search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 24th, 2010, 08:12 PM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 2711

RS – Santa Cruz do Sul – importante cidade do Vale Rio Pardo

I - SANTA CRUZ DO SUL

Santa Cruz do Sul é uma das cidades mais prósperas do Rio Grande do Sul, localizada no Vale do Rio Pardo, a cerca de 150 km de Porto Alegre. A região começou a ser povoada por imigrantes alemães em 1849 oriundos da Silésia (hoje pertencente à Polônia). Em 1877, Santa Cruz do Sul se emancipa de Rio Pardo. A cidade conta com inúmeras indústrias, tendo destaque a indústria fumageira e fábricas como a Souza Cruz e a Philip Morris.

As fotos abaixo foram tiradas nos dias 17 e 18/11/2010. Todas as fotos foram tiradas por mim. Algumas etsão comentadas.

Foto 01: Pórtico de entrada de Santa Cruz do Sul

Foto 02: Foto aérea de Santa Cruz do Sul tirada do Parque da Cruz

Foto 03:

Foto 04:

Foto 05:

Foto 06:

Foto 07: A imponente Catedral São João Batista, em estilo neogótico. É o prédio mais conhecido de Santa Cruz do Sul, símbolo da cidade.

Foto 08:

Foto 09:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18: Interior da Catedral

Foto 19: Um dos vitrais da catedral. O primeiro vitral que eu vejo em uma igreja católica mostrando índios guaranis e as ruínas da Missão Jesuítica de São Miguel.

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22: Praça Getúlio Vargas, em frente a Catedral São João Batista.

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29: O único exemplar fake que eu encontrei em Santa Cruz do Sul

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32:

Foto 32:

Foto 34: Monumento Idealizado para Pira da Pátria (2004)

Foto 35: Estação Ferroviária de Santa Cruz do Sul (desativada)

Foto 36: Estação Ferroviária de Santa Cruz do Sul (desativada)

Foto 37: Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Foto 38:

Foto 39:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42: Prédio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

Foto 43: Pelo símbolo no topo, parece ser uma Loja Maçônica

Foto 44:

Foto 45: Nesse cemitério, há varias lápides com a inscrição “R.I.P”, incomum nos cemitérios brasileiros.

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50:

Foto 51:

Foto 52: Monumento ao Imigrante (1969)

Foto 53:

Foto 54: Detalhe do Monumento ao Imigrante. A técnica é mosaico.

Foto 55:

Foto 56:

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60: Um Fritz e uma Frida gigantes. Esse Fritz e Frida são casal símbolo da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.

Foto 61:

Foto 62:

Foto 63:

2 - BONUS PIX

As fotos abaixo foram tiradas na Avenida Professor Orlando Oscar Baumhardt que ao sair do perímetro urbano de Santa Cruz do Sul se transforma em uma estrada de acesso até o distrito de Monte Alverne.

Foto 64:

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69:

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Foto 75:

Foto 76:

Foto 77:

Foto 78:

Foto 79:

Foto 80:

Foto: 81:

Foto 82:

Espero que tenham gostado das fotos.

carca, Caboclo de Lança liked this post
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old January 24th, 2010, 08:50 PM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 548

Belas fotos como sempre!
Adorei a arquitetura da cidade que também parece ter mais o estilo eclético do que o enxaimel. E fora do RS, sempre associamos a arquitetura de lugares colonizados por imigrantes alemães como predominando o enxaimel, talvez por causa dos fakes que há em muitos lugares e por ter sido uma arquitetura original em lugares menores.
Adorei o prédio imenso da foto 69 assim como a Catedral ( e os vitrais mostram as Missões !! ) , a prefeitura, a loja maçônica, a Estação Ferroviária e também várias casas antigas.
Os bonecos da Oktoberfest ( Fritz e Frida) são muito simpáticos e achei engraçado que o usaram até num muro para fazerem propaganda de supermercado! Parece que a Oktoberfest de lá é mais antiga que a de Blumenau, né?
O monumento à Pira da Pátria também é muito legal!
Outra coisa que me chamou a atenção foram as ruas cheias de flores nas calçadas como na foto 44!
Deve ser uma cidade muito legal pra se conhecer! Parabéns pelo thread!

Last edited by Marcelo Olisa; January 24th, 2010 at 11:23 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2010, 09:52 PM   #3
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 37486

Santa Cruz do Sul, provavelmente, será o meu próximo destino das minhas férias em Dezembro próximo. Sempre ouvi falar que a cidade tem uma excelente qualidade de vida e muitas atrações turísticas; e vendo, as fotos, vi que a cidade é ótima para passar uns dias descansando.

A cidade também é conhecida por ter um autódromo onde ocorrem corridas de motovelocidade, sendo que Santa Cruz mesmo é famosa por eventos de motociclismo.

Duas curiosidades sobre Santa Cruz, na área de transportes:

1) A estação ferroviária foi desativada em 1965, quando a RFFSA desativou o pequeno ramal que ligava a cidade à linha-tronco Porto Alegre-Uruguaiana. O prédio quase foi demolido nos anos 1970, mas a prefeitura decidi reformá-la e assim nasceu um pólo cultural na antiga estação;

2) Apesar de ser uma região de fortíssima presença alemã, uma das empresas regulares de ônibus de Santa Cruz se chama Sayonara, que significa "adeus" em Japonês.

Excelentes fotos, Renê! Muito boas mesmo!
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2010, 10:13 PM   #4
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 18953

Santa Cruz do Sul é linda e próspera, a catedral é um ícone, belíssima! Valeu pelo thread, muito bom!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 24th, 2010, 11:20 PM   #5
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 19

Belas fotos, bela Santa Cruz do Sul!

Essa catedral, para mim, é a mais bela igreja do RS, talvez uma das mais impressionantes do Brasil, é realmente fantástica, super imponente (no RS, a de Canela tb é das minhas prefridas, mas não é tão grande). Não me canso de olhar...

Santa Cruz é uma das melhores cidades do RS para morar, com certeza. Mta qualidade de vida, e bastante pujante tb (as maiores beneficiadoras de fumo do Brasil, além de outras grandes empresas, como a Metalúrgica MOR e a Mercur, de borrachas), apesar de que nos últimos anos esteja crescendo aquém do seu potencial...

E o autódromo é novo, tem Stock Car todo ano.

Parabéns pelas fotos!
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2010, 11:54 PM   #6
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 5380

Encantada....é assim que estou com esta região do RS...Obrigada por compartilhar tuas fotos, Rene !

Adorei a foto 10, o anoitecer...Adorei a foto 36, a estação desativada mas não abandonada...e a foto 48...estamos na Europa ? E adorei as fotos com detalhes da Catedral...

Esta série de threads está MARAVILHOSA, viu ? Parabéns !
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 12:55 AM   #7
edukirsch
Registered User

edukirsch's Avatar

Likes (Received): 300

Adoro essa cidade!

Tenho parentes por lá e me sentia muito feliz indo com a família visitá-los. A cidade é incrível, grande mas com um bom clima de interior, muitaa mulher linda, Oktober e festas legais e a qualidade de vida, nem se fala

Acampo todo mês de agosto no Parque da Oktober, em encontro de motorhomes. Aí tenho tempo para passear pela cidade. A igreja neo-gótica acho a mais linda do Estado. Mais do que a Igreja de Pedra de Gramado. É muito glamurosa suas torres e seu tamanho gigante!!

Tenho muitas saudades de lá. Cresci, meu tio nem mora mais lá. Só vou uma vez ao ano, quando consigo ir. É uma belíssima cidade e,com certeza, moraria neste lugar maravilhoso!

Belíssimo thread!
Old January 25th, 2010, 01:56 AM   #8
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Santa Cruz do Sul é linda e próspera, a catedral é um ícone, belíssima! Valeu pelo thread, muito bom!
Obrigado, Santista!
Old January 25th, 2010, 01:56 AM   #9
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Encantada....é assim que estou com esta região do RS...Obrigada por compartilhar tuas fotos, Rene !

Adorei a foto 10, o anoitecer...Adorei a foto 36, a estação desativada mas não abandonada...e a foto 48...estamos na Europa ? E adorei as fotos com detalhes da Catedral...

Esta série de threads está MARAVILHOSA, viu ? Parabéns !
Obrigado, Déa, por ter gostado das minhas fotos.

A casa da foto 48 fica próxima da entrada do Parque da Gruta. Há um bairro muito elegante ali. Meu interesse é sempre em arquitetura colonial. Mas quando vejo uma casa mais moderna que chama a atenção por sua beleza, eu fotografo, também.

Acho essas casas com chaminés um charme. Normalmente, uma chaminé é da lareira e outra do fogão a lenha ou churrasqueira. Essa da foto 48 parece ter duas lareiras.
Old January 25th, 2010, 01:57 AM   #10
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Belas fotos como sempre!
Adorei a arquitetura da cidade que também parece ter mais o estilo eclético do que o enxaimel. E fora do RS, sempre associamos a arquitetura de lugares colonizados por imigrantes alemães como predominando o enxaimel, talvez por causa dos fakes que há em muitos lugares e por ter sido uma arquitetura original em lugares menores.
Santa Cruz do Sul é uma cidade com mais de 100 mil habitantes. Muito das construções originais devem ter cedido espaço a construções mais modernas.

Quote:
Adorei o prédio imenso da foto 69 assim como a Catedral ( e os vitrais mostram as Missões !! ) , a prefeitura, a loja maçônica, a Estação Ferroviária e também várias casas antigas.
Aquele prédio da foto 69, pelas dimensões, deve ser (ou ter sido) um armazém de secos e molhados. Prédios assim são comuníssimos nas comunidades no interior dos municípios dos vales e da serra.

Quote:
Os bonecos da Oktoberfest ( Fritz e Frida) são muito simpáticos e achei engraçado que o usaram até num muro para fazerem propaganda de supermercado! Parece que a Oktoberfest de lá é mais antiga que a de Blumenau, né?
O Fritz e a Frida são personagens inerentes à colonização germânica no Rio Grande do Sul. O Fritz que está no muro é símbolo do supermercado Miller.

Quote:
O monumento à Pira da Pátria também é muito legal!
Outra coisa que me chamou a atenção foram as ruas cheias de flores nas calçadas como na foto 44!
Deve ser uma cidade muito legal pra se conhecer! Parabéns pelo thread!
Jardins bem cuidados e floridos são característicos das cidades de colonização alemã. Até mesmo quando as flores estão em espaço público, como é o caso da calçada mostrada na foto. Em Santa Cruz do Sul eu não vi nenhuma casa com jardim mal cuidado. Tudo florido e com gramado aparado. Um brinco.
Old January 25th, 2010, 01:58 AM   #11
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Santa Cruz do Sul, provavelmente, será o meu próximo destino das minhas férias em Dezembro próximo. Sempre ouvi falar que a cidade tem uma excelente qualidade de vida e muitas atrações turísticas; e vendo, as fotos, vi que a cidade é ótima para passar uns dias descansando.

A cidade também é conhecida por ter um autódromo onde ocorrem corridas de motovelocidade, sendo que Santa Cruz mesmo é famosa por eventos de motociclismo.

Duas curiosidades sobre Santa Cruz, na área de transportes:

1) A estação ferroviária foi desativada em 1965, quando a RFFSA desativou o pequeno ramal que ligava a cidade à linha-tronco Porto Alegre-Uruguaiana. O prédio quase foi demolido nos anos 1970, mas a prefeitura decidi reformá-la e assim nasceu um pólo cultural na antiga estação;

2) Apesar de ser uma região de fortíssima presença alemã, uma das empresas regulares de ônibus de Santa Cruz se chama Sayonara, que significa "adeus" em Japonês.

Excelentes fotos, Renê! Muito boas mesmo!
Obrigado, Rodalves.

É verdade. Há um autódromo famoso em Santa Cruz do Sul. Mas eu não cheguei a ir lá. Apenas passei próximo dele. Um dica se você quiser ir até o autódromo: você deve sair de Santa Cruz do Sul pela BR-473 em direção a Rio Pardo. Poucos quilômetros depois você chegará ao entroncamento (com viaduto sobre a BR-473) de acesso ao autódromo. O viaduto só é usado para quem quer chegar ao autódromo vindo de Rio Pardo.

Eu não sei quais são todas as atrações turísticas de Santa Cruz do Sul. Mas minhas dicas são a Catedral São João Batista, bem no centro da cidade. Dali, é possível fazer bons passeios a pé. Há também o Parque da Cruz, onde há uma cruz bem no topo de um morro de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. Há também o Parque da Gruta, que eu achei meio sem graça, por isso não pus fotos. A gruta é pequena e não vale a pena subir a escadaria para visitá-la. Mas há uma grande área verde no parque, com mino zôo e algumas trilhas que adentram as matas.

Obrigado pelas curiosidades de Santa Cruz.
Old January 25th, 2010, 01:59 AM   #12
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mbv-POA View Post
Belas fotos, bela Santa Cruz do Sul!

Essa catedral, para mim, é a mais bela igreja do RS, talvez uma das mais impressionantes do Brasil, é realmente fantástica, super imponente (no RS, a de Canela tb é das minhas prefridas, mas não é tão grande). Não me canso de olhar...

Santa Cruz é uma das melhores cidades do RS para morar, com certeza. Mta qualidade de vida, e bastante pujante tb (as maiores beneficiadoras de fumo do Brasil, além de outras grandes empresas, como a Metalúrgica MOR e a Mercur, de borrachas), apesar de que nos últimos anos esteja crescendo aquém do seu potencial...

E o autódromo é novo, tem Stock Car todo ano.

Parabéns pelas fotos!
Apesar da industria de cigarros ser bem forte na cidade, o parque industrial de Santa Cruz do Sul é bastante diversificado. Bem lembrado que as borrachas Mercur são fabricadas na cidade. Quem na época de escola nunca apagou algo em seus cadernos com uma borracha Mercur?

Há também os brinquedos Xalingo.
Old January 25th, 2010, 01:59 AM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by edukirsch View Post
Adoro essa cidade!

Tenho parentes por lá e me sentia muito feliz indo com a família visitá-los. A cidade é incrível, grande mas com um bom clima de interior, muitaa mulher linda, Oktober e festas legais e a qualidade de vida, nem se fala

Acampo todo mês de agosto no Parque da Oktober, em encontro de motorhomes. Aí tenho tempo para passear pela cidade. A igreja neo-gótica acho a mais linda do Estado. Mais do que a Igreja de Pedra de Gramado. É muito glamurosa suas torres e seu tamanho gigante!!

Tenho muitas saudades de lá. Cresci, meu tio nem mora mais lá. Só vou uma vez ao ano, quando consigo ir. É uma belíssima cidade e,com certeza, moraria neste lugar maravilhoso!

Belíssimo thread!
Eu também tive parentes que moravam em Santa Cruz do Sul. Meu pai se criou na cidade. Hoje não temos mais nenhum parente morando por lá.

Falando em mulheres lindas, a cidade poderia ser considerada um celeiro de top models caso muitas decidissem seguir a carreira de modelos e tivessem sucesso na empreitada.
Old January 25th, 2010, 03:48 AM   #14
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 39

Uma bela e próspera cidade com uma linda catedral em estilo gótico.
Parabéns!

Last edited by Paulo R. Bitencard; January 25th, 2010 at 03:49 AM. Reason: acento
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 04:36 AM   #15
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 23554

Linda demais a cidade, toda arrumada. Adorei a arquitetura antiga, tipo a da Prefeitura. Muito bom o thread!
Old January 25th, 2010, 05:37 AM   #16
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 858

Baaaaaaaaaah, nem comento
uhhhhushuuhuhsasa

Tava vendo as fotos e pensando comigo mesmo.. "ja conheço essa cidade, mas não sei da onde.."

E olhando as fotos e achando a cidade conhecida, mas sem entender...

Quando vi os bonecos da Oktober, lembrei que fui pra la em outubro, e que meio que bebi de mais, e sai da oktober e me perdi procurando o onibus, e que dessa maneira, conheci uma boa parte da cidade.
sahussauhaususahashsausa

Mas é uma cidade muito bonita, vale a pena conhecer.

Me apaixonei pela catedral.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 11:28 AM   #17
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Likes (Received): 947

Opa!

Santa Cruz é realmente uma cidade linda. Visitei em 2006 a cidade, mto próspera, com um belíssimo patrimônio histórico relativamente bem preservado.

A catedral é um ícone. QUal a altura das torres? É o maior highrise da cidade, não me lembro onde li que tem 80 metros de altura, domina a visão da cidade.

As primeiras fotos conheço o local, morro da Cruz, um parque muito lindo com uma bela gruta / caverna.

P.S. A catedral de Sto Ângelo é a mais bonita na minha opinião hehe mas a mais imponente sem dúvida é a de Santa Cruz.

P.S.2 Muito interessante a homenagem às MIssões na catedral de Sta Cruz. Na catedral de Santo Ângelo (Capital das MIssões) não temos nenhum vitral que represente a saga missioneira...

-> Ruinas de Sao Joao Batista - RS - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=936386 [Saint John Ruins, old jesuitic town]
missioneiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 12:55 PM   #18
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 19

É verdade, me esqueci da catedral angelopolitana, tb é uma das minhas preferidas... linda!
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 12:55 PM   #19
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 548

Quote:
Originally Posted by missioneiro View Post
Opa!

Santa Cruz é realmente uma cidade linda. Visitei em 2006 a cidade, mto próspera, com um belíssimo patrimônio histórico relativamente bem preservado.

A catedral é um ícone. QUal a altura das torres? É o maior highrise da cidade, não me lembro onde li que tem 80 metros de altura, domina a visão da cidade.

As primeiras fotos conheço o local, morro da Cruz, um parque muito lindo com uma bela gruta / caverna.

P.S. A catedral de Sto Ângelo é a mais bonita na minha opinião hehe mas a mais imponente sem dúvida é a de Santa Cruz.

P.S.2 Muito interessante a homenagem às MIssões na catedral de Sta Cruz. Na catedral de Santo Ângelo (Capital das MIssões) não temos nenhum vitral que represente a saga missioneira...
Mas há vitrais em Santo Angelo? Não sei bem como é o estilo missioneiro por dentro. No gótico e , obviamente no neogótico se usa vitrais. Também achei interessante a homenagem feita por elas às missões.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2010, 01:47 PM   #20
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 248

Agradabilíssima cidade! ADOREI a Catedral!

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules