daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 2nd, 2010, 03:12 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 587

RS – Road thread mostrando a RS-486 (Rota do Mar), BR-101, Osório e RS-101

Para aqueles que visitaram o meu thread de São Francisco de Paula, este thread é a continuação daquele, só que enfocando mais nas estradas. Visitei São Francisco de Paula na manhã do dia 29/01/2010. Depois do almoço, eu segui em direção aos Campos de Cima da Serra e depois desci a Serra Geral pela RS-486 (Rota do Mar) em direção ao litoral até Terra de Areia. Em Terra de Areia, eu peguei a BR-101 até Osório. E de Osório, eu tomei a RS-101 até Capivari do Sul, de onde tomei a RS-040 de volta a Porto Alegre.

Para quem não viu ainda, eis o link do meu thread de São Francisco de Paula:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1057643

As fotos deste thread, que eu vou denominar de road thread, mostram um pouco das paisagens que eu ao longo dessas estradas. Só não tenho fotos da RS-040 porque já estava anoitecendo quando eu cheguei nela.

Primeiro, um mapa (Foto 1) mostrando a região dos Campos de Cima da Serra e do litoral norte do Rio Grande do Sul.

O círculo identificado pelo número 1 mostra o trecho mais íngreme da descida da RS-486 e de onde eu tirei as fotos 2 a 10.

O círculo identificado pelo número 2 mostra a cidade de Terra de Areia, ponto onde a RS-486 encontra a BR-101. Não tenho fotos deste local porque infelizmente caia um chuva torrencial no momento em que ali cheguei. A BR-101 em Terra de Areia está um caos por conta das obras de duplicação. Dirigir ali foi muito tenso devido a água na estrada, a chuva forte e o intenso tráfego.

O círculo identificado pelo número 3 mostra a cidade de São Francisco de Paula, ponto de partida para ir até Terra de Areia.

A região verde mais clara onde está o número 4 é a região dos Campos de Cima da Serra. Ela está com mais clara por ser campos. E observem o enrugamento do terreno entre os Campos de Cima da Serra e o litoral, significando as montanhas da Serra Geral.

Foto 1: Mapa da região nordeste do Rio Grande do Sul junto ao litoral. (Google Earth)

Foto 2: Começo da encosta da Serra Geral, com Mata Atlântica ainda intocada.

Foto 3: Vale formado pelas montanhas na encosta da Serra Geral. Notem que há algumas “cicatrizes” na Mata Atlântica constituídos por pedaços desmatados da floresta (verde mais claro) onde as pessoas plantam alguma coisa, provavelmente milho.

Foto 4: Mais um vale formado pelas montanhas. O que eu gosto nessa foto são as nuvens tocando as montanhas.

Foto 5: Um zoom do vale mostrado na foto anterior.

Foto 6: A RS-486 lá embaixo. Foto tirada do viaduto logo após a saída do primeiro túnel no sentido Caxias do Sul-Terra de Areia.

Foto 7: Detalhe do viaduto. Lá embaixo, a continuação da RS-486 e uma comunidade e o rio que corta o vale. Não sei o nome daquela comunidade, tampouco do rio.

Foto 8: Outro detalhe do viaduto, com as nuvens de chuva se aproximando.

Foto 9: Enrugamento das montanhas ao fundo com a chuva já principiando.

Foto 10: O vapor que aparece subindo do asfalto é a água da chuva evaporando ao entrar em contato com o asfalto quente. O calor estava insuportável.

Agora o segundo mapa (foto 11) mostrando o litoral norte do Rio Grande do Sul na região de Osório e Tramandaí.

A área identificada pelo número 1 mostra a BR-101 margeando algumas lagoas e onde eu tirei as fotos 12 a 26.

O círculo identificado pelo número 2 mostra a cidade de Osório.

A bolinha vermelha identificada pelo número 3 mostra o Morro da Borússia, em Osório, de onde eu tirei as fotos 27 a 40.

O círculo identificado pelo número 4 mostra a cidade de Tramandaí (foto 27).

A bolinha vermelha identificada pelo número 5 mostra o Parque Eólico de Osório onde eu tirei as fotos 44 e 45.

A área identificada pelo número 6 mostra a BR-101/RS-101 margeando a Lagoa dos Barros em Osório de onde eu tirei as foros 46 a

Foto 11: Mapa do litoral norte do Rio Grande do Sul mostrando a região de Osório e Tramandaí.

Foto 12: Trecho da BR-1010 em obras de duplicação logo após Terra de Areia.

Foto 13:

Foto 14: Paisagem típica do litoral norte do Rio Grande do Sul: lagoa, montanhas ao fundo, área verde em torno da lagoa, palmeiras se misturando com outras árvores e animais pastando.

Foto 15: Um capão de palmeiras ao longo da BR-101

Foto 16: A árvore frondosa em destaque é o que chamamos de “figueira”. Mas elas não são frutíferas. Ao fundo, uma montanha com um pouco de Mata Atlântica nativa e um pouco de área devastada para a plantação de milho.

Foto 17: Uma simpática casinha bem cuidada à beira da BR-101.

Foto 18: Outra simpática casinha bem cuidada à beira da BR-101.

Foto 19: Um trecho da BR-101 mais próximo a Osório e com a duplicação pronta.

Foto 20: Mais figueira, palmeira, campos e lagoa.

Foto 21: Mais uma figueira.

Foto 22: Uma propriedade com figueira à beira da BR-101.

Foto 23:

Foto 24: “Doces Maquiné” é o que está escrito na torre. Ali se compra produtos coloniais, com destaque para doces e produtos feitos à base de cana-de-açucar.

Foto 25: Um capão de eucaliptos.

Foto 26: Mais um capão de palmeiras.

Foto 27: Foto tirada com zoom a partir do Morro da Borússia (Osório) mostrando lá no fundo o skyline da cidade de Tramandaí. Após os edifícios, o oceano.

Foto 28: Toda a área urbana de Osório.

Foto 29: Um zoom mostrando os edifícios no centro de Osório, próximos a BR-101

Foto 30: Parece ser um bairro chique de Osório entre duas das várias lagoas da região.

Foto 31: Um pouco da área urbana de Osório.

Foto 32: Zoom mostrando algumas lagoas de Osório. Lá no fundo, o contínuo urbano das praias do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Foto 33: Uma placa de trânsito vandalizada na estrada que leva ao topo do Morro da Borússia. Pelo menos, um vandalismo meio “alto atral”.

Foto 34: Detalhe da estrada que leva ao Morro da Borússia, com hortênsias.

Foto 35: Alguns dos cataventos do Parque Eólico de Osório, uma das regiões com mais vento no Rio Grande do Sul.

Foto 36: Eu não sei o nome dessa comunidade, mas deve ser Borússia.

Foto 37: Mais paisagem típica do litoral norte do Rio Grande do Sul: montanha da encosta da Serra Geral (ou Serra do Mar), estrada, cidade, lagoas e praias oceânicas bem ao fundo.

Foto 38: Há várias dessas construções ao longo da estrada (estrada Minas Gerais) que leva ao Morro da Borússia e à comunidade mostrada na foto 36. São estações da Via Crucis (Paixão de Cristo).

Foto 39: Capela Santa Rita de Cássia na comunidade mostrada na foro 36.

Foto 40: Uma casa interessante em frente à Capela Santa Rita de Cássia.

Foto 41: Ovelhinha perdida na margem da BR-101 em Osório. Note que há outras ovelhas dentro da propriedade. Alguém deve ter aberto aquele portão e saiu sem se dar conta que a ovelhinha saiu também e ficou solta do lado de fora.

Foto 42: Zoom da ovelhinha desgarrada.

Foto 43: Começo da RS-101, que também aparece no Google Earth como continuação da BR-101) em Osório, mostrando um pedaço do Parque Eólico.

Foto 44: Alguns dos cataventos do Parque Eólico.

Foto 45: Populares em trânsito fotografando o Parque Eólico. Há um ponto de observação onde as pessoas podem estacionar seus carros e fotografar os cataventos gigantes. Lá no fundo, a montanha mais alta com antenas que estão tocando as nuvens é o Morro da Borússia, de onde eu fiz as fotos 27 a 40, extamente daquele ponto onde estão as torres.

Foto 46: A Lagoa dos Barros vista da RS-101.

Foto 47: Bois e vacas pastando em uma pequena propriedade rural em frente à Lagoa dos Barros.

Foto 48: Os cataventos do Parque Eólico vistos da RS-101.

Foto 49: A Lagoa dos Barros vista da RS-101.

Foto 50: A Lagoa dos Barros vista da RS-101.

Foto 51: A Lagoa dos Barros vista da RS-101.

Foto 52: A Lagoa dos Barros vista da RS-101.

Foto53: Ovelhas pastando.

Espero que tenham gostado dessas fotos.

Loro. liked this post
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 2nd, 2010, 03:48 AM   #2
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4079

Adoro road threads, esse ficou lindo, lindo, o Rio Grande do Sul é mágico, revendo esses lugares, bate uma saudade enorme! Obrigado por nos convidar para a viagem, Henehass, foi tri legal!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 03:57 AM   #3
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 31

Sal, Sol, Sul, Magnífico!
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 04:08 AM   #4
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2661

esse é o melhor video da Rota do Sol... ALTAMENTE RECOMENDADO VER EM HIGH DEFINITION, no site do Youtube, ao invés do forum

http://www.youtube.com/watch?v=gCp0YTHpLEU
Old February 2nd, 2010, 09:03 AM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 486

Belíssimo thread! Parabéns!
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 01:20 PM   #6
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 375

Paisagens lindas, o pasto super aparadinho e verde... Tudo muito bem cuidado e capricho.
Linda região!
RodrigoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 01:34 PM   #7
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 1081

Belas fotos ! Mas senti falta de mais fotos da Rota do Sol, é sem dúvidas uma das estradas mais bonitas pela qual passei ! Havia passado lá ainda durante sua construção e estava um caos, estradas de barro estreitas, caminhões passando mas numa outra viagem percebi que valeu a pena. Os túneis em espiral, viadutos, são incríveis.

Adoro essa região entre o mar e a serra gaúcha, lembram paisagens aqui de SC.
Positronn está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 02:56 PM   #8
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

@Positron: vai no Youtube e vi o video que postei em HD. Não é o mesmo que foto, mas vai saciar um pouco tua vontade.
Old February 2nd, 2010, 03:20 PM   #9
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Likes (Received): 76

Morro, lago, vegetação, cidade e o parque eólico, ótimo.
Deve ser sensacional uma viagem nessa rodovia.
A 32 e a 28 estão sensacionais.
Seria legal se no Brasil inteiro fizessem um thread assim, com fotos próprias, pra ver o contraste entre as paisagens, como é possível ter uma idéia naquele road thread que eu fiz com fotos garimpadas.
EduPR no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 03:29 PM   #10
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 79

nossaaaaaa...quantos lugares lindos...adoro tread assim!
perfeitas tuas fotos!
Old February 2nd, 2010, 03:32 PM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Foto 38: Há várias dessas construções ao longo da estrada (estrada Minas Gerais) que leva ao Morro da Borússia e à comunidade mostrada na foto 36. São estações da Via Crucis (Paixão de Cristo).

Puxa, uma "estrada Minas Gerais" em pleno litoral norte do Rio Grande do Sul? O nome deve ter sido dado devido às vias crucis que lembram os Passos da Paixão de Cristo que há nas capelinhas das cidades históricas mineiras.
Old February 2nd, 2010, 03:34 PM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Foto 33: Uma placa de trânsito vandalizada na estrada que leva ao topo do Morro da Borússia. Pelo menos, um vandalismo meio “alto atral”.

Sou contra vandalismos mas confesso que este é o único " cool" e simpático que eu já vi e gostei. Dá vontade de arrancar a placa e colocá-la num canto do quarto ( escritório) onde temos o computador e escrivaninha o que renderia um decoração " cool".... haha...
Old February 2nd, 2010, 03:36 PM   #13
CCovatti
Registered User

CCovatti's Avatar

Likes (Received): 27

Perfeita a Rota do Sol.

Devo passar por aí mais umas 4 ou 5 vezes até o fim do verão. Privilegiados somos nós Caxienses, e serranos em geral.

Mas quem vê esta estrada não imagina a dificuldade que era descer a serra do Pinto a questão de 10, 11 anos atrás; estradas de chão batido, estreitas e esburacadas, na beira de verdadeiros penhascos, dava medo.
CCovatti no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 03:37 PM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

As primeiras fotos do thread me lembraram trechos das serras entre Rio e Minas pros lados de Petrópolis, Itaipava etc.
Old February 2nd, 2010, 03:43 PM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Gostei da foto 34 que é uma estrada cheia de hortênsias . O lugar me lembrou a estrada que vai pra Gramado.
O nome Borússia me lembra o time de futebol alemão. Alguém sabe a origem do nome?
Old February 2nd, 2010, 04:49 PM   #16
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Borussia é uma região da Alemanha. Provavelmente a origem do nome é devido a alguma colonização alemã...
Old February 2nd, 2010, 05:00 PM   #17
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1178

Lindo. Paisagens magníficas. A Rota do Sol ficou uma bela de uma estrada. Que thread fantástico, me deu saudades do RS.

Agora, a BR-101 está um caos. No techo gaúcho, parece que as obras não andam. Há várias comunidades às margens da estrada, entre elas, duas cidades: Terra de Areia e Três Cachoeiras. E nas duas, a situação é CAÓTICA. Quem vai perde MUITO tempo para atravessar essas duas cidades (que são LITERALMENTE as margens da BR, com comercio, prefeitura, cartório, casas, serviços...).
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 05:21 PM   #18
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Likes (Received): 33

Lindas!!

Esta eu aprendí no CTG Saudades da Querência, em Nova Andradina-MS
Homenagem aos Tradicionalistas.......

Figueira Velha
Gildo de Freitas

Esta figueira, meus amigos, fica na esquina do Forte com a Assis Brasil.

Figueira como é que pode
Estares modificada
E vejo assim tão cercada
De casas de moradia
Onde estão as ferrarias
Do Carlo e do Zeca Paiva
Francamente eu tenho raiva
De não ver mais quem eu via.

Figueira faz tanto tempo
Que eu estava retirado
Aqui deixei meu passado
E hoje venho a procura
Só não vejo as criatura
Que eu vi e sou testemunha
Pegando cavalo a unha
Para porem a ferradura.

Passavam tropas e tropas pelo passo da mangueira
E na estrada da pedreira pouco adiante do boeirinho
O matador assassino e as facas carneadeiras
Parece até brincadeira que o tempo modificou
Que fim será que levou teus velhos dono figueira
Eu tenho até que teus donos à anos já faleceram
E os herdantes venderam para outros seus direito
Ficaste assim desse Jeito cercada de vizinhança
Que fim levou as crianças e aquelas moça tão lindas
Recordo de tudo ainda e não me sai da lembrança.
Quem tu eras, quem tu és, oh figueira bonitona.
Zeca Paiva era o teu dono, a dona Arzira tua dona
Quantas vezes em tua sombra churrasquiei, toquei sanfona
E a evolução por vaidade transformou tudo em cidade, passou a ser cidadona.

Se eu pudesse eu te mudava
Pra um lugar de campo aberto
Para sentires de perto
As coisas de antigamente
Tu com toda essa beleza
I esse estranho ambiente
Não podes viver contente
Distante da natureza.

É isso mesmo figueira, tu és a recordação do meu velho passado.
Vamo encerrar gaiteiro.
Old February 2nd, 2010, 05:28 PM   #19
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 51

Fantástico! Um dos melhores threads que já vi, e muito bem elaborado. Parabéns, Rene Hass!
Manezinho no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2010, 05:34 PM   #20
edukirsch
Registered User

edukirsch's Avatar

Likes (Received): 96

Belíssimo thread!

Infelizmente não tive o privilégio de viajar pela Rota do Sol, porém falam que é a coisa mais linda de todas

Belo vídeo do youtube Aces, adorei!

Essa estrada é realmente fenomenal! Se desembocasse no litoral sul de Santa Catarina então... ia ser perfeito!

husadahusdhuads

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, road thread

Thread Tools

Posting Rules