search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 31st, 2010, 10:03 PM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 2781

RS – São Francisco de Paula – das escarpas da Serra Geral aos Campos de Cima da Serra, tudo num mesmo lugar com natureza exuberante e pouco conhecida (110 fotos)

São Francisco de Paula - Serra Gaúcha

O primeiro thread desta semana é dedicado a São Francisco de Paula, ou São Chico, como é carinhosamente chamada.

Povoada a partir de 1878 e emancipada em 1903, São Francisco de Paula é uma cidade pequena na Serra Gaúcha, com pouco mais de 21 mil habitantes. A zona urbana da cidade é pequena, possibilitando conhecer tudo a pé. Situada a cerca de 112 km de Porto Alegre, a cidade se localiza no que antigamente foi a rota dos tropeiros, profissionais que tinham como ofício levar gado do Rio Grande do Sul para o Sudeste do país.

Apesar da pouca distância de Canela – apenas 32 km separam as duas cidades – São Francisco de Paula é normalmente negligenciada nos pacotes turísticos para a Serra Gaúcha, talvez pela falta do mesmo apelo turístico que Gramado e Canela têm. São Chico não tem aquele catatau de atrações disneylândicas e arquitetura fake que suas irmãs marketeiras Gramado e Canela. Contudo, quem vai a Gramado e Canela, não custa esticar um pouco mais e visitar São Francisco de Paula 32 km depois. Valerá a pena. Porém, há apenas uma desvantagem: a estrada entre Canela e São Chico é pedagiada. E os carros de passeio normalmente pagam R$ 6,00 nos pedágios aqui no Rio Grande do Sul (valor de janeiro de 2010).

Quando eu fui a São Franciso de Paula na semana passada, eu fui via RS-020, sem precisar pagar por nenhum pedágio. A estrada está em excelentes condições. O melhor trecho é entre Porto Alegre e Taquara (no Vale do Paranhana). Quando começa a subir a Serra Geral logo após Taquara, o asfalto da RS-020 perde um pouco a qualidade e estrada fica mais estreita. Mesmo assim, a viagem é tranqüila.

Fazia muito tempo que eu não visitava São Francisco de Paula. Das outras vezes, eu passei rápido pela cidade e vi que ela tinha uma arquitetura interessante. Desta vez eu tive a oportunidade de passear por dentro de São Francisco e não achei a cidade tão bela como outrora. Não estou dizendo que ela é feia. Ela continua uma cidade bonita e agradável.

Eu tentei achar um diferencial na arquitetura de São Francisco de Paula, e achei. São as casas de madeira, algumas novas, outras velhas; algumas bem conservadas, outras necessitando de uma revitalização.

Mas o que sempre me chamou mais a atenção em São Francisco de Paula é a sua geografia. A cidade se localiza bem no ponto onde os campos de cima da serra encontram as escarpas da Serra Geral, de modo que uma parte da cidade é plana e ondulada (por causa dos campos) e outra é acidentada (por causa das escarpas da Serra Geral). O centro da cidade e sua zona norte são planos e com algumas partes onduladas. A zona sul da cidade é acidentada, com terrenos despencando em função da Serra Geral.

De qualquer forma, a cidade é o ponto de partida para os campos de cima da serra.

Esse thread está dividido em 10 partes, todas elas colocadas de uma vez só. Todas as fotos foram tiradas por mim no dia 29/01/2010.

Espero que gostem das fotos.

Parte I – A Chegada

Foto 01: Pórtico do centro de atendimento ao turista na entrada de São Francisco de Paula junto ao entroncamento da RS-020 (para quem vem de Porto Alegre) com a RS-235 (para quem vem de Canela)

Foto 02: O centro de atendimento ao turista.

Foto 03: Começo da avenida Júlio de Castilhos, a principal da cidade.

Parte II – O Centro

Foto 04: Foto mostrando o centro da cidade a partir da praça Capitão Pedro da Silva Chaves. Notem que não há prédios altos na cidade. Eu não fiquei à cata de construções altas, mas eu diria que o maior prédio da cidade não deve ter mais do que três andares.

Foto 05: Há muitas araucárias espalhadas pela cidade.

Foto 06: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos. As árvores bem verdes são um tipo de plátano com as folhas menores do que as dos plátanos encontrados aqui em Porto Alegre. No outono e inverno, essas árvores mudam de cor até perderem totalmente as suas folhas.

Foto 07: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos.

Foto 08: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos. As flores alaranjadas no pequeno canteiro são uma espécie de cravo. Há vários pequenos canteiros com essas flores espalhados pela cidade.

Foto 09: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos.

Foto 10: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos.

Foto 11: Mesmo no centro, há uma predominância de casas. Esta rua é transversal à avenida Júlio de Castilhos.

Foto 12: A parte mais central da cidade, na avenida Júlio de Castilhos. Observem que o prédio mais alto tem apenas dois andares.

Foto 13: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos.

Foto 14: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos.

Foto 15: Mais uma característica da cidade: as ruas e avenidas são em sua maioria de paralelepípedos. Mas tudo muito bem construído. Apesar do paralelepípedo, o carro anda maciamente por essas vias.

Foto 16: É bom saber que podemos contar com amigos em São Chico

Foto 17: Eu tirei essa foto mostrando a cidade de cima de uma colina, próximo ao cemitério municipal. No mapa que eu recebi no centro de atendimento ao turista diz que o lugar se chama loteamento São Miguel. Não sei se é isso, pois o mapa não é completo.

Foto 18: Calçadão no canteiro central da avenida Júlio de Castilhos.

Parte III – Casas de Madeira

Uma das coisas que salta aos nossos olhos em São Francisco de Paula são as casas de madeira espalhadas por toda a cidade. A indústria madeireira é forte na região dos campos de cima da serra, daí, presumo, a predileção por esse material nas construções de casas.

Foto 19: Eis uma, pequeninha, simples e bem arrumadinha. Um mimo.

Foto 20: Um belo casarão de madeira, bem conservado.

Foto 21: Um belo exemplar com madeira atravessada, sem pátio frontal. Nunca havia visto uma assim (sem pátio frontal). Se estivesse aqui em Porto Alegre, a parede estaria toda pichada por vândalos.

Foto 22: O mesmo casarão da foto 20, em detalhe.

Foto 23: Mais uma casa sem pátio frontal, mas que precisa de uma pintura nova. Mesmo assim, não deixa de ser menos bela que as demais.

Foto 24: Mais um exemplo de uma casa bem cuidada. A garagem embaixo de tijolos. A casa em cima de madeira. Outra coisa que me chamou a atenção nessas casas de madeira é que quase todas têm sótão. E muitas com chaminés de lareira e fogão à lenha.

Foto 25: Outro mimo de casa, pequena, simples e bem conservada.

Foto 26: Essa é um restaurante.

Foto 27: A mesma casa da foto 26.

Foto 28: Algumas seus donos transformaram em loja.

Foto 29: Essa parece ser mais atual e lembra os casarões de madeira de Cidreira, no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Foto 30: Bela esta, também. Lá no fundo, uma típica chaminé fina de metal. Essas chaminés de metal são do fogão à lenha, e não da lareira.

Foto 31: Essa foi uma das que eu mais gostei.

Foto 32: A mesma casa da foto 31.

Foto 33: Apesar do descuidado, gostei muito desta casa. Ela me lembra casinhas de desenhos animados e revistas em quadrinhos, especialmente as da Walt Disney. Imagina essa casa com pintura nova e um jardim bem cuidado?

Foto 34: A mesma casa da foto 33.

Foto 35: Um pequeno centro comercial.

Foto 36: Uma casa mais simples. No topo, a ponta de uma chaminé de metal. Bem na ponta há uma parte que lembra o formato de um galo e que se move conforme a direção dos ventos.

Foto 38: Mais uma simples que precisa de uma revitalização.

Foto 39: Bem simples e bem cuidada.

Foto 40: Esta é uma mistura de tijolos (embaixo) e madeira (sótão).

Foto 41: Encontrei uma à venda, mas que precisa de uma revitalização urgente.

Foto 42: Essa chique de madeira fica nos arredores do Lago São Bernardo.

Foto 43: Mais uma hiper chique, com três chaminés. Imagina passar os dias frios de inverno nela, com cerração e geada no lado de fora? Também fica nos arredores do Lago São Bernardo.

Foto 44: Uma casa mais simples num bairro pobre, abaixo do Lago São Bernardo em direção ao Parque das 8 Cachoeiras.

Parte IV – Casas de Tijolos

Nem todas as construções em São Francisco de Paula são de madeira. Há muitas casas de tijolos, também.

Foto 45:

Foto 46: Dizia em uma placa ser a prefeitura. Mas descobri que o gabinete do prefeito fica em um outro prédio mais adiante, porém não fotografado.

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49: Brigada Militar.

Foto 50:

Foto 51: Eis um exemplar fake em São Francisco de Paula, bem no centro. Horrendo no contexto de São Chico. Mas ficaria belo em Porto Alegre ou Gramado.

Parte V – Monumentos

Foto 52: Monumento a São Francisco de Paula, na Praça Capitão Pedro da Silva Chaves, em frente à igreja de São Francisco de Paula.

Foto 53: Monumento à Cuia de Chimarrão, na avenida Júlio de Castilhos.

Foto 54: Monumento ao Gaúcho Carreteiro, na avenida Júlio de Castilhos.

Foto 55: Monumento ao Negrinho do Pastoreio, na avenida Júlio de Castilhos. O Negrinho do Pastoreio é uma lenda gaúcha. Quem tiver interesse em saber sobre a lenda acessar o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Negrinho_do_pastoreio.

Parte VI – Lago São Bernardo

O Lago São Bernardo fica na parte sul de São Francisco de Paula, em meio à Mata Atlântica e junto às escarpas da Serra Geral.

Foto 56: Vista do lago e do hotel Cavalinho Branco

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60: Um presépio meio depredado de frente para o lago.

Foto 61: Hotel Cavalinho Branco na ponta sul do lago.

Foto 62: Algumas residências à beira do lago.

Foto 63: Patos nadando no lago.

Foto 64: Os mesmos patos que estavam nadando na foto 63.

Foto 65: O hotel Cavalinho Branco mais de perto.

Parte VII – Igrejas

Vi apenas duas igrejas em São Franciso de Paula. Obviamente, deve haver mais.

Foto 66: Igreja São Francisco de Paula. O estilo arquitetônico é meio indefinido. Eu diria que está mais próximo do art deco. Por dentro, uma das igrejas mais simples que eu já visitei.

Foto 67: Essa igrejinha simpática fica bem no centro, na avenida Júlio de Castilhos. Não sei o seu nome.

Parte VIII – Natureza – As Escarpas da Serra Geral

As fotos dessa parte foram tiradas na zona sul de São Francisco de Paula, no caminho que leva ao Parque das 8 Cachoeiras. Cheguei a ir até a entrada do parque, mas como as cachoeiras ficam longe e só podem ser acessadas a pé, eu desisti e retornei à área urbana de São Chico.

Foto 68: O começo da descida até o Parque das 8 Cachoeiras. Nesta parte de São Francisco de Paula, há Mata Atlântica ainda intocada.

Foto 69: Uma cerca de pedra separando a estradinha de chão batido do precipício. Ao fundo, Mata Atlântica com araucárias infiltradas.

Foto 70: Esta foto foi feita com zoom. Eu estava bem longe deste ponto. Lá em cima, um bairro popular de São Francisco de Paula. Eu diria que se trata de uma favela.

Foto 71: Um vale formado pelas montanhas da escarpa da Serra Geral. Lá no fundo, chuva caindo.

Foto 72: Esses morros com alguns paredões rochosos à mostra e em meio à Mata Atlântica são característicos dessa parte do Rio Grande do Sul.

Foto 73: O mesmo vale mostrado na foto 71, só que com a luz do sol batendo lá embaixo.

Foto 74: Zoom do vale.

Foto 75: Chuva caindo no outro lado do vale.

Foto 76: Detalhe do vale.

Foto 77: Encontrei um deslizamento de terra. Mas esse não deve ter sido recente. Deve ter acontecido há mais tempo e a mata ainda não conseguiu cobrir a cicatriz deixada pelo deslizamento.

Parte XI – Natureza – Os Campos De Cima da Serra (Zona Urbana)

Eles começam na zona norte de São Francisco de Paula. Na minha opinião, uma das paisagens mais belas do Rio Grande do Sul, ainda desconhecida por muitos. São campos espalhados por terrenos ondulados e em média a 900 metros de altitude em relação ao nível do mar. Nos anos em que costumava nevar no Rio Grande do Sul, os campos de cima da serra era onde a neve ocorria com mais freqüência e intensidade.

Foto 78: Os campos de cima da serra vistos de uma rua no loteamento São Miguel.

Foto 79: Uma casa de tijolos no loteamento São Miguel. Notem que atrás dela há uma cerca de pedras, comum nas propriedades nos campos de cima da serra.

Foto 80: Detalhe da cerca de pedras.

Foto 81: Zoom mostrando um trecho da RS-235 cortando os campos em direção a Canela.

Foto 82: Esses bois bebendo água estavam nos fundos da casa cor de rosa mostrada na foto 79.

Foto 83: Mais detalhe da cerca de pedra com os campos ao fundo.

Foto 84: Zoom mostrando estrada, campos e lago.

Foto 85: Os campos.

Foto 86: Toda a extensão da cerca de pedras.

Foto 87: Cerca de pedras, estrada e campos.

Foto 88: Mais extensão da cerca de pedras.

Parte X – Natureza – Os Campos De Cima da Serra (Zona Rural)

As fotos abaixo, com exceção das fotos 109 e 110, foram tiradas ao longo da RS-020, na zona rural de São Francisco de Paula, em direção ao distrito de Tainhas e aos municípios de Cambará do Sul e Itaimbezinho (região dos Canyons). Eu não cheguei a ir até os canyons, infelizmente.

As fotos 109 e 110 foram tiradas da RS-486, conhecida como Rota do Mar.

Foto 89: Uma parte dos campos de cima da serra tomada por reflorestamento de pinheiros (pinus elliottii) ao fundo, e de plantações à direita.

Foto 90:

Foto 91: Nessas partes mais baixas e cheias de árvores normalmente corre um riachinho.

Foto 92: Além do enrugamento característico do terreno, há pedras espalhadas pelos campos de cima da serra, o que dificulta o aproveitamento de alguns terrenos para a agricultura, tornado-o mais apto para a pecuária.

Foto 93: Resquício de uma cerca de pedras.

Foto 94: Nos terrenos não pedregosos, a agricultura vai tomando conta.

Foto 95:

Foto 96:

Foto 97:

Foto 98:

Foto 99: Estrada vicinal de terra que liga a RS-020 ao distrito de Rincão dos Kroeff.

Foto 100: Notem que há trechos precários na RS-020.

Foto 101: Uma foto que mostra bem como são os campos de cima da serra em regiões ainda não tomadas pela agricultura. Os campos são ondulados e há a presença de capões (agrupamentos de árvores). E araucária é uma das árvores símbolo da região.

Foto 102:

Foto 103:

Foto 104:

Foto 105:

Foto 106:

Foto 107:

Foto 108:

Foto 109: Essa igrejinha de madeira não fica na zona rural de São Chico, e sim na zona rural de Cambará do Sul, à margem da RS-486 (Rota do Mar). Essa igrejinha está há poucos quilômetros do fim dos campos de cima da serra e começo da descida da Serra Geral (ou Serra do Mar) em direção a Terra de Areia, litoral norte do Rio Grande do Sul.

Foto 110: Um galpão ao lado da igrejinha de madeira da foto 109.

A minha viagem não encerrou aqui. Do ponto onde está a igrejinha na foto 109, eu segui em direção a Terra de Areia, descendo as escarpas da Serra Geral pela RS-486. Depois segui pela BR-101 até Osório. Mas essa parte eu deixo para um outro thread que eu criarei durante esta semana.

Espero que tenham gostado das fotos. Até breve em outro thread.

Last edited by renehass; January 31st, 2010 at 10:12 PM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old January 31st, 2010, 10:17 PM   #2
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 10468

São Francisco de Paula é um local bem bonito e, como bem disse voce, negligenciado pelo turismo da Serra Gaúcha.

Quando a conheci, de passagem, achei-a parecida com tantas outras cidades, principalmente do lado catarinense da serra (Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino)... O lago é belíssimo. Tem casas muto boas ao redor.

Acho linda essa mudança de paisagem entre os campos de cima da serra e as encostas da serra geral. É impressionante a diferença também de quem desce da serra ao litoral, especialmente no Extremo Sul de Santa Catarina (Serra da Rocinha, do Tubarão, etc...).
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 11:23 PM   #3
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 5934

São Chico é uma graça ! Uma pena a deixarem de lado no roteiro turístico...

Adorei as luminárias da foto 7. Limpeza e capricho ...A casinha da foto 19 realmente é fofa, com floreiras na janela ! E tb os patinhos, a igrejinha da foto 67...

Na foto 83, lembrei do filme "Um sonho de liberdade". Há uma cerca de pedras na qual o personagem de Morgan Freeman esconde uma caixinha, para que o personagem do Tim Robbins a ache, posteriormente...

Mais um thread ótimo, Rene...que bom que ainda tem mais... Parabéns, viu ?
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 12:05 AM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 549

Ei Renê, que belíssimo thread! Ao contrário do que vc disse, eu achei a cidade uma simpatia e adorei as casinhas de madeira que , certamente, devem ser no estilo que havia em Gramado e em Canela , antes da expansão do "NeoEnxaimel"( ou fakes).
Adorei o bucolismo da cidade com seus canteiros de cravos, suas araucárias, suas ruas de pedras e, mesmo as fotos não mostrando, seu clima ameno no verão e frio no inverno. Eu bem queria ser um dos privilegiados que ao ir lá , pudesse ver uma tempestade de neve que pintasse de branco todos aqueles telhados e as ruas de pedras.
Eu sabia que a Déa ia elogiar os patinhos , então eu para não ser redundante , digo somente que ela chegou antes de mim pra fazer os comentários.
Já o Lago da cidade e seu hotel Cavalinho Branco , me lembraram as estâncias hidrominerais do Sul de Minas , como São Lourenço. Adorei as cercas de pedra que me remetem de alguma forma à Escócia ou à Irlanda. Talvez por já ter visto algumas em algum filme. Só faltaram as ovelhas nas fotos, próximas das cercas de pedra.
Adorei também o Monumento ao gaúcho carreteiro porque sempre associo o RS com carreteiros. O " Negrinho do Pastoreiro" também foi justamente homenageado ali e eu me lembrei das pesquisas que fiz na infância sobre ele quando eu estudava folclore brasileiro. E para completar, eu adoraria ter aquela casa que está à venda. Também adorei a igrejinha na estrada de Cambará do Sul.
Renê, talvez para vcs gaúchos , catarinenses e mesmo paranaenses que acessam o SSC, estas casinhas e igrejinhas sejam comuns e sem grande beleza ou novidade porque vcs estão acostumados a verem-nas por todo lado mas para mim que sou mineiro , elas são raras e únicas. Aqui casas de madeira não foram o estilo predominante e as que vemos são pré-fabricadas geralmente vendidas em uns três ou quatro modelos para casas de campo de fins-de-semana. Eu sempre admirei estas casinhas sulistas que tão bem se integram à paisagem ,cheia de grama e araucárias.
Parabéns pelo thread! Adorei! E quando eu for no RS, quero ir lá se possível pra ver tudo coberto de branco de alguma forte geada ou mesmo de uma bela nevasca.

Last edited by Marcelo Olisa; February 1st, 2010 at 12:52 AM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 12:28 AM   #5
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
[...] Eu sabia que a Déa ia elogiar os patinhos , então eu para não ser redundante , digo somente que ela chegou antes de mim pra fazer os comentários. [...]
Engraçado q eu ia até comentar sobre aquele teu patinho de Inhotim... Desculpe passar na frente...hihihihihihi
Old February 1st, 2010, 12:31 AM   #6
ulilopes
Araras dos Barões

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 2868

bela cidade!!!! Parece até cidade cenográfica, tal a limpeza e preservação!
Old February 1st, 2010, 12:41 AM   #7
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Engraçado q eu ia até comentar sobre aquele teu patinho de Inhotim... Desculpe passar na frente...hihihihihihi
Você ter comentado dos patinhos eu já esperava porque sei que vc é sensível mas sabe o que estranhei???? Foi você não ter eleito nenhuma das casinhas como de " batians" . Pois eu elegi uma que é a casa 26 , mas de uma batian italiana. Até me deu água na boca pra tomar a tal sopa de capelleti numa noite bem fria de inverno.
Old February 1st, 2010, 12:50 AM   #8
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Você ter comentado dos patinhos eu já esperava porque sei que vc é sensível mas sabe o que estranhei???? Foi você não ter eleito nenhuma das casinhas como de " batians" . Pois eu elegi uma que é a casa 26 , mas de uma batian italiana. Até me deu água na boca pra tomar a tal sopa de capelleti numa noite bem fria de inverno.
Nossa...verdade !! Fiquei tão encantada com o "clima" do lugar que nem me dei conta...rs....Vc escolheu a da 26...e eu ainda fico com a da foto 19 mesmo...mas batian de história de Chapeuzinho Vermelho..

E aproveite pra visitar São Chico qdo for pra lá...Depois me conta se aquela sopa estava boa...
Old February 1st, 2010, 12:51 AM   #9
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 19964

Eu estive em São Francisco de Paula a trabalho, fiquei dois dias, e nevou bastante, faz teeempo isso, quase volto de trenó para POA! A cidade é uma graça mesmo, vale a pena visita-la! Parabéns pelo thread, Henehass, ficou ótimo!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 12:55 AM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Eu estive em São Francisco de Paula a trabalho, fiquei dois dias, e nevou bastante, faz teeempo isso, quase volto de trenó para POA! A cidade é uma graça mesmo, vale a pena visita-la! Parabéns pelo thread, Henehass, ficou ótimo!
Puxa , Santista, que privilégio vc ter pego uma nevasca na sua ida lá!
Old February 1st, 2010, 01:02 AM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Nossa...verdade !! Fiquei tão encantada com o "clima" do lugar que nem me dei conta...rs....Vc escolheu a da 26...e eu ainda fico com a da foto 19 mesmo...mas batian de história de Chapeuzinho Vermelho..

Déa,
Sua batian deve ter pôsto grades pra fugir do lobo. Hehe... apesar que no seu perfil tem um descendente dos lobos nos seus braços.

A vantagem da minha casa de batian seria que além de uma boa sopa de capelleti , eu teria galeto e churrasco à vontade.... Se viesse uma nevasca , eu teria uma boa desculpa pra ser mimado por ela.

Obs: Para quem tá lendo o thread e não sabe o que é batian... é avó em japonês.
Old February 1st, 2010, 01:14 AM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Bonus Pics!! Bonus Pix!!!! Bonus Pictures!!!!
Old February 1st, 2010, 01:15 AM   #13
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:

Déa,
Sua batian deve ter pôsto grades pra fugir do lobo. Hehe... apesar que no seu perfil tem um descendente dos lobos nos seus braços.

A vantagem da minha casa de batian seria que além de uma boa sopa de capelleti , eu teria galeto e churrasco à vontade.... Se viesse uma nevasca , eu teria uma boa desculpa pra ser mimado por ela.

Obs: Para quem tá lendo o thread e não sabe o que é batian... é avó em japonês.

A casa da tua batian tem mais vantagens... e ser mimado por batian sempre é muito bom...mas o que é aquele churrasco de pinhão ?

Na "casa" da minha, a cerquinha serve pra que o descendente de lobo que está nos meus braços não saia.... Em tempo...Hiro é tão dócil, mesmo com o dentinho pra fora...
Old February 1st, 2010, 01:20 AM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
A casa da tua batian tem mais vantagens... e ser mimado por batian sempre é muito bom...mas o que é aquele churrasco de pinhão ?

Na "casa" da minha, a cerquinha serve pra que o descendente de lobo que está nos meus braços não saia.... Em tempo...Hiro é tão dócil, mesmo com o dentinho pra fora...
Com estes dentinhos pra fora e o instinto selvagem que ele herdou dos antepassados , é melhor ele ficar atrás das grades mesmo ou então continuar no colo da dona!

Quanto ao churrasco de pinhão, vamos esperar algum gaúcho vir nos explicar o que vem a ser isto. Mas parece ser pinhão assado. Será no espeto na borra da carne ?

Parece que o galeto gaúcho é tipo um churrasco de frango que é feito na região de colonização italiana numa adaptação aos passarinhos que os primeiros imigrantes comiam assados .
Old February 1st, 2010, 01:31 AM   #15
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 248

Que agradável a cidade! Adorei as casas! Ótimas fotos!

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 01:34 AM   #16
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Bonus Pics!! Bonus Pix!!!! Bonus Pictures!!!!

[2]
Old February 1st, 2010, 01:52 AM   #17
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Acho muito simpáticos gestos como estes em uma cidade que pretende ser turística! Um povo simpático atrai muito mais turistas que um povo arrogante como há em alguns locais.
Old February 1st, 2010, 02:18 AM   #18
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:

Acho muito simpáticos gestos como estes em uma cidade que pretende ser turística! Um povo simpático atrai muito mais turistas que um povo arrogante como há em alguns locais.
É verdade, Marcelo.

Você sabe que teve uma hora que uma mulher saiu de uma loja e me abordou querendo saber quem eu era e porque eu estava tirando fotos. A princípio, eu não acho esse tipo de abordagem simpática. Mas entendi o lado dela. Ela disse que recentemente a cidade havia sido alvo de ladrões. Ela perguntou se eu era ladrão, como se eu fosse dizer que sim, caso eu realmente fosse um. Com essa pergunta, vi ingenuidade no gesto dela. Disse-lhe que estava fotografando os prédios – no caso as casas de madeira – porque era turista. E ela disse: “ah, então tudo bem, seja bem vindo”.

Como toda a cidade que pretende ser turística no Rio Grande do Sul, sempre há algo a melhorar. No caso de São Francisco de Paula, eu recebi o mapa da cidade naquele centro de recepção a turistas que aparece nas fotos 2 e 3. Eu me guio muito através de mapas. E o mapa que eles me deram não trazia o nome de todas as ruas. Acho que o traçado das ruas estava completo, mas os nomes faltavam. Inclusive o nome da avenida principal, que se chama Júlio de Castilhos. Eu só consegui o nome da avenida ao acessar o mapa da cidade no Google Earth.

No site oficial da prefeitura, eles não colocam as distâncias entre São Francisco de Paula e as cidades mais próximas, como Canela. Eles apenas informam as distâncias entre São Chico e Porto Alegre. E eu entendo que informar as distâncias entre São Chico e outras cidades nas proximidades é fundamental para o planejamento de turistas em potencial.

Mas uma coisa eu tiro o meu chapéu para São Francisco de Paula: o centro de recepção aos turistas estava aberto, com muitas muito simpáticas lá dentro, bem prestativas, respondendo a todas as perguntas. E ainda havia chimarrão de graça para quem nunca experimentou ou mesmo quem já experimentou e queria mais.

Nas cidades que eu visitei na semana passada – Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Colinas – quando havia um centro de recepção ao turista, estavam todos fechados. Não sei para que tê-los se são mantidos fechados.
Old February 1st, 2010, 02:21 AM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
São Francisco de Paula é um local bem bonito e, como bem disse voce, negligenciado pelo turismo da Serra Gaúcha.

Quando a conheci, de passagem, achei-a parecida com tantas outras cidades, principalmente do lado catarinense da serra (Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino)... O lago é belíssimo. Tem casas muto boas ao redor.

Acho linda essa mudança de paisagem entre os campos de cima da serra e as encostas da serra geral. É impressionante a diferença também de quem desce da serra ao litoral, especialmente no Extremo Sul de Santa Catarina (Serra da Rocinha, do Tubarão, etc...).
Um dos meus sonhos e atravessar o rio Pelotas e visitar o outro lado dos Campos de Cima da Serra, em Santa Catarina. Eu já tive, quando pequeno, em Lages, mas não lembro muito.
Old February 1st, 2010, 02:26 AM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Renê,
a mulher te perguntar se vc era ladrão foi no mínimo cômico mas entendo a ingenuidade dela. Na cabeça dela vc devia estar sondando os hábitos dos moradores e vistoriando pra ver qual casa valia a pena invadir.
Por isso aquela simpática casa que a Déa gostou tá rodeada de grades. Nem nestes lugarzinhos quase perfeitos de se ver em fotos, a sensação de insegurança inexiste. Vendo fotos de um lugar tão alto e isolado , a gente pensa que ladrões andam a milhas dali mas infelizmente este é um dos maiores problemas de nosso país em todas latitudes e não apenas nos lugares mais desiguais.

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, são francisco de paula

Thread Tools

Posting Rules