daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Brasil Geral

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 21st, 2009, 01:04 AM   #1
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

onofrewl@uol.com.br's Avatar

Likes (Received): 17

Mega Bus Thread: De Barra Mansa(RJ) a Juiz de Fora(MG)

A viagem aconteceu num dia nublado de sábado. A primeira parte foi percorrida num ônibus da Viação Normandy, na linha Barra Mansa x Valença, e a segunda e última foi feita num carro da FrotaNobre, linha Valença x Juiz de Fora...
É um caminho pouco usual pra quem sai do Sul Fluminense com destino a cidade mineira, onde o mais comum é seguir pela BR-393 até Três Rios, mas resolvi fazer diferente até mesmo pela oportunidade de fotografar e mostrar lugares e paisagens pouco conhecidos...

Um mapa com visão geral do percurso:

Saindo da rodoviária, no centro de Barra Mansa:

Entrada do bairro Boa Sorte:

Vistas da Saint Gobain Canalização, antiga Metalúrgica Barbará:

Loja do Habib's, no bairro Barbará:

Já em Volta Redonda, no bairro Ponte Alta. As duas cidades são perfeitamente conurbadas:

O recém-inaugurado shopping automotivo (na época, ainda em construção):

Terminal Urbano da Ponte Alta:

Bairro Conforto:

Rua 207, uma das principais entradas da cidade para quem vem pela Dutra, servindo de leito para a BR-393 (até que se inaugure o Contorno). Neste ponto ela faz interseção com a Via Sérgio Braga (que vem de Barra Mansa):

Bairro Vila Santa Cecília:

As instalações da CSN em simbiose com as construções da cidade. À noite não se sabe o que é prédio e o que é galpão industrial, isso é uma característica de VR:

Com a expansão programada do Sider Shopping, essa rua deixará de existir. A expansão englobará também a área do Hiper Sendas, que será uma das novas âncoras e funcionará no subsolo:

Subida do bairro Laranjal, próximo à rodoviária:

Centro:

Silos do novo pólo cimenteiro da CSN, que produzirá cerca de 10% da demanda nacional por cimento:

Avenida dos Trabalhadores:

Entrada da rodoviária:

Viaduto que faz a ligação do Jardim Amália com a Avenida Amaral Peixoto (Centro):

Bairro Jardim Amália:

Entrada do bairro Água Limpa:

Avenida de acesso ao bairro Três Poços e ao município de Pinheiral:

Entrada do bairro Brasilândia:

Rio Paraíba do Sul e bairro Dom Bosco:

O Ribeirão do Inferno, que marca o limite entre Volta Redonda e Barra do Piraí:

Um dos muitos motéis da região do bairro Califórnia, já em Barra do Piraí:

Bairro Morada do Vale com a fábrica de cimento da Votorantim ao fundo. A fábrica fica na margem direita do Paraíba, em território de VR:

Posto da PRF:

Vista do Kilimanjaro, o maior toboágua do mundo, com 50m de altura. Faz parte do complexo do Águas Quentes Resort, maior parque aquático do estado:

Entrada para o Águas Quentes:

Distrito de Dorândia, em Barra:

Entrada do distrito:

Praça de pedágio da Rodovia do Aço (BR-393):

O onipresente rio Paraíba do Sul:

Primeira entrada de Barra, acesso pelo bairro Oficinas Velhas:

Bairro Lago Azul:

No alto do morro, instalações do SESI/Barra do Piraí:

Trevo de acesso para Barra do Piraí (Belvedere), Valença e Conservatória:

Paisagem vista a partir da RJ-145, rumo a Valença:

Chegando nos primeiros bairros da cidade:

Rodoviária... Daqui, é rumo a JF:

Vistas da cidade, que tem cerca de 70 mil habitantes:

Rio das Flores (pequenina e agradabilíssima cidade):

Vila de Manoel Duarte, no município de Rio das Flores:

Ponte sobre o rio Preto, ainda no distrito de Manoel Duarte (Porto das Flores). Do outro lado já é território mineiro... O rio Preto marca a divisa entre os dois estados desde o Parque Nacional do Itatiaia até Três Rios, mas a partir de Levy Gasparian recebe as águas do Paraibuna e segue para Três Rios com este nome:

Rio Preto:

A RJ-151 foi asfaltada recentemente e está em boas condições. Ela vai de Levy Gasparian a Manoel Duarte, beirando o rio Preto. A paisagem é belíssima, cheia de bucolismo, parece o vale do Paraíba do Sul em menor escala:

Ponte sobre o rio Preto, ligando a localidade de Três Ilhas (município de Paraíba do Sul) ao lado mineiro, onde se localizam fazendas históricas de importância:

Afonso Arinos (município de Levy Gasparian). Ao fundo, a grande Pedra de Paraibuna, formação granítica de mais de 400m de altura desde a base, de geologia semelhante à do Pão de Açúcar:

Praça com coreto em Afonso Arinos:

Vistas da Pedra de Paraibuna:

Mont Serrat, outra localidade de Levy, bem na base da Pedra:

Museu rodoviário, único no gênero em todo o país, com relíquias da época imperial:

Rio Paraibuna, após sua confluência com o Preto, aqui com explêndido volume de água. É, juntamente com o Pomba e o Muriaé, o maior afluente do Paraíba do Sul:

Corredeiras do Paraibuna:

Atravessando a ponte da Estrada Real do Caminho novo, seguimos pela área rural de Simão Pereira (MG) por essa estrada, até o entroncamento com a BR-040, próximo ao posto de pedágio:

Entrada de JF pelo Salvaterra. A partir daqui é uma sequência de fotos até o centro da cidade, onde desembarquei:

Aconteceu algum incidente aqui nesse dia:

Vista parcial do Independência Shopping:

Vistas a partir da avenida Independência:

Avenida Rio Branco:

Sponsored Links

Old December 21st, 2009, 03:47 AM   #2
snt3000
trinta zero zero

snt3000's Avatar

Likes (Received): 28

Está bem completo o thread, deu uma visão bem realista do percurso.

Tenho a impressão de que tanto essa região fluminense quanto a Zona da Mata de MG (que eu conheço) precisam se desenvolver e cuidar melhor das suas cidades.
snt3000 no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 04:18 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 866

Muito legal a viagem, Barra Mansa é bem grandinha e JF sempre imponente, muito bom! Parabéns pelo thread, valeu!: )
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 06:00 AM   #4
Leojf
Registered User

Leojf's Avatar

Likes (Received): 6

Otimas fotos, agora esse ônibus para na rodoviaria ou na mini rodoviaria no centro?
Leojf no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 06:21 AM   #5
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 201

Poxa um thread qse caseiro pra mim, gostei das fotos, eu sei como é difícil fotografar dentro de ônibus, mas o resultado ficou excelente...

Eu acredito que esse trajeto seja um pouco mais curto, porém acho que passando por Três Rios chega-se mais rápido.

Ainda não conheço o centro de Barra Mansa, a conurbação é tão forte que não dá pra saber onde termina BM e começa VR, aliás esse contorno de Volta Redonda é uma novela, e é uma obra que precisa ser feita de fato a mto tempo. A expansão do Sider Shopping vai ficar bem interessante...

Nossa apareceu até o Borba Gato, eu achava que aquela região dos moteis pertencesse ainda a Volta Redonda.

Valença é uma cidade bem simpática, agora Rio das Flores tem um charme especial, aliás qq dia quero dar um pulo na cidade só pra tirar fotos e postar aqui. Essa região tem mesmo umas paisagens bucólicas que remetem ao ciclo do café, os rios e os vales característicos.

A visão da pedra do Paraibuna por essa estrada é bem melhor do que na 040 que qse não se enxerga, já existe uma boa estrutura para o turismo rural e ecológico, porém acho que tem mto a ser explorado ainda nessa região. Você passou bem próximo da minha casa...

Quando fez essa viagem?
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 06:27 AM   #6
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 201

Quote:
Originally Posted by Leojf View Post
Otimas fotos, agora esse ônibus para na rodoviaria ou na mini rodoviaria no centro?
Me parece que o Frotanobre vindo de Valença para no centro, no início desse mês qdo fui a Petrópolis o ônibu da Unica passou pela BR até a entrada do bairro Nova Era e só parou mesmo na rodoviária, mas já vi um Progresso vindo de TR parando na praça da Estação. Com relação a Util/Brisa não sei como está a situação...
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 09:58 AM   #7
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 717

Fotos tiradas de um ônibus quase nunca ficam boas, mas as suas ficaram bem legais.

Parabéns pelo thread!
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 03:20 PM   #8
Ricbit
BANNED

Likes (Received): 1

Puxa, fazia tempo que eu não ia a Valença! Vassouras me pareceu um pouco melhor pelo que vi aqui então. Rio das Flores é super bucólica e aprazível, nos remetendo aos áureos tempos dos barões de café.

Levy Gasparian e Barra do Piraí estão em estado calamitoso quase em sua totalidade. Paraíba do Sul e Três Rios, apesar das favelas se espalhando, estão em estado melhor e têm um centro agradável. Barra Mansa como sempre desordenada e com aspecto degradado, apesar de que tem melhorado e está atravessando uma boa fase de desenvolvimento e Volta Redonda como sempre imponente e bonita, assim como Resende. No geral, todas precisam melhorar a questão estética, principalmente Barra do Piraí, que está cada vez mais infestada de favelas e descuidada.

Esse toboágua Kilimanjaro! Nem sabia da existência dele haha. A propósito, parece ser perto de Conservatória, um dos lugares mais lindos do estado. Que formação geológica interessante essa Pedra do Paraibuna, também desconhecida por mim!

JF como sempre desenvolvida e imponente, apesar de me parecer um tanto quanto desordenada.

Quanto tempo demorou essa viagem? Por onde é mais rápido, pela BR até Três Rios ou por esse caminho? Olha, fizeste um milagre ao fotografar tão bem de um ônibus. Gostei muito do thread.

Parabéns!
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 05:22 PM   #9
desatento
Usuário Registrado

desatento's Avatar

Likes (Received): 0

Apesar de algumas fotos terem saído tremidas, o resultado final ficou legal.

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Muito legal a viagem, Barra Mansa é bem grandinha e JF sempre imponente, muito bom! Parabéns pelo thread, valeu!: )
Só as oito primeiras fotos são de Barra Mansa.
Old December 21st, 2009, 06:02 PM   #10
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 114

Talvez alguém vá me crucificar, mas eu sinceramente não consigo achar as cidades dessa região do Rio de Janeiro bonitas. Rio das Flores, Valença, Vassouras são belas e agradáveis, mas Barra Mansa, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Três Rios são bem feias. Volta Redonda é bonita, mas acho muito poluída visualmente.

Além das auto-construções, da favelização, tem também a poluição visual (principalmente em VR).

Mas, não há como negar a prosperidade daí. Principalmente VR, que é uma potência!

Mesmo assim, curti muito o thread. Adoro Road Threads, e Bus threads!

Last edited by Ice Climber; December 21st, 2009 at 07:54 PM.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 07:52 PM   #11
Sthevan MG
Orgulho de ser mineiro.

Sthevan MG's Avatar

Likes (Received): 1

Foi um verdadeiro passeio. Gostei muito do thread. Parabéns.
Sthevan MG no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 03:27 AM   #12
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by snt3000 View Post
Está bem completo o thread, deu uma visão bem realista do percurso.

Tenho a impressão de que tanto essa região fluminense quanto a Zona da Mata de MG (que eu conheço) precisam se desenvolver e cuidar melhor das suas cidades.
Sim, há muitas cidades mal cuidadas na região, mas acho que a Zona da Mata de Minas está um passo à frente, principalmente quando falamos de cidades pequenas, elas são muito melhor organizadas... O Vale do Paraíba Fluminense e a Zona da Mata Mineira tem mais identificação histórica e geográfica entre si que com outras regiões de seus estados...
Old December 22nd, 2009, 03:33 AM   #13
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
A viagem foi realmente muito legal, tanto que pretendo realizá-la novamente quando tiver que ir a JF... Barra Mansa tem seus 180 mil habitantes, já foi a cidade mais densa do interior Fluminense, mas não se constrói praticamente mais qualquer edifício de porte ali há mais de 15 anos... Juiz de Fora não impressiona apenas por seu skyline, mas também por seu excelente sistema viário...
Old December 22nd, 2009, 03:36 AM   #14
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by Leojf View Post
Obrigado!

Eu saltei no ponto que fica depois da ponte sobre o Paraibuna, mas o destino final do ônibus é a Rodoviária Miguel Mansur, a principal. Eu creio que aquela mini-rodoviária perto da estação seja apenas para linhas próximas, com carros de duas portas...
Old December 22nd, 2009, 03:46 AM   #15
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Poxa um thread qse caseiro pra mim, gostei das fotos, eu sei como é difícil fotografar dentro de ônibus, mas o resultado ficou excelente...

Eu acredito que esse trajeto seja um pouco mais curto, porém acho que passando por Três Rios chega-se mais rápido.

Ainda não conheço o centro de Barra Mansa, a conurbação é tão forte que não dá pra saber onde termina BM e começa VR, aliás esse contorno de Volta Redonda é uma novela, e é uma obra que precisa ser feita de fato a mto tempo. A expansão do Sider Shopping vai ficar bem interessante...

Nossa apareceu até o Borba Gato, eu achava que aquela região dos moteis pertencesse ainda a Volta Redonda.

Valença é uma cidade bem simpática, agora Rio das Flores tem um charme especial, aliás qq dia quero dar um pulo na cidade só pra tirar fotos e postar aqui. Essa região tem mesmo umas paisagens bucólicas que remetem ao ciclo do café, os rios e os vales característicos.

A visão da pedra do Paraibuna por essa estrada é bem melhor do que na 040 que qse não se enxerga, já existe uma boa estrutura para o turismo rural e ecológico, porém acho que tem mto a ser explorado ainda nessa região. Você passou bem próximo da minha casa...

Quando fez essa viagem?
Olha que quando me propus a fazer este thread eu pensei em alguns dos seus. Outra inspiração foi a página do "Relatos de Viagens", do Viajante Dória - http://viajantedoria.blogspot.com/...

Cara, eu não me lembro o dia exatamente, mas foi num sábado em que o Bené da caminhonete laranja se apresentou no quadro "Lata Velha" do Luciano Huck. O cara é de VR e tinha uma galera aqui que estava acompanhando. Uns dois meses atrás, mais ou menos...
Old December 22nd, 2009, 03:49 AM   #16
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Fotos tiradas de um ônibus quase nunca ficam boas, mas as suas ficaram bem legais.

Parabéns pelo thread!
Obrigado, Emanuel! Fico satisfeito que tenha gostado do trabalho.

Eu tive que compensar o menor tempo de exposição no obturador com uma qualidade de imagem menor e com menos luminosidade, já que na maior parte do tempo o ônibus trafegava em boa velocidade...
Old December 22nd, 2009, 04:07 AM   #17
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by Ricbit View Post
Puxa, fazia tempo que eu não ia a Valença! Vassouras me pareceu um pouco melhor pelo que vi aqui então. Rio das Flores é super bucólica e aprazível, nos remetendo aos áureos tempos dos barões de café.

Levy Gasparian e Barra do Piraí estão em estado calamitoso quase em sua totalidade. Paraíba do Sul e Três Rios, apesar das favelas se espalhando, estão em estado melhor e têm um centro agradável. Barra Mansa como sempre desordenada e com aspecto degradado, apesar de que tem melhorado e está atravessando uma boa fase de desenvolvimento e Volta Redonda como sempre imponente e bonita, assim como Resende. No geral, todas precisam melhorar a questão estética, principalmente Barra do Piraí, que está cada vez mais infestada de favelas e descuidada.

Esse toboágua Kilimanjaro! Nem sabia da existência dele haha. A propósito, parece ser perto de Conservatória, um dos lugares mais lindos do estado. Que formação geológica interessante essa Pedra do Paraibuna, também desconhecida por mim!

JF como sempre desenvolvida e imponente, apesar de me parecer um tanto quanto desordenada.

Quanto tempo demorou essa viagem? Por onde é mais rápido, pela BR até Três Rios ou por esse caminho? Olha, fizeste um milagre ao fotografar tão bem de um ônibus. Gostei muito do thread.

Parabéns!
Valeu, Ricbit!

O Kilimanjaro fica em Dorândia, no meio do caminho entre BP e VR. Conservatória (Valença) deve estar a aproximadamente 40km dali... Cara, eu não cheguei a calcular o tempo, até pq também se desconta a parada para baldear em Valença, mas saí de BM por volta das 11h e cheguei em JF um pouco além das 15 horas. Se vc for direto, de carro, acho que o tempo será rigorosamente o mesmo nos doispercursos, mas ônibus só existe direto de BM/VR para JF passando por Três Rios...

Quanto às cidades, concordo em muita coisa, mas a impressão que as fotos passaram nem sempre corresponderão à realidade do lugar, já que peguei apenas o meu lado da janela e só aquilo que o trajeto do ônibus proporcionava. Barra do Piraí realmente é muito desorganizado, mesmo nos bairros centrais (que não dá pra ver da rodovia), mas Valença é bonita, as casinhas todas branquinhas, construções antigas bem preservadas, quase uma Vassouras de maior porte. Vc olha os morros e não vê casa feia... a rigor, não há favelas, apenas casebres nos bairros mais afastados, casinhas simples e típicas de comunidades pobres da zona rural... Rio das Flores tbm é um presépio, muito arrumadinha e bonita...
Old December 22nd, 2009, 04:12 AM   #18
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Talvez alguém vá me crucificar, mas eu sinceramente não consigo achar as cidades dessa região do Rio de Janeiro bonitas. Rio das Flores, Valença, Vassouras são belas e agradáveis, mas Barra Mansa, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Três Rios são bem feias. Volta Redonda é bonita, mas acho muito poluída visualmente.

Além das auto-construções, da favelização, tem também a poluição visual (principalmente em VR).

Mas, não há como negar a prosperidade daí. Principalmente VR, que é uma potência!

Mesmo assim, curti muito o thread. Adoro Road Threads, e Bus threads!
Valeu, Ice.

O problema do interior fluminense é que suas cidades sempre viveram à sombra de sua capital, numa proporção maior que em qualquer outro estado, dado o peso relativo da Região Metropolitana no contesto geral. O resultado é esse aí mesmo, só de um tempo pra cá é que as coisas começaram a mudar...
Old December 22nd, 2009, 04:12 AM   #19
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by Sthevan MG View Post
Foi um verdadeiro passeio. Gostei muito do thread. Parabéns.
Obrigado, Sthevan!
Old December 22nd, 2009, 04:16 AM   #20
onofrewl@uol.com.br
Flvmen fulmini flexit

Quote:
Originally Posted by desatento View Post
Apesar de algumas fotos terem saído tremidas, o resultado final ficou legal.

Só as oito primeiras fotos são de Barra Mansa.
Pois é, algumas fotos saíram tremidas porque o ônibus e a estrada não colaboraram muito ali na hora, mas achei melhor não descartá-las por serem elos importantes no conjunto da obra...

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules