daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 21st, 2009, 03:28 AM   #1
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 635

[Série Cidades de Mato Grosso] Cáceres - Mato Grosso - A Princesinha do Paraguai

Cáceres - Mato Grosso - A Princesinha do Paraguai

Cáceres é um município do estado brasileiro de Mato Grosso localizado na região Centro-Sul do estado e na região do Alto Pantanal. Tem uma população de 86.805 segundo o IBGE em 2008, faz fronteira com a Bolivia.
A cidade tem grande importância para o Pantanal (disputa com Aquidauana-MS a segunda colocação em importancia na região, pois a primeira é Corumbá, que é considerada a Capital do Pantanal), pois serve de acesso terrestre a região.

História

A vila de São Luís de Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778 pelo tenente de Dragões Antônio Pinto Rego e Carvalho, por determinação do quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
Cáceres, com o nome de Vila-Maria do Paraguai, em homenagem à rainha reinante de Portugal. No início, o povoado de Cáceres não passava de uma aldeia, centrada em torno da igrejinha de São Luiz de França(Luís IX de França). A Fazenda Jacobina destacava-se na primeira metade do século XIX por ser a maior da província de Mato Grosso em termos de área e produção. Foi lá que Sabino Vieira, chefe da Sabinada, a malograda Conjuração baiana, refugiou-se e veio a morrer em 1846.
O historiador Natalino Ferreira Mendes conta em seus livros que, em meados do século passado, Vila-Maria do Paraguai experimentou algum progresso, graças ao advento do ciclo da indústria extrativa, que tinha seus principais produtos no Gado, na Borracha e na Ipecacuanha, o Ouro negro da floresta, e à abertura da navegação fluvial.
As razões paraa fundação do povoado foram a necessidade de defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso; a comunicação entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e, pelo Rio Paraguai, com a capitania de São Paulo; e a fertilidade do solo no local, com abundantes recursos hídricos
Em 1860, Vila-Maria do Paraguai já contava com sua Câmara Municipal, mas só em 1874 foi elevada à categoria de cidade, com o nome de São Luiz de Cáceres, em homenagem ao padroeiro e ao fundador da cidade. Em 1938, o município passou a se chamar apenas Cáceres. Em fevereiro de 1883, foi assentado na Praça da Matriz, atual Barão do Rio Branco, o Marco do Jauru, comemorativo do Tratado de Madrid, de 1750. Junto com a Catedral de São Luís - cuja construção teve início em 1919, mas só foi concluída em 65 -. os dois monumentos estão até hoje entre os principais atrativos turísticos da cidade.
A navegação pelo Rio Paraguai desenvolveu o comércio com Corumbá, Cuiabá e outras praças, e o incremento das atividades agropecuárias e extrativistas fez surgir os estabelecimentos industriais representados pelas usinas de açúcar e as charqueadas de Descalvados e Barranco Vermelho, de grande expressão em suas épocas
Em 1914, São Luís de Cáceres recebeu a visita do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, que participava da Expedição Roosevelt-Rondon. Conta-se que ele ficou encantado com o comércio local, cujo carro-chefe era a loja "Ao Anjo da Ventura", de propriedade da firma José Dulce & Cia, que também era dona do vapor Etrúria. As lanchas que deixavam Cáceres com destino a Corumbá levavam poaia (ou ipecacuanha), borracha e produtos como charque e couro de animais e voltavam carregadas de mercadorias finas, como sedas, cristais e louças vindas da Europa.
No início de 1927, Cáceres viveu dois acontecimentos marcantes: a passagem da Coluna Prestes por seus arredores, que provocou a fuga de muitos moradores, e o pouso do hidroavião italiano Santa Maria, o primeiro a sobrevoar Mato Grosso. .
Apartir de 1950, as mudanças passaram a ser mais rápidas.No início dos anos 60, foi construída a ponte Marechal Rondon, sobre o Rio Paraguai, que facilitou a expansão em direção ao noroeste do Estado. A chegada de uma nova leva migratória,causada pelo desenvolvimento agrícola que projetou pólo de produção no Estado e no pais, mudou o perfil de Cáceres, cuja ligação com a capital, Cuiabá, foi se intensificando à medida em que melhoravam as condições da estrada ligando as duas cidades. É nesse período que ocorre a emancipação dos novos núcleos sócios-econômicos.
Assim, emanciparam-se de Cáceres: o distrito de Mirassol d'Oeste, Salto do Céu, Jauru, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Figueirópolis d'Oeste, Porto Estrela, Glória d'Oeste, Lambari d'Oeste e Rio Branco.

Bandeira

Brasão

Observações

A grande maioria das fotos/imagens são de João Caldeira Lunes, enviadas a mim via e-mail. As que não forem, que complementei com registros da própria internet estão especificados os créditos nas próprias imagens ou logo abaixo das mesma. Vamos as fotos...

01. Aérea 1

Crédito: O Mochileiro

02. Aérea 2

03. Aérea 3

04. Praça Central Barão do Rio Branco

05. Praça Barão do Rio Branco e Catedral Municipal São Luís de Cáceres

06. Catedral São Luís de Cáceres

07. Catedral São Luís de Cáceres no Natal

08. Comércio no Entorno da Praça Barão do Rio Branco

09. Câmara Municipal de Cáceres

10. Fórum da Comarca de Cáceres

11. Igreja Imaculada Conceição

12. Hospital Bom Samaritano

13. Hospital São Luís

14. Instituto Casa dos Holandeses

15. Grupo Escolar Esperidião Marques (uma das primeiras unidades escolares do MT)

16. Batalhão da Polícia Militar de Fronteira

17. Cemitério Municipal

18. Escola Local

19. UNEMAT - Sede Administrativa de Cáceres

20. Praça Duque de Caxias

21. Hotel La Barca

22. Estádio Municipal (Geraldão)

23. Estádio Municipal Luís Geraldo da Silva (Geraldão)

24. Distrito Industrial de Cáceres e Porto de Cáceres

26. Indústria as Margens do Rio Paraguai

27. Ponte marechal Rondon - Sobre o Rio Paraguai - BR-070

28.

29. Novo Loteamento de Cáceres

30. Festival Internacional de Pesca - Maior festival de Pesca Amadora do Mundo

31.

32.

33. Chatas e Barcaças no Transporte de Grãos pelo Rio Paraguai - Próximo ao Porto de Cáceres

34. Rancho nas Margens do Rio Paraguai

35. Residência Típica da Região 1

Crédito: lluciano

36. Residência as Margens do Rio Paraguai

Crédito: lluciano

37. Outra Residência - Pier

38. Rua Quintino Bocaiuva - Parte Velha da Cidade

40. Pórtico - Rodovia BR-070

41. Rio Paraguai

42. Praia do Daveron

43. Idem

44. Cais Público

45. Cais Público e Orla

46. Cais Público e Orla Verde

47. Campinho alagado pela Cheia do Paraguai

48. Embarcações no Rio Paraguai

49. Entardecer na Periferia da Cidade

50. Rio Paraguai e Entardecer - Foto tirada do Porto Público

51. Vitória Régia no Rio Paraguai

Espero q tenham gostado... e obrigado pela visita...

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 21st, 2009, 04:20 AM   #2
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 787

Gostei demais deste thread. Parabens Roberto!

Cáceres lembra uma daquelas típicas cidades pantaneiras: casario histórico preservado (muito bom de se ver isso), urbanismo organizado e uma natureza exuberante em volta.
Não sei se é impressão, mas a catedral da cidade não parece ter sido terminada.
As fotos da torneio de pesca dá bem uma noção do tamanho do evento. Um dia eu vou neste torneio só para ver o tamanho dos peixões que os pescadores pescam
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 05:22 AM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4760

Linda Cáceres, valeu pelo thread!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2009, 05:23 AM   #4
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

É curioso notar algumas semelhanças entre Caceres e Corumba. As duas foram muito importantes no passado, quando só havia um Mato Grosso, mas com o tempo foram sendo superadas por Cuiaba e Campo Grande, e mais recentemente por outros municipios, como Rondonópolis e Dourados.

Um mesmo rio, uma mesma história, porém em estados diferentes(mas nem tanto).
Old December 21st, 2009, 04:05 PM   #5
vinnybsb
Marcus Batista

vinnybsb's Avatar

Likes (Received): 71

Parabéns pelo thread, Roberto!!!

as fotos ficaram muito boas...

gostei de conhecer a cidade, mas achava (não sei por quê) que seria maior...
Old December 21st, 2009, 04:05 PM   #6
ducati cba
O Rei vem vindo...

ducati cba's Avatar

Likes (Received): 143

Legal Cáceres, rumo á 100.000hab, seria a 5° cidade maiior do estado !
mto bom o thread ! parabéns Barrich pela organização e escolha das fotos
Old December 21st, 2009, 10:08 PM   #7
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Gostei demais deste thread. Parabens Roberto!

Cáceres lembra uma daquelas típicas cidades pantaneiras: casario histórico preservado (muito bom de se ver isso), urbanismo organizado e uma natureza exuberante em volta.
Não sei se é impressão, mas a catedral da cidade não parece ter sido terminada.
As fotos da torneio de pesca dá bem uma noção do tamanho do evento. Um dia eu vou neste torneio só para ver o tamanho dos peixões que os pescadores pescam
Não não.. é impressão só Urbano.. foi concluída sim...

Ah.. se tiver oportunidade de ir ao FIP não perca... é muito boa a competição...

Valeu pela visita, guri...

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Linda Cáceres, valeu pelo thread!
Brigado vc por comentar... thanks

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
É curioso notar algumas semelhanças entre Caceres e Corumba. As duas foram muito importantes no passado, quando só havia um Mato Grosso, mas com o tempo foram sendo superadas por Cuiaba e Campo Grande, e mais recentemente por outros municipios, como Rondonópolis e Dourados.

Um mesmo rio, uma mesma história, porém em estados diferentes(mas nem tanto).
Essas duas cidades possuem muito em comum mesmo...

Valeu pela visita ...

Quote:
Originally Posted by vinnybsb View Post
Parabéns pelo thread, Roberto!!!

as fotos ficaram muito boas...

gostei de conhecer a cidade, mas achava (não sei por quê) que seria maior...
Valeu pela visita...

Quote:
Originally Posted by ducati cba View Post
Cáceres está meio estagnada... já tem um tempo q está nesse patamar de população... acho q ela num passa dos 100 mil pós 2015/20 não...

Valeu pela visita!!!

.

Old December 21st, 2009, 10:41 PM   #8
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 59

Gostei da cidade!!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 04:57 AM   #9
cba2509
Registered User

cba2509's Avatar

Likes (Received): 188

a cidade é bonita , confesso que esperava coisa pior
cba2509 no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 01:08 PM   #10
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3419

Interessante essas cidades, parabéns
Old December 22nd, 2009, 03:46 PM   #11
gugu sinop
Registered User

gugu sinop's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by ducati cba View Post
rsrsr ta dificil tem essa idade toda e só tem mais de 80.000 habitantes até sorrisso ja ta quase passando ja tem mais de 60.000sem falar de Sinop que tem 130.000 q antes era a quinta do matogrosso agora é a quarta rumo a terceira com apenas 30 anos.

sinop a capital do nortão

Last edited by gugu sinop; December 22nd, 2009 at 03:55 PM.
gugu sinop no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 04:49 PM   #12
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Cidade bem simpática, a catedral é linda!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2009, 05:15 PM   #13
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2137

Legal o passeio por Cáceres. Já passei pela cidade inúmeras vezes, mas nunca fiz um tour por ela. Prova disso é que das fotos postadas, as duas imagens que eu conheço melhor são a primeira (a panoramica de cima da ponte) e a 40 (do pórtico da BR-070).

Em 2007 eu cheguei a entrar na cidade pra sacar dinheiro no caixa eletrônico e aproveitei pra tomar um café, mas como eu não conhecia nada da cidade, nem sei se a parte por onde eu passei estava entre as melhores pra se conhecer. Lembro de ter visto muitas construções antigas bem preservadas. Inclusive eu tirei algumas fotos e postei aqui no SSC (da minha série "De Rondônia ao Paraná").

Uma coisa que eu observei agora é que a cidade vista de cima lembra muito as cidades do Norte.
Old December 23rd, 2009, 01:45 AM   #14
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

Quote:
Originally Posted by haznobe View Post
Gostei da cidade!!
Valeu pela visita...

Quote:
Originally Posted by cba2509 View Post
a cidade é bonita , confesso que esperava coisa pior
Cáceres é daquelas típicas cidades antigas do Brasil... abandonada pelo poder público a anos. Mas, ultimamente, a cidade vem recebendo mais cuidados, merecidos cuidados...

Quote:
Originally Posted by gugu sinop View Post
rsrsr ta dificil tem essa idade toda e só tem mais de 80.000 habitantes até sorrisso ja ta quase passando ja tem mais de 60.000sem falar de Sinop que tem 130.000 q antes era a quinta do matogrosso agora é a quarta rumo a terceira com apenas 30 anos.

sinop a capital do nortão
Tá bom.. agora conta outra pra gente q Sinop irá passar ROO em população, nem com mais 30 anos...

Cáceres é como qquer outra cidade do MT, ou Brasil... possui suas belezas mas possui seus problemas tbém, assim como SINOP, que tá bem longe de ser um paraíso.

Obrigado pela visita.

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Cidade bem simpática, a catedral é linda!
Valeu Tony... e ela é mais linda por dentro, com altar todo em ouro, pena q não consegui achar nenhuma foto...

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Legal o passeio por Cáceres. Já passei pela cidade inúmeras vezes, mas nunca fiz um tour por ela. Prova disso é que das fotos postadas, as duas imagens que eu conheço melhor são a primeira (a panoramica de cima da ponte) e a 40 (do pórtico da BR-070).

Em 2007 eu cheguei a entrar na cidade pra sacar dinheiro no caixa eletrônico e aproveitei pra tomar um café, mas como eu não conhecia nada da cidade, nem sei se a parte por onde eu passei estava entre as melhores pra se conhecer. Lembro de ter visto muitas construções antigas bem preservadas. Inclusive eu tirei algumas fotos e postei aqui no SSC (da minha série "De Rondônia ao Paraná").

Uma coisa que eu observei agora é que a cidade vista de cima lembra muito as cidades do Norte.
O rapá, vê se reserva um tempinho da próxima vez e faça um passeio um pouco maior pela city... em primeiro instante realmente a cidade decepciona (por causa dos anos de abandono q passou), mas existem partes muito agradáveis lá. Ti garanto.

E muito obrigado pela visita BR...

Old December 23rd, 2009, 04:37 PM   #15
Eddubra
Registered User

Eddubra's Avatar

Likes (Received): 1233

Muito bom conhecer Carceres. A Catedral com essas torres sineiras cortadas, lembra Notedrame
Eddubra no está en línea   Reply With Quote
Old December 23rd, 2009, 04:50 PM   #16
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 469

Legal a cidade, já ouvi falar bastante... mas jurava que ela ficava mais a oeste/leste do MT, nao imaginava que estava ao sul de Cuiabá.
RodrigoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 24th, 2009, 04:06 AM   #17
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

Quote:
Originally Posted by Eddubra View Post
Muito bom conhecer Carceres. A Catedral com essas torres sineiras cortadas, lembra Notedrame
Lembra mesmo... é q tanto essa qto outra igreja construida em Cuiabá (a Bom Despacho) foram projetadas por um arquiteto francês... tanto q essa Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho é tida como réplica da Notre Dame de Paris...

brigado pela visita...

Quote:
Originally Posted by RodrigoVix View Post
Legal a cidade, já ouvi falar bastante... mas jurava que ela ficava mais a oeste/leste do MT, nao imaginava que estava ao sul de Cuiabá.
Sim sim.. fica a, digamos, Sudoeste de MT...

valeu pela visita...

Old December 25th, 2009, 12:55 AM   #18
Marcos Moraes
BANNED

Likes (Received): 0

[QUOTE=gugu sinop;48897449]rsrsr ta dificil tem essa idade toda e só tem mais de 80.000 habitantes até sorrisso ja ta quase passando ja tem mais de 60.000sem falar de Sinop que tem 130.000 q antes era a quinta do matogrosso agora é a quarta rumo a terceira com apenas 30 anos.

ou gugu ai vc exagerou ,poxa como vcs ai no norte do Mato Grosso tem mania de exagerar no censo da populaçao ,morei ai nessa regiao 16 anos e Sinop nao tem 130 mil nem aqui nem na china .
Marcos Moraes no está en línea   Reply With Quote
Old December 25th, 2009, 05:37 AM   #19
Cauan Kaizen
BANNED

Likes (Received): 2

Típica cidade pantaneira...irmã de Corumbá..

A diferença foi que Corumbá se desenvolveu mais no passado..e explora mais o turismo pantaneiro que Cáceres..
Cauan Kaizen no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2009, 12:54 AM   #20
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 275

Excelente fotos , a de nº 07 é um belissima ornamentação natalina e também gostei muito da foto da Praça Barão do Rio Branco e Catedral Municipal São Luís de Cácere

Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
cáceres, mato grosso, série de cidades

Thread Tools

Posting Rules