daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old July 26th, 2010, 08:22 PM   #141
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Max_Paraná View Post

caraca! quase 7 mil de aluguel!

mas tem gente que alugam essas casas? quem tem condiçoes de pagar isso de aluguel nao prefere morar em um bairro nobre de curitiba?

eu ja pensei tambem no assunto de segurar as pessoas que estao trabalhando na construçao em araucaria, ja que essas obras nao vao durar pra sempre...

o norte do parana teve a sorte mesmo de fazer divisa com uma regiao que é uma das menos desenvolvidas economicamente do estado de sp. nos finais de semana tem gente dessas cidades do sudoeste paulista que vem pra londrina se divertir. e durante a semana é ate comum encontrar carros com placas dessas cidades do sudoeste paulista no centro de londrina.

tem muita gente MESMO que é do oeste de sp que faz faculdade na uel e na uem (e aqui em londrina tem um numero consideravel de pessoas dessa regiao de sp que faz o colegial e cursinho nos colegios daqui)

existem mesmo muitos casos de pessoas virem pra ca fazerem faculdade e depois continuarem aqui (meus pais tem duas cunhadas que fizeram isso: uma de araçatuba e outra de uma cidadezinha do oeste daqui do pr, se nao me engano é nova prata do iguaçu o nome da cidade dela, mas esse caso é meio que exceçao, nao tem muita gente do oeste do proprio pr aqui)

eu tambem acho que essas imigraçoes sao muito bem vindas aqui, apesar de aumentarem a concorrencia nos vestibulares da uel e da uem. aumentando a concorrencia os estudantes se esforçam mais e ficam mais bem preparados, e caso nao consigam entrar numa publica acabam indo pras particulares. e isso acaba fazendo com que as particularem com mais nome tenham bastante pessoas bem preparadas pra fazerem o curso, ja isso provavelmente nao ocorreria se nao fossem as pessoas de fora da regiao. dai seria mais facil passar na uel e nas particulares so ficariam as pessoas com uma preparaçao mais fraca.
Ops, um século depois eu respondo, que vergonha, me descuple

Bom, é assim, os preços estão muito altos mesmo... Quem quiser pagar esse preço, paga né... geralmente quem tem mais dinheiro fica aqui. Já as famílias de classe média, em especial classe média-baixa e baixa mesmo, ou vão para a periferia da cidade, ou se dirigem para a CIC em Curitiba, que é um bairro que faz divisa com Araucária. Agora, uma coisa é certa e dá pra perceber: esses preços não serão reais nem em 2050! Tá muuuito caro, Araucária não é nenhuma cidade "melhor" ou algo assim para estar tão valorizado. Daí já viu né, a especulação imobiliária vem com tudo. Tão construindo 2 prédios no centro da cidade. E ainda tão abrindo uma rua no centro também (é que tem uma floreste, literalmente, no centro de Araucity ). Até aí, nenhum problema, o ar de prosperidade é visto de longe. AGORA, e quando toda essa obra acabar? Eu acho meio inevitável que o preço deflacione por um ou até dois anos. Se hoje a oferta tá menor que a demanda, amanhã haverá uma demanda inferior à oferta. É por isso que eu acho que tem que arranjar um jeito de fazer com que essas pessoas fiquem aqui. Mesmo porque se elas saírem, elas provavelmente irão para o Sudeste ou Bahia memo. Então, que fiquem no Paraná e brindem o frio.

Agora, dessa história do Norte do PR, é MUUUITA sorte mesmo que a região divisória com SP seja a menos dinâmica! Mesmo reconhecendo que cidades como Londrina e Maringá são fortíssimos pólos, elas não seriam o que são hoje se tivesse ali do lado Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Campinas, etc. Assim, as duas pérolas do norte reinam sozinha. E influenciam o sul de SP, iso é inegável. A única parte ruim, eu diria, são os paulistas que vem roubar as vagas das universidades por aí... Bem, esse problema não é só de vocês..... ahahahaha O PR poderia ter umas 4 universidades federais, a UFNP (Norte do Paraná); UFRMC (Metropolitana de Curitiba); UFOP (Oeste do Paraná); e a UFEP (Exclusiva para Paranaenses). Isso, é claro, sem ter que acabar com UEL, UEM e outras...
ABNeto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 7th, 2010, 08:21 PM   #142
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Depois dessa entendi o porque NÃO ADIANTA confiar no CAGED, e sim na RAIS. O Squibb está transbordando de razão.

Motivos:

Geração de empregos nos estados - CAGED (provisório)

Paraná - 69.084
Rio Grande do Sul - 64.226
Santa Catarina - 51.014

RAIS/2009 - Resultado definitivo

Paraná - 133.862
Rio Grande do Sul - 81.009
Santa Catarina - 60.730

O PR gerou, na verdade, o DOBRO de empregos do que dizia o CAGED.
Old August 7th, 2010, 08:23 PM   #143
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Depois dessa entendi o porque NÃO ADIANTA confiar no CAGED, e sim na RAIS. O Squibb está transbordando de razão.

Motivos:

Paraná - 69.084
Santa Catarina - 51.014

Paraná - 133.862
Santa Catarina - 60.730

O PR gerou, na verdade, quase o DOBRO de empregos do que dizia o CAGED.
Old August 7th, 2010, 08:50 PM   #144
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Quote:
Originally Posted by GUI Piraí do Sul-PR View Post

Motivos:

Paraná - 69.084
Santa Catarina - 51.014

Paraná - 133.862
Santa Catarina - 60.730

O PR gerou, na verdade, o DOBRO de empregos do que dizia o CAGED.
Pô, se isso for verdade a economia do Paraná está bombando! Vou ficar na torcida... E só quero ver o crescimento do PIB paranaense no período 2008-2010.
Old August 7th, 2010, 08:55 PM   #145
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Pois é... ficou tudo meio junto a 2ª posição entre os estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Porém, estados muito mais populosos e com mais problemas que o PR.
Old August 7th, 2010, 09:16 PM   #146
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 45

Para FIERGS, salário regional prejudica geração de empregos no RS

Porto Alegre, 18 de maio de 2010 - A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) alerta que o impacto do salário gaúcho eleva os custos da economia diante de outros Estados, que não têm o piso regional, ocasionando um forte e negativo desequilíbrio competitivo. Assim, conforme Paulo Tigre, presidente da entidade, mais produtos de outras regiões vão entrar no mercado local, afetando negativamente todas as atividades e desestimulando a geração de postos de trabalho. "Vamos acabar criando empregos onde não há esse piso estadual superior ao salário mínimo nacional", afirmou.

De acordo com o industrial, o salário regional causa distorções nas negociações coletivas, pois está isolado das realidades setoriais. "O melhor seria extinguir esta prática. Mas, como ela persiste, então o reajuste deveria ser zero. Temos a expectativa de que a Assembleia Legislativa analise a proposta com bom senso", disse Tigre, ao avaliar que o projeto de aumento de 6,9% encaminhado pelo governo estadual ao Legislativo gaúcho, inclusive, é superior ao índice concedido para o funcionalismo público.

A cada ano, lembrou Tigre, a FIERGS tem reiterado que a base salarial do trabalhador brasileiro deve ser definida pelo Salário Mínimo Nacional e os salários das diversas categorias econômicas devem ser discutidos nos foros legitimamente reconhecidos, ou seja, no âmbito das negociações coletivas, que são realizadas entre os sindicatos de trabalhadores e empregadores de cada segmento industrial.

http://www.fiergs.com.br/sala_fiergs...idrelease=7171
e na virtude, romanos"
noize no está en línea   Reply With Quote
Old August 7th, 2010, 11:33 PM   #147
SH
;)

SH's Avatar

Likes (Received): 514

Quote:

Motivos:

Paraná - 69.084
Santa Catarina - 51.014

Paraná - 133.862
Santa Catarina - 60.730

O PR gerou, na verdade, quase o DOBRO de empregos do que dizia o CAGED.
Nossa, porquê tanta diferença assim, de uma para a outra?
SH no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2010, 01:28 AM   #148
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 739

Bom, eu que mexo com o envio de CAGED mensal sei que ele é falho.O prazo de envio é muito curto, e nem sempre temos as informações a disposição. O que acontece de enviar qualquer coisa e depois fazer uma retificação. Acontece que os "dados oficiais" são sempre das mandadas no prazo. Outro fator é que o o mundo de contratação é não é tão correto como se pensa, há algumas coisas como registros retroativos, enfim outras informações não agregadas no CAGED mensal.

O ideal mesmo são as informações da RAIS uma vez que são dados de ano calendário anterior e quase sempre já fechados. Prudência quanto a esses dados do CAGED, é o melhor!
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2010, 01:50 AM   #149
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Alguém sabe onde eu posso encontrar os dados da RAIS 2009 por município ?
Old August 8th, 2010, 02:04 AM   #150
M.S.
M.Salim

Likes (Received): 18

Quote:
Alguém sabe onde eu posso encontrar os dados da RAIS 2009 por município ?
Nossa, que resultados impressionantes!

Aliás, por um acaso você tem a lista com todos os estados? Você comentou sobre os estados que ficaram embolados em 2o. Você postou isso em outro lugar? Valeu!
M.S. no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2010, 02:11 AM   #151
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

http://www.mte.gov.br/rais/2009/arqu...efinitivos.pdf

Old November 19th, 2010, 08:55 PM   #152
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 423

Cade o guisss, saiu números novos hoje, acho.
marcovsk no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2010, 11:15 PM   #153
diosandri
Registered User

diosandri's Avatar

Likes (Received): 131

Eu acredito que os números do RS não irão aumentar, ao menos que se importe mão-de-obra.
Ultimamente só não trabalha quem não quer, ou não for qualificado. Veja a nova Arena do Grêmio, que precisou contratar mão-de-obra da Bahia, já nessa etapa inicial
Claro, que talvez o gargalo referido pela FIERGS sobre o mínimo regional, tenha influenciado a "importação" de mão-de-obra. Não sei como é a legislação trabalhista sobre isso, e se trabalhadores contratados em outros estados se encaixem no mínimo regional.
diosandri no está en línea   Reply With Quote
Old November 20th, 2010, 12:05 AM   #154
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 45

Rio Grande do Sul bate recorde na criação de empregos

Nos primeiros dez meses do ano, foram criadas 159.729 vagas
O Rio Grande do Sul bateu recorde na criação de empregos de janeiro a outubro deste ano. Nos primeiros dez meses, houve acréscimo de 159.729 postos de trabalho, um crescimento de 7,28% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério de Trabalho e Emprego

Em termos absolutos e relativos, esse foi o melhor desempenho para o período de toda a série histórica do Caged. Nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 7,97% no nível de emprego ou 173.728 postos de trabalho.

Em outubro, foram gerados 18.592 empregos formais, uma expansão de 0,80% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. A expansãom, conforme o Caged, deveu-se principalmente ao crescimento nos setores de comércio, serviços e indústria.

Desempenho do país

Com a criação de mais 204 mil novos empregos em outubro, o mercado de trabalho brasileiro alcançou a marca recorde de 2.406.210 novos empregos criados em 2010, superior em 12% ao recorde anterior, de 2008: 2.147.971.

http://www.clicrbs.com.br/especial/r...-empregos.html
e na virtude, romanos"
noize no está en línea   Reply With Quote
Old November 20th, 2010, 01:40 AM   #155
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by marcovsk View Post
Cade o guisss, saiu números novos hoje, acho.
hahahahhaha para falar a verdade, eu nem iria atualizar mais este thread, devido ao fato de que os números do CAGED são provisórios. Mas para saber como está mais ou menos a situação atualmente eu vou postar os números (que são novidade para mim também, pois não me interessei mais acompanhar-los =P)

Mas aí vai

Old November 20th, 2010, 04:26 AM   #156
h.corleon
spotlight

h.corleon's Avatar

Likes (Received): 241

de uma maneira geral, um bom desempenho do sul!
destaque pro RS que, em comparação com os resultados anteriores, tá mostrando um crescimento legal, "recuperando o fôlego".

alguém sabe o que anda acontecendo com cruz alta?
h.corleon no está en línea   Reply With Quote
Old November 20th, 2010, 05:33 AM   #157
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

aff, eu nem vou ver mais esses indicadores aí... Porque senão eu penso que o Paraná tá bombando, e daí vem o PIB e cabum, desilusão estadual total.
Old November 20th, 2010, 12:27 PM   #158
cidobarossi
Registered User

cidobarossi's Avatar

Likes (Received): 50

Eu ía até falar: "uia, Cascavel bombando", mas depois dos comentários depreciativos ao Caged é melhor deixar quieto.
cidobarossi no está en línea   Reply With Quote
Old November 20th, 2010, 12:46 PM   #159
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Likes (Received): 216

Cruz Alta esta em estado preocupante. Perdendo populacao drasticamente, sem empregos, parece um idoso que esta em estado agonizante. Idoso pois eh uma das mais antigas cidades do RS, remontando a 1853 se nao me engano.

Eh triste passear por Cruz Alta. Galpoes abandonados, ruas sujas, nota-se um claro estado de estaganacao.

Ao menos Santo Angelo esta com uma forte recuperacao. A menos de 10 anos nossa situacao era muito pior que Cruz Alta hoje, porem hoje todas as fabricas abandonadas estao com novos empreendimentos, e grandes investimentos estao sendo feitos.

A ultima boa noticia foi a Escola Tecnica Federal que sera implantada ao lado do novo distrito industrial... esperem mais crescimento para Santo Angelo, a eterna Capital das Missoes

-> Ruinas de Sao Joao Batista - RS - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=936386 [Saint John Ruins, old jesuitic town]
missioneiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:44 PM   #160
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Por curiosidade fiz as tabelas do fechamento dos números de 2010. Mas como vimos o que aconteceu com os números de 2009....

Quote:

Paraná - 69.084
Santa Catarina - 51.014

Paraná - 133.862
Santa Catarina - 60.730

PARANÁ

RIO GRANDE DO SUL

SANTA CATARINA

Tags
brasil, municípios, sul