daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old December 30th, 2009, 12:35 AM   #1
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 5338

Laranjeiras - Um bairro muito especial do Rio de Janeiro

Laranjeiras é um bairro residencial da Zona Sul do Rio de Janeiro, de classe média, situado no Vale das Laranjeiras, cujo nome lhe foi atribuído pela presença abundante dessas árvores frutíferas.

Ocupado inicialmente no início do século XVII, com a construção de chácaras foi, de acordo com a descrição de viajantes que passaram pela região no século XIX, um dos locais mais lindos e mais pitorescos do Rio de Janeiro, onde se podia apreciar belas casas de campo no centro de grandes terrenos, com vistosos portões, varandas e escadarias, cercadas de flores e entrelaçadas de trepadeiras e muitas árvores frutíferas.

Após a Proclamação da República, a ocupação de Laranjeiras como área residencial se intensificou, especialmente quando a Presidência da República se instalou no Palácio do Catete, trazendo ilustres moradores.

O bairro é hoje bastante movimentado em razão da presença de dois grandes tuneis e utilizado como passagem pelos cariocas rumo à zona central ou norte da cidade.

Como o bairro tem aspectos vários, neste primeiro thread sobre a região vou abordar somente:
a) algumas ruas e travessas charmosas e tranquilas;
b) 3 (três) casas muito especiais;
c) um clube enorme de grande, referência em todo o bairro;
d) 2 (duas) escolas;
e) 2 (dois) palácios;
f) e uma região muito linda e valorizada onde se encontram edifícios modernistas.

Ruas e Travessas Charmosas

00 A foto abaixo mostra uma das entradas do bairro: a rua Pinheiro Machado. Esta importante artéria da cidade possui uma peculiaridade: para que ela pudesse chegar ao bairro contíguo de Botafogo, foi necessário cortar a montanha. Minha foto mostra um pouco deste corte.

01 Uma das primeiras construções que se admira quando se entra no bairro pela rua Pinheiro Machado é o edifício da antiga Embaixada da Alemanha, atual Consulado Alemão. Trata-se de uma construção modernista de 1960, projetada pelo escritório SCHMITT & VAN DORP. Na minha foto aparece uma escultura que adorna a fachada do imponente prédio.

02 Foi necessário um gaúcho (forista FARRAPO) vir ao Rio para eu descobrir a encantadora rua que aparece nas fotos abaixo. Farrapo esteve no Rio de Janeiro durante um congresso e, num intervalo, correu para fotografar os graciosos predinhos da bucólica rua PIRES DE ALMEIDA (vejam o thread O resultado de uma semana no Rio de Janeiro - Minhas fotos , endereçohttp://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=988823&highlight=)

03 Por intermédio do meu guia MICHELIN descobri algumas coisas a respeito da rua Pires de Almeida: “...A criação, ainda no século XIX, da Fábrica de Tecidos Aliança, maior fábrica desse gênero, em uma das ruas do bairro de Laranjeiras, concorreu para o desenvolvimento daquela área, assim como de outras regiões adjacentes. Para moradia de seus funcionários, foram construídos vários prédios, que ainda hoje podem ser apreciados na rua Pires de Almeida, formando um curioso conjunto...”

04

05 A rua Pires de Almeida é um charme só! Adorei descobri-la.

06

07

08 Outra rua do bairro de Laranjeiras que conheci por intermédio do FARRAPO. Trata-se da rua Sebastião de Lacerda

09

10

11 Travessa Pinto da Rocha

12

CASAS MUITO ESPECIAIS

13 As quatro fotos seguintes são das “Casas Casadas”. As Casas Casadas eram originalmente um belo conjunto de seis unidades residenciais autônomas em arquitetura neoclássica. Foram construídas em 1883 pela família Leal e tombadas em 1994 pela Prefeitura do Rio, por se tratar de um exemplar único de residência multifamiliar do século 19. Em dezembro de 1996 a Prefeitura adquiriu o imóvel e iniciou as obras de restauração, para fazer delas um Centro Cultural.

14

15

16

17 Residência Modesto Leal. Primeiramente, quem foi o Conde Modesto Leal? Diz a wikipédia: “...Modesto Leal, comerciante português, fez fortuna no comércio de sucata, sendo considerado no início do século XX o homem mais rico do Brasil. Conde pela Santa Sé, após significativa doação, veio a falecer em 1936 nessa casa. O palacete é tombado pela municipalidade carioca...” FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Palacete_Modesto_Leal

Já André Corrêa do Lago no seu livro “Residências do Rio de Janeiro” diz o que se segue respeito desta imponente mansão: “...O bairro de Laranjeiras converteu-se, a partir da metade do século XIX, em uma das áreas favoritas da aristocracia do Rio de Janeiro para a construção de casarões. Nas décadas de 1920 e 1930, algumas dessas casas foram compradas para se tornarem residências de embaixadores. Mas nos anos 60, com a tendência dos cariocas a morar em apartamentos próximos às praias e, posteriormente, com a transferência do corpo diplomático para Brasília, o perfil do bairro mudou. A residência Modesto Leal é uma das poucas mansões que sobrevivem a essa mudança dos tempos.

O Conde João Leopoldo Modesto Leal comprou esta propriedade em 1892 e pediu ao arquiteto Antônio Januzzi para criar uma casa que mostrasse influência italiana. Esta casa continua sendo o centro da vida famíliar dos descendentes do conde Modesto leal. A decoração original foi mantida e revela a influência do gosto da belle époque na França, que havia se tornado uma referência em todo o mundo na época em que a casa foi construída...

18 Casa que abriga uma representação da ONU no Rio de Janeiro. Somente descobri a existência desta casa em razão de um forista cujo nome não estou lembrado, ter me solicitado fotos da fachada.

19

20 O imóvel é tombado, em razão de sua importância arquitetônica.

21

22

23

O CLUBE SÍMBOLO DO BAIRRO

24 O bairro de Laranjeiras possui dois grandes clubes, a saber a HEBRAICA e o FLUMINENSE. Dos dois, o maior e mais completo, sem dúvida alguma, é o FLUMINENSE. Aqui um detalhe da fachada do clube.

25 O Fluminense no início do Século XX era um dos clubes mais elegantes do Rio.

26 A sede do Fluminense é própria e hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico.

27

28

29 Sala dos troféus.

30

31

32 O prédio da sede social do Fluminense é fruto das obras tocadas pelo Sr Arnaldo Guinle, que contratou o arquiteto Hipolyto Pujol para projetar as dependências. Com vitrais franceses e lustre de cristal, o Salão Nobre tornou-se palco de muitos shows, bailes, desfiles, óperas e balés. Ainda hoje o salão é muito utilizado para festas, reuniões e gravação de filmes, novelas, comerciais e seriados de época, como Anos Dourados, Dona Flor e seus dois maridos, Villa Lobos.

33

34

35 Estádio de futebol do Fluminense

36

37

38 Fundos do Estádio de Futebol visto do alto

39 Acesso às quadras de tenis

40 Algumas das quadras de tenis do clube

41

42

43

44

45 Parque aquático

46 O parque aquático do Fluminense é bem grande. Ele é composto de uma piscina olímpica, uma piscina de saltos, uma piscina de aquecimento e uma piscina infantil. Todas as piscinas são aquecidas no inverno.

47

48 Detalhe da piscina de saltos

49 Meninas do nado sincronizado treinando

50

51

52 Parque aquático visto do alto

53

54

ESCOLAS

São muitas as instituições de ensino no bairro das Laranjeiras. Mas aqui vou postar somente fotos de duas delas, que funcionam em prédios bastante especiais.

55 Primeiramente fotos da fachada do Instituto João Alves Affonso

56

57 Agora algumas fotos do grandioso Instituto Nacional de Educação de Surdos

58

59

60

61

PALÁCIOS

O bairro abriga também dois grandes palácios: o Guanabara, local de trabalho do Governador do Estado do Rio de Janeiro, e o Laranjeiras, que deveria ser sua residência. O governador Sérgio Cabral, no entanto, prefere morar em seu apartamento no Leblon, e utiliza o Palácio Laranjeiras somente para recepcionar autoridades.

62 Fachada do Palácio Guanabara. “...O Palácio Guanabara localiza-se na Rua Pinheiro Machado (antiga Rua Guanabara). Construção iniciada pelo português José Machado Coelho em 1853, tendo sido utilizado como residência particular até a década de 1860.

Reformado, tornou-se a residência da Princesa Isabel e seu esposo, o Conde d'Eu, sendo conhecido a partir de então como Palácio Isabel. À época, o acesso ao palácio era feito pela Rua Paissandu, que por essa razão foi ornada com uma centena de palmeiras imperiais (Roystonea oleracea). Pertenceu aos príncipes até à proclamação da República (1889), quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União, até hoje a Família Imperial tenta retomar sua posse (sendo um dos processos jurídicos mais antigos do país).

O palácio foi utilizado pelo presidente Getúlio Vargas como residência oficial durante o Estado Novo (1937-1945). Foi atacado durante o Putsch da Ação Integralista Brasileira em 1938, sendo repelidos pela Polícia Especial (da Polícia Civil do Rio de Janeiro), reação reforçada, posteriormente, pelo Exército. A partir de 1946, passou a sediar a Prefeitura do Distrito Federal até 1960, ano da criação do Estado da Guanabara.

Deixou de ser a residência oficial, quando esta retornou para o Palácio do Catete e foi, mais tarde, transferida para o Palácio Laranjeiras, a dois quarteirões de distância.

Foi doado ao governo do antigo estado da Guanabara pelo presidente Ernesto Geisel (1974-1979). Atualmente, a partir da fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, é utilizado como sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que foi transferida doPalácio do Ingá em Niterói. A residência oficial do governador do Rio de Janeiro é o Palácio Laranjeiras, no mesmo bairro...” FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Guanabara

63

64

65

66 Palácio Laranjeiras. Construído entre 1909 e 1913, o palacete era a residência da família Guinle. Em 1940, passou à administração federal, tendo sido utilizado como residência oficial da presidência por Juscelino Kubitschek (1956-1961), que não quis permanecer no Palácio do Catete após o suicídio de Getúlio Vargas (1954). Com a conclusão do Palácio da Alvorada, inaugurado em 1958 em Brasília, Kubitschek deixou Laranjeiras.

Inaugurada a nova capital em 1960, o Palácio Laranjeiras passou para a administração estadual, tornando-se residência do governador do estado da Guanabara até 1975, quando foi assinada a Lei complementar número 20 para fundi-lo com o estado do Rio de Janeiro.

Desde então, foi utilizado como residência do presidente da República durante suas visitas ao Rio de Janeiro e para recepções diplomáticas. Entretanto, neste meio-tempo, diversos governadores fluminenses preferiram utilizar a residência da Gávea Pequena. Dentre os seus visitantes ilustres, destacam-se os ex-presidentes Charles de Gaulle, da França, e Harry Truman, dos Estados Unidos da América, e o Papa João Paulo II.

O acervo do palácio compreende pinturas de Frans Post, uma réplica do piano que pertenceu à rainha Maria Antonieta da França, mosaicos de mármore e de cerâmica com aplicações de ouro 24 quilates, esculturas e mobiliário fino. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Laranjeiras

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

O PARQUE GUINLE

77 Vem a ser o local mais chique, mais elegante e mais caro para se viver no bairro das Laranjeiras. Originalmente, era o jardim da residência de Dr. Eduardo Guinle, proprietário do hoje chamado Palácio Laranjeiras. A foto abaixo mostra o portão de entrada do lugar.

78 Detalhes do portão de entrada.

79

80

81

82 Os jardins que se vêem nas fotos não são originais da época de Dr. Eduardo Guinle. Os jardins que se admiram hoje foram projetados por Burle Marx.

83 Os prédios que se vêem ao fundo são modernistas projetados pelos irmãos Roberto. Dna Leda Collor de Mello (mãe do ex-presidente Fernando Collor de Mello), Dr. Augusto Trajano de Azevedo Antunes, poderoso mega empresário dono da mineradora Caemi e do projeto JARI, na Amazônia, são alguns ex-moradores dos prédios ao fundo

84

85 Prédios no início do Parque Guinle projetados por Lúcio Costa.

86 São três os prédios projetados por Lúcio Costa para o Parque Guinle. O primeiro, logo na entrada, chama-se NOVA CINTRA, o do meio BRISTO e o último NOVA CALEDÔNIA.

87 Erguidos entre 1948 e 1954, caracterizam-se pelos traços de uma arquitetura moderna e repleta de brasilidade, integrando a edificação ao meio-ambiente.

88

89

90

91

92

93

Espero que tenham apreciado minhas fotos e meu trabalho. Agora COMENTEM!

Last edited by Osmar Carioca; September 30th, 2012 at 09:25 PM.
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 30th, 2009, 12:56 AM   #2
gsirtoli
Registered User

gsirtoli's Avatar

Likes (Received): 179

O Fluminense pode ser o mais elegante do Rio, só nao é o melhor!!!kkkkkk

Belo bairro, muito bonito e aparenta tranquilidade, bem arborizado, com bela arquitetura!Só o "pó de arroz" que estraga, mas, nada é perfeito né

OBS: Gente, é pra levar na brincadeira, nao tenho a intencão de discutir futebol aqui
gsirtoli no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 01:05 AM   #3
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 184

Osmar mais uma vez você nos brinda com um thread fantástico cheio de riqueza nos detalhes!
Parabéns!
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 01:18 AM   #4
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4103

Que beleza Osmar, suas lentes conseguem deixar o Rio ainda mais lindo e charmoso, parabéns!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 01:20 AM   #5
Carlos Lacerda
Registered User

Carlos Lacerda's Avatar

Osmar, seu trabalho é digno de aplausos!
Uma verdadeira aula para todos nós.
A cada foto e informação percebemos o seu imenso cuidado e dedicação.
Parabéns!

Carlos Lacerda no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 01:23 AM   #6
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 2272

considerada a torcida MAIS linda do Brasil....agora me respondam, tem cabimento a torcida mais linda do Brasil ter um time na segunda divisão? claro que não, por isso o fluzão só dá um sustinhos e deixa outras torcidas descontroladas. É uma tática. Só pra deixar a vida mais picante.
Old December 30th, 2009, 01:57 AM   #7
Jeffdu
Registered User

Jeffdu's Avatar

Likes (Received): 30

As fotos estão ótimas, parabéns!
O bairro é lindo, acho um dos mais bonitos do Rio.
Tem uma Rua que frequentava que acho linda, rua Gen. Glicério.
Engraçado que nessa rua morava uma amiga minha que ano passado mudou-se para Vieira Souto. Detalhe, o bairro das Laranjeiras é tão bom que ela preferia continuar morando na Gen. Glicério, realmente um ótimo lugar.
Tem fotos dessa rua?
Jeffdu no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:08 AM   #8
Leo10Rio
Reach your happiness

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 1763

Belo thread!!!
Muito organizado..
Eu gosto de Laranjeiras, é mais uma jóia do Rio.

--- RIO 2016 ---

"Principalmente porque, se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança... o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante."
Discurso da presidente Dilma Rousseff, Porto Alegre, 12/10/2013
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:15 AM   #9
Cacique
BANNED

Cacique's Avatar

Likes (Received): 7

Meu irmão, que é fluminense, vai adorar ver esse thread!
Belas fotos Osmar! Bairro muito lindo.
Cacique no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:26 AM   #10
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 5332

espetacular o lugar e o thread, parabéns! Não conhecia essa região do Rio, nem de fotos.
mopc no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:33 AM   #11
Antonio227
Registered User

Likes (Received): 418

Formoso bairro. Um dos meu favoritos do Rio.

Putz...agora, esqueci o nome duma rua.

Pegando a Rua das Laranjeiras, eu logo peguei uma das travessinhas. Ao final da mesma, uma escadinha muito alta e empinada. Após subir, um túnel. Atravessando o túnel...Santa Teresa!

Qual será o nome daquela travessinha?
Antonio227 no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:34 AM   #12
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Que fotos lindas, Osmar !! E eu só conhecia o bairro de nome...e de ver o clube pela tv...

Obrigada por mostrar mais este pedacinho do Rio...
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:44 AM   #13
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 774

Grande Osmar... mais um belho thread. Eu adorei a região de Laranjeiras quando estive no Rio.

Agora com essas fotos dá pra ver o que de beleza tem. De babar foto por foto. Adorei Osmar. Parabéns.
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 02:50 AM   #14
RJ-Travel
Registered User

Laranjeiras é uma graça! Bem tranquilho e perto de tudo!
O thread esta soberbo!
Old December 30th, 2009, 03:06 AM   #15
Sandro Bernardo
Esperança

Sandro Bernardo's Avatar

Pra Thread como do Osmar so tenho que
Bairro que tem muito charme, meu ponto que adoro muito de Laranjeira e Praça Jardim Laranjeiras, onde se tem varios condominios lindos. Obrigado mais uma vez Osmar por fazer Thread maravilhoso como esse.
Sandro Bernardo no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 03:19 AM   #16
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2958

Osmarzinho, você simplemente brinca de fazer threads, pois cada mergulho é um flash.

É muito humilhação para os outros foristas do Rio fazer algo tão detalhado e tão maravilhoso como SÓ você sabe fazer. Não é por acaso que você é um dos melhores fotógrafos do SSC.

Até mesmo Laranjeiras que é um bairro recheado de história, mas nem tão TOP do Rio você consegue deixá-la mais charmosa e mais bonita!

Parabéns por mais um fantástico thread

Obs.: Mas não estou triste não porque acabei de fazer um thread de Ipanema. Veja: http://www.skyscrapercity.com/showth...7#post49236067
Old December 30th, 2009, 03:53 AM   #17
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 1349

O thread estÁ divino.
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 04:07 AM   #18
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Lindo o bairro, um charme só!

Adorei a montanha "cortada"
Old December 30th, 2009, 04:50 AM   #19
SJC.capitalist
São José dos Campos

SJC.capitalist's Avatar

Likes (Received): 186

:O

Sem igual!

Nossa! Esse bairro é uma aula de arquitetura e história!
Lugar extremamente belo e fantástico, as edificações históricas são espetaculares, sem igual!

Otimo thread, lugar maravilhoso, fiquei apaixonado, de verdade!

SJC.capitalist no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2009, 04:58 AM   #20
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 888

Quote:
Originally Posted by Antonio227 View Post
Formoso bairro. Um dos meu favoritos do Rio.

Putz...agora, esqueci o nome duma rua.

Pegando a Rua das Laranjeiras, eu logo peguei uma das travessinhas. Ao final da mesma, uma escadinha muito alta e empinada. Após subir, um túnel. Atravessando o túnel...Santa Teresa!

Qual será o nome daquela travessinha?
Não é a Rua Marechal Pires Ferreira? Trata-se da Escadaria Santa Sabina. O detalhe é que atravessando o túnel não se chega à Santa Teresa. Quando se chega ao topo da escadaria, já se está em Santa Teresa. Ao atravessar o túnel chega-se ao Rio Comprido.

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
Lindo o bairro, um charme só!

Adorei a montanha "cortada"
image hosted on flickr

http://farm1.static.flickr.com/63/15...33adf0c7_o.jpg

Que tal ela sendo cortada?
C010T3 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
laranjeiras, rio de janeiro

Thread Tools