daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 15th, 2010, 03:47 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 537

RS – Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha) – Enoturismo no maior vale produtor de vinhos finos do Brasil, um passeio imperdível para os amantes de um bom vinho e de belas paisagens...

Vale dos Vinhedos (RS) - Serra Gaúcha

ATENÇÃO: A segunda parte deste thread já está disponível na segunda página.

Vale dos Vinhedos (RS) – Parte I:

Situado a apenas 130 km de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos é um vale repleto de vinhedos, como o próprio nome diz, e de vinícolas que produzem alguns dos vinhos finos brasileiros de mais alta qualidade. Cortado pela RS-444, o vale se estende pela zona rural de três municípios serranos gaúchos de colonização italiana: Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul.

Monte Belo do Sul será objeto de um thread exclusivo nos próximos dias.

Nos últimos anos, o Vale dos Vinhedos tem se transformado em uma dos destinos mais procurados pelos turistas no Rio Grande do Sul. Os turistas podem visitar as vinícolas, degustar vinhos e sucos de uva, comprar vinhos a preço de custo e, no verão, participar da vindima, que é a colheita da uva.

Página oficial do Vale dos Vinhedos na Internet:
http://www.valedosvinhedos.com.br

As fotos abaixo foram todas tiradas por mim em fevereiro de 2010. A vantagem de visitar o Vale dos Vinhedos no verão é que os parreirais estão tomados de uvas prontas para a colheita.

Espero que apreciem o que verão. Algumas fotos estão comentadas.

Foto 01: Placa com mapa do Vale dos Vinhedos na junção das rodovias RS-470 e RS-444. É possível conseguir uma cópia em papel deste mapa logo na entrada do Vale.

Foto 02: Mas quem tem Mastercard e American Express também é bem vindo.

Foto 03: Entrada da primeira vinícola no Vale.

Foto 04:

Foto 05:

Foto 06: Se alguém de vocês visitar o Vale, não deixe de parar nesta casa amarela de informações turísticas. Ela fica bem no começo do Vale. Aqui, você deve pegar mapas gratuitos informando a localização de todas as vinícolas.

Foto 07:

Foto 08: Não é uma vinícola, e sim a casa de moradores do Vale.

Foto 09: A RS-444 é muito bem pavimentada. O único problema é que não tem acostamento, dificultando um pouco parar o carro para fotografar.

Foto 10: Uma simpática capela.

Foto 11: A mesma capela da foto anterior.

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14: Parreirais em cima do morro.

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Fot0 18: Não se trata da “cow parade”. Essa vaquinha está ali desde que a queijaria foi inaugurada.

Foto 19: A queijaria da vaquinha da foto anterior.

Foto 20: Madonnina del Monte Grappa. Observem que há uma torneira de onde jorra “vinho”. Na verdade, é água comum com colorante.

Foto 21: Casas mais simples no Vale dos Vinhedos.

Foto 22: Lá em cima do morro, a cidade de Bento Gonçalves vista (com zoom) do Vale dos Vinhedos.

Foto 23: Um zoom um pouco maior de Bento Gonçalves a partir do Vale.

Foto 24: Essas árvores pequenas são plátanos. Atrás deles, um parreiral. No Vale dos Vinhedos, é comum os vinicultores usarem o plátano como cerca-limite dos parreirais. No inverno, tantos esses plátanos quanto os parreirais estão secos.

Foto 25: Uma casa simples típica do Vale dos Vinhedos. Em baixo tijolos, em cima, madeira.

Foto 26:

Foto 27: Mais uma casa típica do Vale dos Vinhedos, metade de tijolos (andar de baixo) e metade de madeira (andar de cima). O puxadinho ao lado, serve como garagem (em baixo) e cozinha (em cima). A primeira chaminé deve ser do fogão à lenha, e a segunda, da churrasqueira.

Foto 28: Essas pequenas construções lembrando casinhas são fornos à lenha, usado principalmente para fazer pão caseiro e cucas.

Foto 29: Gostei dos matizes de verde desta foto.

Foto 30: Uma recente casa de comércio voltada para turistas. Aí eu comprei uva direito dos parreirais por apenas R$ 1,00 o quilo. Aqui em Porto Alegre, as uvas chegam a ser vendidas a pouco mais R$ 3,00 o quilo.

Foto 31: Estátua de um colono italiano servindo vinho.

Foto 32: Esse cactus é nativo do Rio Grande do Sul.

Foto 33:

Foto 34: Casa típica de madeira dos colonos italianos.

Foto 35: Mais uma vinícola do Vale.

Foto 36: Distrito de Garibaldina, bem no meio do Vale.

Foto 37:

Foto 38: Araucárias no fundo, videiras com uvas maduras em primeiro plano, junto à estrada.

Foto 39: Uvas maduras. Que delícia.

Foto 40: Outra vinícola.

Foto 41:

Foto 42: Galpãozinho com forno à lenha.

Foto 43: Casa de madeira, provavelmente centenária e uma das primeiras do Vale.

Foto 44: Não dá vontade de estender a mão para fora do carro e pegar? Claro que eu não fiz isso. Fiquei só na vontade.

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50: Três construções de três épocas diferentes.

Foto 51:

Foto 52:

Foto 53:

Foto 54:

Foto 55:

Foto 56:

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60:

Na próxima leva de fotos (parte II) haverá fotos da maior vinícola da região, de um hotel spa do vinho e de uma vinícola em forma de castelo.

Até mais!

Last edited by renehass; February 16th, 2010 at 01:09 PM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 15th, 2010, 10:51 AM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 446

Renê,
Parabéns pelo thread! Adorei as fotos!
Em primeiro lugar tenho de confessar que uvas são minhas frutas preferidas desde a infância e houve época que eu só via uvas no dia do Natal. Logo, elas enchem minha boca d´ água , principalmente estas roxinhas. Em segundo lugar, adoro vinhos mesmo não sendo um ' expert" neles. Nada como vinhos acompanhados de queijos e salaminhos italianos! Em terceiro lugar, também sou descendente de italianos imigrados mais recentemente e por isso, fico imaginando como era a vida cotidiana dentro destas casinhas de madeira no início dos tempos da colonização.
Adorei a estátua do colono italiano assim como a vaquinha preguiçosa sobre a grama.As casas e vinícolas são cada uma mais linda que a outra porque trazem em si muita história de luta e esforço para fazerem de uma terra onde havia vazios,uma região reconhecida nacional e internacionalmente como produto de vinhos finos! Adorei também as estradinhas com suas vistas de igrejinhas e casas além dos parreirais. Pena que na falta de acostamentos , não haja mirantes de pontos em pontos ou pontos mais largos para se estacionar.Fico imaginando esta região cobertas de folhas secas e amareladas no outono e inverno.
Mais uma vez parabéns pelo thread e voltarei a comentar aqui.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2010, 11:15 AM   #3
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

1 kg de uvas a 1 real? E você acha caro 1 kg de uvas em POA por R$3,00? Aqui em BH dois cachos numa embalagem de isopor envolvida por plásticos sai por estes 3 reais aí , conforme o supermercado. E o Kg deve ir de uns 7 a 10 reais e até mais. Isto depende da origem das uvas e da época do ano.
Old February 15th, 2010, 11:22 AM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Da região de colonização italiana no RS , eu fico com água na boca é dos produtos coloniais porque meu paladar é mais pra salaminhos e queijos e tudo que for picante do que para os doces que há na região de colonização alemã do RS.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Uma curiosidade que escutei a pouco tempo: minha prima casou-se com um italiano que veio morar no Brasil e ele nos disse que na Itália se faz bons vinhos mas que não fazem sucos de uvas como os que têm aqui. Ele achou uma novidade e até os enviou pra família dele experimentar. Ele é do Piemonte. Não sei se os sucos que eles não têm lá são destes de misturar na água ou se são os de pacotinho ou ambos. Esqueci de perguntar os detalhes.

Last edited by Marcelo Olisa; February 15th, 2010 at 01:19 PM.
Old February 15th, 2010, 12:24 PM   #5
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 6

Local bonito, pitoresco com as plantações de uvas...

Como sempre um ótimo thread!
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2010, 12:24 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

E aceitam " Aura" ? ( porque meu cartão é submarino Aura)
Ou serei eu mal-vindo?
Old February 15th, 2010, 02:07 PM   #7
Claudeir Rodrigues
Registered User

Claudeir Rodrigues's Avatar

Likes (Received): 127

Muito bom, gostei!
Claudeir Rodrigues no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2010, 02:41 PM   #8
Sr. Mauá
Desligado do Fórum

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 22

Colírio para os olhos Rene,
Parabéns!!

Certa vez havia recebido uma proposta de trabalho da empresa Zegla, de Bento Gonçalves, até hoje me pergunto.... por quê eu não fui!!!

Agora me deu vontade de comer umas uvas e beber aquele delicioso suco de uvas da Aurora, tô indo pro Carrefour, fui.....

Old February 15th, 2010, 03:41 PM   #9
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 2616

Esse é um dos melhores passeios que há para se fazer no Rio Grande do Sul !

Alguns desses lugares apareceram em "Decamarão - a Comédia do Sexo"

(ou será os lugares de outro thread teu? ...)

Até mesmo essas casinhas humildes são encantadoras.

Pena que a Festa da uva acontece agora no verão, pois se fosse no inverno, seria mais encantadora ainda (ou aguentável, pois o calor naqueles pavilhões é grande)

Visitas a vinícolas são legais também. Uma das maiores visitáveis é a Chateau Lacave.

Valeu pelo thread, Rene !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2010, 03:44 PM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
[IMG][/IMG]

Uma curiosidade que escutei a pouco tempo: minha prima casou-se com um italiano que veio morar no Brasil e ele nos disse que na Itália se faz bons vinhos mas que não fazem sucos de uvas como os que têm aqui. Ele achou uma novidade e até os enviou pra família dele experimentar. Ele é do Piemonte. Não sei se os sucos que eles não têm lá são destes de misturar na água ou se são os de pacotinho ou ambos. Esqueci de perguntar os detalhes.
Eu acabei de confirmar com outro italiano, um cantor napolitano que vive em BH há uns 4 ou 5 anos e ele me disse que realmente não existem sucos de uva na Itália. Logo lá é um bom mercado pra o RS exportar seus sucos o que seria uma novidade pra eles.
Old February 15th, 2010, 03:52 PM   #11
CCovatti
Registered User

CCovatti's Avatar

Likes (Received): 27

Lindas fotos Renehass, ja fiz e refiz esse passeio, é fantástico. Parabéns novamente.

Se me permites fazer uma propagandinha, ja que citaram a festa da Uva, ela começa próximo fim de semana, muita uva, vinho, gastronomia, shows, cultura italiana, loiras maravilhosas , venham pra Caxias!
CCovatti no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2010, 03:56 PM   #12
portoimagem-II
Forno Alegre

Acho que o Olisa é gaúcho, e não sabe...

Old February 15th, 2010, 03:58 PM   #13
portoimagem-II
Forno Alegre

Quote:
Originally Posted by CCovatti View Post
Lindas fotos Renehass, ja fiz e refiz esse passeio, é fantástico. Parabéns novamente.

Se me permites fazer uma propagandinha, ja que citaram a festa da Uva, ela começa próximo fim de semana, muita uva, vinho, gastronomia, shows, cultura italiana, loiras maravilhosas , venham pra Caxias!

A festa da Uva é linda !

O desfile também. Teve até um tititi nacional há uns anos, quando uma gêmea desfilou pela outra - e perdeu o trono de Rainha. E a tradição, enorme. Um dos maiores eventos do Estado.

Essa semana, as rainhas vão à Brasília visitar o Lula e gerar fotos pra todos os jornais.

E foi a Festa da Uva que gerou para a TV as primeiras imagens nacionais a cores, em 1972.
Old February 15th, 2010, 03:59 PM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Acho que o Olisa é gaúcho, e não sabe...

Meu pai rodou parte do RS na sua juventude mas minha mãe nunca foi aí ainda que a lua-de-mel dela seria aí ( meu avô sofreu infarto quando iam sair pra o RS) , logo não posso dizer que sou gaúcho mas pode ser que de tanto respirar o minuano , meu pai trouxe algum gen alterado em forma de tchê.
Tchê misturado com Uai, virou o forista Olisa. Hehe
Old February 15th, 2010, 04:34 PM   #15
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 1841

lindas fotos como sempre. Lembra o pouco a área da Forquetta, entre Farroupilha e Caxias, inclusive na vista do skyline de Bento, parece muito com o skyline de Farroupilha visto da Forquetta.

meu thread de Farroupilha
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=482081

skyline
Old February 15th, 2010, 05:21 PM   #16
Mr.Canello
Registered User

Belas fotos, amo esta região, Bento é uma das minha queridinhas... Meu nonno é natural de Bento, até hoje tem uns Canellos por lá!
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old February 15th, 2010, 08:25 PM   #17
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Uma curiosidade que tenho é se o povo desta região ainda continua construindo casas em madeira ou se agora só as fazem de alvenaria. São as casas de madeira , no estilo de contrução dos primeiros imigrantes, todas antigas ?
Old February 15th, 2010, 08:55 PM   #18
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
1 kg de uvas a 1 real? E você acha caro 1 kg de uvas em POA por R$3,00? Aqui em BH dois cachos numa embalagem de isopor envolvida por plásticos sai por estes 3 reais aí , conforme o supermercado. E o Kg deve ir de uns 7 a 10 reais e até mais. Isto depende da origem das uvas e da época do ano.
R$ 3,00 o quilo foi o mais caro que eu encontrei por aqui dessa uva mais comum, a pretinha ou a roxinha. Entre R$ 7,00 e R$ 10,00 o quilo como aí em BH, eu acho que ninguém compraria uvas a esse preço aqui.

As uvas também estão entre as minhas frutas favoritas.
Old February 15th, 2010, 08:56 PM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by claudiotempejunior View Post
Local bonito, pitoresco com as plantações de uvas...

Como sempre um ótimo thread!
Obrigado, Cláudio.
Old February 15th, 2010, 08:57 PM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:

E aceitam " Aura" ? ( porque meu cartão é submarino Aura)
Ou serei eu mal-vindo?
Marcelo, eu não conheço o Aura. Não sei se é um cartão regional. Às vezes penso que há cartões aceitos apenas em algumas regiões. Temos o Hipercard aqui no RS que eu não sei se existe em outros lugares.

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, vale dos vinhedos

Thread Tools

Posting Rules