daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste > Notícias da Região

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 24th, 2009, 04:29 PM   #1
Terra Alagoana
by HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Likes (Received): 112

Empresas do NE estão entre as maiores do Brasil

Empresas do NE estão entre as maiores do Brasil

Grupos que se destacaram estão nos estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte

Oito grupos do Nordeste estão entre os 200 maiores do Brasil. A lista foi elaborada pela revista Valor Grandes Grupos, publicação anual do Grupo Valor Econômico, que traz um perfil de cada “gigante” da economia brasileira.

A edição lançada neste mês de dezembro é a oitava e exibe números referentes ao ano de 2008. A revista ainda informa os 20 grupos que mais cresceram em receita bruta, patrimônio líquido, rentabilidade patrimonial e lucro líquido, em cada uma das seguintes áreas: indústria, comércio, serviços e finanças.

Representando o Nordeste, a Bahia aparece três vezes entre os 200 maiores grupos do país. O estado é sede da Odebrecht, de capital brasileiro, e dona de uma construtora de mesmo nome, da Braskem, da ETH Bioenergia, entre outros empreendimentos.

O grupo, entre os 200 “gigantes”, ocupa a 9° no ranking. Em 2007, estava em 12° lugar. A receita bruta da Odebrecht em 2008 chegou a R$ 40.953,8 milhões, com variação de 30,4%. Devido ao crescimento expressivo, o grupo ficou em 17° lugar entre os vinte da indústria que mais cresceu em receita bruta. O possui 82.159 empregados.

Da Bahia, a Pirelli também compõe o time dos maiores do Brasil. De capital italiano e receita bruta de R$ 4.263,4 milhões, com variação 5,2%, a Pirelli é dona da Pirelli Pneus, TLM, Cord Brasil, entre outras empresas, com atuação também no Chile, México e na Caolômbia. O grupo mantém 10.251 empregados. Na lista dos 200 maiores do país, o Grupo com sede na Bahia ocupa a 89° posição. Em 2007, a Pirelli estava no 85° lugar.

Ainda no estado da Bahia, surge no ranking elaborado pelo Valor Grandes Grupos, a Ferbasa. De capital brasileiro, em 2008, o grupo – dono da Mineração Vale do Jacurici e das empresas Damacal, Reflora, Pontes I, Silbasa, entre outras -, empregava 2.933 pessoas. A receita bruta chegou a R$ 1.056,9 milhões, com variação de 85,9%, o segundo grupo da indústria que mais cresceu em receita bruta, perdeu apenas para a JBS-Friboi, de São Paulo. No ranking atual, a Fernasa ocupa a 181ª posição. Em 2007, o grupo não foi incluído entre os 200 maiores do Brasil.

Ceará, Alagoas e Rio Grande do Norte

Depois da Bahia, Ceará e Alagoas são os estados que mais sediam grupos no Nordeste, presentes no ranking divulgado pela revista Valor Grandes Grupos este mês. Cada um aparece com dois grupos. Já o Rio Grande do Norte é representado por um.

De capital brasileiro, o M. Dias Branco, instalado no Ceará, é dono da Bomgosto, Adria Alimentos, Tergran, entre outras empresas. O grupo alcançou receita bruta de R$ 2.835,6, com variação de 43,3%. Foi o 8° grupo entre os 20 da indústria que mais cresceu em receita bruta. Com 9.585 empregados, o M. Dias Branco ocupa a 122ª posição. Em 2007, o grupo estava em 132° lugar.

Também com sede no Ceará, o grupo J. Macêdo, que administra a Tergran, Pico da Caledônia, MacDo, entre outras empresas, fechou o ano de 2008 com receita bruta de R$ 1.512,7 (variação de 19,8%). O grupo, cujo capital é brasileiro, mantém 2.575 pessoas empregadas. No ranking atual, está na 160ª posição. Já em 2007, ocupava o 164° lugar.

De Alagoas, os grupos Tércio Wanderley e Carlos Lyra (este último com empresas sediadas também em Minas Gerais) estão entre os “gigantes” do Brasil. O grupo Carlos Lyra, em 2008, alcançou receita bruta de R$ 1.084,9, com variação de 9,6%. Dono da Usina Caeté e das empresas Sotan e Lagense S.A., entre outros empreendimentos, o grupo emprega 15.280 pessoas. No ranking atual, ocupa a 180ª. Em 2007, estava em 174 lugar.

Já o grupo Tércio Wanderley, administrador da Usina Coruripe, Cipesa Engenharia, Coruripe Energética, entre outras empresas, gerou receita bruta de R$ 1.007,7, registrando variação de 39,8%. Por conta do crescimento significativo, o Tércio Wanderley também está entre os 20 grupos que mais cresceram em receita bruta na indústria. O grupo possui 7.200 empregados. No ranking da revista , o Tércio Wanderley está na 185ª posição. Em 2007, ocupava o 200° lugar.

No Rio Grande do Norte, o destaque é do grupo Guararapes, o único do Nordeste que não atua na indústria, mas no comércio. O grupo, dono das Lojas Riachuelo, Transportadora Casa Verde, Midway, entre outras empresas, somou, em 2008, receita bruta de R$ 2.705,5, registrando crescimento de 9,9%. No ranking divulgado este mês, ocupa a 127ª posição, entre os 200 “gigantes” do Brasil. Em 2007, estava em 117° lugar. O grupo mantém 34.056 empregados.

O grupo Guararapes também aparece entre os 20 do setor do Comércio que mais cresceram em receita bruta em 2008. Com variação de 9,9%, ele ficou em 19° lugar. Já levando em conta o crescimento do patrimônio líquido, o grupo do Rio Grande do Norte ficou na 7ª posição entre vinte. O Guararapes ainda ocupa o 11° lugar em rentabilidade patrimonial e o 7ª em lucro líquido, com 136,9 milhões somados em 2008.

fonte: site Tendências & Mercado

Sponsored Links

Old December 25th, 2009, 12:32 PM   #2
noturno
Registered User

Likes (Received): 43

estranho a rede Insinuante não está nesta lista. seu faturamento eh igual ao da Riachuelo
noturno no está en línea   Reply With Quote
Old December 25th, 2009, 03:08 PM   #3
Ric.
BANNED

Likes (Received): 1

Achei muito pouco, mas pelo menos houveram avanços no raking.
Ric. no está en línea   Reply With Quote
Old December 25th, 2009, 08:44 PM   #4
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Eu também achei pouco, 4% é quase nada. Queria ver o ranking completo, apesar de ter quase certeza que o Sudeste vai ter uns 80% dos maiores grupos .
Old December 25th, 2009, 10:17 PM   #5
calmon.neto
Per ardua surgo

calmon.neto's Avatar

Likes (Received): 268

Fiquei besta com o tamanho da Ferbasa, nunca imaginei que ela era tudo isso!

http://www.facebook.com/SalvadorVivaAmeCuide
calmon.neto no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2009, 05:31 AM   #6
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 375

Quote:
Originally Posted by calmon.neto View Post
Fiquei besta com o tamanho da Ferbasa, nunca imaginei que ela era tudo isso!
Eu também não esperava que ela fosse grande Calmon!

Imaginei ter algum grupo de Pernambuco nesse meio!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 26th, 2009, 05:58 AM   #7
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 829

Eh meio estranho este rankig,mas enfim
muito pouco,so mostra como as grandes empresas estão concentradas em São Paulo e Rio de Janeiro
Old December 26th, 2009, 02:06 PM   #8
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Essa reportagem reflete que as empresas nordestinas estão aparecendo como nunca no cenário brasileiro.

Senão vejamos um exemplo do que ocorre na minha própria CASA:

1- A água mineral que está na minha cozinha chama-se MINALBA (algumas vezes compro tb a INDAIÁ) - ambas são de propriedade do grupo EDSON QUEIROZ. No rótulo das garrafas diz: SEDE: PRAÇA DA IMPRENSA, FORTALEZA - CE. Esse grupo, um dos maiores conglomerados do Nordeste, domina o mercado de água mineral no Brasil.

2- Abro a minha prateleira da cozinha e encontro um FERMENTO; o nome: Dona Benta. Local: Sede Av. da Abolição, Fortaleza (CE), grupo J. Macedo

3- Abro a minha despensa e encontro uma massa (macarrão ADRIA). SEde: Moinho Dias Branco, Eusébio CE, do grupo DIAS BRANCO;

4- Abro a minha geladeira e encontro três sucos: Dois sucos (de Caju e |Acerola) fabricados pela Da Fruta, com fábrica em Aracati-CE
O outro suco, de Maracujá, da mais antiga fábrica de sucos, a Jandaia, de Pacajus-CE.

só para se ter uma ideia da força das empresas cearenses, (nordestinas) no caso.
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2009, 03:08 PM   #9
LipeSsa
Спасибо!

LipeSsa's Avatar

Likes (Received): 19

mas ai sao marcas com forte apelo regional, dificilmente concorrem em outros mercados com marcas lideres. elas tem destaque aqui por saber das particularidades da regiao. eu acho que ha pouquissimas empresas do nordeste nesse ranking, temos que formar uma leva de empreendedores fortes e ambiciosos para que a demanda reprimidade de consumo de bens basicos seja tambem fonte de receita para empresas nordestinas.

a ferbasa eh listada na bolsa de sao paulo e tem alguns investidores por tras, eh muito bem cotada a acao e tinha uma perspectiva de alta bem acentuada.
LipeSsa no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2009, 02:57 AM   #10
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Lipe, eu moro em São Paulo e compro águas minerais com fontes no interior de SP, (Campos do Jordão) mas a empresa Sede - Matriz fica no Ceará. Leia-se Grupo Edson Queiroz.
No caso das duas águas minerais (a Minalba e Indaiá) só essas duas dominam quase 50% do mercado nacional. No Ceará tb tem Indaiá, com fonte local. Em SP, a fonte fica em Campos.

Então não é apelo regional, não.

No caso das massas e biscoitos o mesmo processo ocorre com a M Dias Branco que é a maior empresa de massas (genuinamente brasileira) do Brasil. Não estou contando com as marcas multinacionais e sim, nacionais.
Em Fortaleza, o cidadão compra o biscoito e massa da marca "Fortaleza"> No Sul-Sudeste, a marca chama-se "Adria". As duas marcas são do grupo Dias Branco, com sede em Eusébio.

Mesmo ocorre com as farinhas do Grupo J. MAcedo (Dona Benta) que tem moinhos em várias cidades do Sul-Sudeste e Nordeste do Brasil.
Old December 27th, 2009, 12:40 PM   #11
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 829

A distribuição de produtos no Brasil,fica em boa parte a cargo de empresas de Minas Gerais(ou seja,o chega nelas,chega para todo o Brasil),e a empresa J. Macedo e M. Dias Branco,acho eu que são uma só empresa,a poucos anos eles ate abriram um moinho em Cabedelo na Paraiba
Old December 27th, 2009, 02:39 PM   #12
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Rekarte, não é uma só empresa. São DOIS CONGLOMERADOS que atuam na área trigueira. No Porto do Mucuripe, se um dia vc tiver a oportunidade de ver, você verá os dois moinhos: J. Macedo (da família Macedo - farinha Dona Benta) e Dias Branco (da família Dias Branco).
Ambos também fabricam massas e biscoitos e estão entre os maiores grupos econômicos do Ceará, figurando muito tempo entre as "maiores do Brasil"
Eis a foto abaixo:

foto: http://www.revistafale.com.br

Last edited by Fortal; December 27th, 2009 at 02:48 PM.
Old December 28th, 2009, 12:15 AM   #13
LipeSsa
Спасибо!

LipeSsa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fortal View Post
Lipe, eu moro em São Paulo e compro águas minerais com fontes no interior de SP, (Campos do Jordão) mas a empresa Sede - Matriz fica no Ceará. Leia-se Grupo Edson Queiroz.
No caso das duas águas minerais (a Minalba e Indaiá) só essas duas dominam quase 50% do mercado nacional. No Ceará tb tem Indaiá, com fonte local. Em SP, a fonte fica em Campos.

Então não é apelo regional, não.

No caso das massas e biscoitos o mesmo processo ocorre com a M Dias Branco que é a maior empresa de massas (genuinamente brasileira) do Brasil. Não estou contando com as marcas multinacionais e sim, nacionais.
Em Fortaleza, o cidadão compra o biscoito e massa da marca "Fortaleza"> No Sul-Sudeste, a marca chama-se "Adria". As duas marcas são do grupo Dias Branco, com sede em Eusébio.

Mesmo ocorre com as farinhas do Grupo J. MAcedo (Dona Benta) que tem moinhos em várias cidades do Sul-Sudeste e Nordeste do Brasil.
hmm, eu não sabia sobre esses fatos todos. o que eu observo em salvador é a penetração muito grande da indaia no setor de água em garrafinhas e de 20l. como você falou, a marca de massas no nordeste deve ter o nome "fortaleza", e tem uma grande aceitação regional, assim como a dona benta e jandaiá.

o que eu falei e na verdade gostaria era de saber, é a aceitação dessas marcas no sudeste. e como falei, sempre é muito dificil concorrer com multinacionais nesses setores.
Old December 28th, 2009, 03:40 AM   #14
CSLou
Eu sou a mosca...

CSLou's Avatar

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by noturno View Post
estranho a rede Insinuante não está nesta lista. seu faturamento eh igual ao da Riachuelo
É que a avaliação é de grupos econômicos. Imagino que a equivalência entre Insinuante e Riachuelo se dá nas operações de varejo, que, somadas aos outros negócios do grupo, dão vantagem a Riachuelo.

O que achei estranho foi a ausência da Queiroz Galvão e da OAS.
Old December 28th, 2009, 02:14 PM   #15
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 61

Quote:
Originally Posted by LipeSsa View Post

mas ai sao marcas com forte apelo regional, dificilmente concorrem em outros mercados com marcas lideres. elas tem destaque aqui por saber das particularidades da regiao. eu acho que ha pouquissimas empresas do nordeste nesse ranking, temos que formar uma leva de empreendedores fortes e ambiciosos para que a demanda reprimidade de consumo de bens basicos seja tambem fonte de receita para empresas nordestinas.
Ei, peraê né! O M.Dias Branco é o maior grupo da América Latina no ramo alimentício, e líder nacional no segmento de massas & biscoitos, onde o também cearense J.Macêdo fica em 2o! O Dias Branco responde por 19,3% do mercado nacional de biscoitos e 21,3% de massas. E a região Sudeste responde por 67,7% de toda a sua receita. O grupo tem 11 unidades industriais, espalhados por 7 estados de 3 regiões brasileiras. Daí tu tira... apelo regional? Além de possuir outras empresas atuantes nos ramos logístico, imobiliário e hoteleiro.

Ivens Dias Branco é o perfeito exemplo de empreendedor ambicioso. Com certeza está entre os destaques da região Nordeste. As suas empresas não param de crescer, comprando as concorrentes e ampliando mercados, além de diversificar a área de atuação. Está entre as sete marcas do varejo candidatas a maior valorização expressiva na Bovespa em 2010. (Fonte)

E o melhor, ele tem orgulho em ser cearense e investe pesado no Estado. Possui grandes hotéis em Fortaleza, como o Holiday Inn (franquia), o Praia Centro, ou o Sonata de Iracema. Está construindo o maior complexo turístico do Brasil (Aquiraz Riviera), e recentemente inaugurou um centro de convenções moderníssimo no Centro da capital. Através de sua incorporadora, a Idibra, constroi grandes empreendimentos imobiliários, e deve lançar, brevemente, um grande condomínio de luxo, uma "cidade" e um shopping.

No mais, há outros cearenses (nordestinos portanto) que se destacam nacionalmente, como grandes empresarios. Entre eles, os irmãos Tasso e Carlos Jereissati, que controlam a maior administradora de shoppings centers do País, leia-se Iguatemi. Ou o falecido Edson Queiroz, que fundou uma légua de grandes empresas de atuação nacional, à exemplo da Esmaltec, que produz eletrodomésticos e é líder nacional na produção de fogões. Além do José Bezerra de Menezes, dono do BicBanco, 5º maior banco brasileiro de capital nacional privado.

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post

A distribuição de produtos no Brasil,fica em boa parte a cargo de empresas de Minas Gerais(ou seja,o chega nelas,chega para todo o Brasil),e a empresa J. Macedo e M. Dias Branco,acho eu que são uma só empresa,a poucos anos eles ate abriram um moinho em Cabedelo na Paraiba
M.Dias Branco e J.Macêdo são duas empresas concorrentes, completamente distintas, apesar das coincidências: uma é a líder nacional no mercado de massas e biscoitos, e a outra é a vice-líder, sendo a sede de uma bem próxima à sede da outra, ambas no Porto do Mucuripe.

Olha só a unidade industrial do Dias Branco aí na Bahia, com direito a porto privado (que será até ampliado):

Quote:
o que eu falei e na verdade gostaria era de saber, é a aceitação dessas marcas no sudeste. e como falei, sempre é muito dificil concorrer com multinacionais nesses setores.
Eles são o maior grupo da América Latina no ramo alimentício. As vendas do Grupo M.Dias Branco respondem por 19,3% do mercado nacional de biscoitos e 21,3% do mercado de massas, sendo o líder nacional. E a região Sudeste responde por 67,7% do faturamento. (Fonte)

Last edited by D'Neto; December 28th, 2009 at 03:04 PM.
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2009, 02:17 PM   #16
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Quote:
Lipe, ótima pergunta.

Então, em relação aos sucos, já que gosto bastante de suco (prefiro mais que refrigerante) eu procuro nas prateleiras e as marcas nordestinas lideram a quantidade de marcas. A preferência fica por conta de marcas da região NE, sobretudo sabores como abacaxi, manga, caju, acerola etc. Já sucos de laranja, as empresas de SP lideram.

Em relação às águas minerais, como falei, as marcas Indaiá e Minalba, um dia desses li que elas são as que têm maior participação nacional. O que muda no caso são as fontes (no Ceará tem fonte, em Campos do Jordão tem fonte e assim vai em outros locais).

O macarrão Adria agora é de propriedade do grupo Dias Branco. Ou seja, em São Paulo, já era bem vendido, o cidadão que comprar a massa verá no rótulo que a sede do moinho fica em Eusébio - CE mesmo o macarrão sendo produzido em São Paulo. Em Fortaleza, o macarrão chama-se "Fortaleza" e não vende em São Paulo. Aqui em SP é "Adria".
Old December 28th, 2009, 02:25 PM   #17
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

complementando o post, nessa matéria (http://www.geomagna.com.br/canais/no...ler.php?id=139) fala sobre a liderança nacional do grupo Edson Queiroz em relação às aguas minerais Indaiá e Minalba.
Old December 28th, 2009, 02:53 PM   #18
cmatos
Registered User

Likes (Received): 31

Muito Bom!

FSA tem algumas indústrias que produzem componentes automobilísticos, a Pirelli fabrica pneus é uma delas, e é destaque nacional! Existem outras também grandes que não estão na lista como
Nestlé, Belgo, Vipal, Perdigão, Rigesa, etc.

Blza!

------------------------------------------
FSA-Ba, futura Metrópole no Nordeste!
cmatos no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 12:53 AM   #19
LipeSsa
Спасибо!

LipeSsa's Avatar

Quote:
Originally Posted by D'Neto View Post
Ei, peraê né! O M.Dias Branco é o maior grupo da América Latina no ramo alimentício, e líder nacional no segmento de massas & biscoitos, onde o também cearense J.Macêdo fica em 2o! O Dias Branco responde por 19,3% do mercado nacional de biscoitos e 21,3% de massas. E a região Sudeste responde por 67,7% de toda a sua receita. O grupo tem 11 unidades industriais, espalhados por 7 estados de 3 regiões brasileiras. Daí tu tira... apelo regional? Além de possuir outras empresas atuantes nos ramos logístico, imobiliário e hoteleiro.

Ivens Dias Branco é o perfeito exemplo de empreendedor ambicioso. Com certeza está entre os destaques da região Nordeste. As suas empresas não param de crescer, comprando as concorrentes e ampliando mercados, além de diversificar a área de atuação. Está entre as sete marcas do varejo candidatas a maior valorização expressiva na Bovespa em 2010. (Fonte)

E o melhor, ele tem orgulho em ser cearense e investe pesado no Estado. Possui grandes hotéis em Fortaleza, como o Holiday Inn (franquia), o Praia Centro, ou o Sonata de Iracema. Está construindo o maior complexo turístico do Brasil (Aquiraz Riviera), e recentemente inaugurou um centro de convenções moderníssimo no Centro da capital. Através de sua incorporadora, a Idibra, constroi grandes empreendimentos imobiliários, e deve lançar, brevemente, um grande condomínio de luxo, uma "cidade" e um shopping.

No mais, há outros cearenses (nordestinos portanto) que se destacam nacionalmente, como grandes empresarios. Entre eles, os irmãos Tasso e Carlos Jereissati, que controlam a maior administradora de shoppings centers do País, leia-se Iguatemi. Ou o falecido Edson Queiroz, que fundou uma légua de grandes empresas de atuação nacional, à exemplo da Esmaltec, que produz eletrodomésticos e é líder nacional na produção de fogões. Além do José Bezerra de Menezes, dono do BicBanco, 5º maior banco brasileiro de capital nacional privado.

M.Dias Branco e J.Macêdo são duas empresas concorrentes, completamente distintas, apesar das coincidências: uma é a líder nacional no mercado de massas e biscoitos, e a outra é a vice-líder, sendo a sede de uma bem próxima à sede da outra, ambas no Porto do Mucuripe.

Olha só a unidade industrial do Dias Branco aí na Bahia, com direito a porto privado (que será até ampliado):

Eles são o maior grupo da América Latina no ramo alimentício. As vendas do Grupo M.Dias Branco respondem por 19,3% do mercado nacional de biscoitos e 21,3% do mercado de massas, sendo o líder nacional. E a região Sudeste responde por 67,7% do faturamento. (Fonte)
Do jeito que você falou parece que a empresa é maior do que gigantes do setor de alimentos e bebidas, concorrer com unilever, p&g, kraft, nestle, colgate-palmolive, coca, etc é muito dificil. Em marketshare pode ser que em um setor especifico sejam muito competivos. E eu tenho um envolvimento muito grande com empreendedorismo e posso te afirmar que aqui no nordeste o movimento empreendedor é muito mais fraco do que em outras regiões do país. É só olhar os eventos da endeavor, que é referência no setor, e você pode ter uma noção bastante clara do quadro.
Old December 30th, 2009, 04:40 AM   #20
CSLou
Eu sou a mosca...

CSLou's Avatar

Likes (Received): 40

É verdade, apesar de o M. Dias Branco ser um grupo de grande porte, líder em marketshare em alguns segmentos, está longe de ser o líder no setor alimentício latino-americano. Este posto é ocupado pela JBS-Friboi, líder mundial (em receita, que é o parâmetro do estudo em comento) do setor. Além deles, o Brasil Foods também é maior.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules