daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 31st, 2009, 03:59 PM   #1
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Mini-Thread da Praça da Liberdade em BH!

Amigos do SSC,
Meus threads geralmente são cheios de fotos e informações, mas resolvi fazer um só com imagens e com apenas cinco delas, enfim um mini-thread. São fotos que tirei em 2008 da Praça da Liberdade e que nunca as pus no SSC. Como já expus no meu thread sobre o bairro Floresta, eu perdi praticamente todas as fotos que eu tinha quando sofri um ataque de vírus no pc e estas cinco junto com poucas que pus no thread do bairro Floresta, foram as que restaram por estarem num pen drive.
( Fotos tiradas com uma Lumix Panasonic e hospedadas no Photobucket de Marcelo Lisa)
Que a beleza desta praça lhes inspire neste final de 2009 a quem sabe visitarem BH em 2010 ( vocês terão de amanhã, dia 01 de janeiro até o dia 31 para fazerem isto!) . Feliz ano novo a todos!!
1- O Palácio da Liberdade:

2- Uma fonte da praça ( pena que , nesta foto, sem jorrar água que é o que a deixa exuberante)

3-Detalhe da fonte:

4-

5-Os 4 Cavaleiros do Apocalipse, escritores mineiros que viviam no Rio( Fernando Sabino, Hélio Pelegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos).

Espero que gostem e comentem!

Last edited by Marcelo Olisa; December 31st, 2009 at 04:19 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 31st, 2009, 04:32 PM   #2
Valter
Registered User

Likes (Received): 722

Feliz Ano Novo Marcelo e parabéns pelas fotos, ficaram ótimas!
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 05:02 PM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4779

A praça é tão linda quanto o nome! Valeu pelo thread! Feliz Ano novo para você e todos os foristas de Minas!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 05:05 PM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Obrigado para todos e que tenha todos que lerem isto aqui, meus votos de feliz ano novo cheio de saúde e prosperidade!
E para quem não viu meu outro thread que fiz hoje sobre os arredores de minha casa : o bairro Floresta de Belo Horizonte, aqui está o link dele:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1035067
Old December 31st, 2009, 05:29 PM   #5
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3425

Marcelo, amei a praça que parece bonita, limpa e organizada. Essa réplica dos escritores deram um IT todo especial ao local.

Parabéns rapaz, pois já vi que você está empolgado nesse final de 2009.
Old December 31st, 2009, 05:35 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Marcelo, amei a praça que parece bonita, limpa e organizada. Essa réplica dos escritores deram um IT todo especial ao local.

Parabéns rapaz, pois já vi que você está empolgado nesse final de 2009.
Mas você já viu 4 estátuas andarem e resolverem ficar em outro local? Pois é, estas daí não só sairam do lugar desta foto que tirei em 2008 ( a foto agora é histórica) como estão de frente pra um prédio lindo do Oscar Niemayer que é o prédio principal da Biblioteca Pública Estadual. Pelo menos é o que vi num site agora mesmo pois não tinha visto nada na TV ou jornais sobre esta mudança. Vejam o site:
http://minasempauta.wordpress.com/20...luiz-de-bessa/
Old December 31st, 2009, 05:42 PM   #7
Weber (RJ)
Nascido na Guanabara

Weber (RJ)'s Avatar

Likes (Received): 226

As fotos estão ótimas. BH é muito fotogênica e o povo sabe valorizar bem sua cultura.

Last edited by Weber (RJ); December 31st, 2009 at 06:41 PM. Reason: corrigindo a palavra "fotogênica".
Weber (RJ) no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 05:57 PM   #8
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Likes (Received): 0

Muito lindo, nem sei o que dizer!!!! É sempre bom ver fotos dessa praça!!!!

Feliz ano novo e um puxão de orelhas por não ter cópia de segurança de seus dados. Uma rápida dica, tem um disco virtual gratuito www.mediafire.com que vc pode deixar suas coisas, mas apenas como redundância porque pode ser que um dia acabe o serviço!!!

FELIZ 2010 e continua criando threads!!!
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 06:26 PM   #9
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 6890

Um thread singelo e simpático! Gostei!
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 06:29 PM   #10
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 6890

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
5-Os 4 Cavaleiros do Apocalipse, escritores mineiros que viviam no Rio( Fernando Sabino, Hélio Pelegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos).
Marcelo,

Uma explicação por favor a respeito do conjunto escultórico acima. Por que a homenagem de BH somente a Fernando Sabino, Hélio Pelegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos? Carlos Drummond de Andrade também era mineiro de Itabira como os 4 homenageados, também morava no Rio em Copacabana e não aparece no conjunto acima. Por que?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 07:14 PM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Marcelo,

Uma explicação por favor a respeito do conjunto escultórico acima. Por que a homenagem de BH somente a Fernando Sabino, Hélio Pelegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos? Carlos Drummond de Andrade também era mineiro de Itabira como os 4 homenageados, também morava no Rio em Copacabana e não aparece no conjunto acima. Por que?
Bem, o Carlos Drummond de Andrade dá nome a esta pracinha onde estavam as estátuas dos 4 Cavaleiros ,antes da mudança pro outro ponto que é agora é no prédio principal da Biblioteca Pública . Apesar deste local ser no Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade, o nome deste trecho é a do poeta Drummond. O que sei é que Drummond faz compania para outro escritor , o cronista de BH dos primeiros tempos, Pedro Nava. A estátua dos dois está atrás do prédio da Prefeitura de BH na rua Goiás pertinho da rua da Bahia.O lugar foi batizado de " Praça da Poesia" .Como eu perdi a foto que eu tinha destas estátuas, eu procurei-a no google e achei uma linda tirada por um forista de BH chamado Leleo-BH. Acho que , eu citando os créditos pra ele, não há problema que eu a mostre aqui. Eis a foto:

O escultor que fez estas e as outras recentes estátuas , homenageando poetas, escritores e políticos em BH é o mesmo que fez a do Drummond e a do Ary Barroso, no Rio . Ele se chama Leo Santana. Além dos 4 Cavaleiros do Apocalipse , BH tem uma estátua da Henriqueta Lisboa e outra a Roberto Drummond ( autor de " Hilda Furacão" ) . Mas estas estão solitárias, separadas uma da outra, fazendo compania é pra população da cidade. A estátua do Roberto Drummond foi batizada de " O cronista da cidade" e está na Savassi que era um dos seus lugares favoritos.
Há também o conjunto de estátuas chamado de "cavaleiros da democracia", no "Monumento 20 anos de Diretas Já", reunindo Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela, na Praça da Assembléia.
Observação: Acho que só deixaram juntas as estátuas de quem era amigo em vida. O Drummond sempre foi mais retraído e um pouco anti-social enquanto os 4 Cavaleiros tinham um pacto de amizade eterna. Creio ser este o motivo. No livro " O Encontro Marcado" do Fernando Sabino está a origem deste pacto de amizade , retratado muito bem no livro dele.

Last edited by Marcelo Olisa; December 31st, 2009 at 07:19 PM.
Old December 31st, 2009, 07:19 PM   #12
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 105

Achei muito legal as estátuas desses grandes escritores !
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 07:20 PM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

BH fez uma nova homenagem aos grandes escritores mineiros. Veja esta reportagem. Eu vou pôr o link porque não sei colá-la aqui.
http://www.uai.com.br/htmls/app/noti...MINEIROS.shtml
Old December 31st, 2009, 07:27 PM   #14
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 275

Que sensacional , é uma bela homenagem a esses escritores renomados , gostei muito do realismo desses monumentos , mais uma vez Marcelo você está de parabens e seus threads são recheados de cultura e conhecimento , nos transmite uma grande informação cultural de MG e assim também como as cidades de ouro Preto , em outros threads ...

A você lhe desejo um FELIZ ANO NOVO

Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 07:27 PM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Ei Osmar, acabei de achar um thread daqui do SSC que cita as estátuas que falei acima:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=803404

E pelo jeito minha foto já tinha sido mostrada. Olha a mulher lá no canto. Deve ser porque eu hospedei antes esta foto no Fickr.
Old December 31st, 2009, 07:31 PM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 708

Ai, Marcelo! Você não sabe o quanto eu lamento não ter podido ver essa praça assim e com as estátuas dos 4 cavaleiros do apocalipse, que haviam sido removidas quando aí estive. Que maior pé frio eu dei. Mas da próxima vez eles vão estar lá me esperando.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2009, 07:32 PM   #17
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Obrigado, Grande Manaus. Para você também.
Old December 31st, 2009, 07:37 PM   #18
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Ai, Marcelo! Você não sabe o quanto eu lamento não ter podido ver essa praça assim e com as estátuas dos 4 cavaleiros do apocalipse, que haviam sido removidas quando aí estive. Que maior pé frio eu dei. Mas da próxima vez eles vão estar lá me esperando.
Mas agora estão restauradas e de frente pra aquele prédio cheio de curvas do Niemayer que fica de frente pra o prédio pós-moderno Rainha da Sucata. Quando vc e os outros foristas puderem vir em BH, poderão ver não apenas as estátuas mas também os novos museus e centros culturais que estão prestes para serem inaugurados: O Museu das Minas e dos Metais; O Centro Cultural Banco do Brasil; O centro Cultural da Vale; o Memorial de Minas Gerais; a abertura do Palácio da Liberdade a visitações públicas não apenas uma vez por mês como atualmente o é; um centro de exposição de artesanatos tipo memorial e outros que não me recordo agora. Acredito que entre abril e julho estarão todos inaugurados e os turistas que vierem lá pro meio do ano ainda poderão ver inaugurados o Aquário com o fundo do rio São Francisco em três biomas no nosso Zoobotânico e também o nova Cidade Administrativa de Minas Gerais perto de Confins.

Last edited by Marcelo Olisa; December 31st, 2009 at 09:26 PM.
Old December 31st, 2009, 07:48 PM   #19
Leléo_BH
Registered User

Likes (Received): 111

Não há problema algum em mostrar a foto! Inclusive, posto abaixo outra dos "Cavaleiros da Democracia" de um thread que fiz sobre a Praça da Assembléia.

Old December 31st, 2009, 08:24 PM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leléo_BH View Post
Não há problema algum em mostrar a foto! Inclusive, posto abaixo outra dos "Cavaleiros da Democracia" de um thread que fiz sobre a Praça da Assembléia.

Legal. É uma vergonha mas tem tanto tempo que não vou na Praça da Assembléia que nunca nem vi estas estátuas dos " Cavaleiros da Democracia". Hehe

Reply

Tags
belo horizonte, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules