e por aí vai... não há nada melhor para mostrar o modo de vida do alemão que nos colonizou. Até hoje nessas comunidades do interior nos salões das igrejas os homens se reúnem para jogar carta e beber cachaça, sempre falando em alemão.

Uma curiosidade que muitos não sabem sobre Sapiranga.
Aposto que todos conhecem as lojas Paquetá, Paquetá Esportes, Gastón, e os nordestinos conhecem a Esposende. Pois bem, todas pertencem ao Grupo Paquetá, fundado em Sapiranga no ano de 1945 por descendentes de alemães, e cuja matriz é aqui. O que poucos sabem é que o FORTE da Paquetá é a MANUFATURA de calçados para exportação. Aqui só na área da manufatura de calçados dela trabalham cerca de 5 mil pessoas... mas como é exportação, poucos brasileiros conhecem os calçados dela, só a rede de varejo. É a grande empresa que move a cidade, e junto com os calçados Orquídea e calçados Musa (exportadores que encerraram atividades respectivamente em 2006 e 94, nas crises) foram os responsáveis pelo desenvolvimento industrial da nossa cidade nos anos 70.
As duas outras indústrias fortes que temos são a Altero, (começou fazendo metais para calçado e hoje faz metais de decoração para móveis, banheiros e puxadores etc.) e a Fundição Ferrabraz-Becker, de aço.

* A data da maior batalha dos Muckers (na essência, um movimenteo messiânico à exemplo de Canudos) realmente é 19 de Julho, onde 90 % deles foram dizimados ou presos. Mas, os “cabeças” da seita (entre eles, Jacobina) refugiaram-se na subida do Ferrabraz, ficando atocaiados lá. No dia 2 de Agosto, finalmente foram vencidos porque um traidor da seita levou as tropas imperiais até seu esconderijo na mata.
O epicentro de toda esta batalha, que seria a casa do casal Maurer (João Jorge e Jacobina) fica quase ao lado onde é hoje o campo de pouso do vôo-livre, precisamente onde foi erguida a estatua do Coronel Genuíno. Portanto, ficava no sopé do Ferrabraz, e não no morro propriamente dito. Quem hoje em dia vai ali para ver o pouso das asas e paragliders, e também para curtir o “Bardomorro” (excelente para quem gosta de rock) mal imagina que décadas atrás houve movimentação de todo um contingente do exército imperial (cerca de 3 mil homens), composto até de foguetes e canhões. Tudo para combater cerca de 100 ou 200 colonos maltrapilhos dispostos à tudo em nome de Jacobina.
JoãoLuiz no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2009, 11:06 AM   #20
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Pra quem não conhece a história dos Mucker, vale a pena!
Há uma extensa bibliografia sobre o tema.

Reply

Thread Tools

Posting Rules