|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#41 | |
|
O amor pelo Amazonas
Likes (Received): 26
|
Quote:
A integração pode ser ainda maior se reconstruirem o trecho central da BR-319 e integrar os Estados do Amazonas e Roraima aos demais da Região Norte ..
|
|
|
|
|
#42 |
|
O amor pelo Amazonas
Likes (Received): 26
|
Gostar ou não de fazer parte da Região Norte para alguns é apenas um gosto pessoal ...infelismente deve se esbarrar na questão geográfica de pertencer a essa determinada Região > a NORTE
|
|
|
|
#43 | |
|
O Show está Começando!
Likes (Received): 89
|
Quote:
![]() Eu disse naquela hora que tinha infelicidade do meu Estado ser da região Norte por que não encontrei nenhuma outra palavra que pudesse definir o meu sentimento. Acho que o meu sentimento é o mesmo que o BR expressou no seu último post aqui, que é o de incoerência. Eu não tenho raiva nenhuma do Norte, só sinto que o lugar de Rondônia não é nessa região, apenas isso. Agora eu sou obrigado a ficar puxando o saco da região por que os outros querem?
|
|
|
|
#44 | |
|
Esta terra é nossa!
Likes (Received): 310
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#45 |
|
Fialho
|
Eu acho que você tem todo o direito de achar que seu estado poderia pertencer a outra região. Só não entendi ainda o motivo. Vamos imaginar: Rondônia deixa de fazer parte da região norte e passa a fazer parte da região centro-oeste. O que você acha que mudaria em RO com essa mudança de região? Se você deseja essa mudança, é certamente porque vislumbra que isso traria algum ganho para o estado, certo?
|
|
|
#46 | |
|
Annoying Moderator
|
Quote:
|
|
|
|
#47 | |||
|
O Show está Começando!
|
Quote:
Quote:
Quote:
Tá certo que politicamente nossa força é nula em relação ao restante do país, mas tem diferença sim... não é tão esculhambado do jeito que você tá falando não
|
|
|
|
#48 |
|
Registered User
Likes (Received): 116
|
Indicadores Sociais leva muito em conta na divisão de regiões
Rondônia tem apenas um perfil cultural e uma atividade economica (Agricultura e pecuaria) parecido com Centro-Oeste, e isso o centro-sul do estado, a região da capital eu não acho. Mas os indicadores sociais de Rondonia são mais parecidos com norte, exemplo: IDH, Educação, saneamento, população vivendo na zona rural, etc. E esses indices é uma dos principais motivos levado em conta na divisão por regiões. Exemplo foi a separação de Goiás, porque será que Tocantins ficou na região norte, um dos motivos foi esses indices sociais. Alias, em suma só existem 2 regiões no Brasil. Centro-Sul e Norte/Nordeste. É só pegar a tabela do IDH vai saber o porque. 1 a 11: Centro-Sul - estados do Sul, Sudeste e centro-oeste misturados. 12 a 18: Norte 19 a 27: Nordeste Já sei, vocês querem Rondônia no Centro-Oeste pro Brasil ter uma impressão melhor de Rondônia
Last edited by Ferraz/RBR; February 12th, 2010 at 01:10 PM. |
|
|
|
|
|
#49 |
|
Registered User
|
Alias, até mesmo a atividade economica de Rondônia, apesar de ser parecida com centro-oeste ainda está engatinhando comparado com estados do centro-oeste. Se fosse assim, o sul do Pará, oeste da Bahia, além do tocantins teriam que ir pro centro-oeste também.
E o que dizer do Amazonas com parque industrial da sua capital? iria pro sul/sudeste? outra, Goiás ia ter que ir para o sudeste pela identificação cultural com MG e pela industria do estado que já está quase igual sudeste e sul. Ia ser redivisão geral no Brasil. Ou seja, vocês tão enxergando coisa onde nao existe. Last edited by Ferraz/RBR; February 12th, 2010 at 02:25 PM. |
|
|
|
|
|
#50 | |
|
Esta terra é nossa!
Likes (Received): 310
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#51 |
|
Registered User
|
Se passar Goiás e DF pro sudeste e entrar oeste da Bahia, sul do Pará e Tocantins e Rondônia no centro-oeste. O IDH e PIB percapita do centro-oeste ia cair tanto que ia ser formar uma outra região pobre com dificuldades no Brasil.
Coitados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, eles iam querer sair do centro-oeste e formar uma outra região eles dois sozinhos. Por isso que eu digo a última divisão regional do Brasil parece que foi criada mais ou menos pelo IDH. |
|
|
|
|
|
#52 |
|
O Show está Começando!
|
Não acredito que o IDH tem essa influência toda que você propala.Até por que a divisão foi criada com diversos parâmetros, levando em consideração a realidade vivida nas décadas de 40 e 70. Muito diferente do que é visto hoje, pelo menos aqui em Rondônia...
|
|
|
#53 | ||
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Aff ... essa discussão dnovo??
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Não é questão de ser melhor ou pior ... e sim de ser diferente!! A Amazônia é um BIOMA ... ngm vai mudar a vegetação de Rondônia só porque o estado saiu da região norte neh!!! ![]() Quote:
![]() ... e outra, este dados teus do IDH são apenas projeções ![]() Quote:
Logico que faz diferença ... imagine o governo investindo em infra-estrutura e politicas sociais para cidades Nortistas (ribeirinhas, como aconteceu recentemente) ... Onde é que isso beneficia Rondônia e Tocantins por ex. ![]() Imagine tbm quando empresas decidem investir no Centro-Oeste exatamente pelo perfil da região ... será que RO e o TO novamente não poderiam ser ignorados por falta de informação mais realista?! ![]() Até o Acre possui uma logística mais proxima do Centro-Oeste do que do Norte, mesmo com perfil socio-conomico nortista ... Last edited by Rafael_Rosato; February 13th, 2010 at 08:52 PM. |
||
|
|
|
|
|
#54 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 515
|
Na verdade essa divisão regional nem é política, é meramente pra fins estatísticos (pelo menos é o que diz a lei que a estabeleceu, que aliás tem mais de 40 anos).O problema é que muitas decisões são tomadas com base nessa divisão, com isso Rondônia recebe um tratamento de estado com características nortistas, ou seja, diferente da realidade da maior parte do estado e de seus habitantes. É óbvio que Rondônia também possui características da região Norte, afinal as características regionais não desaparecem no momento em que se atravessa uma divisa estadual, existem zonas de transição. É preciso ficar bem claro o seguinte: Rondônia não se resume à capital. E daí que Porto Velho é uma típica capital nortista? Estamos falando de um estado e não de uma cidade. De Ariquemes pra baixo o perfil do estado é totalmente outro. É preciso se fingir de cego pra não ver isso. Mais de 70% da população do estado vive em cidades que pouco ou nada tem a ver com a região Norte. Dizer que cidades como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Colorado, Cerejeiras, Vilhena, etc, são típicas cidades nortistas é caso de internação. Não é só uma questão de indicadores. E ainda que fosse, o IDH não é o único indicador existente, existem vários outros e na maioria deles Rondônia faz a "ponte" entre o centro-sul e o norte-nordeste, justamente por ser um estado que reúne características dessas duas realidades. Os indicadores de Rondônia só não são melhores porque justamente a parte com características nortistas, na qual se inclui a capital, não ajuda nos indicadores. Basta comparar os indicadores apenas do interior de cada estado pra que isso fique claro. Se outros estados estiverem insatisfeitos com a atual divisão regional, que reivindiquem as mudanças que julgarem pertinentes. O oeste da Bahia ou o sul do Pará podem ter caracterísitcas do Centro-Oeste, mas e a maior parte da Bahia? E a maior parte do Pará? É isso que tem que prevalecer, as características da maior parte do estado e não de um pedacinho dele (nem separar essas regiões de seus estados apenas pra que se enquadrem na região que mais se assemelham). O Brasil veria Rondônia de forma mais positiva se o estado fizesse parte do Centro-Oeste? Não sei, talvez sim, talvez não... mas certamente o veria de uma forma mais condizente com a sua realidade e só isso já faz valer a pena a mudança. Eu fico feliz quando eu vejo que Rondônia é um estado tão querido pelos nortistas, a ponto destes não aceitarem a idéia de Rondônia fazer parte de outra região. Agradeço o carinho, mas eu compartilho da mesma opinião do pessoal do Centro-Oeste: Rondônia e Tocantins estão na região errada.
|
|
|
|
#55 | |
|
O Show está Começando!
|
Quote:
Vai passar aqui por Porto Velho
|
|
|
|
#56 |
|
Off-road urbano
|
Legal!
|
|
|
|
#57 |
|
O Show está Começando!
|
Está confirmadíssima a inauguração da rodovia Interoceânica para o dia 04 de novembro de 2010, com uma cerimônia reunindo os chefes de Estado do Brasil e Peru, além de outras autoridades, na cidade de São Paulo.
|
|
|
#58 | |||
|
Off-road urbano
|
Algumas notícias interessantes postadas no fórum peruano ao longo do mês de junho:
Quote:
Quote:
Quote:
|
|
|
|
|
#59 | |
|
Off-road urbano
|
E uma notícia recente (25 de junho) sobre a ponte de Puerto Maldonado:
Quote:
|
|
|
|
|
#60 |
|
Registered User
Likes (Received): 20
|
Legal a noticia, ,parece que ocorre tudo bem no lado peruano apesar dos atrasos,principalmente o atraso da famosa" "puente más larga del Perú"...![]() ![]() abçs |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|