daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old November 26th, 2009, 06:40 PM   #1
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

Likes (Received): 0

O que fazer com a população de rua?

Boa tarde,

Eu sou um adolescente (20) muito preocupado com a questão urbana, com a sociedade e a organização da mesma. Mas tem uma coisa que me intriga muito, e eu venho aqui perguntar a voces, pessoas mais experientes e sensatas do que eu, a me sugerir o que fazer com a população carente, não só do RJ, mas do Brasil como um todo.

É claro que no meu meio social, tanto etário quanto financeiro, o que não falta é playboy falando pra jogar bomba atômica nas favelas, jogar gasolina e depois queimar os bairros pobres e etc. Mas eu nem dou ouvido a isso, por isso venho aqui pra discutir o que deveria ser feito para tirar esse pessoal da pindaíba.

Eliminar a população carente é uma coisa fora de questão, pois independente de qualquer coisa, são seres humanos. Mas ai fica a questão:

A maior parte da população de baixa renda é extremamente necessária para a funcionalidade da sociedade como um todo, pois nas favelas que tanto desprezamos moram os motoristas de onibus, maquinistas de metro, garís, porteiros, ascenssores, faxineiros, copeiros, garçons, e por ai vai. Claro que essa população é imprescindivel para termos a vida que nos temos hoje. Mas o que deveria ser feito para ajudar essas pessoas não é o assunto desse tópico.

Eu gostaria de saber o que voces acham que deveria ser feito para ajudar a população de rua, os famosos mendigos. Acredito eu que eles não tem a minima escolaridade, e na maioria das vezes já são mais velhos, o que torna quase impossivel sua entrada no mercado de trabalho, pois não há qualquer nivel de qualificação.

Ajuda aos pobres, dar casa, comido e dinheiro. Mas se ficarmos financiando esse pessoal a vida inteira, é como se nós pescássemos por essas pessoas a vida inteira, e elas nunca saberiam como pescar, se é que me entendem.

Eu não sei o que fazer em relação a essas pessoas, que ao contrario das pessoas de baixa renda, são "pesos mortos" na nossa sociedade.

A inspiração para escrever isso foi ter visto uma família inteira de mendigos, 15 minutos atrás, na rua Moreira César, em frente ao Banco do Brasil.

Quero abrir minha mente um pouco, pois não quero ser mais um playboy falando pra exterminar geral! Precisamos de jovens sérios e maduros, pois seremos os adultos de amanhã.

Espero respotas dignas de serem lidas hein pessoal!
kicksilver no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 26th, 2009, 06:55 PM   #2
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 226

Anos atrás, houve uma pesquisa acerca da população de rua do Centro do Rio. Concluiu-se que, muito mais da metade, tinha residência fixa e que a sua grande maioria morava em cidades da Baixada Fluminense. Eles estavam ali trabalhando como catadores, flanelinhas, lavadores de carros ou mesmo pedindo esmolas. Iam para casa no final de semana.

Existem abrigos para a população de rua do Rio. Uns ficam, outros vão. Nesses abrigos, eles têm que trabalhar (arrumar a cama, varrer o pátio, lavar suas roupas etc.). Acontece, porém, que lá não existe álcool nem droga. Eis a razão de muitos não quererem ficar.

Em Barra Mansa, no interior do estado, há abrigos semelhantes. A diferença é que lá preparam as pessoas para o mercado de trabalho. Dão uma esperança de futuro para essas pessoas. Creio que o caminho seja por aí. O problema fica para aqueles que não querem seguir um tratamento para dependentes químicos. Aí realmente, não sei qual seria a solução.
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2009, 07:17 PM   #3
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1416

Um problema sério é o das cidades que "despejam" os moradores de rua em outras cidades...
Old November 26th, 2009, 08:09 PM   #4
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 4

Seja em POA, seja em qualquer outra grande cidade brasileira, a opção pela vida errante, o consumo cada vez mais generalizado do crack, a fuga às rotinas disciplinares impostas pelos abrigos, tem criado dificuldades para as instituições vocacionadas para a abrigagem permanente ou noturna, no nosso caso, mais especificamente, a FASC.

Ninguém pode obrigar ninguém a ser recolhido compulsoriamente, a liberdade é um requisito de cidadania, mas também não podemos deixar o caos se generalizar por inércia.

No caso portoalegrense, onde as noites de inverno podem descer facilmente perto dos 0 graus, eu adotaria convictamente o mesmo princípio dos mosteiros medievais quanto aos peregrinos. Um galpão, com baias separadas a meia altura onde os mendigos largassem suas tralhas durante a noite, fornecimento de água quente, sopão noturno, farmácia, lanche matinal, sem outras obrigações, em 3 ou 4 pontos estratégicos da área central.

É isso.
Minuano no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2009, 02:54 AM   #5
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Essa questão é complicada demais. Mas minha rápida sugestão é que se ataque, principalmente, os problemas que geram esses moradores.
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2009, 04:47 AM   #6
fiatbao
Is this your frog?

fiatbao's Avatar

Likes (Received): 2

Com os moradores de rua não sei....

Mas com os catadores de lixo: é só parar de jogar comida fora.
Old November 27th, 2009, 03:31 PM   #7
StreetView
25º25'S 49º15'W

Quote:
Originally Posted by joker-rs View Post
Essa questão é complicada demais. Mas minha rápida sugestão é que se ataque, principalmente, os problemas que geram esses moradores.
Ótima ideia. Agora, a pergunta que não quer calar: quais são os problemas e como os atacar?

Quote:
Originally Posted by fiatbao View Post
Com os moradores de rua não sei....

Mas com os catadores de lixo: é só parar de jogar comida fora.
A maioria dos catadores de lixo está em busca de materiais recicláveis, e não de restos de comida jogados fora.
Old November 27th, 2009, 04:42 PM   #8
Sim, sou eu!
BANNED

Likes (Received): 2

Eu acho que deve haver uma avaliação caso a caso, muitos estão na rua por opção, por não gostar de trabalhar e respeitar as "convenções sociais" estes por exemplo tem que sair de qualquer forma, moradores de rua degradam o espaço público que é de todos, por tanto quem paga impostos tem o direito de circular em uma rua limpa e sem fedor de urina e sacos de lixo estourados, se eles precisam de marial para reciclar ótimo, mas que façam de forma organizada e não deixando tudo para trás simplesmente como se vê na região central de São paulo por exemplo.

Para os drogados deveria haver OBRIGATORIEDADE de internação para tratamento quimico e psicológico.

Para crianças simplesmente a remoção e acompanhamento adequado(lugar de criança não é na rua e ponto final.

Etc...
Sim, sou eu! no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2009, 04:59 PM   #9
Astronauta
45TR0N4UT4

Astronauta's Avatar

Quote:
Originally Posted by StreetView View Post
A maioria dos catadores de lixo está em busca de materiais recicláveis, e não de restos de comida jogados fora.
Exato. Em casa antes rasgavam os sacos e espalhar o lixo pela rua, então começamos a separar os recicláveis a parte, mas não adiantou: continuavam rasgando e espalhando todo o lixo...

Como a coleta na cidade é regular, o jeito foi colocar cadeado e retirar somente no horário da coleta...

''

Com relação aos moradores de rua, de fato é assunto complicado, aparentemente a maioria são pessoas com doença mental e viciados, então o caso seria tratamento médico.

Last edited by Astronauta; November 27th, 2009 at 05:05 PM.
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2009, 05:56 PM   #10
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

E não sei quem viu, mas na época do Pan, várias vans lotadas de mendigos os desovavam aqui em Niterói, e depois os levaram de volta pro Rio... Acho que isso deu um novo significado á "jogar pra debaixo do tapete"
Old November 28th, 2009, 07:51 AM   #11
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 2272

Realmente é preciso se fazer algo, pois a cada ano que passa mais e mais meninos de ruas vão sendo observados.

Depois faço algumas sugestões aqui!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old November 28th, 2009, 10:50 AM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3429

No passado, a Ex-deputada Sandra Cavalcante foi acusada de jogar mendigos no Rio da Guarda aqui no RIO, só que o que ela não contava é que uma das mendigas fora campeã de natação, ou seja, ela sobreviveu e denunciou. Até hoje Sandra Cavalcante NEGA O FATO, mas as pessoas dizem que é verdade. Tudo porque o Governador da época - Carlos Lacerda - queria "limpar a cidade"

Respondendo ao thread, não sei se teríamos uma solução generalizada, pois muitos moradores que são tirados das ruas voltam para elas. Tudo porque sempre haverá alguém que as sustente de um jeito ou de outro até mesmo em relação a cigarros e drogras.
Old November 30th, 2009, 06:35 PM   #13
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

Isso que estou querendo dizer, eles são quase "pesos mortos" pra cidade, não tem serventia nenhuma, por isso fico preocupado.
Old November 30th, 2009, 10:02 PM   #14
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Likes (Received): 1

Acho que a pergunta que deve ser respondida é:
"Por que existem moradores de rua"?

É aquele ditado, matar o mal pela raiz.

Icaraí | Ingá | Boa Viagem | Gragoatá | Charitas | Parque da Cidade
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2009, 12:56 AM   #15
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

Não sei as causas, mas com certeza tem um pouco de malandragem ai. Tem nego que fica pedindo dinheiro em sinal e deve ganhar mais do que um trabalhador legalizado ganhanando um salário mínimo... Ai, fica dificil...
Old December 1st, 2009, 03:29 AM   #16
andrelot
BANNED

Likes (Received): 3

O problema é complexo e, como dito, com o enriquecimento geral da população cada vez menos moradores estão lá apenas por carência econômica crítica. Mas vou tentar dar uns pitacos em certas questões:

Catadores de recicláveis
Com papel é meio complicado de se fazer algo no curto prazo. Com latas e garrafas de todo tipo, um sistema parecido com o da Alemanha funcionaria bem: uma taxa extra (digamos, R$ 0,10 a R$ 0,50) a ser cobrada em todas as latas e garrafas industrializadas, diretamente no supermercado, sendo que a pessoa recebe o reembolso igual à taxa se retorná-las vazidas em máquinas automáticas que reconhecem o tipo de lata/garrafa, e emitem um cupom que a pessoa usa no caixa do supermercado pra pegar o valor ou descontar da próxima compra.

Incentiva-se a reciclagem, mas corta-se o catador da jogada: empresas de reciclagem de grande porte em geral mantém essas máquinas e fazem a coleta de forma profissional e organizada

Viciados em drogas pesadas em estágio crítico
Tem de ser internados para desintoxicação, mesmo contra a vontade.

Pessoas com problemas psiquiátricos ou sérios desajustes sociais
Acompnahamento psicológico e social para reabilitação.

Pobres em grau extremo
Apoio social e econômico de emergência em curto prazo. Se a pessoa não tem causas mais graves para estar na rua, é melhor gastar um pouco que seja e deixá-la fora das ruas do que lá, onde a tendência dela começar a usar drogas, cometer pequenos furtos etc. é bem maior.

Crianças abandonadas
Se são abandonadas mesmo e nào tem família, encaminhamento -mesmo que à força - para abrigos em outras cidades, a fim de prepará-las para adoção ou memso para uma vida em um orfanato, se for o caso.

Se tiverem famílias desestruturadas, apoio social e psicológico intenso.

Se forem exploradas pelas famílias, colocadas para mendicar, repressão policial.

Animas pulguentos
Devem ser confiscados e encaminhados a abrigos. Se a pessoa não tem dinehrio para comer, ainda vai carregar um cachorro junto?
andrelot no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2009, 03:59 AM   #17
Schultz
Registered User

Schultz's Avatar

Não é tão simples assim.

O que fazer com alguém que simplesmente opta por esse estilo de vida? Tem gente que não consegue viver em uma casa, não consegue trabalhar para contribuir em algo para a sociedade. Parece absurdo que alguém desista de uma vida com confortos para morar na rua, mas isso existe.

Nos casos reversíveis, eu pensei uma vez em uma espécie de ONG que sentasse ao lado desse pessoal e descobrisse quais eram os problemas e se havia uma resolução. Talvez se existissem retiros, como existem para viciados, onde eles cuidam de hortas e fazem alguns trabalhos artesanais, sendo autosustentáveis...
Schultz no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2009, 05:17 AM   #18
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 998

Simples, forçar todos á irem para abrigos.
Old December 1st, 2009, 08:15 AM   #19
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3429

Quote:
Originally Posted by diMonteiro View Post
Acho que a pergunta que deve ser respondida é:
"Por que existem moradores de rua"?

É aquele ditado, matar o mal pela raiz.
Creio que eles existam porque foram "deserdados" da família, ou porque perderam o emprego e não conseguiram pagar o aluguel e vive a margem, ou mesmo porque não tem como pagar o aluguel porque o salário é baixo. Vejam bem, não estou falando SÓ de mendigos, estou falando de pessoas que moram em rua.
A coisa é muito mais complexa do que se imagina. Certa vez, um menino de 9 anos foi pedir roupas numa Igreja Evangélica. Perguntado onde estavam seus pais, ele disse que morava numa comunidade e que os pais foram mortos porque estavam envolvidos numa "parada errada", foi perguntado sobre tios e tias, e ele respondeu o mesmo e, completou dizendo, "antes que eu morresse por viver com eles, preferi morar na rua!"

Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
Simples, forçar todos á irem para abrigos.
Não é bem assim aqui no RIO. Você pode até forçar, mas eles fogem e vão para as ruas...rs
Old December 1st, 2009, 09:15 AM   #20
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Eu acho que deveria distinguir essas pessoas, pois existem as pessoas realmente necessitadas e claro, os espertos, que fingem ser moradores de rua e na verdade são traficantes ou assassinos, estrupadores e por ai vai.

Eu acho que deveria voltar aquela lei da vadiagem, quem tem capacidade fisica para trabalhar e tal e também estudar, deveriam ser retirados da rua. Agora a outra parcela, essa não teria como resolver o problema.

Vai colocar num asilo ou abrigo, e quem vai pagar a conta, o contribuinte?
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules