|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Excelente!
Likes (Received): 0
|
The Beautiful British Columbia - Vancouver & Victoria
"The beautiful British Columbia".
Esta é a frase mais lida nas placas dos automóveis que circulam pela província canadense. E o lema de fato faz jus à realidade. Nenhuma outra província canadense possui mais parques e reservas naturais do que a Colúmbia Britânica. Cortada pelas Montanhas Rochosas e por 27.000 km (isso mesmo!) de um litoral repleto de baías, ilhas (aproximadamente 6.000), fiordes e montanhas, a Colúmbia Britânica (ou BC em sua sigla em inglês) possui no turismo uma de suas principais atividades econômicas. Mas a beleza não se resume aí: apesar de ter apenas 4,4 milhões de habitantes (dados de 2009) espalhados em quase 1 milhão de km quadrados, a pujância e o ar tradicional de suas cidades, apesar de contrastantes, são um prato cheio para nós, foristas do SSC. =) Tive a oportunidade de visitar as cidades de Vancouver e Victoria em dezembro. A primeira cidade é a principal e mais pujante do oeste canadense, com sua região metropolitana concentrando quase metade da população da província. A segunda, apesar de ser a capital da Colúmbia Britânica, é uma cidade bucólica para os padrões que estamos acostumados, com apenas 80.000 habitantes. As fotos que tirei dessa viagem, as quais compartilharei aqui, estarão divididas em dois posts - 1 para cada cidade. Primeiro será apresentada (reapresentada?) Vancouver. Mais especificamente, uma Vancouver cosmopolita que corria contra o tempo para apresentar ao mundo 2 meses depois os XXI Jogos Olímpicos de Inverno. No outro post, já na página seguinte, será mostrada uma Victoria tradicional e com forte influência inglesa.
|
|
|
#2 |
|
Excelente!
|
Vancouver Ou Raincouver, como gostam de brincar os Vancouverites (naturais da cidade). De fato, talvez a característica que chame mais a atenção de um visitante desavisado que chegue à cidade entre os meses de outubro e março seja o tempo constantemente nublado e a chuva fina. E foi nessa época que cheguei: antes de pousar no aeroporto, o avião teve de atravessar duas camadas espessas de nuvens. Eram 2:30 da tarde, o tempo e a baixa luminosidade do inverno contribuíram para deixar a cidade escura já a essa hora. Esse clima "sombrio" já atraiu para a região produções do seriado Arquivo X e, mais recentemente, dos filmes da saga Crepúsculo. Mas não só isso atraiu os estúdios de cinema e tv para a cidade e nem a isso se resume a lembrança que um turista tem de Vancouver. A cidade olímpica de inverno alia as suas belezas - inclusive naturais - uma excelente infra-estrutura. No caso do que é paupável para nós turistas, chama a atenção o eficientíssimo sistema de transporte de massa e os ínumeros hotspots gratuitos com internet. Não é de hoje que a infra-estrutura é um atrativo para empresas e mão-de-obra de todos os locais do mundo. A então pequena Vancouver do final do século XIX se desenvolveu rapidamente com a construção de uma rede de ferrovias ligando-a ao Oceano Atlântico: estava criado assim o primeiro entreposto ocidental na rota de comércio entre a Inglaterra e o Oriente. É dessa época remontam as primeiras imigrações de orientais à cidade. É desse fluxo migratório que no início do século XX foi criada a Chinatown de Vancouver. E agora, aproximadamente 100 anos depois, é a maturação e intensificação desse deslocamento populacional que fazem de Vancouver uma cidade verdadeiramente cosmopolita, dando muitas vezes a impressão ao visitante ocidental de se estar em uma cidade asiática. E por último, desculpem a qualidade de algumas fotos. Minha câmera estava quebrada e algumas coisas registrei com o celular. Mas é óbvio que aproveitei a viagem para algumas compras, e esse problema foi resolvido depois de alguns dias. ![]() Chinatown Pegando o gancho da imigração, eis onde tudo começou. A Chinatown compreende uma área pequena próxima ao centro da cidade. Desnecessário dizer que toda a população de origem chinesa - aproximadamente 17% do total de habitantes - e demais populações asiáticas (coreanos, japoneses, filipinos, indianos e árabes - apenas para citar as mais relevantes) hoje em dia se espalham por toda a cidade. 1 ![]() 2 ![]() 3 ![]() Downtown e Gastown As áreas mais antigas de Vancouver. A primeira é um pujante Central Business District, ligado ao resto da cidade por 2 linhas subterrâneas de metrôs*, diversas linhas de ônibus e um sistema de barcas. Chama a atenção o ritmo acelerado de construções, tanto residenciais como comerciais. A segunda é o distrito histórico na zona portuária da cidade, onde se encontra o Gastown Steam Clock, um relógio que seria movido a vapor. É também próximo dali a região mais degradada de Vancouver, correspondendo a alguns quarteirões da Hastings Street. * Não sei dizer ao certo se o transporte sobre trilhos de Vancouver se trata de um metrô efetivamente ou usa outras tecnologias, como o VLT. Agradeço a quem me corrigir 4 ![]() 5 ![]() 6 ![]() 7 ![]() 8 ![]() 9 ![]() 10 ![]() 11 ![]() 12 ![]() 13 ![]() 14 ![]() 15 ![]() 16 ![]() 17 ![]() 18 ![]() 19 ![]() 20 ![]() 21 ![]() 22 ![]() 23 ![]() Stanley Park A partir do centro, na direção oposta à Chinatown e à Gastown, está o Stanley Park. O maior parque urbano do Canadá, 10% maior que o Central Park de Nova York e 2 vezes do tamanho do Richmond Park de Londres, reúne em seu entorno o que parece ser a área apartamentos residenciais mais valorizada de Vancouver. Localizado numa península, vale - se o tempo deixar - um passeio de bicicleta pelos 9km de ciclovias ao seu redor, como eu fiz. =) Infelizmente não tive tempo de conhecer o seu interior. Mas lá dentro deste, que é o maior cartão postal de Vancouver, os turistas fazem passeios pelo bosque centenário preservado e podem visitar a um Aquário Marinho. 24 ![]() 25 ![]() 26 ![]() 27 ![]() 28 ![]() 29 ![]() Fotos Noturnas Em dezembro os dias são bastante curtos nessa latitude. O sol em Vancouver não nascia antes das 8h da manhã e se punha por volta das 4h da tarde. Isso quando o tempo não contribuía negativamente, como no caso da minha chegada. Infelizmente, um dos maiores lados negativos da cidade, na minha opinião, é ter a rotina associada ao período de luz solar. Após a época de Natal, o comércio em geral - inclusive shoppings - fechava às 6h da tarde. Barzinhos e boates começavam a encher cedo, antes de 8h da noite para esvaziarem à meia-noite. Pra um turista na cidade, a impressão que dava é que o dia terminava às 4h da tarde. Por outro lado, pelo menos, os dias curtos renderam uma quantidade razoável de fotos noturnas. =) 30 ![]() 31 ![]() 32 ![]() 33 ![]() 34 ![]() 35 ![]() 36 ![]() Skylines Afinal, aqui é o SSC! A cidade impressiona pelo skyline do centro, bem definido como no caso das cidades americanas. Os muitos prédios residenciais nas áreas centrais da cidade, de boa arquitetura por sinal, ajudam a dar densidade à vista. Acredito que seja um dos centros com melhor skyline e densidade para o porte da cidade. Fora dele, a paisagem mais comum é a de um típico subúrbio norte-americano. Porém, em municípios vizinhos (como North Vancouver) e em outros bairros, como Shaughnessy (onde fiquei), um incipiente skyline começa a ser formar 37 ![]() 38 ![]() 39 ![]() 40 ![]() 41 ![]() Diversas Vancouver não se resume só às fotos mostradas. Em 18 dias lá e dando atenção à minha então namorada (motivo real da minha visita), muita coisa deixei de conhecer. Outras conheci, mas ficaram difíceis de serem encaixadas nesse thread por estarem em regiões tão distintas da cidade. Parte delas, porém, mostrarei aqui. =) Vale também um comentário geral para finalizar as impressões da cidade. O povo canadense é extremamente bem educado: regras de trânsito são respeitadas, existe pouco lixo no chão, o atendimento nos restaurantes é cordial e a cidade parece bastante segura de forma geral. No entanto, para nós turistas latinos (brasileiro é latino? ó a discussão! ) a educação e uma certa frieza parecem se misturar: falta espontaneidade no trato pessoal e manifestações autênticas na rua como vemos nas cidades turísticas brasileiras.Um detalhe também me chamou bastante a atenção nesta cidade olímpica. Por ter andado por tantas ruas seguras e organizadas, me impressionei com o descaso das autoridades na Hastings Street (próximo à Gastown). Andando uns poucos metros até lá, encontram-se quarteirões inteiros ocupados por mendigos, traficantes e usuários de drogas. A sujeira está por toda a calçada. Indo a pé para um jogo de hockey (turista maluco!) mais de um traficante tentou me abordar. E em nenhum momento se viu a polícia. Nesta região nem tentei sacar a câmera do bolso para tirar fotos. =) 42 Lynn Canyon, um dos diversos parques localizados na área metropolitana de Vancouver ![]() 43 Pacific Central, estação rodoviária intermunicipal de Vancouver ![]() 44 Deep Cove, bairro bucólico de Vancouver. Reduto de artistas durante o verão ![]() 45 ![]() 46 ![]() 47 ![]() 48 ![]() 49 ![]() 50 ![]() 51 ![]() 52 ![]() 53 ![]() 54
My photo threads so far: Last edited by Rafael Catramby; February 8th, 2010 at 02:48 AM. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Registered User
|
Vancouver deve ser fantástica. Infelizmente quando fui ao Canadá não pude conhecê-la, mas vontade não falta. Fotos incríveis!
Interessante esse aviso em português! =D
|
|
|
#4 |
|
.
Likes (Received): 26
|
Nostalgia total esse thread... Há exatos 5 anos, eu tava em Vancouver... Fiquei pouco tempo, mas o suficiente pra ter ótimas lembranças...
Como tu falou, o povo canadense é muito educado, mas não concordo quando tu diz que "falta espontaneidade"... Eu achei os canadenses extremamente simpáticos, nada forçados... É uma "simpatia sincera", sem exageros, sem ter uma super necessidade de agradar (coisa que, na minha opinião, acontece muitas vezes no Brasil)... Perto de Gastown, tem muito drogado mesmo... Teve uma vez que eu tava numa parada esperando ônibus e tinha um traficante ali comigo, bem de boa, hahah... Passou uma viatura da polícia e não deu em nada, hahah... Agora eu dou risada, mas confesso que na hora fiquei bem tenso, heheh... Bom, mas até o maravilhoso e "perfeitinho" Canadá tem seus probleminhas... Vancouver não deixa de ser uma cidade maravilhosa por causa disso... Linda, povo educado e simpático (sim!) e esbanja qualidade de vida... Que saudade dessa cidade! Ah... Já ia me esquecendo... Valeu pelas fotos, tão muito boas!
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Registered User
|
Lindo
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 82
|
Lugar bonito, rico e desenvolvido, assim é o Canadá! Valeu pelas fotos
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
VEMK
Likes (Received): 74
|
![]() Vancouver beira a PERFEIÇÃO! Linda, linda, linda. Disparada uma das mais lindas do mundo. Belo thread!
|
|
|
#8 |
|
trinta zero zero
Likes (Received): 28
|
Eu não consigo ver muita diferença entre as cidades canadenses (anglófonas) e as dos EUA.
|
|
|
|
|
|
#9 | |||
|
Excelente!
|
Quote:
![]() Tive a mesma impressão, e por isso tirei a foto! Mas na verdade, acho que o aviso está em espanhol. ![]() Quote:
![]() Quote:
![]() Realmente também não vejo. Lembro quando fiz High School nos EUA que um colega de sala dizia que achava engraçado ir ao Canadá: enquanto indo ao México ele via uma cultura completamente diferente, o Canadá ele achava simplesmente igual. Mas existem algumas diferenças sim (pelo menos em relação a Vancouver): existem poucos negros em Vancouver e menos latinos do que se encontra nos EUA. Em compensação, os asiáticos são maioria entre os imigrantes. Outra coisa que percebi é que a cultura do carro é menos expressiva em Vancouver: lá não é raro ver carros ultra compactos como Mini Cooper, Smart. Em NY, onde fui logo em seguida, não vi nenhum carro desse segmento. A paisagem natural de Vancouver também diferente do padrão estadunidense: as árvores de folhas caducas dão lugar a pinheiros. E por aí vai... _______ No mais obrigado a todos os comentários! Na próxima página postarei fotos de Victoria, capital da Colúmbia Britânica.
|
|
|
|
#10 |
|
.
|
O oeste do Canadá é fantástico: florestas, montanhas nevadas, fiordes e a cidade de Vancouver. Valeu pelas fotos!
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
|
Legal as fotos. Cidades bonita mesmo!
|
|
|
#12 | |
|
Excelente!
|
Quote:
Obrigado, Miracatiba! Além de bonita, é impressionante imaginar que uma RM de 3 milhões de habitantes seja muito mais cosmopolita do que nossas duas grandes metrópoles. Mas acredito que um dia cheguemos lá.
|
|
|
|
#13 |
|
hm...
Likes (Received): 9
|
fiz intercâmbio no canadá, achei todos muito receptivos e educados, mas as vezes rola sim uma frieza
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Rafael Soares
Likes (Received): 740
|
Fala, xará!
Po, que experiência legal deve ter sido visitar este país, em específico,Vancouver... Que, merecidamente, pôde receber as Olimpíadas de Inverno. Cidade linda e fotos lindas! Parabéns!!! Abração
Meus threads mais recentes: Búzios - RJ | Saquarema - RJ | Petrópolis - RJ | Baía de Guanabara - RJ Meus outros threads: Dois Irmãos + Vidigal | Morro da Conceição - Rio | Amanhecer - Rio| Teresópolis - RJ | Paraty - RJ |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Good floor, better sky.
Likes (Received): 1
|
Muito bonito. É o tipo de lugar que você tem que olhar sem querer comparar com nossas cidades, se não dá até tristeza.
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 575
|
Rafael,
Estive em Vancouver durante 5 (cinco) dias em 1999, durante o verão, e adorei a cidade. As lembranças que tenho da cidade são as melhores possíveis. Reconheci em suas fotos vários lugares por onde passeei, como a Georgia St (a avenida "Paulista" da cidade), Granvillle St, Stanley Park (faltaram fotos do “Totem Poles”), Lions Gate Bridge, etc, etc, etc... Ah que saudades que eu tenho de Vancouver, do seu aquário fenomenal, da ponte Capilano (não tirou fotos dela??), da Grouse Mountain ... Espero um dia retornar para esta cidade maravilhosa. Seu thread está ótimo! |
|
|
|
|
|
#17 | ||||
|
Excelente!
|
Quote:
Quote:
Saí de lá sem a ilusão de que em 2016 chegaremos ao mesmo patamar. Mas espero que em 6 anos melhoremos em muita coisa ainda. Quote:
Ideal mesmo seria unir o melhor daqui com o de lá...ahhh...isso sim! ![]() Quote:
![]() Com relação às fotos que você me cobrou agora, tenho que primeiro dizer que não fui à Capilano* ... mas serve uma foto de Lynn Canyon? Tinham me falado que Capilano não valia muito a pena, e que ponte por ponte, a de Lynn Canyon era num parque e de graça ![]() ![]() Quanto aos totem poles, tenho uma foto com eles sim, mas não ficou boa. Mas pra quem tá curioso, eis a foto que tirei: ![]() * Pra quem não sabe, se trata de uma ponte suspensa onde foi filmada uma cena de um dos filmes da série Indiana Jones. __________________________________________________________ Só lembrando que em breve (isto é, virando a página) postarei a continuação desse thread: falta ainda mostrar fotos de Victoria, capital da Colúmbia Britânica, onde fiquei por 3 dias.
|
|
|
|
#18 |
|
A cada um o que é seu
Likes (Received): 3
|
Bem interessante e descritivo o tópico, assim como muito boas as fotos, pela própria cidade e dadas as limitações...
|
|
|
#19 | |
|
Registered User
Likes (Received): 575
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Am I bovvered?
Likes (Received): 15
|
Aparenta ser fantástica e vibrante! Ótimo thread por sinal.
|
|
|
|
![]() |
| Tags |
| british columbia, canada, vancouver, victoria |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|