daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > World Forums > Architecture

Architecture news and discussions on all buildings types and urban spaces
» Classic Architecture | European Classic Architecture and Landscapes | Public Space | Shopping Architecture | Design & Lifestyle | Urban Renewal and Redevelopment



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old February 11th, 2010, 11:36 PM   #1
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO
 
JoseRodolfo's Avatar
 
Join Date: Jul 2003
Location: São Paulo - Brasil
Posts: 4,425
Likes (Received): 91

Oscar Niemeyer´s architecture in Rio de Janeiro

By Osmar Carioca


Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1907, e foi registrado com o nome de Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho. Considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional, foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Com obras presentes não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália, Israel, Inglaterra, entre outros, foi por intermédio de OSCAR NIEMEYER, um carioca da gema, que o Brasil conquistou seu lugar na história da arquitetura mundial.

No Rio de Janeiro, onde o mestre começou sua carreira profissional, foram muitas as obras construídas: edifício-sede do Banco Boavista, na Praça Pio X; edifício residencial Rond Point, na rua Rainha Elizabeth 244; Casa das Canoas; Residência Leonel Miranda, na Av. Visconde de Albuquerque, no Leblon, entre várias outras. Meu thread, no entanto, irá abordar somente algumas da obras desenvolvidas no Cidade e Estado do Rio de Janeiro, a saber:
• Palácio Capanema
• Obra do Berço
• Residência Prudente de Morais Neto
• FGV
• Edifício residencial Pasteur
• Edifício Barão de Mauá (sede VALE)
• Edifício JK, Vieira Souto 206;
• Edifício Manchete
• Hotel Nacional
• Torres circulares na Barra
• SESC Copacabana
A maioria dos textos abaixo foi retirado do GUIA DA ARQUITETURA MODERNA NO RIO DE JANEIRO, organizado por Jorge Czajkowski, editado pela Casa da Palavra: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2.000 (doravante denominado simplesmente GUIA)


PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA
Rua da Imprensa, nr 16 - Centro

Ícone da arquitetura modernista brasileira e internacional, esse edifício projetado por Le Corbusier e alguns dos principais arquitetos brasileiros expressa as idéias e os elementos básicos do modernismo, tal como enunciados nos Cinco princípios para um nova arquitetura, de Le Corbusier e Pierre Janneret, de 1926..... A qualidade arquitetônica da construção serviu de matriz “ideológica” e figurativa para a arquitetura modernista brasileira e mesmo para a estrangeira. Destacam-se alguns temas e elementos significativos: o pilotis de dupla altura, a escada helicoidal de acesso ao salão polivalente, o átrio de paredes de travertino e tijolo de vidro, as fachadas diferenciadas de brise-soleil (nordeste), pan-de-verre (sudoeste) e empenas cegas revestidas de granito “olho-de-sapo”.

PROJETO: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Carlos Leão, Jorge Machado Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcelos, 1936
CONSULTORIA: Le Corbusier (Fonte: GUIA)



1 –


2 –


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29



OBRA DO BERÇO
Rua Cícero Góis Monteiro, 19 – Lagoa

Primeiro projeto construído de Oscar Niemeyer, destinava-se a servir de sede a uma instituição filantrópica de atendimento à primeira infância. O tratamento da fachada principal – em quebra-sóis móveis verticais – e o volume compacto sobre pilotis remetem à obra de Le Corbusier, com quem o arquiteto havia colaborado no ano anterior. Passados mais de 60 anos, é talvez difícil avaliar corretamente a afirmação de princípios que representou essa pequena edificação, realizada com meios extremamente limitados.

PROJETO: Oscar Niemeyer, 1937 (Fonte: GUIA)


30


31


32


33




RESIDÊNCIA PRUDENTE DE MORAIS NETO
Rua Inglês de Sousa 56 – Jardim Botânico
Nesta casa Niemeyer explorou pela primeira vez a forma da fachada inclinada, exaustivamente reutilizada nos anos seguintes. Seu objetivo com este artifício foi permitir a entrada controlada do Sol.
PROJETO: Oscar Niemeyer 1943


34


35


36


37


38



EDIFÍCIO-SEDE DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
Praia de Botafogo, 190 – Botafogo

O projeto original era composto de duas lâminas, uma destinada às salas comerciais (à direita) e outra aos serviços da FGV (à esquerda), ligadas através de um corpo baixo, que abrigaria espaços para exposições, cinema e auditório. Somente o bloco da esquerda foi construído, e nele estão presentes elementos característicos da arquitetura de Niemeyer no período, como as fachadas em curtain wall e o pilotis com pilares em V, que fazem o prédio “flutuar” sobre o embasamento

PROJETO: Oscar Niemeyer, 1955 (Fonte: GUIA)


39


40


41


42


43


44


45



EDIFÍCIO PASTEUR
Avenida Pasteur, 162 – Urca

Outro caso de elegante intervenção arquitetônica de Niemeyer em um continuum edificado. A dupla de portas de correr e bandeiras em continuidade, separadas por lajes-brises, dão expressão ao edifício, resolvem parcialmente as necessidades de controle ambiental e contém os equipamentos mecânicos, inseridos a posteriori. A intenção de leveza é sublinhada pela balaustrada, moderna e transparente, que define o balão linear aberto para a enseada de Botafogo.

PROJETO: Oscar Niemeyer, 1957 (Fonte: GUIA)


46


47


48


49


50


51


52



EDIFÍCIO BARÃO DE MAUÁ (edifício-sede da VALE)
Av. Graça Aranha, nr 26 – Centro

No projeto original, esse edifício de escritórios foi tratado como uma torre de vidro assentada diretamente sobre o solo, contrastando com solução em pilotis do Ministério da Educação e Cultura, o que lhe rendeu a alcunha de “noivinha do MEC”. A solução atual, com empenas laterais cegas e fachada em brise-soleil de alumínio, resulta da reforma realizada após incêndio ocorrido em 1981.

PROJETO: Oscar Niemeyer, 1960. Reformado por Oscar Niemeyer em 1981, após incêndio. (Fonte: GUIA)


53


54


55


56


57


58


59


60




EDIFÍCIO JK
Avenida Vieira Souto, 206 – Ipanema

Este prédio respeita o desenho da quadra imposto pela legislação à época de sua construção. A solução elegante, obtida através da articulação de um mínimo de elementos arquitetônicos, é previsível numa obra de Niemeyer e seu destaque no conjunto edificado da época dá-se por conta dessa qualidade. Na disposição interna cabe destacar o apartamento que ocupa os três últimos andares, particularmente no que se refere à inserção do pátio voltado para a fachada e à interessante relação espacial com salas, o terraço da cobertura, a paisagem e o céu.

PROJETO: Oscar Niemeyer, 1960 (Fonte: GUIA)


Neste prédio viveu durante alguns anos Juscelino Kubischek

“....Oscar Niemeyer demonstra que não pode haver melhor razão para que um prédio seja totalmente envidraçado do que estar voltado para um bela praia. O arquiteto não utilizou aqui elementos estruturais que pudessem atrapalhar a vista. A atual proprietária da cobertura respeito regorosamente a arquitetura original do prédio, e combinou peças de arte brasileira contemporânea com alguns clássicos do mobiliário moderno. O ambiente é definido pela proximidade do nível da rua, o que, de certa maneira faz do apartamento um prolongamento da praia, como se fosse um pavilhão...” (FONTE: livro “Residências do Rio de Janeiro”, com texto de André Corrêa do Lago, Editora Rizzoli New York)


61


62


63


64



EDIFÍCIO-SEDE DA MANCHETE
Rua do Russel 804 – Centro

Abrigando ao mesmo tempo espaços nobres, administração, redação e refeitório da editora (depois acrescido de emissora de TV), o conjunto ocupa um terreno modesto para a dimensão do programa proposto, que engloba ainda um teatro, em bloco isolado, ao fundo. A construção em duas etapas do bloco voltado para a rua é denunciada pela faixa vertical na fachada em vidro. O volume da caixa d´água adquire valor ornamental através do grafismo dos azulejos de Athos Bulcão que revestem suas empenas.

PROJETO: Oscar Niemeyer, 1966 (Fonte: GUIA)


65



66


67


68



HOTEL NACIONAL
Av. Niemeyer, 769 – São Conrado

A torre circular do hotel é o primeiro prédio de grandes dimensões do bairro. Na pureza de sua forma, o edifício foi pensado como um contraponto escultórico à exuberante paisagem local, que servisse de protótipo para a ocuçaão de São Conrado e da Barra da Tijuca. O projeto original previa uma torre de cinqüenta pavaimentos, reduzida, na execução, a trinta.

PROJETO: Oscar Niemeyer 1968 (Fonte: GUIA)


69


70


71


72



SEC COPACABANA

73


74


75



76


77



Espero que tenham gostado do meu tributo e aproveito a ocasião para solicitar que foristas de todo o Brasil também façam threads das obras do Mestre. Alô MARIA THERESA, alô TCHELLO, alô DON QUINTO: vocês bem que poderiam preparar threads porretas das obras do ON nas cidades em que vocês vivem! É obra que não acaba mais!


Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Hospital da Lagoa, situado na Rua Jardim Botânico.





__________________
_________
Faça parte do movimento de defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo, entre para o Preserva São Paulo:
http://www.preservasp.org.br/
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old February 11th, 2010, 11:52 PM   #2
Sarkkany
BANNED
 
Join Date: Oct 2009
Location: São Paulo
Posts: 59
Likes (Received): 0

well done
Sarkkany no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 12:19 AM   #3
buho
Moderator
 
buho's Avatar
 
Join Date: Sep 2008
Location: Madrid
Posts: 14,877
Likes (Received): 19150

I like the Copacabana SESC
buho no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 02:21 AM   #4
Phobos
Registered User
 
Phobos's Avatar
 
Join Date: Sep 2003
Location: Porto
Posts: 9,408

The good old mummyemeyer
__________________
www.deforma.wordpress.com
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old February 12th, 2010, 05:08 AM   #5
JmB & Co.
Registered User
 
JmB & Co.'s Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Buenos Aires
Posts: 3,614
Likes (Received): 461

I sincerelly dont like Niemeyer style. But its remarkable the influence he imposed.
__________________
LeitoStafe liked this post
JmB & Co. no está en línea   Reply With Quote
Old February 16th, 2010, 11:53 PM   #6
mihhhi
Registered User
 
Join Date: May 2008
Location: München/Warszawa
Posts: 78
Likes (Received): 23

I specially like the modern art Musem in Niteroi (I now it is not in rio, but still pretty near)
I've been there last summer.. really impressing.
mihhhi no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2010, 06:02 PM   #7
Concrete Stereo
Registered User
 
Concrete Stereo's Avatar
 
Join Date: May 2005
Location: Lyon
Posts: 1,598
Likes (Received): 599

The Palácio Gustavo Capenema is a very impressive building to visit. The same goes for the Niteroi modern art museum. Which is, of course, much more a landmark for Rio (where it is looking at) than it is for Niteroi (where it is looking from)

Concrete Stereo no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2010, 09:16 PM   #8
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO
 
JoseRodolfo's Avatar
 
Join Date: Jul 2003
Location: São Paulo - Brasil
Posts: 4,425
Likes (Received): 91

Thanks. But it´s actually the Museum of Contemporary Art. "Museu de Arte Contemporânea de Niterói".
__________________
_________
Faça parte do movimento de defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo, entre para o Preserva São Paulo:
http://www.preservasp.org.br/
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2010, 09:36 PM   #9
Reyham
Reyham
 
Reyham's Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Posts: 1
Likes (Received): 0

Niemeyer's architecture is still full of futurism: could need that today..
but would be nicer with less dirt on the concrete
__________________
Uga uga
Reyham no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 12:59 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu