daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old February 11th, 2010, 05:33 AM   #41
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 268

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Gostei muito de ver o ritimo das obras e essa integracao do Norte do Brasil com o Peru, e como uma o Governador Ivo Cassol disse, que o Acre nao seja um ponto final, mas sim um meio.

Obrigado ao forista que postou os videos, achei muito interessante, alem deles serem bem informativos, tambem nos desperta a curiosidade pela regiao, eu mesmo fiquei com vontade de fazer esse percurso de carro um dia, seria muito bom.

Enfin, eh bom saber que o norte (as vezes acho que RO eh CO ), continue desenvolvendo e esteja na rota do progresso e ganhe bastante frutos com essa integracao.
Um outro roteiro turístico bastante interessante é também conhecer não so a Venezuela com o caribe através da BR-174 partindo de Manaus no Estado do Amazonas ,passando por Boa vista (RR) e depois a fronteira Brasil -Venezuela

A integração pode ser ainda maior se reconstruirem o trecho central da BR-319 e integrar os Estados do Amazonas e Roraima aos demais da Região Norte ..

Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 11th, 2010, 05:37 AM   #42
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 268

Quote:
Originally Posted by Manauense View Post
É uma infelicidade fazer parte da região norte?
Gostar ou não de fazer parte da Região Norte para alguns é apenas um gosto pessoal ...infelismente deve se esbarrar na questão geográfica de pertencer a essa determinada Região > a NORTE

Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2010, 05:09 PM   #43
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1275

Quote:
Originally Posted by Grande Manaus View Post
Gostar ou não de fazer parte da Região Norte para alguns é apenas um gosto pessoal ...infelismente deve se esbarrar na questão geográfica de pertencer a essa determinada Região > a NORTE
Deixa eu corrigir a minha opinião se não vão começar a pegar no meu pé
Eu disse naquela hora que tinha infelicidade do meu Estado ser da região Norte por que não encontrei nenhuma outra palavra que pudesse definir o meu sentimento.

Acho que o meu sentimento é o mesmo que o BR expressou no seu último post aqui, que é o de incoerência.

Eu não tenho raiva nenhuma do Norte, só sinto que o lugar de Rondônia não é nessa região, apenas isso.

Agora eu sou obrigado a ficar puxando o saco da região por que os outros querem?
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2010, 08:54 PM   #44
O Cavaleiro
Moderator

O Cavaleiro's Avatar

Likes (Received): 1783

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Deixa eu corrigir a minha opinião se não vão começar a pegar no meu pé
Eu disse naquela hora que tinha infelicidade do meu Estado ser da região Norte por que não encontrei nenhuma outra palavra que pudesse definir o meu sentimento.

Acho que o meu sentimento é o mesmo que o BR expressou no seu último post aqui, que é o de incoerência.

Eu não tenho raiva nenhuma do Norte, só sinto que o lugar de Rondônia não é nessa região, apenas isso.

Agora eu sou obrigado a ficar puxando o saco da região por que os outros querem?
Sei exatamente do que esta falando, imagine aqui que nem floresta tem, só o cerradão...
O Cavaleiro no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 12:04 AM   #45
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Quote:

Eu acho que você tem todo o direito de achar que seu estado poderia pertencer a outra região. Só não entendi ainda o motivo. Vamos imaginar: Rondônia deixa de fazer parte da região norte e passa a fazer parte da região centro-oeste. O que você acha que mudaria em RO com essa mudança de região? Se você deseja essa mudança, é certamente porque vislumbra que isso traria algum ganho para o estado, certo?
fialho está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 12:28 AM   #46
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Originally Posted by fialho View Post
Eu acho que você tem todo o direito de achar que seu estado poderia pertencer a outra região. Só não entendi ainda o motivo. Vamos imaginar: Rondônia deixa de fazer parte da região norte e passa a fazer parte da região centro-oeste. O que você acha que mudaria em RO com essa mudança de região? Se você deseja essa mudança, é certamente porque vislumbra que isso traria algum ganho para o estado, certo?
No meu ver, nao muda nada, já que continua fazendo parte da amazonia legal.
Old February 12th, 2010, 03:16 AM   #47
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by fialho View Post
Já foi respondido lá atrás pelo BR...

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Infelicidade, não. Incoerência, com certeza. Essa é a minha posição quanto a esse assunto.

E faz muita diferença sim de qual região um estado faz parte. Não deveria fazer, pois essa divisão por regiões foi elaborada pelo IBGE nos anos 40 (e revisada no final dos anos 60) pra fins meramente estatísticos. Entretanto, diversos segmentos da sociedade (incluindo aí o poder público, iniciativa privada e as pessoas de modo geral) utilizam essa divisão pra uma série de coisas. Um exemplo é o próprio SSC, onde os subfóruns regionais seguem a divisão do IBGE. E como o Brasil tem 27 estados, é muito difícil pra maioria das pessoas memorizar as características de cada um deles, então geralmente as pessoas atribuem aos estados as características mais comuns à região a qual eles pertencem. Como Rondônia faz parte da região Norte, imagina-se que o estado tenha o perfil sócio-econômico da maioria dos estados da região Norte, quando na verdade o perfil da maior parte do estado se assemelha muito mais aos estados do Centro-Oeste. Isso faz com que o estado deixe de receber investimentos e políticas públicas mais adequadas à sua realidade. E não é só Rondônia, acredito que com o Tocantins ocorre o mesmo. Só que o Tocantins tem a vantagem de ter sido desmembrado de Goiás há apenas 20 anos atrás, ou seja, as pessoas ainda associam o Tocantins ao Centro-Oeste.

De modo geral, penso que Rondônia e Tocantins estão na região errada. E isso não significa nenhum demérito pra região Norte, assim como a mudança de São Paulo da região Sul pra região Sudeste não significou demérito nenhum pra região Sul. É uma mera adequação à realidade, nada além disso.

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
Poxa, assim você nos reduz a praticamente nada... somos farinha do mesmo saco?
Tá certo que politicamente nossa força é nula em relação ao restante do país, mas tem diferença sim... não é tão esculhambado do jeito que você tá falando não
Old February 12th, 2010, 11:26 AM   #48
Ferraz/RBR
Registered User

Ferraz/RBR's Avatar

Likes (Received): 1324

Indicadores Sociais leva muito em conta na divisão de regiões

Rondônia tem apenas um perfil cultural e uma atividade economica (Agricultura e pecuaria) parecido com Centro-Oeste, e isso o centro-sul do estado, a região da capital eu não acho.

Mas os indicadores sociais de Rondonia são mais parecidos com norte, exemplo: IDH, Educação, saneamento, população vivendo na zona rural, etc. E esses indices é uma dos principais motivos levado em conta na divisão por regiões.

Exemplo foi a separação de Goiás, porque será que Tocantins ficou na região norte, um dos motivos foi esses indices sociais.

Alias, em suma só existem 2 regiões no Brasil. Centro-Sul e Norte/Nordeste. É só pegar a tabela do IDH vai saber o porque.
1 a 11: Centro-Sul - estados do Sul, Sudeste e centro-oeste misturados.
12 a 18: Norte
19 a 27: Nordeste

Já sei, vocês querem Rondônia no Centro-Oeste pro Brasil ter uma impressão melhor de Rondônia

Last edited by Ferraz/RBR; February 12th, 2010 at 01:10 PM.
Ferraz/RBR está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 01:50 PM   #49
Ferraz/RBR
Registered User

Ferraz/RBR's Avatar

Alias, até mesmo a atividade economica de Rondônia, apesar de ser parecida com centro-oeste ainda está engatinhando comparado com estados do centro-oeste. Se fosse assim, o sul do Pará, oeste da Bahia, além do tocantins teriam que ir pro centro-oeste também.

E o que dizer do Amazonas com parque industrial da sua capital? iria pro sul/sudeste?

outra, Goiás ia ter que ir para o sudeste pela identificação cultural com MG e pela industria do estado que já está quase igual sudeste e sul. Ia ser redivisão geral no Brasil. Ou seja, vocês tão enxergando coisa onde nao existe.

Last edited by Ferraz/RBR; February 12th, 2010 at 02:25 PM.
Old February 12th, 2010, 05:31 PM   #50
O Cavaleiro
Moderator

O Cavaleiro's Avatar

Likes (Received): 1783

Quote:
Originally Posted by Ferraz/RBR View Post
Alias, até mesmo a atividade economica de Rondônia, apesar de ser parecida com centro-oeste ainda está engatinhando comparado com estados do centro-oeste. Se fosse assim, o sul do Pará, oeste da Bahia, além do tocantins teriam que ir pro centro-oeste também.

E o que dizer do Amazonas com parque industrial da sua capital? iria pro sul/sudeste?

outra, Goiás ia ter que ir para o sudeste pela identificação cultural com MG e pela industria do estado que já está quase igual sudeste e sul. Ia ser redivisão geral no Brasil. Ou seja, vocês tão enxergando coisa onde nao existe.
Nao, foi vc que exagerou agora, muito extremo. Mas sabia que faz sentido. Eu sempre achei que faz todo o sentido essa nova redivisão sua aí. Mas falando sério, mandava Rondônia, TO, Sul do Pará (como Carajás) e o oeste da Bahia (como São Francisco), tudo pro centro-oeste. Ah, pegava o Maranhão e acoplava na região norte que juntamente com o Pará, o estado do Tapajós e Amapá criaria a região MEIO-NORTE e o restante Amazonas, Roraima e Acre região NOROESTE. Logo que eu estiver no IBGE vou providenciar .. hehe.
O Cavaleiro no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 06:00 PM   #51
Ferraz/RBR
Registered User

Ferraz/RBR's Avatar

Se passar Goiás e DF pro sudeste e entrar oeste da Bahia, sul do Pará e Tocantins e Rondônia no centro-oeste. O IDH e PIB percapita do centro-oeste ia cair tanto que ia ser formar uma outra região pobre com dificuldades no Brasil.

Coitados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, eles iam querer sair do centro-oeste e formar uma outra região eles dois sozinhos.

Por isso que eu digo a última divisão regional do Brasil parece que foi criada mais ou menos pelo IDH.
Old February 12th, 2010, 06:40 PM   #52
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Não acredito que o IDH tem essa influência toda que você propala.
Até por que a divisão foi criada com diversos parâmetros, levando em consideração a realidade vivida nas décadas de 40 e 70.

Muito diferente do que é visto hoje, pelo menos aqui em Rondônia...
Old February 12th, 2010, 07:01 PM   #53
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 89

Aff ... essa discussão dnovo??

Não é questão de ser melhor ou pior ... e sim de ser diferente!!

A Amazônia é um BIOMA ... ngm vai mudar a vegetação de Rondônia só porque o estado saiu da região norte neh!!!

Quote:
Originally Posted by Ferraz/RBR View Post
Se passar Goiás e DF pro sudeste e entrar oeste da Bahia, sul do Pará e Tocantins e Rondônia no centro-oeste. O IDH e PIB percapita do centro-oeste ia cair tanto que ia ser formar uma outra região pobre com dificuldades no Brasil.

Coitados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, eles iam querer sair do centro-oeste e formar uma outra região eles dois sozinhos.

Por isso que eu digo a última divisão regional do Brasil parece que foi criada mais ou menos pelo IDH.
O IDH é apenas UM dentre milhares de indicadores... a maioria deles inclusive aproximam RO e o TO do Centro-Oeste todo mundo aqui já está careca de saber disso

... e outra, este dados teus do IDH são apenas projeções

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
Assim como o Mato Grosso é tão Norte quando os outros estados da Amazônia neh?!

Logico que faz diferença ... imagine o governo investindo em infra-estrutura e politicas sociais para cidades Nortistas (ribeirinhas, como aconteceu recentemente) ...
Onde é que isso beneficia Rondônia e Tocantins por ex.

Imagine tbm quando empresas decidem investir no Centro-Oeste exatamente pelo perfil da região ... será que RO e o TO novamente não poderiam ser ignorados por falta de informação mais realista?!

Até o Acre possui uma logística mais proxima do Centro-Oeste do que do Norte, mesmo com perfil socio-conomico nortista ...

Last edited by Rafael_Rosato; February 13th, 2010 at 08:52 PM.
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 09:54 PM   #54
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2048

Na verdade essa divisão regional nem é política, é meramente pra fins estatísticos (pelo menos é o que diz a lei que a estabeleceu, que aliás tem mais de 40 anos).

O problema é que muitas decisões são tomadas com base nessa divisão, com isso Rondônia recebe um tratamento de estado com características nortistas, ou seja, diferente da realidade da maior parte do estado e de seus habitantes. É óbvio que Rondônia também possui características da região Norte, afinal as características regionais não desaparecem no momento em que se atravessa uma divisa estadual, existem zonas de transição.

É preciso ficar bem claro o seguinte: Rondônia não se resume à capital. E daí que Porto Velho é uma típica capital nortista? Estamos falando de um estado e não de uma cidade. De Ariquemes pra baixo o perfil do estado é totalmente outro. É preciso se fingir de cego pra não ver isso. Mais de 70% da população do estado vive em cidades que pouco ou nada tem a ver com a região Norte. Dizer que cidades como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Colorado, Cerejeiras, Vilhena, etc, são típicas cidades nortistas é caso de internação.

Não é só uma questão de indicadores. E ainda que fosse, o IDH não é o único indicador existente, existem vários outros e na maioria deles Rondônia faz a "ponte" entre o centro-sul e o norte-nordeste, justamente por ser um estado que reúne características dessas duas realidades. Os indicadores de Rondônia só não são melhores porque justamente a parte com características nortistas, na qual se inclui a capital, não ajuda nos indicadores. Basta comparar os indicadores apenas do interior de cada estado pra que isso fique claro.

Se outros estados estiverem insatisfeitos com a atual divisão regional, que reivindiquem as mudanças que julgarem pertinentes. O oeste da Bahia ou o sul do Pará podem ter caracterísitcas do Centro-Oeste, mas e a maior parte da Bahia? E a maior parte do Pará? É isso que tem que prevalecer, as características da maior parte do estado e não de um pedacinho dele (nem separar essas regiões de seus estados apenas pra que se enquadrem na região que mais se assemelham).

O Brasil veria Rondônia de forma mais positiva se o estado fizesse parte do Centro-Oeste? Não sei, talvez sim, talvez não... mas certamente o veria de uma forma mais condizente com a sua realidade e só isso já faz valer a pena a mudança.

Eu fico feliz quando eu vejo que Rondônia é um estado tão querido pelos nortistas, a ponto destes não aceitarem a idéia de Rondônia fazer parte de outra região. Agradeço o carinho, mas eu compartilho da mesma opinião do pessoal do Centro-Oeste: Rondônia e Tocantins estão na região errada.
Old May 18th, 2010, 07:40 PM   #55
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Quote:
A Expresso Ormeño faz a linha Lima-Caracas de boa.
Assim como Lima-Buenos Aires.
A Expreso Ormeño já está autorizada na ANTT a fazer a linha Lima (Peru) x São Paulo (Brasil).
Vai passar aqui por Porto Velho
Old May 18th, 2010, 07:50 PM   #56
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Legal!
Old July 1st, 2010, 11:08 PM   #57
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Está confirmadíssima a inauguração da rodovia Interoceânica para o dia 04 de novembro de 2010, com uma cerimônia reunindo os chefes de Estado do Brasil e Peru, além de outras autoridades, na cidade de São Paulo.

Old July 1st, 2010, 11:50 PM   #58
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Algumas notícias interessantes postadas no fórum peruano ao longo do mês de junho:

Quote:
Originally Posted by mkografo View Post
Tramos 2 y 3 de Interoceánica Sur registran avance de obras de 99% y 87%

La construcción de los tramos 2 y 3 del Proyecto Corredor Vial Interoceánico Sur (IIRSA Sur) registra un avance de obras de 99% y 87%, respectivamente, informó hoy el Ositran. Sobre el Tramo 2 (Urcos – Inambari), comentó que se registraron algunas dificultades como consecuencia de las lluvias que se produjeron en el Cusco, y que afectaron la zona norte de Urubamba, por donde pasa la carretera.

Finalmente, sostuvo que al inicio se tenía previsto que las obras del Tramo 4 (Inambari – Azángaro), a cargo de Intersur, concluyan en marzo del 2011, pero ello se encuentra en estudio debido a una reciente inclusión de expedientes de obras adicionales.

http://semanaeconomica.com/
Quote:
Originally Posted by julacho View Post
La Interoceánica Supera todos los Pronósticos

La Interoceánica del Sur, llamada a interconectar a nuestro país con Brasil, a través del poblado de Iñapari, en Madre de Dios, ya está volando en cuanto al número de unidades vehiculares que la transitan.

500 vehículos diarios. Más de 20 cada hora (Foto: Andina)

Según el Organismo Supervisor de la Inversión en Infraestructura de Transporte de Uso Público (OSITRAN), es tanta la demanda, que a la fecha ya circulan por allí 500 vehículos diarios, en lugar de los 200 que se había previsto. Es decir, ya existe la carga vehicular que se supone recién existiría en el año 2019. Ocurre que los peruanos y brasileños no tienen ganas de esperar y, teniendo a la vista una hermosa carretera casi terminada, ya pasan de un lado al otro de la frontera en todo tipo de unidades de transporte, y con fines diversos (turísticos, comerciales, etc.), habiendo hecho trizas todos los pronósticos. Y eso que aún no finaliza la construcción de la vía, pues, por ejemplo, falta concluir (como vimos hace algunos días) el fundamental y enorme puente Billinghurst, lo que obliga a los viajeros a usar balsas especiales para pasar sus vehículos hasta la otra orilla.

Pero nada de eso frena el entusiasmo. Si alguna vez se dudó de la rentabilidad social y económica de este proyecto carretero, los hechos actuales están demostrando que se trata de todo un éxito, pues hasta los pronósticos más optimistas fallaron.

Que esta agradabilísima constatación sea el mejor acicate para que los trabajos sigan avanzando aceleradamente, de tal modo que esta monumental vía de interconexión binacional pueda ser inaugurada , por todo lo alto, en los primeros meses del 2011. Y para que se ponga igual empeño en la Interoceánica del norte, que interconectará a nuestro país con Brasil mediante una ruta bimodal, es decir, carretero-fluvial. Con el enorme éxito que acabamos de reseñar, es de esperar que ocurra algo similar en la vía que pasa por Iquitos. Es que hay dos países vecinos deseosos de conocerse mejor y de hacer negocios entre sí.
Quote:
Originally Posted by arquiper View Post
Mandatario inaugura hoy nuevo tramo de Corredor Vial Interoceánico Sur Perú-Brasil

El presidente de la República, Alan García, viaja a la región Madre de Dios para inaugurar el Tramo 3 Inambari - Iñapari, sector El Triunfo-Planchón, del Corredor Vial Interoceánico Sur Perú-Brasil, obra ejecutada con una inversión de 32 millones de dólares.

El sector a inaugurar tiene 34 kilómetros de pavimento asfáltico, abarcando desde la localidad de El Triunfo (ubicado en el kilómetro 486) hasta la localidad de Planchón (Km. 520).

Con la puesta en marcha de estos 34 kilómetros, se sella la unión entre las ciudades de Puerto Maldonado e Iñapari, fronteriza con Brasil.

En su viaje número 185 al interior del país, el mandatario también inaugurará los puentes Loboyoc y San Francisco de Asis, que en conjunto miden 50 metros.

El tramo 3 del Corredor Vial IIRSA Sur, entre Inambari e Iñapari, tiene una extensión total de 410 kilómetros. Con esta inauguración se completa 337 kilómetros de la vía totalmente asfaltados y 12 puentes construidos, representando un avance físico de 82 por ciento.

El jefe de Estado realiza el viaje acompañado del ministro de Transportes y Comunicaciones, Enrique Cornejo; y del representante de la compañía Odebrecht, Jorge Barata.

25 de Junio de 2010

Fuente
Quote:
Originally Posted by Ba‘al Zevûv View Post

Old July 1st, 2010, 11:53 PM   #59
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

E uma notícia recente (25 de junho) sobre a ponte de Puerto Maldonado:

Quote:
Originally Posted by Ba‘al Zevûv View Post
Presidente García inspeccionó avance de obras de puente más largo del país

Lima, jun. 25 (ANDINA). El Presidente de la República, Alan García Pérez, inspeccionó hoy el avance de las obras de lo que será el puente colgante más largo del país, en Puerto Maldonado, incorporado el año pasado como obra adicional del tramo Nº.3 de la Carretera Interoceánica Sur.

El Mandatario expresó su satisfacción por los avances de lo que denominó el “Gran Puente Continental de la Fraternidad entre Perú y Brasil”, y resaltó que esta nueva infraestructura estará al servicio de la Carretera Interoceánica y de la conexión de todos los departamentos del sur y de Brasil.

Fue luego de inaugurar un nuevo tramo de este corredor vial en Madre de Dios, correspondiente a la vía Inambari-Iñapari, en el sector El Triunfo-Planchón.

La enorme estructura se encuentra en pleno montaje, con la construcción de soportes en los extremos del puente y un trabajo simultáneo en dos frentes: el derecho y el izquierdo, por parte de la Concesionaria Interoceánica Sur Tramo 3 SA, encargada de la obra.

El puente es una infraestructura colgante de 722.95 metros de longitud sobre el río Madre de Dios y 70 metros de alto, edificado con estructuras de acero y diseñado con una luz total suficiente para cubrir el espejo de agua en venidas máximas extraordinarias del río.

En esta inspección, el Jefe del Estado estuvo acompañado por el ministro de Transportes, Enrique Cornejo, y el representante de la compañía Odebrecht, Jorge Barata, una de las empresas integrantes del consorcio encargado de la obra.

Por lo adelantado de los trabajos y su ejecución simultánea en dos frentes, se prevé que la obra completa esté terminada a fines de este año.

Fuente: Andina

Old July 2nd, 2010, 12:12 AM   #60
LRenato
Registered User

LRenato's Avatar

Likes (Received): 1881

Legal a noticia,,parece que ocorre tudo bem no lado peruano apesar dos atrasos,principalmente o atraso da famosa" "puente más larga del Perú"...
abçs
LRenato no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules