daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 1st, 2010, 02:04 AM   #21
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 640

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
São Chico é uma graça ! Uma pena a deixarem de lado no roteiro turístico...

Adorei as luminárias da foto 7. Limpeza e capricho ...A casinha da foto 19 realmente é fofa, com floreiras na janela ! E tb os patinhos, a igrejinha da foto 67...

Na foto 83, lembrei do filme "Um sonho de liberdade". Há uma cerca de pedras na qual o personagem de Morgan Freeman esconde uma caixinha, para que o personagem do Tim Robbins a ache, posteriormente...

Mais um thread ótimo, Rene...que bom que ainda tem mais... Parabéns, viu ?
Obrigado, Déa. Os seus comentários são sempre bastante simpáticos. Gosto muito deles.

Eu não vi o filme “Um Sonho de Liberdade” ainda. Em relação às cercas de pedra, as pedras são matéria prima muito presente na região, como você deve ter percebidos na 10ª parte das fotos. Mais para o interior do município, nos pontos mais isolados onde só se chega através de estradas de terra, há propriedades rurais totalmente demarcadas por esse tipo de cerca. E para completar, com rebanhos de ovelha. Tudo muito lindo e bucólico.

Neste breve viagem, eu permaneci na RS-020, que uma estrada asfaltada. A minha única incursão por uma estrada de terra depois de São Chico foi aquela que dá acesso a Rincão do Kroeff.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 1st, 2010, 02:05 AM   #22
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Ei Renê, que belíssimo thread! Ao contrário do que vc disse, eu achei a cidade uma simpatia e adorei as casinhas de madeira que , certamente, devem ser no estilo que havia em Gramado e em Canela , antes da expansão do "NeoEnxaimel"( ou fakes).
Com certeza, Marcelo. Esse é o estilo original mais representativo da Serra Gaúcha, especialmente nessa região fronteiriça entre a Serra Geral e os Campos de Cima da Serra. Canela também é uma cidade em que parte do município fica na região dos campos.

Só lamento que essas casas de madeira, se não forem bem cuidadas, ruirão um dia.

Quote:
Adorei o bucolismo da cidade com seus canteiros de cravos, suas araucárias, suas ruas de pedras e, mesmo as fotos não mostrando, seu clima ameno no verão e frio no inverno.
Olha que não estava tão ameno assim, não. Eu precisei ligar o ar condicionado do carro. Comprei um queijo colonial que derreteu no porta malas do carro.

Quote:
Eu bem queria ser um dos privilegiados que ao ir lá , pudesse ver uma tempestade de neve que pintasse de branco todos aqueles telhados e as ruas de pedras.
Tempestades de neve devem ser raríssimas. Em toda a minha existência, jamais fiquei sabendo da ocorrência de uma. Mas é possível você ver neve por lá, cobrindo um pouco dos campos de cima da serra.

Quote:
Só faltaram as ovelhas nas fotos, próximas das cercas de pedra.
No meu próximo thread haverá ovelhas, aguarde.
Old February 1st, 2010, 02:06 AM   #23
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Parabéns pelo thread! Adorei! E quando eu for no RS, quero ir lá se possível pra ver tudo coberto de branco de alguma forte geada ou mesmo de uma bela nevasca.
Obrigado, Marcelo.

Quem sabe, quando você vier aqui e visitar a região, verá cenários como esses:

Postal 1:

Postal 2:

Postal 3:

Postal 4:

Essas quatro fotos acima são postais antigos da década de 70 da mina coleção particular de postais. Eu escaneei esses postais há pouco. Todos mostram a região dos Campos de Cima da Serra sob neve. O meu favorito é o primeiro, mostrando o telhado da casinha pobre coberto de neve e a fumacinha do fogão à lenha saindo pela chaminé. Me traz boas recordações da minha infância pelo interior
Old February 1st, 2010, 02:06 AM   #24
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
bela cidade!!!! Parece até cidade cenográfica, tal a limpeza e preservação!
Realmente é um belo lugar que poderia aparecer em filmes.

Não sei de nenhum filme filmado na zona urbana de São Francisco de Paula. Mas há um filme chamado “Anahy de las Misiones”, que apesar do título em espanhol é um filme brasileiro, que teve algumas de suas cenas rodadas na região dos Campos de Cima da Serra.

“Anahy de las Misiones” (1997) está disponível em DVD e no elenco estão, entre outros, Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Dira Paes e Giovanna Gold.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anahy_de_las_Misiones
Old February 1st, 2010, 02:07 AM   #25
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Eu estive em São Francisco de Paula a trabalho, fiquei dois dias, e nevou bastante, faz teeempo isso, quase volto de trenó para POA! A cidade é uma graça mesmo, vale a pena visita-la! Parabéns pelo thread, Henehass, ficou ótimo!
Você foi um privilegiado, então. Obrigado pelos elogio.
Old February 1st, 2010, 02:07 AM   #26
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Bonus Pics!! Bonus Pix!!!! Bonus Pictures!!!!
Para este thread, eu não havia pensado em bonus pix. Mas já que há o pedido, vou preparar algumas da estrada antes da chegada a São Francisco de Paula. Mas vou esperar os comentários chegarem na 2ª página, já que está já está carregada demais com mais de 100 fotos.
Old February 1st, 2010, 02:11 AM   #27
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Agora que mei conta que o thread já chegou na sua 2a página. Antes de ir dormir, eu coloco umas bonus pix aqui.
Old February 1st, 2010, 02:22 AM   #28
Inconfidente
Olha o vão

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2004

Gostei muito. Como era se esperar das cidades pequenas do RS vi uma cidade bem verde, agradável, bem cuidada e com casas bonitas. Esta em especial me atraiu pelo entorno. Gostei muito desta paisagem serrana.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 02:23 AM   #29
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2696

não sei pq, mas sempre me lembrou...

será que ele é assim por dentro???
Old February 1st, 2010, 02:34 AM   #30
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Pior é que lembra mesmo. Eu passei por uma estradinha bem ao lado desse hotel e percebi que não havia ninguém hospedado. Não havia carro nenhum estacionado. Só havia a movimentação de alguns funcionários.
Old February 1st, 2010, 03:21 AM   #31
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Bonus Pix

A pedido do Marcelo Olisa e da Déa, aqui vão algumas bonus pix. Todas essas fotos foram tiradas por mim a caminho de São Francisco de Paula no trecho da RS-020 entre Gravataí (RM de Porto Alegre) e São Chico.

Foto 111: Gado pastando em uma pequena propriedade logo no início da zona rural de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre.

Foto 112: Mais uma propriedade pequena na zona rural de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre.

Foto 113: Idem ibidem.

Foto 114: Um vale em Morungava, distrito de Gravataí.

Foto 115:

Foto 116: Uma típica casa de madeira. Não sei se neste ponto da RS-020 estamos ainda na zona rural de Gravataí ou se já estamos na zona rural de Taquara.

Foto 117: Lá embaixo, parece ser o Vale do Paranhana nas proximidades de Taquara.

Foto 118: O momento inusitado da viagem. Um pouco antes de chegar a Taquara, deparei-me com essas duas criaturas horrendas, a expressão do mais fino mau gosto, no topo de um portal de acesso a uma construção. Observem que são dois demônios ou algo parecido. Não havia inscrição alguma no muro ou no prédio. Não sei se é uma fábrica, um motel, uma casa de rituais ou que quer que seja. O demônio à esquerda está devorando um cachorro. Se alguém aqui do SSC mora na região e sabe do que se trata essa construção, agradeço se a pessoa nos revelar. Nas duas fotos seguintes, detalhes das esculturas dos demônios.

Foto 120:

Foto 121:

Foto 122: Uma casa típica colonial alemã à beira da estrada no trecho entre Taquara e São Francisco de Paula, já no início da subida da serra.

Foto 123: Não muito longe da casa mostrada na foto anterior, trata-se de um restaurante à beira da estrada.

Foto 124: Subindo a serra.

Foto 125: Mais um vale.

Foto 126: Pequena propriedade rural no vale.

Foto 127: Lá embaixo, parece ser a cidade de Três Coroas, no Vale do Paranhana.

Foto 128: Mais cerca de pedras.

Foto 129:

Foto 130: Uma estrada de terra onde eu entrei e de onde eu tirei a foto 126.

Last edited by renehass; February 1st, 2010 at 07:56 AM.
Old February 1st, 2010, 04:13 AM   #32
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 18

Muito legais tuas fotos Rene!

De fato, São Francisco de Paula é bem diferente de Gramado e Canela... Claro que o turismo desenvolvido nessas últimas modificou muito das construções originais, mais serranas como essas de São Chico, criando casas que imitam o enxaimel (ainda que eu não ache que TODAS são tão horrendas assim), mas tb tem que deixar claro que os grupos étnicos que formaram as três cidades são bem diferentes, o que tb influencia na arquitetura. Gramado e Canela, querendo ou não, são quase que só alemãs e italianas (predominante), e São Francisco é bem o contrário, não se vê quase ou nenhuma influência dessas etnias, é uma cidade "gaudéria" por excelência, onde o "gauchismo" tropeiro é bem presente.

Diferente de Gramado e Canela, São Francisco é lugar de gaúcho pilchado que fala DÊ, bem forte, onde o frio intenso isola e dá uma sensação enorme de solidão, isolamento, principalmente na estrada até Tainhas. É mil vezes mais próxima ao que é Lages/SC do que ao que é Gramado, Canela, ou mesmo Bento Gonçalves e região. São lugares bem diferentes mesmo, nem parece que Gramado e Canela fiquem a 30 e poucos quilômetros, e tb é bem diferente da terceira espécie de cidade da Serra Gaúcha, que é Bento, Garibaldi etc.. Aliás, isso tb é encantador na Serra, cidades lindas, diferentes e próximas, cada uma com grandes atrações. Recomendo a visita a todas.

Quanto àquelas estátuas horríveis na RS 020, são na entrada de uma fábrica de artigos em fibra (piscinas, banheiras, barcos etc), esse tipo de indústria é bem forte naquela região. Não sei o motivo do dono ter contruído aquilo, só sei que é estranho demais, horríveis. E chamam muita atenção, todo mundo que passa comenta...
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 04:16 AM   #33
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

não achei nada de mau gosto nas esculturas dos demonios. Muito legal. Devem ser simplesmente gargulas.

há de se notar que gargulas são construidos justamente pra ESPANTAR E AFUNGENTAR maus espiritos... bem o contrário do que as pessoas pensam ao ve-los.
Old February 1st, 2010, 04:19 AM   #34
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

esse aqui, em Notre Dame, se parece muito com o primeiro postado

Old February 1st, 2010, 05:24 AM   #35
snowb
Registered User

snowb's Avatar

Likes (Received): 0

Esse "tipo de araucaria" no canteiro central chama-se Liquidambar.
snowb no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 07:23 AM   #36
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Renê,
Obrigado pelas bonus Pix. Threads seus sem elas não são os mesmos.

Aqueles demônios são gárgulas mesmo e o que o Aces High mostrou é mesmo uma referência a um dos de Notre Dame.

Vendo nas Bonus Pic até neblina, a gente nem imagina que fez tanto calor a ponto de derreter um queijo colonial!

E quanto ao hotel lembrar filme de terror, aquelas casinhas em geral me lembraram casas da América do Norte ( não sei se tem alguma coisa a ver ou se foi fruto de alguma associaçao que fiz). Para casas de filmes de terror, só faltaria ter uma construção menor à parte para guardar ferramentas, em algumas delas.

Para que donos destas casas de madeira pudessem preservá-las e restaurá-las seria bom haver algum incentivo da prefeitura ou do governo do estado para não transformarem-nas em casas de alvenaria ... mas acho que para isto , teriam de ser primeiro reconhecidas como patrimônio histórico digno de ser preservado , o que não sei se são como as casas de Antônio Prado , que também são de madeira e têm este status.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 11:27 AM   #37
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Eu não vi o filme “Um Sonho de Liberdade” ainda.
Um dos melhores filmes que já assisti. Por anos esteve no topo da minha preferência.

Ah, belo thread! Deu vontade de esticar o passeio na próxima vez que eu ir pra serra!
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 11:51 AM   #38
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by renehass View Post

Pior é que lembra mesmo. Eu passei por uma estradinha bem ao lado desse hotel e percebi que não havia ninguém hospedado. Não havia carro nenhum estacionado. Só havia a movimentação de alguns funcionários.
alguém me disse que esse hotel foi comprado pelo Grupo Record; pode ser que isso explique a 'falta' de clientela.
Minuano no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 12:02 PM   #39
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 4

apesar de pouco interessante o miolo urbano, a natureza é belíssima e a cidade tá escondendo o potencial.

parabéns por mostrar o casario de madeira remanescente, pois vi o estilo foto 51 em casas novas na volta do lago, e não gostei; isso há quase um ano atrás.

de fato, o que achei muito simpático na cidade foi o lago, a avenida central e a pracinha da igreja.

ah, cuidado quem for lá no inverno, é literalmente de quebrar os queixos de friooooo. brrrbrrbrr.
Minuano no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 01:06 PM   #40
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 7

Gostei!

Ótimas fotos, local extremamente bonito com essas casas bem pitorescas, a natureza tb. é muito bonita com as araucárias, parabéns pelos cliques!
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, são francisco de paula

Thread Tools

Posting Rules