|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 114
|
Oeiras, Piauí | Cidade histórica
Oeiras, Piauí
Oeiras é um município da Microrregião de Picos, no estado do Piauí. Foi fundada em 1695 com a construção de uma capela. Virou capital do estado em 1759, titulo que ostentou até 1851. População: 36.293 habitantes IDH: 0,625 Distância até Teresina: 313 km Fotos: Flick e Panoramio 01- Igreja Nossa Senhora da Conceição ![]() Agamenon Pedrosa 02- Prefeitura Municipal de Oeiras ![]() Agamenon Pedrosa 03- Agência dos Correios ![]() davidjales 04- Praça ![]() xandefema 05- Outra praça ![]() Antônio de Pádua 06- Igreja Matriz de Oeiras ![]() joaquimdasvirgens 07- Panorama visto da Praça ![]() Antônio de Pádua 08- Vista da cidade ![]() Adolfo Moraes 09- Vista noturna da Praça da Matriz ![]() Antônio de Pádua 10- Igreja Nossa Senhora do Rosário ![]() Agamenon Pedrosa 11- Museu de Artes Sacras ![]() Antônio de Pádua 12- Centro de Cultura ![]() Agamenon Pedrosa 13- Panorama da cidade ![]() Edilson Morais Brito 14- Vista da Praça ![]() Agamenon Pedrosa 15- Centro de Cultura (Casa das 7 janelas) ![]() Fernando Salge 16- Casas e comércio ![]() Flavio Cipriano 17- Igreja da Sagrada Família ![]() Agamenon Pedrosa 18- Café Oeiras ![]() Agamenon Pedrosa 19- Estátua de Nossa Senhora da Vitória (Morro do Leme) ![]() Agamenon Pedrosa 20- Praça Novamente ![]() Agamenon Pedrosa 21- Rua típica image hosted on flickr ![]() Thompson Sa 22- Vista do Alto do Morro do Leme ![]() Eliel Damasceno Last edited by Ice Climber; December 19th, 2009 at 09:44 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Minas Gerais
Likes (Received): 1
|
Bonitinha a cidade !! Parabéns aew pela seleção !!
|
|
|
#3 |
|
Patos-PB MinhaPaixão!!
Likes (Received): 5
|
Muito simpática essa cidade ..
|
|
|
|
#4 |
|
VEMK
Likes (Received): 75
|
Legal a cidade, bem simpática! Esse Brasilzão ainda tem muito pra nos mostrar.
|
|
|
#5 |
|
Legalize sua liberdade
Likes (Received): 83
|
Tb gostei da cidade, o que dá para se notar é a diferença do urbanismo as cidades "portuguesas" do interior do nordeste, para as com as cidades tb de colonização portuguesa daqui do sul.
Não me refiro a nenhum momento ao termos economicos. Até acho as construções bem semelhantes, mas o aspecto urbano é diferente, não sei ao certo explicar, lógico a primeira vista é a que as cidades daqui do sul a maioria de colonização portuguesa fica no litoral. Talvez seja pelo fato dos portugueses daqui do sul serem na maioria vinda dos açores. Alguem, consegue notar tb essas diferenças?
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 357
|
Conheço! Oeiras ainda é mais interessante ao vivo. Uma bela surpresa no sertão do Piauí. As fotos não estão muito boas. A praça da igreja Matriz é bem imponente, e as construções coloniais são muito bem preservadas. Tem uma ponte de pedra, em arcos, muito bonita. Vale a pena conhecer.
|
|
|
|
|
|
#7 | |
|
Registered User
Likes (Received): 357
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 395
|
A cidade tem belas construções e aparenta ser bem organizada.
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
.
|
Surpreendente a cidade, bastante arrumadinha e com um patrimônio bem preservado.
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 83
|
Oeiras tem um belo patimônio histórico! Aqui no Pará também temos uma cidade como o mesmo nome. Não conheço, nem mesmo de foto. Parabéns pelo thread Ice Climber!
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
No meio do Sertão
Likes (Received): 258
|
Oeiras... A surpreendente cidade histórica do Piauí, o único estado do Nordeste onde a colonização começou no interior do estado, e não no litoral. Boas fotos!
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
Likes (Received): 719
|
Ice, só você mesmo para desvendar essas cidades que ninguém conhece, pelo menos eu nunca tinha ouvido falar em Oeiras (que vergonha...rs).
Bem, achei a cidade bem simpática e arrumadinha. População: 36.293 habitantes IDH: 0,625 Achei a população até grandinha, mas o IDH ficou abaixo de 0,700, ou seja, precisa dar uma melhorada básica. Que bom que você se interessa por essas pérolas do interior desse País-continente. Parabéns
|
|
|
#13 |
|
MA meu tesouro,meu torrão
Likes (Received): 14
|
Duas curiosidades: Oeiras foi primeira capital do Piauí e na casa das 7 janelas eu contei 9.
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 21
|
O Barroco Piauiense. Interessante que as cidades históricas brasileiras, notadamente as barrocas, se preservam pela decadência, pelo esquecimento durante décadas (com exceções, claro, como Salvador e São Luís), sendo redescobertas e preservadas. Já visitei e fotografei Pirenópolis e Goiás Velho, em Goiás, que são exemplos típicos, assim como Ouro Preto. Oeiras é a mesma coisa, a transferência da Capital para Teresina levou a cidade á decadência econômica e foi isto que a preservou. As fotos realmente não fazem justiça à beleza da cidade, um dia, com tempo, eu vou lá e fotografo a antiga Vila da Mocha para mostrar aqui, primeira Capital da minha terra.
Quanto ao IDH, amigos, MORRA O IDH! IDH é uma merda. Tem cidade horrorosa com IDH altíssimo e lindas cidades com IDH baixo. Significa que precisam melhorar os indicadores sociais, mas, significa que o lugar é feio ou desagradável? As metrópoles têm os maiores IDH's e têm os piores trânsitos, os maiores índices de violência, as ruas mais feias e sujas, a maior mendicância. IDH é nóia politicamente correta ou forma de auto-afirmação, na maioria das vezes em que se esgrime este dado fora de contexto.
Last edited by Keyser_Soze; March 29th, 2010 at 05:16 AM. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
trinta zero zero
Likes (Received): 28
|
Nossa, muito linda. Infelizmente é desconhecida dos brasileiros, mas está recebendo investimentos do programa Monumenta, isto é, está entre as cidades históricas mais importantes do Brasil!
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 248
|
Oeriras é uma preciosidade que nunca havia ouvido falar. Belo patrimonio.
|
|
|
|
|
|
#17 | |||||||||||
|
Registered User
Likes (Received): 114
|
Valeu valdeir!
![]() Valeu batistinha! ![]() Quote:
![]() Quote:
. Acho interessantíssimo no Piauí esse desenvolvimento histórico "interior-litoral" que faz com que encontremos arquitetura portuguesa no interior, diferente de outros estados, como Santa Catarina. ![]() Quote:
![]() Valeu Cerrado!!! Quote:
Quote:
![]() Quote:
Quote:
![]() Quote:
![]() Valeu Zeca! ![]() Quote:
Concordo com suas considerações. Infelizmente foram as unicas fotos que achei no Panoramio da cidade. O meu objetivo era apenas mostrar essa desconhecida cidade no fórum brasileiro. Obrigado pela visita! ![]() Quote:
![]() Quote:
|
|
|
|
#18 |
|
Centro Sportivo Alagoano
Likes (Received): 0
|
Bastante simpática a cidade!!!
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Dias lotados...
Likes (Received): 224
|
Eu gostei muito da cidade.
![]() Já tinha ouvido falar em Oeiras, mas nunca havia visto fotos, e desconhecia que a cidade já foi capital do estado. Tópico bem interessante.
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Oeiras hein?
Já foi pra lista dos locais que visitarei um dia... Achei encantadora a cidade!
|
![]() |
| Tags |
| brasil, oeiras, piauí |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|