daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 14th, 2010, 12:50 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 536

Restinga – bairro subúrbio de Porto Alegre (RS) sendo mostrado pela primeira vez aqui no SSC para matar a curiosidade de alguns de como é um subúrbio porto-alegrense

RESTINGA – bairro subúrbio e rural na zona sul de Porto Alegre.

Atenção: Este thread não mostra um bairro nobre de Porto Alegre, e sim um bairro subúrbio na zona rural da cidade que até hoje ninguém havia mostrado aqui no SSC. A minha intenção é somente mostrar como é um subúrbio de Porto Alegre que muitos tinham a curiosidade de saber como é. Se você apenas gosta de ver bairros nobres, este thread não é indicado para você.

A minha motivação para a criação deste thread surgiu a partir de alguns comentários que eu li no thread Coletânea de fotos aéreas inéditas de Porto Alegre-RS......!!, do colega forista GersonLDN, em que alguns outros colegas foristas lembraram que os threads de Porto Alegre são repetitivos, quase sempre mostrando a mesma coisa.

O thread está neste endereço:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1051479

Eis alguns comentários que me chamaram a atenção naquele thread. Os grifos são meus:

Quote:
Originally Posted by SirPhillip View Post
50% de Porto Alegre nunca apareceu no SSC, 100% dos threads se concentram numa parte minima da cidade.
Quote:
Originally Posted by Ander Vaz View Post
Quais lugares??Eu só não lembro de ver extremos, como Leopoldina. Mas todo os outros bairros lembro de ter visto.
Quote:
Originally Posted by SirPhillip View Post
Na zona sul, nenhuma foto em nivel de chao da Serraria, Hípica, Restinga, Ponta Grossa ou Belem Novo ou Belem Velho, que apesar de tidos como bairros "rurais", boa parte deles é urbana.

Se vermos em cidades como SP e RJ, alguns foristas estao se dando trabalho de mostrar bairros de periferias ou bairros "esquecidos", mesmo sem ser periferia. Eu mesmo coloquei fotos da Pavuna, Anchieta e Cidade de Deus no meu thread do RJ.
Bem, na segunda semana de fevereiro de 2010, eu resolvi passear pelos bairros Belém Novo e Lami. Depois, fui até Itapuã, que é um distrito de Viamão à beira do Guaíba.

No retorno de Itapuã, fiz o caminho que passa pela Restinga. Não estava nos meus planos fotografar a Restinga. Mas como me lembrei dos comentários que eu citei acima, resolvi entrar na Restinga e tirar algumas fotos, todas do nível da rua e tiradas de dentro do carro.

A Restinga é também conhecida como Vila Restinga ou simplesmente Tinga. É um bairro rural na zona sul de Porto Alegre e um dos únicos subúrbios da capital gaúcha.

Embora o poder público tenha tentado atrair indústrias para a Restinga, ela se mantém como um bairro pobre de periferia e infelizmente ainda alvo de preconceitos.

Conforme informações que eu colhi na Wikipedia, a Restinga fica a cerca de 30 km do centro de Porto Alegre e possui pouco mais de 50 mil habitantes. Cerca de 27 vilas (ou favelas) compõem o bairro Restinga.

O bairro também é sede de duas escolas de samba, a Estado Maior da Restinga e a União da Tinga.

Bem, a minha intenção aqui é mostrar um pouco da nossa querida Restinga.

Foto 01: A Restinga é o bairro marcado em verde escuro dentro do mapa de Porto Alegre (fonte: Wikipedia)

Foto 02: A Restinga vista de satélite (fonte: Google Earth)

Foto 03:

Foto 04:

Foto 05:

Foto 06:

Foto 07:

Foto 08:

Foto 09:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15: Menino se refrescando do calor.

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29:

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32: Quadra da escola de samba Estado Maior da Restinga

Foto 33:

Foto 34:

Foto 35:

Foto 36:

Foto 37:

Foto 38:

Foto 39:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Last edited by renehass; February 14th, 2010 at 12:56 AM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 14th, 2010, 01:17 AM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 446

Rene,
Até que para periferia , eu não a achei tão mal cuidada assim a não ser por lixo em calçadas e pela simplicidade de algumas casas. Mas até que no geral ela me lembrou bairros de BH próximos das fronteiras de BH com outros municípios com os quais estou familiarizado por ter dado aulas em escolas municipais de alguns. Acho que certos problemas sociais irão sendo resolvidos gradualmente com o crescimento da nossa economia ao ponto de um dia estes bairros de periferia não terem grandes diferenças com os bairros de classe média de nossas cidades. Eu mesmo conheço exemplos de pessoas que moram em morros e têm em suas casas tudo o que uma pessoa de classe média média tem em bairros tidos como de não periferia. Claro que podem ser exceção mas mostram que uma parte destas pessoas têm tido oportunidades de melhorarem seu nível de vida tendo acesso a universidades e / ou a empregos que são melhor remunerados que os que seus pais tiveram. Daí melhoram suas casas sem sairem do lugar de origem.

Last edited by Marcelo Olisa; February 14th, 2010 at 01:34 AM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 01:30 AM   #3
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 747

Matou minha curiosidade sobre a Restinga. Era mais ou menos como imaginava, casas pobres, um certo descuido, mas ainda assim, dignidade.

Parabéns por mostrar o lado menos nobre de uma metrópole, rene.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 01:31 AM   #4
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Rene,
Até que para periferia , eu não a achei tão mal cuidada assim a não ser por lixo em calçadas e pela simplicidade de algumas casas. Mas até que no geral ela me lembrou bairros de BH próximos das fronteiras de BH com outros municípios com os quais estou familiarizado por ter dado aulas em escolas municipais de alguns. Acho que certos problemas sociais irão sendo resolvidos gradualmente com o crescimento da nossa economia ao ponto de um dia estes bairros de periferia não terem grandes diferenças com os bairros de classe média de nossas cidades. Eu mesmo conheço exemplos de pessoas que moram em morros e têm em suas casas tudo o que uma pessoa de classe média média tem em bairros tidos como de não periferia. Claro que podem ser exceção mas mostram que uma parte destas pessoas têm tido oportunidades de melhorarem seu nível de vida quando alguns de seus filhos têm acesso a universidades e / ou a empregos que são melhor remunerados que os que seus pais tiveram. Daí melhoram suas casas sem sairem do lugar de origem.
Marcelo:

A Restinga melhorou muito nos últimos 30 anos. No final dos anos 70 e início dos 80 muitas dessas ruas eram de terra e as moradias eram verdadeiras favelas, umas amontoadas sobre as outras. Muito é preciso mudar ainda, como a questão do lixo pelas calçadas e terrenos baldios.

O trecho entre a Restinga e a Hípica, que não aparece retratado aqui, tem sido foco de grandes empreendimentos imobiliários nos últimos anos. Muitos condomínios residenciais de médio padrão estão sendo construídos no entorno da Restinga. E há micro condomínios dentro da própria Restinga, como o mostrado na foto 09.

Até o final deste ano, o bairro ganhará um Instituto Técnico Federal. Aos poucos, o padrão de vida dos moradores da Restinga vai mudando. Não sei se um dia chegará ao padrão de vida igual aos dos bairros nobres de Porto Alegre, mas aos poucos a Restinga vai deixando de ser um amontoado de favelas.

Apesar das melhorias que estão acontecendo aos poucos, a Restinga ainda é alvo de muito preconceito entre os porto-alegrenses, um lugar para muitos a ser evitado.
Old February 14th, 2010, 01:36 AM   #5
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 3539

A Restinga parece ser um bairro de classe E/D emergindo para C como existe nas cidades do País inteiro, as casas são simples, mas já tem garagem, algumas inclusive, com carro, muitas lojas novas, mostrando que o consumo de bens e serviços está em ascensão, esse bairro lembra a Zona Noroeste aqui em Santos, é o mesmo padrão, é esse o verdadeiro Brasil emergente! Valeu pelo thread, as fotos ficaram ótimas!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 01:37 AM   #6
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Matou minha curiosidade sobre a Restinga. Era mais ou menos como imaginava, casas pobres, um certo descuido, mas ainda assim, dignidade.

Parabéns por mostrar o lado menos nobre de uma metrópole, rene.
Obrigado, Ice Climber.

Todas as nossas cidades grandes têm seu lado menos nobre. E eu acho interessante mostrar o lado menos nobre também aqui no SSC. Não podemos tapar nossos olhos em relação às nossas periferias.
Old February 14th, 2010, 01:41 AM   #7
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 46

É bom ver periferia por aqui!!
Como o Marcelo falou, até que para periferia, não está tão mal!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 01:42 AM   #8
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
A Restinga parece ser um bairro de classe E/D emergindo para C como existe nas cidades do País inteiro, as casas são simples, mas já tem garagem, algumas inclusive, com carro, muitas lojas novas, mostrando que o consumo de bens e serviços está em ascensão, esse bairro lembra a Zona Noroeste aqui em Santos, é o mesmo padrão, é esse o verdadeiro Brasil emergente! Valeu pelo thread, as fotos ficaram ótimas!
Obrigado, Santista. Você está certo em suas observações.

Uma curiosidade: no final dos anos 80 ou início dos anos 90, não lembro ao certo, houve um movimento de emancipação da Restinga e dos bairros Belém Novo e Lami para constituíssem um novo município. O movimento não prosperou e sequer um plebiscito foi realizado.
Old February 14th, 2010, 01:43 AM   #9
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by haznobe View Post
É bom ver periferia por aqui!!
Como o Marcelo falou, até que para periferia, não está tão mal!
Obrigado, Haznobe.
Old February 14th, 2010, 01:46 AM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Realmente é nestes locais que eram D/E e estão virando C que vemos o tal Brasil emergente. Quando olhamos apenas para nossa vizinhança que parece ter sempre a mesma cara , a gente fica se perguntando aonde está o tal Brasil emergente que os jornais estrangeiros tanto mostram e que parece invisível e difícil de ser percebido por quem é de classes médias e altas.
Old February 14th, 2010, 01:51 AM   #11
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 3539

Quote:
Realmente é nestes locais que eram D/E e estão virando C que vemos o tal Brasil emergente. Quando olhamos apenas para nossa vizinhança que parece ter sempre a mesma cara , a gente fica se perguntando aonde está o tal Brasil emergente que os jornais estrangeiros tanto mostram e que parece invisível e difícil de ser percebido por quem é de classes médias e altas.
Exatamente, o crescimento da nossa economia está baseado nesses novíssimos consumidores!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 02:36 AM   #12
Emanuel Paiva
C|A|R|I|O|C|A

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2502

Rene, interessante esse thread alternativo. Eu nunca tinha visto fotos do bairro Restinga.

Minhas impressões:

1. Achei o bairro um pouco descuidado;

2. Partes do bairro parecem estar em transformação, outras nem tanto;

3. No Rio tem um monte de bairros assim com o Restinga;

No geral, achei um bairro simples, mas não uma favela, embora algumas casas dão esse aspecto.

Enfim, parabéns pelo thread!

Em breve pretendo fazer um thread de um subúrbio da Zona Norte Carioca, basta pintar tempo
Old February 14th, 2010, 02:48 AM   #13
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

O bairro pode ser simples, mas o comércio é bem diversificado, né, Rene ? Toda cidade tem lugares dito "mais populares" e que sofrem preconceito mesmo, infelizmente.

Bem que o povo poderia contribuir mais e não jogar lixo em qq lugar e nem pichar, não ? Mas na foto 27, a casinha, embora pequenina, está toda pintadinha e sem mato.

Ótimo thread, Rene, bem diferente aos que nos acostumamos ver aqui.. Conhecer uma cidade é isso, ver todos os lados dela..

Obrigada por compartilhar !
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 02:50 AM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
O bairro pode ser simples, mas o comércio é bem diversificado, né, Rene ? Toda cidade tem lugares dito "mais populares" e que sofrem preconceito mesmo, infelizmente.

Bem que o povo poderia contribuir mais e não jogar lixo em qq lugar e nem pichar, não ? Mas na foto 27, a casinha, embora pequenina, está toda pintadinha e sem mato.

Ótimo thread, Rene, bem diferente aos que nos acostumamos ver aqui.. Conhecer uma cidade é isso, ver todos os lados dela..

Imagino que seja casa de alguma " batian" na foto 27, Déa.
Old February 14th, 2010, 03:04 AM   #15
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Rene, interessante esse thread alternativo. Eu nunca tinha visto fotos do bairro Restinga.

Minhas impressões:

1. Achei o bairro um pouco descuidado;

2. Partes do bairro parecem estar em transformação, outras nem tanto;

3. No Rio tem um monte de bairros assim com o Restinga;

No geral, achei um bairro simples, mas não uma favela, embora algumas casas dão esse aspecto.

Enfim, parabéns pelo thread!

Em breve pretendo fazer um thread de um subúrbio da Zona Norte Carioca, basta pintar tempo
Obrigado, Emanuel. Você está corretíssimo em suas impressões.

A Restinga é, talvez, o bairro mais estigmatizados de Porto Alegre. Em breve, pretendo fotografar a Lomba do Pinheiro, outro bairro periférico e estigmatizado de nossa cidade.
Old February 14th, 2010, 03:07 AM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:

Obrigado, Déa. Tem também a casinha da foto 7, que na verdade é um sobrado. A área onde aquela casa está (foto 7) foi uma das piores da Restinga em termos de pobreza. Hoje está mudada. Admiro muito o capricho dos moradores de casas assim.
Old February 14th, 2010, 04:08 AM   #17
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Obrigado, Déa. Tem também a casinha da foto 7, que na verdade é um sobrado. A área onde aquela casa está (foto 7) foi uma das piores da Restinga em termos de pobreza. Hoje está mudada. Admiro muito o capricho dos moradores de casas assim.
Aqui em BH há alguns projetos que incentivam os moradores de favelas a pintarem as fachadas de suas casas com cores alegres e já se constatou que a auto-estima deles melhora tanto que logo se preocupam em melhorar a casa internamente também com melhores móveis e mesmo alguns objetos de decoração.
Old February 14th, 2010, 04:13 AM   #18
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Também admiro, Rene ! Capricho não tem classe social, né ?

Quote:
Imagino que seja casa de alguma " batian" na foto 27, Déa.

Eu e minhas casinhas, né, Marcelo ? rs
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 04:16 AM   #19
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Também admiro, Rene ! Capricho não tem classe social, né ?

Concordo em gênero, número e grau!
Old February 14th, 2010, 11:38 AM   #20
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Um bairro bem parecido com boa parte dos seus similares país afora.. É impressionante como em certos aspectos o nosso país de proporções continentais fica extremamente homogêneo.. Um desses "aspectos" é o cuidado com as regiões periféricas! Itens básicos como varrição de rua, recolhimento de lixo, asfalto, calçadas, entre outros, deveriam fazer parte da realidade de qualquer localidade! Gostei muito do thread!

Last edited by Espartano_bsb; February 14th, 2010 at 01:30 PM.
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, porto alegre, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules