daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old December 31st, 2009, 12:56 AM   #1
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 486

Nos arredores de minha casa: Bairro Floresta em Belo Horizonte.

Olá pessoal!
Eu moro numa rua que é considerada no bairro Santa TEreza ( ainda pretendo fazer um thread sobre meu bairro ) mas na lista telefônica de BH , minha rua vem como sendo do bairro Floresta. Na verdade, moro na fronteira entre os dois bairros, todos os dois cheios de casas antigas mescladas com alguns prédios modernos. Ambos também eram locais onde imigrantes italianos e portugueses se estabeleceram na época da construção da cidade. Neste thread , vou colocar algumas fotos que tirei da Igreja do bairro Floresta ( que fica de frente pra uma casa onde o Carlos Drummond de Andrade morou por um tempo e que infelizmente não existe mais) além de fotos de casas típicas do início do século XX . Até o Noel Rosa morou por um breve período de tempo no bairro. Em BH há uma frase , que era trecho de uma música de Rômulo Paes e que se imortalizou e virou monumento. A frase é: "A vida é subir Bahia e descer Floresta". Para quem não é de BH , ele se referia ao caminho do bonde entre a Floresta e o centro passando pela até então bela e chic rua da Bahia.
Infelizmente tive de formatar meu pc e perdi as melhores fotos que tirei do bairro ( com minha antiga câmera LUmix da Panasonic. Câmera esta que se perdeu também) . Das que tirei com a Lumix são as fotos da igreja . Já as que tirei com minha atual Canon Power Shot SX-110 são as outras.
As fotos estão hospedadas no Photobucket de Marcelo Lisa.

IMPORTANTE: Há mais fotos na página 3 deste thread e há um segundo thread com a continuação deste daqui e com belíssimas fotos. O link do segundo thread ( Parte 3) é :
http://www.skyscrapercity.com/showth...1#post49388241

E há um quarto thread ( Parte 4 ) no seguinte link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1039675

1 A-Estudei neste grupo escolar que tem como fundo uma igreja neogótica:

2-A pracinha de frente pra escola :

3-Outra da mesma pracinha:

4-A vista que se tem quando se está na pracinha e se está de costas pra escola :

5-A escola agora já famosa para quem está lendo o que escrevi neste thread. Ela se chama " Barão de Macaúbas" e é estadual:

6- Esta construção logo de frente pro portãozinho era onde nós brincávamos no recreio:

Agora vou lhes mostrar as fotos que acho mais bonitas, tiradas com minha antiga câmera. As da Igreja. Pena que eu perdi as belíssimas fotos dos pórticos esculpidos. Mas , se eu animar, porque estou de férias, talvez eu faça uma segunda parte do thread com novas fotos que eu venha a tirar.De frente desta igreja há dois lugares que muitos belorizontinos conhecem: a lojinha de chocolates e balas azedinhas , Lalka , da família de poloneses Grochowski e a sorveteria Universal que faz deliciosos sorvetes de frutas( a sorveteria foi incendiada mas a refizeram por dentro com materiais e decoração que lembram a antiga que frequêntei na minha infância).

7- A casa de Carlos Drummond de Andrade era praticamente de frente pra esta casa rosada. E meu primeiro emprego , num banco, como estagiário, foi bem do outro lado destas casas:

8-
9-
10-
11A-Esta casinha simpática estava sendo restaurada quando tirei a foto.

11B-
11C-
11D- Calçada de frente pra casinha das fotos anteriores de número 11 A, B e C. E ficam bem vizinhas daquela pracinha do grupo onde estudei:

12-Algo típico da Floresta: casas antigas em contraste com prédios que certamente ocupam lotes que já foram de casas iguais a estas:

13-Esta é minha casinha favorita no bairro...

13B- .... e por isso eu tirei várias fotos dela:

14-Outro lindo contraste entre o antigo e o novo.Eu nasci na década errada , porque prefiro sempre o antigo.

15-
16-Se não fossem esses fios para enfeiarem as fotos. Hehe.

17-
18-
19-Esta casa parece ser uma faculdade mas não tenho certeza. Sempre vejo jovens em grupos entrando lá com pastas nas mãos.

20A-Se não em engano, esta é a casa que começou a ser derrubada mas o patrimônio histórico impediu e hoje ela é completamente restaurada. Infelizmente no nosso país ainda há muitos que pensam que é melhor se derrubar do que se restaurar o patrimônio histórico e artístico nacional .

20B-
21-Já comecei a estudar um curso de línguas nesta escola que fica na mesma avenida das casas destas fotos acima. No bairro Floresta há várias casas antigas que são franquias de cursos de várias línguas.

22-As ruas da Floresta para honrarem o nome do bairro, são bem arborizadas em grande parte. Alguns dizem que o nome do bairro é devido a uma antiga pensão de nome Floresta. E outros dizem que é porque o bairro sempre foi muito arborizado. O que sei é que quando as paineiras da avenida Assis Chateaubriand florescem é algo lindo. O mesmo digo dos ipês na Avenida do Contorno.

23-Uma casinha do bairro escondida no meio do verde. Talvez os donos gostem de sossego.

24A-Mais uma vez os fios atrapalhando a beleza da foto:

24B-

24C-
25-Avenida Francisco Sales. Nesta avenida tem o Museu do Ex-Expedicionário.

26-
27-Olhem bem pra esta casinha azul, singela e pequenina , escondida pelo flamboyant. Eu descobri algo ali que achei super simpático!!!!

27B- O nome da rua é " rua dos Tapuias" ( uma tribo indígena). E vejam primeiro, a casinha e depois como ela homenageia os tapuias com as típicas namoradeiras vestidas de índias:

27C-
27D-
27E-
28-Uma esquina da Floresta:

29-
30-O Museu dos Pracinhas da Segunda Guerra , que eu citei, é este tampado pela árvore à esquerda:

31- Nesta vila, na minha rua, todas casas são de uma família imensa de origem portuguesa. É como uma rua de beco sem saída mas com portão e muito bonitinha. Todas casas com cores fortes e uma delas, que ainda vou fotografar, tem uma pastelaria chamada " Il Sorriso" que é muito simpática.

Bem, espero que gostem das fotos e que comentem. Eu quiz mostrar-lhes parte das minhas redondezas e prometo-lhes que assim que der, tiro mais fotos e lhes mostro porque há muito que não fotografei.

Last edited by Marcelo Olisa; January 6th, 2010 at 11:49 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 31st, 2009, 01:34 AM   #2
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Adorei teu bairro, Marcelo ! Tão tranquilo ! E o que é mais legal é a conservação das casas... Parece até ser uma cidade do interior, dentro da capital.

Só lamentei terem demolido a casa de Drummond ( assim como fizeram com a de Machado, no Rio). E eu adooooro saber a história dos autores literários brasileiros, já comentei com você em outro thread.

Ah..e quase esqueço as namoradeiras tapuias ! Ótima homenagem !!

Parabéns pelo thread, viu ? E que 2010 nos traga muitos deles...
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 01:48 AM   #3
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 20

Que boa surpresa Marcelo! Conheço muito pouco o bairro Floresta, mas pelo que vi pelas fotos parece com os vizinhos Santa Tereza e Santa Efigênia.

Gostei muito das fotos e do bairro, parabens pelas fotos.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 01:56 AM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Adorei teu bairro, Marcelo ! Tão tranquilo ! E o que é mais legal é a conservação das casas... Parece até ser uma cidade do interior, dentro da capital.

Só lamentei terem demolido a casa de Drummond ( assim como fizeram com a de Machado, no Rio). E eu adooooro saber a história dos autores literários brasileiros, já comentei com você em outro thread.

Ah..e quase esqueço as namoradeiras tapuias ! Ótima homenagem !!

Parabéns pelo thread, viu ? E que 2010 nos traga muitos deles...
Falando do Drummond e da época que ele morou aí, uma vez li ( não sei mais onde, mas provavelmente no jornal " O Estado de Minas" ) que esta igreja das fotos tinha uma bela escadaria e que o Drummond escreveu algo criticando os padres e os chamando de mercenários porque venderam as escadas da igreja para se fazer embaixo lojinhas inclusive uma que vende pães-de-queijo e que existe até hoje. Falando nisto, ali numa das lojinhas há uma lojinha de artesanato mineiro com os mesmos produtos que se acha em Tiradentes, Ouro Preto etc. E uma outra que adoro: vende comidas árabes como tabules, quibes, esfihas , grão de bico etc. Hummmm...
Old December 31st, 2009, 02:00 AM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post
Que boa surpresa Marcelo! Conheço muito pouco o bairro Floresta, mas pelo que vi pelas fotos parece com os vizinhos Santa Tereza e Santa Efigênia.

Gostei muito das fotos e do bairro, parabens pelas fotos.
JP, o bairro Floresta tem uma parte mais residencial que é praticamente toda tombada e a parte comercial que é mais feinha mas também tem casas antigas inclusive um " Momo" . Muitas das casas que pus aí no thread são da Avenida Assis Chateaubriand , da avenida Francisco Sales ( sem ser do lado do viaduto que vai pro " Extra" ) e algumas são de ruas próximas da minha ( Marechal Deodoro e Aquiles Lobo). Como eu disse no início do thread , estas fotos são recentes mas não as que eu tinha mais bonitas. Como na época que eu fotografei Santa TEreza e Floresta, eu tinha pôsto as fotos no Orkut, ainda tenho esperança de aparecer alguém que me diga que salvou as fotos em algum lugar. Eu até tentei tirar fotos como as antigas mas estou achando esta minha nova câmera não tão boa quanto a antiga. Como estou de férias até fevereiro e como não vou viajar , pretendo sair aqui por perto e ir garimpando lugares e os fotografando para selecionar algumas e colocar no thread mais adiante.
Old December 31st, 2009, 02:01 AM   #6
Lyonessian
Registered User

Lyonessian's Avatar

Likes (Received): 6

Adorei esse thread! É um bairro com aparência de bucólico, bem o conceito pessoal que eu tenho de BH... não sei direito a disposição dos bairros aí, mas o Floresta fica ao menos dentro da Contorno? É uma área onde sempre andei bastante, visitando minha prima que morava no Funcionários. Já posso ter conhecido uma parte dele.

Parabéns pelo thread!
Lyonessian no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 02:06 AM   #7
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

O bairro Floresta fica entre a Contorno e o centro da cidade. Há neste bairro um viaduto chamado de " Santa Tereza" ( citado no livro " O Encontro Marcado " de Fernando Sabino) e um outro viaduto chamado " Floresta". Os dois viadutos ligam a Floresta ao centro da cidade.
OBS: No filme " O Contador de Histórias" que passou há pouco tempo nos cinemas, aparecia o viaduto Santa TEreza também.
Old December 31st, 2009, 02:13 AM   #8
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Falando do Drummond e da época que ele morou aí, uma vez li ( não sei mais onde, mas provavelmente no jornal " O Estado de Minas" ) que esta igreja das fotos tinha uma bela escadaria e que o Drummond escreveu algo criticando os padres e os chamando de mercenários porque venderam as escadas da igreja para se fazer embaixo lojinhas inclusive uma que vende pães-de-queijo e que existe até hoje. Falando nisto, ali numa das lojinhas há uma lojinha de artesanato mineiro com os mesmos produtos que se acha em Tiradentes, Ouro Preto etc. E uma outra que adoro: vende comidas árabes como tabules, quibes, esfihas , grão de bico etc. Hummmm...

Hummmm [2] ...e pão-de-queijo é maravilhoso...curiosamente, nunca experimentei um de Minas mesmo, uai...
Old December 31st, 2009, 02:20 AM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Hummmm [2] ...e pão-de-queijo é maravilhoso...curiosamente, nunca experimentei um de Minas mesmo, uai...
Se você só conhece os industrializados e congelados, ainda não sabe o sabor de um de verdade com muito queijo. Minha mãe faz um que leva batatas na massa e ela usa ovo caipira de gema amarela o que os deixa bem gostosos e bonitos.
Old December 31st, 2009, 02:38 AM   #10
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Se você só conhece os industrializados e congelados, ainda não sabe o sabor de um de verdade com muito queijo. Minha mãe faz um que leva batatas na massa e ela usa ovo caipira de gema amarela o que os deixa bem gostosos e bonitos.
Me manda por Sedex 10 ?
Old December 31st, 2009, 02:40 AM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Me manda por Sedex 10 ?
Uai, é melhor eu te deixar aguada porque assim quando você vier a Minas , dá uma passadinha na minha casa e prova um e ainda vê estas casas das fotos de perto. Eu não vou mandá-los por email porque senão vão esfriar pelo caminho.
Old December 31st, 2009, 02:52 AM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Lyonessian,
A Igreja da foto ( Nossa Senhora das Dores) fica de frente pra avenida do Contorno. E os fundos dão pra rua Silva Jardim que é a rua que falei que o Drummond morou nela . Ah, e a entrada fica numa subidinha pra quem vai da Contorno pra Silva Jardim.
Old December 31st, 2009, 02:57 AM   #13
Lyonessian
Registered User

Lyonessian's Avatar

Likes (Received): 6

É bem capaz que já tenha passado por lá mesmo, então. Me lembrei em algo da igreja, mas o casario me pareceu bem familiar, principalmente os maravilhosos exemplos das fotos 11, 14 e 18 Prestarei mais atenção quando visitar BH novamente!
Lyonessian no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 02:57 AM   #14
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Uai, é melhor eu te deixar aguada porque assim quando você vier a Minas , dá uma passadinha na minha casa e prova um e ainda vê estas casas das fotos de perto. Eu não vou mandá-los por email porque senão vão esfriar pelo caminho.
Obrigada pelo convite, Marcelo, adoro a hospitalidade mineira ! E me deixou aguada sim, viu ? Eu como destes congelados, mas tb os de padaria...ai...que vontade q deu...rsssss

Aqui em Pinda tem muito mineiro, acho q vou garimpar alguns aqui enqto não experimento os de tua mãe...

bjks !
Old December 31st, 2009, 02:59 AM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lyonessian View Post
É bem capaz que já tenha passado por lá mesmo, então. Me lembrei em algo da igreja, mas o casario me pareceu bem familiar, principalmente os maravilhosos exemplos das fotos 11, 14 e 18 Prestarei mais atenção quando visitar BH novamente!
Das fotos que vc citou as duas primeiras estão na avenida Assis Chateaubriand que é onde tem a sede da TV Alterosa ( SBT mineiro) e é a avenida que liga o centro ( pelo Viaduto Santa TEreza) à avenida do Contorno.
Old December 31st, 2009, 03:01 AM   #16
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Obrigada pelo convite, Marcelo, adoro a hospitalidade mineira ! E me deixou aguada sim, viu ? Eu como destes congelados, mas tb os de padaria...ai...que vontade q deu...rsssss

Aqui em Pinda tem muito mineiro, acho q vou garimpar alguns aqui enqto não experimento os de tua mãe...

bjks !
Ou então põe a mão na massa. Pega uma boa receita mineira e faz o "trem" aí mesmo. Hehe.
Old December 31st, 2009, 03:06 AM   #17
Sthevan MG
Orgulho de ser mineiro.

Sthevan MG's Avatar

Likes (Received): 1

Grande Marcelão ...
Cara, eu acho esse bairro agradabilíssimo e extremamente charmoso ...
Gostei muito das casas das fotos 7, 13 e 20.
Acho engraçado como os meus olhos se atraem muito mais pelas coisas antigas e bem conservadas que pela modernidade.
Voltando ao thread ... gostei muito. Parabéns ...
Sthevan MG no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 03:06 AM   #18
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Ou então põe a mão na massa. Pega uma boa receita mineira e faz o "trem" aí mesmo. Hehe.
Boa !! Tua mãe publicou a receita na net ? rs ...mas acho que vou fazer o trem só ano q vem...hihihihi...
Valeu, Marcelo !!
Old December 31st, 2009, 03:11 AM   #19
Inconfidente
Olha o vão

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 1804

Gostei das fotos. Tem muita casa bem legal no Floresta. É o bairro que tem mais cara de BH anos 10 do século passado. O Bello Horizonte com dois "L"s. Excelente registro, vejo que foi na estação seca.
Inconfidente está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 03:12 AM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Boa !! Tua mãe publicou a receita na net ? rs ...mas acho que vou fazer o trem só ano q vem...hihihihi...
Valeu, Marcelo !!
Até o ano que vem ( e só falta um dia pra ele) , eu arranjo um tempo pra digitar a receita. Hehe...

Reply

Tags
belo horizonte, brasil, brazil

Thread Tools

Posting Rules