|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
Alhos Vedros
![]() Alhos Vedros é uma vila portuguesa do concelho da Moita, com 16,56 km² de área e 12 614 habitantes (2001). Densidade: 761,7 h/km². Foi vila e sede de concelho até 1855. As suas origens remontam ao período anterior à Reconquista cristã, pois nas Memórias Paroquiais de 1755 é feito um relato, certamente de conteúdo semi-apócrifo, da forma como os seus habitantes terão resistido às investidas muçulmanas num Domingo de Ramos por ocasião da recuperação de Palmela pelos cristãos. Em termos patrimoniais, destacam-se a referida Igreja Matriz de São Lourenço, o único pelourinho manuelino completo do distrito de Setúbal, o chamado poço mourisco, provavelmente quinhentista e o seu moinho de maré. No entanto, a maior parte dos traços das suas origens multisseculares e do seu passado histórico têm vindo progressivamente a desaparecer, assim como o próprio rico património natural da longa zona ribeirinha tem vindo a ser destruído, primeiro com os efeitos da poluição industrial e, depois, devido ao entulhamento das antigas salinas e viveiros piscícolas que existiam na zona de sapal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Alhos_Vedros Blog da Vila: http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/
|
|
|
#2 |
|
Barra for Friends
|
Ortofoto da Freguesia:
Ortofotos Vila ![]() Bairro Gouveia e Arroteias ![]() Fonte da Prata
Last edited by Barragon; December 8th, 2009 at 06:08 PM. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Barra for Friends
|
Zona Antiga e Centro da Vila - Norte da Linha de Caminhos de Ferro
Parque Ribeirinho ![]() Igreja Matriz ![]() Avenida Bela Rosa ![]() Discoteca Kleopatra ![]() Zona Oriental da Vila ![]() ![]() Rua Vasco da Gama ![]() ![]() Novos Edifícios ![]() ![]() Rua Tristão da Cunha ![]() Rua Duarte Pacheco ![]() Zona Oriental - Rua Agostinho Neto ![]() Rua Diogo Cão ![]() Rua Lopes Sequeira ![]() Rua de Damão ![]() ![]() Avenida Bela Rosa ![]() Escola Primária ![]() Rua Lopes Sequeira ![]() Rua de São Lourenço ![]() Rua de Diu ![]() ![]() Rua Cândido dos Reis ![]() Rua D. Dinis de Ataíde - "A Velhinha" http://www.sfrua.web.pt/ ![]() Coreto ![]() Rua 5 de Outubro ![]() ![]() Rua Cândido dos Reis ![]() Largo e Igreja de Mesiricórdia ![]() ![]() Avenida Humberto Delgado ![]() Rua Adriano Correia de Oliveira ![]() Rua de Dadra ![]() Avenida Humberto Delgado ![]() Rua Amílcar Cabral ![]() Aéreas ![]() ![]()
Last edited by Barragon; December 8th, 2009 at 06:12 PM. |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Barra for Friends
|
Zona a Sul da Linha de Caminhos de Ferro - Bairro Gouveia e Arroteias
Arroteias da nova ponte sobre a Linha do Sado ![]() Rua Almeida Garrett ![]() Urbanização Vila Rosa ![]() ![]() Bairro Gouveia ![]() ![]() Zona Sul de Alhos Vedros ![]() Rua de Alves Roçadas ![]() Bairro Gouveia ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Aéreas: ![]()
Last edited by Barragon; December 8th, 2009 at 06:14 PM. |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Cidade-Museu
Likes (Received): 182
|
Não ofendo ninguem se disser que não é nada de especial...
Mas é sempre interessante ver estas localidades proximas da fronteira com o Alentejo... Continua com estes bons threads
''Evora is the finest example of a city of the golden age of Portugal after the destruction of Lisbon by the earthquake of 1755'' Inscription criteria on the List of the UNESCO World Heritage (1986) / |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Barra for Friends
|
A zona antiga ainda tem lá o moínho... que é bonito e está meio arranjado.
A vila é caótica em termos de planeamento e urbanismo. A zona das Arroteias e sul da linha são muito características do alentejo. Penso existir muita gente alentejana na zona.
|
|
|
#7 |
|
Barra for Friends
|
Na segunda página meto as fotos da Urbanização da Fonte da Prata
para não ficar muito pesado. As fotos estão noutro thread.
|
|
|
#8 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Jà estava eu a pensar para mim: "outra linda"
... mas và, até que està razoàvel (exceptuando a rua de Diù.. )
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Portugal
Likes (Received): 243
|
E eu a ver o titulo dum thread novo e a ver que o ultimo comentario foi do Ennis, e a pensar: Ui, o Barra continua a dar-lhe matéria prima para ele criticar!
![]() Depois ao ver as fotos, e verificar que quase não há marquises, pensei, vamos lá ver o que ele vai criticar desta vez. Vá lá, não atacaste os carros nos passeios!
|
|
|
|
|
|
#10 | |
|
You may call me Lamp...
Likes (Received): 4
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Barra for Friends
|
Tenho umas fotos no thread da Moita... a ver se as passo para aqui ... mas só na segunda página.
A zona do moinho poderia estar arranjadinha... mas está mais ou menos.
|
|
|
#12 | |
|
Barra for Friends
|
Quote:
![]() O Bairro Gouveia é abusado.
|
|
|
|
#13 | |
|
Barra for Friends
|
Quote:
|
|
|
|
#14 |
|
Portugal
|
O Bº Gouveia é a suburbanização de Alhos Vedros!
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Barra for Friends
|
é que os edifícios estão muito juntos e ainda existem lotes por construir... infraestrtuturas zero.
|
|
|
#16 |
|
Portugal
|
É assim que começam os suburbios. A CM-Moita que tanto medo tem da Baixa da Banheira por ter mais eleitores que a Moita, está a fazer a suburbanização de Alhos Vedros. Pelo que vi no dia 21 de Setembro quando fui de comboio do Barreiro a Setubal, o Penteado vai seguir pelo mesmo caminho.
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Barra for Friends
|
O penteado ? alguma vez? Porque dizes isso? é só casinhas... nem há muita construção.
|
|
|
#18 |
|
Portugal
|
Então estou a confundir com uma localidade qualquer proxima da Moita! Já não me lembro.
A seguir à Moita no caminho para o Pinhal Novo o que há? |
|
|
|
|
|
#19 |
|
Barra for Friends
|
é o Penteado... só casinhas.
Mas tu vês a zona do nó do IC32?
|
|
|
#20 |
|
Portugal
|
Já não me lembro e estou a fazer confusao com alguma coisa! Então o continuo urbano da Linha do Sado é só entre o Barreiro e a Moita?
Barreiro, Barreiro A, Lavradio, Baixa da Banheira, Alhos Vedros, Moita. Penso que não me esqueci de nenhuma estação! Por acaso lembro-me de ter passado pelo IC32 mas já não me lembro se lá havia muita construção, mas penso que não. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| alhos vedros, arroteias, bairro gouveia, fonte da prata, velhinha |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|