daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 28th, 2010, 12:07 AM   #1
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3888

Caxias do Sul & Festa da Uva

Festa da Uva

Caxias do Sul

1972

A Festa da Uva de 1972 foi um marco não só para Caxias do Sul, mas também para o Brasil.

Foi nesta edição do evento que aconteceu a primeira transmissão de tevê ao vivo e em cores do país.

A inauguração ocorreu durante o desfile de carros alegóricos de 19 de fevereiro daquele ano, graças

ao esforço do Ministro das Comunicações, Hygino Corsetti, que era caxiense.

O presidente da República Emílio Garrastazu Médici estava em Caxias.

1
Princesas

O Corso Alegórico, admirado por muitas pessoas, começou a ser realizado na segunda edição
da Festa de Uva, em 1932. As “carretas alegóricas”, ainda puxadas por bois, retratavam a vida
e os costumes das pessoas da região, herança deixada pelos que aqui chegaram durante a imigração italiana.
2

3

4

7

8

Salão Paroquial, onde são servidos almoços típicos coloniais e café de la colônia no espaço.
Os almoços serão realizados nos dias 20, 21, 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março.
O cardápio inclui sopa de agnolini, carne lessa, piem, crem, saladas, risoto, galeto, leitão
e churrasco, vinho refrigerante e uvas como sobremesa.
9

Réplica de uma antiga colônia
10

Colônia em 1876
11

Início da Massoti (suco de uva, chimia, etc)
12

Casa de Pedra
Construção original. Hoje, um museu
14

O interior da Casa de Pedra
15

15B
Aérea do parque onde ocorre a Festa da Uva
32

Centro
17

Distrito de Ana Rech
18

Pórtico na entrada de Ana Rech
19
image hosted on flickr

Bairro da cidade
20

Frio
21

Parque onde acontece a Festa da Uva
22

Vinícola
23

Gilberto Simon

Vinícola Chateau Lacave
24

Rodeio no Parque de Exposições
25
image hosted on flickr

Cidade vista ao longe
26

Rua da cidade
26B

27

Cortejo (desfile) no iníicio do século XX
28

Degustação gratuita de uvas
29

Pavilhão da Festa da Uva
30

Shows
31

A Festa da Uva recebe cerca de um milhão de visitantes
33

Espécies de uvas cultivadas
34

Princesas da Festa da Uva
35

Lula
36

Lula
37

O clima de Caxias do Sul é temperado, com verões amenos e invernos relativamente frios, com
geadas freqüentes, muitas de forte intensidade, e nevadas ocasionais. Em quase todos os anos
a neve se faz presente, embora em quantidades geralmente muito pequenas. Porém, precipitações
abundantes de neve, com acumulações consideráveis no solo, já foram vistas em várias ocasiões.
No ano 2000, a temperatura mínima chegou a - 4,4°C

Caxias do Sul é o segundo pólo metal-mecânico do país e um dos maiores da América Latina.
Agrale, Marcopolo e Randon são algumas das mais de 6.500 indústrias fazem com que o município
responda por um dos maiores PIBS do Rio Grande do Sul.

38

39

.

Last edited by portoimagem-II; March 1st, 2010 at 04:55 AM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 28th, 2010, 12:14 AM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2518

Bem legal a festa, já a cidade dispensa grandes comentários, pois é muito bonita e bastante desenvolvida.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 12:19 AM   #3
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Adorei o seu thread! Eu sou louco pra conhecer a " Caxias Velha" ( que aparece nas fotos 3, 4 e 10 - adorei a foto 10 ) e agora, com seu thread , eu descobri a " Casa de Pedra" da qual eu nunca tinha escutado falar. Adorei esta casa por dentro e por fora. Queria vê-la quando eu for em Caxias do Sul.
O Chateau Lacave é uma paixão antiga minha. Este eu não deixo de ver nem que tenha de ir a pé até ele ...hehe...
Deu vontade de comer todas as delícias da legenda da foto do " Salão Paroquial"...hummmm!
A foto das espécies de uvas cultivadas foi maldade sua porque fiquei aguado.Uvas são minhas frutas favoritas desde a infância!
Quanto à foto da vinícola por dentro, eu gosto muito deste ambiente de barris esperando por quem queira degustá-los... e fotografá-los como se estivessem degustando o que trazem ali dentro....
E quanto à foto do Lula acho que esta cara de felicidade não é pelo amargo chimarrão mas sim pelas beldades ao seu lado. A da esquerda então, nem se fala....
Eu gostaria de uma vez na minha vida poder ir na Festa da Uva. Deve ser muito legal.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 12:21 AM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Ah, esqueci de dizer que adorei saber que a mínima já chegou a - 4 graus. Quem sabe dou a sorte de pegar algo parecido aí em julho próximo.Se isto acontecer, poderemos substituir a foto preto e branca dos nonnos por uma minha com cara de ragazzo.
Old February 28th, 2010, 12:30 AM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

As fotos históricas valorizaram muito o thread. É bom vermos a simplicidade dos primeiros colonos em contraste com a exuberância das novas gerações. Os imigrantes trabalharam arduamente para dar uma melhor vida para seus descendentes.Isto é uma característica de toda imigração italiana no Brasil.

Last edited by Marcelo Olisa; February 28th, 2010 at 12:41 AM.
Old February 28th, 2010, 12:34 AM   #6
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 729

Maravilhosa essa tua coletânea, Porto Imagem. Gosto muito daquela casa de pedra (foto 14) que hoje é um museu. Já passei por ali, mas não tive a oportunidade de entrar.

O parque (foto 32) é também muito bonito. Nunca estive ali para uma Festa da Uva, mas já entrei ali para fotografar o Cristo. A visão que se tem de Caxias do Sul a partir do parque é muito bonita.

Parabéns pela coletânea.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 01:04 AM   #7
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 7

Parabéns pelo thread!
Fotos muito boas...
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 04:50 AM   #8
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

A Festa da Uva é um evento muito conhecido mesmo...E o lugar é enorme, não ?

Adorei o thread, Porto ! As "uvetes" são lindas mesmo, não é à toa que o Lula está com aquela cara de sapeca... Está até suando...não sei se é o chimarrão...

Como o Marcelo disse, as fotos antigas enriqueceram o thread. Gosto muito de ver, como na foto 12, a foto da família em sua propriedade. Interessante que as mulheres estão atrás e os homens na frente...Machista, hein ? Mas era assim, né ? Um off pro Marcelo: Já vi fotos do meu ditian, quando ele foi passear no Japão...e minha batian ficava láááá atrás...tão "romântico" isso....rs..Enfim...

Adorei a Casa de Pedra ! Deve ser interessantíssimo ! A cozinha é baixa ou é impressão ?

A vinícola da foto 23 é tão aconchegante...gostei dos bancos de madeira.

Na 27, gostei dos bigodões...todos elegantes com chapéu...

Adorei as uvas da 34...quanta variedade e cores !!

Parabéns pelo thread, viu ?
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 12:42 PM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Adorei o thread, Porto ! As "uvetes" são lindas mesmo, não é à toa que o Lula está com aquela cara de sapeca... Está até suando...não sei se é o chimarrão...
A Dona Marisa que se cuide porque o Lula deve gostar de umas loiras de olhos azuis afinal é o tipo da Dona Marisa também( aliás ela é descendente de italianos como as uvetes ao lado do Lula só que não tão jovem mais mas ainda a acho bonita....)

Quote:
Como o Marcelo disse, as fotos antigas enriqueceram o thread. Gosto muito de ver, como na foto 12, a foto da família em sua propriedade. Interessante que as mulheres estão atrás e os homens na frente...Machista, hein ? Mas era assim, né ? Um off pro Marcelo: Já vi fotos do meu ditian, quando ele foi passear no Japão...e minha batian ficava láááá atrás...tão "romântico" isso....rs..Enfim...
Hoje, numa foto destas, as mulheres que seriam capazes de se pôr na frente dos homens na foto. :lol

Quote:
Adorei a Casa de Pedra ! Deve ser interessantíssimo ! A cozinha é baixa ou é impressão ?

A vinícola da foto 23 é tão aconchegante...gostei dos bancos de madeira.
Idem ibidem. Este é o típico ambiente que adoro me fotografar nele. Hehe... in off pra Déa e Porto: quem viaja junto comigo tem de ter paciência porque além de tirar mil fotos dos lugares , eu adoro tirar mais mil fotos minhas e das pessoas que me acompanham nestes mesmos lugares em diferentes ângulos.

Quote:
Na 27, gostei dos bigodões...todos elegantes com chapéu...
Ainda bem que esta moda passou. Eu prefiro os bigodões nos vozozinhos e não em mim.

Quote:
Adorei as uvas da 34...quanta variedade e cores !!
Esta variedade é um convite pra se provar de todas...
Old February 28th, 2010, 02:51 PM   #10
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4923

Caxias do Sul é uma potência econômica, uma das cidades mais dinâmicas do interior do País! Valeu pelo thread, muito bom!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 03:54 PM   #11
Raynits
...

Raynits's Avatar

Likes (Received): 11

Primeiro preciso dar os parabéns pro portoimagem-II pelo thread, completo e muito informativo.

Agora deixa eu dar o suporte de alguém local xD

O local da foto 20 na verdade fica bem no centro de Caxias. Essa é a escadaria que liga o parque dos macaquinhos com o centro.

Na foto 35, as moças da foto não são as princesas. Essas são as chamadas "embaixatrizes", que nada mais são do que as candidatas a rainha e princesas que não ganharam o concurso.

Sobre a casa de pedra, ela é um "museu de ambiência", retratando uma típica casa de imigrantes italianos dos tempos das colônias. Outra ambiência desse tipo é a réplica de Caxias no parque de exposições, que retrata uma suposta av. Júlio de Castilhos do ano 1875.
Raynits no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 05:02 PM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Raynits View Post
Primeiro preciso dar os parabéns pro portoimagem-II pelo thread, completo e muito informativo.

Sobre a casa de pedra, ela é um "museu de ambiência", retratando uma típica casa de imigrantes italianos dos tempos das colônias. Outra ambiência desse tipo é a réplica de Caxias no parque de exposições, que retrata uma suposta av. Júlio de Castilhos do ano 1875.
Raynits,
Obrigado pelas informações! Eu gostaria que você me informasse se , a réplica de Caxias no Parque de Exposições é aberta ou não aos turistas comuns, fora de eventos como a Festa da Uva ou outros. Se souber os horários , me fale.
Eu também gostaria de saber sobre o horário que a Casa de Pedra abre. Estarei aí em julho e queria muito ver estes dois locais.
Old February 28th, 2010, 11:31 PM   #13
Raynits
...

Raynits's Avatar

Likes (Received): 11

Fica aberto a visitação sim, só não me lembro se as casas em si ficam abertas como no período da festa da uva. Na verdade toda a área do parque de exposições fica aberta durante o ano, o que inclui a réplica, o monumento Cristo Terceiro Milênio e o mirante(local da foto panorâmica do thread). Também é feito o espetáculo Som e Luz, que conta a historia da imigração italiana na serra, mas ele só é realizado com público mínimo de 30 pessoas.

A Casa de Pedra fica bem perto do Parque de Exposições e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Você pode tirar mais dúvidas no site da secretaria de turismo de Caxias.
Raynits no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 11:34 PM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:

Fica aberto a visitação sim, só não me lembro se as casas em si ficam abertas como no período da festa da uva. Na verdade toda a área do parque de exposições fica aberta durante o ano, o que inclui a réplica, o monumento Cristo Terceiro Milênio e o mirante(local da foto panorâmica do thread). Também é feito o espetáculo Som e Luz, que conta a historia da imigração italiana na serra, mas ele só é realizado com público mínimo de 30 pessoas.

A Casa de Pedra fica bem perto do Parque de Exposições e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Você pode tirar mais dúvidas no site da secretaria de turismo de Caxias.
Obrigado pelas dicas. Infelizmente tive de cancelar a viagem mas um dia irei.
Old March 1st, 2010, 12:38 AM   #15
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 19

Caxias é linda. Tem um povo muito bonito e empreendedor. E a Festa da Uva é bem tradicional. Parabéns.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old March 1st, 2010, 03:36 AM   #16
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Quote:

O local da foto 20 na verdade fica bem no centro de Caxias. Essa é a escadaria que liga o parque dos macaquinhos com o centro.

Na foto 35, as moças da foto não são as princesas. Essas são as chamadas "embaixatrizes", que nada mais são do que as candidatas a rainha e princesas que não ganharam o concurso.

Valeu pelas correções !
Old March 1st, 2010, 04:43 AM   #17
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post

.

Adorei essas duas fotos.
Old March 9th, 2010, 05:24 AM   #18
Rsmonteiro
Registered User

Rsmonteiro's Avatar

Likes (Received): 4

Fui na Festa da Uva nesse domingo e fiz essa panorâmica a partir dos pavilhões. Não ficou uma maravilha, mas dá para se ter uma dimensão da cidade = )

O tempo tava bem feio....

Rsmonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 06:00 AM   #19
Claudeir Rodrigues
Registered User

Claudeir Rodrigues's Avatar

Likes (Received): 147

Excelentes fotos, gostei muito, um lugar muito agradavel!
Claudeir Rodrigues no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 06:25 PM   #20
Elover
Pelz Nickel

Elover's Avatar

Likes (Received): 1

Caxias do Sul decididamente não constrói bem... o maior prédio do RS é também um dos mais feios. Mas a cidade, apesar de grande, conserva o ar agradável da Serra gaúcha com suas belezas naturais bem como seu belo passado arquitetônico. Como podemos acompanhar nas primeiras fotos, a Festa da Uva é a maior e mais charmosa feira popular do interior gaúcho.

Reply

Tags
rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules