|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#41 | |
|
Villa Sol
Likes (Received): 0
|
Quote:
Macedo de Cavaleiros... A metrópole do interior norte!!![]() ![]()
|
|
|
|
|
#42 | |||
|
Nobre. Leal. Invicto.
Likes (Received): 7
|
Quote:
![]() Quote:
Quote:
![]() Covilhã, e como bem disseste, desenvolveu-se (mais do que cresceu, o que é óptimo!) muito às custas da Universidade.
|
|
|
|
|
#43 |
|
Cidade-Museu
Likes (Received): 184
|
Évora não tem nenhum CC...devo relembrar isso...
''Evora is the finest example of a city of the golden age of Portugal after the destruction of Lisbon by the earthquake of 1755'' Inscription criteria on the List of the UNESCO World Heritage (1986) / |
|
|
|
|
|
#44 | |
|
Registered User
Likes (Received): 11
|
Quote:
Constroi-se a acessibilidade, dá-se a fuga dos jovens. Ficam os mais velhos na terreola. Os jovens vão visitar os familiares e a estrada dá imenso jeito. Morrem os mais velhos. Os jovens deixam de ir à terreola. A estrada vai perdendo e perdendo tráfego. Por corolário, torna-se sobre-dimensionada em relação às necessidades dado que o definhamento duma das suas pontas leva a que não haja viagens geradas entre a terreola e a cidade para justificar a estradita. Se nada se fizer será este o futuro de muitos IPs e ICs por esse Portugal fora como já o é hoje em dia a realidade de muitas estradas municipais e nacionais de 3a ordem, asfaltadas (há 50 anos eram beneficio comparavel aos IPs e ICs de hoje em dia), que foram construídas para servir aldeias e lugares que hoje em dia já não existem ou existem tendo 10 ou 20 almas por lá e apenas até essas morrerem. Corolário: a estrada que tanto jeito deu há 50 anos é inutil depois do lugarejo abandonado e abandonada também. O mesmo se verifica com vias férreas que por mecanismo semelhante, ao deixarem de transportar pessoas e produtos horticolas, deixam de ter utilidade. |
|
|
|
|
|
|
#45 |
|
fcp fcp fcp
Likes (Received): 1
|
Alguém me sabe dizer quando é que a A4 fica pronta? Quero ir viver para o litoral, mas como sou chique só vou quando houver auto-estrada.
|
|
|
|
|
|
#46 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 145
|
és terrível nem mais
|
|
|
#47 |
|
Registered User
|
Vou dar um exemplo de abandono do interior vou-me basear no concelho de Castanheira de Pêra.
Nos anos 50 o concelho tinha mais 9000 habitantes repartidos entre as freguesias de Coentral e castanheira de Pêra. O concelho chegou a ser o 3º centro industrial de lanificios do país. Depois as fabricas de lanificos(fabricas texteis) começaram a falir e as pessoas partiram para outros países ou regiões do país em buscas de emprego. Actualmente o concelho tem apenas pouco mais que 3000 habitantes tem muita população invelhecida e existe pouca natalidade. Actualmente o Concelho descobriu o seu potencial turistico e é esse o seu futuro dedicar-se ao turismo e criado através do mesmo postos de trabalho. Recordo que em 2005 abriu portas a maior piscina com ondas do país em castanheira de Pêra. Tem-se feito também algum investimento em equipamentos culturais e desportivos isto é exemplo puro da luta contra desertificação que um concelho do interior tem de promover. Palmas para a Castanheira ![]() ![]() ![]() ![]()
|
|
|
|
|
|
#48 |
|
Barra for Friends
|
Como é que castanheira ganha pessoas para a piscina?
Com boas acessibilidades
|
|
|
#49 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#50 | |
|
Registered User
|
Quote:
De resto, olhe-se um pouco para o Portugal que existem. Tem-se construído estradas a torto e a direito. Isso fez de Portugal um país rico e sem assimetrias regionais? De qualquer forma é algo sobre que não vale a pena alongar muito. A associação directa acessibilidades/desenvolvimento é tão forte em Portugal e tão fomentada por sucessivos governos que é algo que nem vale a pena tentar desmontar, pese embora ser algo totalmente errado. |
|
|
|
|
|
|
#51 |
|
Barra for Friends
|
Ainda não consigo perceber como.
|
|
|
#52 |
|
Registered User
|
Nem tu nem 99,999999999999% dos Portugueses. Os restantes 0,0000000001% são geógrafos, técnicos de transportes, economistas da vertente de planeamento regional entre outras ligados ao planeamento e ordenamento do território. Profissões, aliás, algo inuteis em Portugal.
E sobretudo quando se alia o mito das "acessibilidades panaceia para todos os males" ao mito do "investimento público como identica mezinha para todos os males" fica o circo integralmente montado. Mas, lá está, eu perguntei no meu post anterior: nos últimos 20 anos andaram a construir-se estradas para todo o lado e mais algum. Isso acabou com as assimetrias regionais? |
|
|
|
|
|
#53 |
|
Barra for Friends
|
Não me provaste ainda se as acessibilidade ajudam de facto o êxodo rural.
|
|
|
#54 |
|
MotherLand Calls You!!
Likes (Received): 6
|
Excelente Thread!
|
|
|
|
#55 | |
|
Registered User
|
Quote:
A geração de viagens, a interacção entre lugares e os fluxos de riquez em função da distância-tempo são coisas plenamente dominadas há pelo menos 20 anos e sabe-se, no âmbito de transportes, como as estudar. Na Europa não conheço equivalente, mas nos EEUU o Institute of Transportation Engineers edita regularmente o quadro-tipo com a geração de viagens em função da ocupação dos solos. As acessibilidades são elemento do desenvolvimento. Não são o desenvolvimento em si próprias. Mas para provar isto, uma vez mais, basta olhar para Portugal que foi o país da Europa Ocidental que mais investiu em infra-estruturas de transporte nas últimas duas décadas e continua como está. Nota, porém, Barra, que não estou a tentar convencer-te de nada. Sei e tenho presente que em Portugal o mito das acessibilidades=desenvolvimento é real e presente. É uma batalha que já nem sequer luto, quanto mais tentar convencer alguém. Talvez um dia, quando os Portugueses virem que apesar de todas as AE e IPs e ICs e sei lá mais eu o quê continuam pobres e o país cada vez mais litoralizado esse mito se desvaneça. Até lá é quixotesco falar muito no assunto e eu não tenho feitio para Dom Quixote. Last edited by Oponopono; January 8th, 2010 at 10:35 PM. |
|
|
|
|
|
|
#56 |
|
Lobito for friends
|
Governo adjudica em Ansião Subconcessão do Pinhal Interior
Para os municípios do Pinhal Interior Norte o próximo domingo será um dia histórico. A adjudicação da Subconcessão do Pinhal Interior que prevê um conjunto de intervenções em termos de construção e reconversão de vias rodoviárias consideradas fundamentais para o desenvolvimento de toda esta franja territorial que se estende de Pombal a Proença-a-Nova tornar-se-á uma realidade há muito esperada por esta região tantas vezes esquecida. A cerimónia está marcada para as 12.00 na Zona Industrial do Camporês em Ansião e o Primeiro-ministro José Sócrates faz questão de marcara presença nesta cerimónia. Fonte: CM Castanheira de Pêra Chega para saber o que se passa há anos.
|
|
|
|
#57 | |
|
Lobito for friends
|
Quote:
|
|
|
|
|
#58 | |
|
fcp fcp fcp
|
Quote:
Gostava de saber como teria sido se o interior tivesse tido desde sempre as mesmas infraestruturas do litoral. Eu ainda sou do tempo das "curvas de Murça", quando os poucos camiões que lá passavam tinha de fazer marcha-atrás para ultrapassar muitas das suas curvas, e em que uma viagem Bragança-Porto tardava 6h, e a ida e volta era o dia inteiro. São esses os tempos que trouxeram desenvolvimento ao interior? |
|
|
|
|
|
|
#59 |
|
Registered User
|
Karsh, agora vê as pirâmides etárias e a evolução do PIB per capita dessas regiões. Com a lógica das acessibilidades, em 5 anos não tenhas dúvidas que se notaria já evolução positiva do PIB per capita das regiões onde chegam as novas estradas.
Mas enfim, lutar contra moinhos de vento não vale a pena. VIVA O PORTUGAL DAS ACESSIBILIDADES!!
|
|
|
|
|
|
#60 |
|
Barra for Friends
|
é mesmo Karsh.. eu ainda não compreendi qual é a razão que o oponopono apresentaram para referir que as acessibilidades aumentam o êxodo rural.
Nem me tinha lembrado de uma análise da população muito bem... dá para ver que o êxodo rural é de certa forma independente do aumento das acessibilidades.
|
![]() |
| Tags |
| demografia, interior, litoral |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|