daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old January 8th, 2010, 03:46 PM   #41
Jorge MCG
Villa Sol

Jorge MCG's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Miguel_Arq View Post
O litoral é predominantemente urbano ou medianamente urbano, em oposição ao interior, que é predominantemente rural.

Macedo de Cavaleiros... A metrópole do interior norte!!

Sponsored Links

Old January 8th, 2010, 04:27 PM   #42
tcpor
Nobre. Leal. Invicto.

tcpor's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Isso é falso. Continuam a haver, poucos, é certo, mas continuam a existir.
(...)
É óbvio que quando disse "não há", não era para levar à letra até porque, na continuação do texto, explico isso.

Quote:
(...)
No entanto, essa divisão entre interior intermédio e interior profundo é curiosa. Que distinção fazes, em termos geográficos, desses dois interiores?
(...)
O "interior profundo" é um termo batido e debatido, não só na geografia. Refere-se aos locais mais distantes dos centros urbanos. Aquelas aldeias e vilas desertas que se situam no meio do nada e longe de tudo (como o Soajo, por exemplo). O "interior intermédio" é aquele que se situa mais perto daquela realidade que a maioria de nós conhece. Pequenas vilas, algumas aldeias e povoamentos que se encontram relativamente perto, em distância real, dos centros urbanos. Neste caso, até se pode considerar algumas pequenas cidades.

Quote:
(...)
Creio que a Covilhã será ainda um maior exemplo disso. Como é sabido, a Covilhã cresceu muito quase exclusivamente à conta da UBI.
Sim, é verdade. Mas dei o exemplo de Vila Real e Viseu não apenas pelas Universidades e Institutos mas, pela quantidade de serviços que podem prestar às populações, por serem capitais de distrito interiores (daí ter dito que era um dos factores). Na minha opinião, das mais desenvolvidas do país (a estas, talvez juntasse Évora).

Covilhã, e como bem disseste, desenvolveu-se (mais do que cresceu, o que é óptimo!) muito às custas da Universidade.
Old January 8th, 2010, 04:38 PM   #43
alentejolover
Cidade-Museu

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 184

Évora não tem nenhum CC...devo relembrar isso...

/
alentejolover no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 04:45 PM   #44
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by tcpor View Post
Neste momento, o interior sofre de dois problemas graves: envelhecimento acentuado e êxodo rural dos já poucos jovens (e de um elevado número de população activa).
Em termos de transportes o êxodo rural gera um fenómeno curioso de observar, vias que deixam de ser necessárias e são abandonadas o que já hoje é verificavel em Portugal.

Constroi-se a acessibilidade, dá-se a fuga dos jovens. Ficam os mais velhos na terreola. Os jovens vão visitar os familiares e a estrada dá imenso jeito. Morrem os mais velhos. Os jovens deixam de ir à terreola. A estrada vai perdendo e perdendo tráfego. Por corolário, torna-se sobre-dimensionada em relação às necessidades dado que o definhamento duma das suas pontas leva a que não haja viagens geradas entre a terreola e a cidade para justificar a estradita.

Se nada se fizer será este o futuro de muitos IPs e ICs por esse Portugal fora como já o é hoje em dia a realidade de muitas estradas municipais e nacionais de 3a ordem, asfaltadas (há 50 anos eram beneficio comparavel aos IPs e ICs de hoje em dia), que foram construídas para servir aldeias e lugares que hoje em dia já não existem ou existem tendo 10 ou 20 almas por lá e apenas até essas morrerem. Corolário: a estrada que tanto jeito deu há 50 anos é inutil depois do lugarejo abandonado e abandonada também. O mesmo se verifica com vias férreas que por mecanismo semelhante, ao deixarem de transportar pessoas e produtos horticolas, deixam de ter utilidade.
Oponopono no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 06:07 PM   #45
Karsh
fcp fcp fcp

Karsh's Avatar

Likes (Received): 1

Alguém me sabe dizer quando é que a A4 fica pronta? Quero ir viver para o litoral, mas como sou chique só vou quando houver auto-estrada.
Old January 8th, 2010, 07:20 PM   #46
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 145

és terrível nem mais

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 09:08 PM   #47
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Smile

Vou dar um exemplo de abandono do interior vou-me basear no concelho de Castanheira de Pêra.

Nos anos 50 o concelho tinha mais 9000 habitantes repartidos entre as freguesias de Coentral e castanheira de Pêra.
O concelho chegou a ser o 3º centro industrial de lanificios do país.
Depois as fabricas de lanificos(fabricas texteis) começaram a falir e as pessoas partiram para outros países ou regiões do país em buscas de emprego.
Actualmente o concelho tem apenas pouco mais que 3000 habitantes tem muita população invelhecida e existe pouca natalidade.
Actualmente o Concelho descobriu o seu potencial turistico e é esse o seu futuro dedicar-se ao turismo e criado através do mesmo postos de trabalho.
Recordo que em 2005 abriu portas a maior piscina com ondas do país em castanheira de Pêra.
Tem-se feito também algum investimento em equipamentos culturais e desportivos isto é exemplo puro da luta contra desertificação que um concelho do interior tem de promover.
Palmas para a Castanheira
AZT2009 no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 10:04 PM   #48
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Como é que castanheira ganha pessoas para a piscina?

Com boas acessibilidades

Old January 8th, 2010, 10:06 PM   #49
vinc7e
Registered User

vinc7e's Avatar

Quote:
Originally Posted by Karsh View Post
Alguém me sabe dizer quando é que a A4 fica pronta? Quero ir viver para o litoral, mas como sou chique só vou quando houver auto-estrada.
vinc7e no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 10:06 PM   #50
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Como é que castanheira ganha pessoas para a piscina?

Com boas acessibilidades
Já tens aí um elemento mais do que apenas as acessibilidades: a piscina. Sem a piscina as pessoas continuariam a não ir lá.

De resto, olhe-se um pouco para o Portugal que existem. Tem-se construído estradas a torto e a direito. Isso fez de Portugal um país rico e sem assimetrias regionais?

De qualquer forma é algo sobre que não vale a pena alongar muito. A associação directa acessibilidades/desenvolvimento é tão forte em Portugal e tão fomentada por sucessivos governos que é algo que nem vale a pena tentar desmontar, pese embora ser algo totalmente errado.
Old January 8th, 2010, 10:13 PM   #51
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Ainda não consigo perceber como.

Old January 8th, 2010, 10:19 PM   #52
Oponopono
Registered User

Quote:
Ainda não consigo perceber como.
Nem tu nem 99,999999999999% dos Portugueses. Os restantes 0,0000000001% são geógrafos, técnicos de transportes, economistas da vertente de planeamento regional entre outras ligados ao planeamento e ordenamento do território. Profissões, aliás, algo inuteis em Portugal.

E sobretudo quando se alia o mito das "acessibilidades panaceia para todos os males" ao mito do "investimento público como identica mezinha para todos os males" fica o circo integralmente montado.

Mas, lá está, eu perguntei no meu post anterior: nos últimos 20 anos andaram a construir-se estradas para todo o lado e mais algum. Isso acabou com as assimetrias regionais?
Old January 8th, 2010, 10:23 PM   #53
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Não me provaste ainda se as acessibilidade ajudam de facto o êxodo rural.

Old January 8th, 2010, 10:26 PM   #54
J.Silva
MotherLand Calls You!!

J.Silva's Avatar

Likes (Received): 6

Excelente Thread!
Old January 8th, 2010, 10:28 PM   #55
Oponopono
Registered User

Quote:
Não me provaste ainda se as acessibilidade ajudam de facto o êxodo rural.
Eu, e muito melhor do que eu, o tcpor, já te explicámos como as pessoas se movimentam. Dei inclusivamente um exemplo para a vertente emprego. Mas muito melhor do que as nossas palavras, olha para Portugal, para o Portugal que existe e verás onde levaram as acessibilidades para todo o lado e mais alguns sem irem acompanhadas de medidas para fixar as populações. Este proprio tópico é demonstração disso. Se acessibilidades fossem sinónimo de desenvolvimento este thread não existiria. Agora olha para Espanha, por exemplo, e poderia dizer o resto da Europa Ocidental. Verás que os fluxos populacionais funcionaram de forma totalmente diferente e sem as acessibilidades de hoje em dia. Têm cidades médias consolidadas há décadas e décadas, séculos nalguns casos.

A geração de viagens, a interacção entre lugares e os fluxos de riquez em função da distância-tempo são coisas plenamente dominadas há pelo menos 20 anos e sabe-se, no âmbito de transportes, como as estudar. Na Europa não conheço equivalente, mas nos EEUU o Institute of Transportation Engineers edita regularmente o quadro-tipo com a geração de viagens em função da ocupação dos solos.

As acessibilidades são elemento do desenvolvimento. Não são o desenvolvimento em si próprias. Mas para provar isto, uma vez mais, basta olhar para Portugal que foi o país da Europa Ocidental que mais investiu em infra-estruturas de transporte nas últimas duas décadas e continua como está.

Nota, porém, Barra, que não estou a tentar convencer-te de nada. Sei e tenho presente que em Portugal o mito das acessibilidades=desenvolvimento é real e presente. É uma batalha que já nem sequer luto, quanto mais tentar convencer alguém. Talvez um dia, quando os Portugueses virem que apesar de todas as AE e IPs e ICs e sei lá mais eu o quê continuam pobres e o país cada vez mais litoralizado esse mito se desvaneça. Até lá é quixotesco falar muito no assunto e eu não tenho feitio para Dom Quixote.

Last edited by Oponopono; January 8th, 2010 at 10:35 PM.
Old January 8th, 2010, 10:32 PM   #56
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Governo adjudica em Ansião Subconcessão do Pinhal Interior

Para os municípios do Pinhal Interior Norte o próximo domingo será um dia histórico.

A adjudicação da Subconcessão do Pinhal Interior que prevê um conjunto de intervenções em termos de construção e reconversão de vias rodoviárias consideradas fundamentais para o desenvolvimento de toda esta franja territorial que se estende de Pombal a Proença-a-Nova tornar-se-á uma realidade há muito esperada por esta região tantas vezes esquecida.

A cerimónia está marcada para as 12.00 na Zona Industrial do Camporês em Ansião e o Primeiro-ministro José Sócrates faz questão de marcara presença nesta cerimónia.

Fonte: CM Castanheira de Pêra
Chega para saber o que se passa há anos.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 10:37 PM   #57
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by Oponopono View Post
Eu, e muito melhor do que eu, o tcpor, já te explicámos como as pessoas se movimentam. Dei inclusivamente um exemplo para a vertente emprego. Mas muito melhor do que as nossas palavras, olha para Portugal, para o Portugal que existe e verás onde levaram as acessibilidades para todo o lado e mais alguns sem irem acompanhadas de medidas para fixar as populações. Este proprio tópico é demonstração disso. Se acessibilidades fossem sinónimo de desenvolvimento este thread não existiria. Agora olha para Espanha, por exemplo, e poderia dizer o resto da Europa Ocidental. Verás que os fluxos populacionais funcionaram de forma totalmente diferente e sem as acessibilidades de hoje em dia. Têm cidades médias consolidadas há décadas e décadas, séculos nalguns casos.

A geração de viagens, a interacção entre lugares e os fluxos de riquez em função da distância-tempo são coisas plenamente dominadas há pelo menos 20 anos e sabe-se, no âmbito de transportes, como as estudar. Na Europa não conheço equivalente, mas nos EEUU o Institute of Transportation Engineers edita regularmente o quadro-tipo com a geração de viagens em função da ocupação dos solos.

As acessibilidades são elemento do desenvolvimento. Não são o desenvolvimento em si próprias. Mas para provar isto, uma vez mais, basta olhar para Portugal que foi o país da Europa Ocidental que mais investiu em infra-estruturas de transporte nas últimas duas décadas e continua como está.

Nota, porém, Barra, que não estou a tentar convencer-te de nada. Sei e tenho presente que em Portugal o mito das acessibilidades=desenvolvimento é real e presente. É uma batalha que já nem sequer luto, quanto mais tentar convencer alguém. Talvez um dia, quando os Portugueses virem que apesar de todas as AE e IPs e ICs e sei lá mais eu o quê continuam pobres e o país cada vez mais litoralizado esse mito se desvaneça. Até lá é quixotesco falar muito no assunto e eu não tenho feitio para Dom Quixote.
A regionalização podia resolver ou atenuar alguns desses problemas, mas há munícipios neste país que dão esses apoios para fixação da população.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2010, 10:43 PM   #58
Karsh
fcp fcp fcp

Karsh's Avatar

Quote:
Originally Posted by Oponopono View Post
Mas, lá está, eu perguntei no meu post anterior: nos últimos 20 anos andaram a construir-se estradas para todo o lado e mais algum. Isso acabou com as assimetrias regionais?
Mas essa pergunta não faz sentido porque isso é pura e simplesmente falso. É só recuar 10 ou 15 anos e o IP4 ainda nem a meio ia, e só foi totalmente concluído há menos de 2 anos. A A24 e a A7 têm 2 anos, ou nem isso. A A2 tem uns 5 anos no máximo. A A23 e a A25 também poucos anos têm. A A8 idem aspas. Além de que assimetrias regionais não se diluem em meia dúzia de anos, e mesmo 20 são poucos tendo como exemplo a Alemanha onde o investimento nas zonas menos desenvolvidas é infinitamente superior ao de Portugal. Consultando as estatísticas do INE pode-se ver que as maiores perdas populacionais aconteceram nos anos 70 e 80, quando só havia "caminhos de cabras", ou pouco melhor. Por exemplo, o Sabugal perdeu entre 1961 e 1981 19.095 habitantes (+/- 50%), entre 1981 e 2001 perdeu 4.056. A Guarda perdeu entre 1950 e 1981 8.634 habitantes, entre 1981 e 2001 ganhou 3.724.

Gostava de saber como teria sido se o interior tivesse tido desde sempre as mesmas infraestruturas do litoral. Eu ainda sou do tempo das "curvas de Murça", quando os poucos camiões que lá passavam tinha de fazer marcha-atrás para ultrapassar muitas das suas curvas, e em que uma viagem Bragança-Porto tardava 6h, e a ida e volta era o dia inteiro. São esses os tempos que trouxeram desenvolvimento ao interior?
Old January 8th, 2010, 10:46 PM   #59
Oponopono
Registered User

Karsh, agora vê as pirâmides etárias e a evolução do PIB per capita dessas regiões. Com a lógica das acessibilidades, em 5 anos não tenhas dúvidas que se notaria já evolução positiva do PIB per capita das regiões onde chegam as novas estradas.

Mas enfim, lutar contra moinhos de vento não vale a pena.

VIVA O PORTUGAL DAS ACESSIBILIDADES!!
Old January 8th, 2010, 10:46 PM   #60
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

é mesmo Karsh.. eu ainda não compreendi qual é a razão que o oponopono apresentaram para referir que as acessibilidades aumentam o êxodo rural.

Nem me tinha lembrado de uma análise da população muito bem... dá para ver que o êxodo rural é de certa forma independente do aumento das acessibilidades.

Reply

Tags
demografia, interior, litoral

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules