daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old February 28th, 2010, 05:57 AM   #1
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 21

Belo Horizonte | Bairro Castelo - Conheça o paraíso da classe média emergente suburbana de BH!!!

Essa semana eu tive que tirar umas fotos para um trabalho de faculdade e resolvi aproveitar para fazer o meu primeiro thread de BH aqui no SSC.

Informações:

É um bairro novo e em pleno crescimento. Com o boom imobiliário da cidade, o Castelo, juntamente com o Buritis, se tornou o novo bairro preferido da classe média, principalmente por jovens famílias.

O bairro é dividido em duas partes: uma mais classe-média alta e outra mais popular - a que eu fotografei - que também é chamada de Castelo/Manacás por fazer divisa com o bairro de mesmo nome.

Hoje em dia o perfil dos novos moradores regiao mudou, antes só se construia residenciais do estilo Tenda/MRV e grandes casas devido ao baixo custo dos lotes. Agora com a crescente valorização, praticamente todos os lançamentos são revestidos e possuem área de lazer.

O bairro Castelo fica na região da Pampulha (mas não é tão perto da lagoa) há aproximadamente 10km do centro de BH.

O bairro compreende toda essa região demarcada pelas avenidas em amarelo. As fotos tiradas são da região ao sul e sudeste da mata.

01 - A minha maior motivação para fazer o thread foi o céu azul, raro nesta época do ano.

02 - A grande maioria dos prédios dessa parte do Castelo possui de três a quatro pavimentos.

03

04 - Eu acho esse prédio tão simpático. Tavez por possuir esse acabamento em tijolos (?), bem diferente dos outros prédios da região.

05 - Uma das ruas laterais, bem tranquila.

06 - Esse é o perfil dos novos prédios sendo construídos.

06b

07 - À direita fica o Parque Municipal Ursulina de Andrade. É comum ver várias pessoas fazendo cooper e andando de bicicleta em volta do parque, além disso várias famílias levam seus filhos para brincar e ver os animais da mata que é circundada pelo bairro.

08 - Eu gostei muito desse prédio, além do bom acabamento ele possui uma ótima integração com a rua.

09 - Um close na entrada.

10 - Nessa foto é possível ver a mata ao fundo.

11 - Idem

12

13 - Apesar de ser um local tranquilo, possui uma grande densidade para um bairro suburbano.

14

15

16 - Chegando à rua principal, um novo centro comercial em fase de acabamento.

17 - Pelo que dá pra ver na placa vai ficar bem digno. Gostei da integração com a rua apesar do relevo acidentado.

18 - Um salão de festas e um colégio.

19 - Outro shopping de bairro recentemente inaugurado.

20

21 - Como dá pra ver, na rua principal se encontram as principais lojas e serviços do bairro.

22

23

24 - Voltando às ruas laterais...

25 - Um restaurante recentemente aberto.

26

27 - Outro restaurante agora mais antigo, dá pra perceber que é de comida mineira né?

28 - Prédios novos

29 - Idem

30 - As calçadas são boas, apesar de não serem padronizadas. Infelizmente o mesmo não acontece com as dos lotes vagos.

31

32 - Essa é a parte mais voltada para a classe média-alta. Posteriormente mostrarei ela em detalhes.

Agora algumas fotos dos arredores do bairro.

33 - Esse é o único condomínio dentro do município de BH.

34 - Sim, isso mesmo. O condomínio que possui lotes super caros divide os muros com uma favela.

35 - Ouvi dizer que um cantor sertanejo mora aí...

36 -Um close nas casas.

37 - Ao fundo um bairro de classe média-baixa/pobre.

38 - Uma panorâmica dos bairros Ouro Preto e Paquetá.

Espero que vocês tenham gostado. Por favor comentem, suei muito (literalmente) para fazer esse thread!

jrthepower liked this post

Last edited by JPBrazil; February 28th, 2010 at 06:12 AM.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 28th, 2010, 06:03 AM   #2
Sabah
Orgulho de ser do Pará!

Sabah's Avatar

Likes (Received): 147

Boas fotos! bonito bairro!
Sabah no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 06:06 AM   #3
Stella_Açaí
Registered User

Stella_Açaí's Avatar

Likes (Received): 17

Lindoooooooooooooooooooo

ficou maravilhoso o seu thread, JP!!! Somplesmente, amei!!!

Stella_Açaí no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 06:11 AM   #4
itabirinha-MG
Itabirinha-MG

itabirinha-MG's Avatar

Likes (Received): 60

adorei o bairro parece muito tranquilo e muito agradavel otimas fotos gostei da ultima foto panoramica do bairro Ouro Preto e Paqueta ..parabens pelo belo thread
itabirinha-MG no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 06:30 AM   #5
Camilo_Costa
I♥CWB

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 1259

Muito bom!!

Gostei bastante do bairro Castelo, me pareceu pacato e com um bom aspecto. Esse deve ser o tipo ideal de lugar para se morar com família...

Camilo_Costa no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 06:35 AM   #6
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 4659

Legal.

Eu conheço apenas a parte ao norte do Parque Ursulina, e só via esse pedaço a partir da Av. Tancredo Neves. Achava meio sufocante os predinhos amontoados, gosto de umas casas entre os prédios para dar uma arejada, uma diversidade. Pensava que essas ruas seriam bem piores. Achei o aspecto agradável. É bom ver que a política de arborização da cidade não está totalmente abandonada, nesses bairros novos quase todos os predinhos estão com mudas, vai ficar ainda mais agradável.

O que é exatamente como esperava, e acho feio, é tipo na foto 03. Essa série de prédios "sem fachada", só janelinhas, nada de varandas, blocos... Quando tem um prédio mais ajeitado, como na foto 2, um com varandas envidraçadas, outro tem o topo recortado, já dá um aspecto bem mais legal. Mas mesmo na foto 3, só o fato de serem baixinhos dá uma sensação boa, agradável, de civilidade... Além de um padrão bom de arborização (pena que 2 mudas são murtas, que não crescem, e duas estão sendo podadas em forma de cone).

Acho que o parque deveria ser melhor integrado ao bairro, tinham que derrubar parte da mata para fazer quadras, gramados... =P Fica essa mata nativa, que não serve muito para lazer =P

08 - agradável mesmo
12 - palmeira na calçada ódio

Quanto ao condomínio, ele tem um parque público, Cássia Eller, lá dentro. Eu já entrei lá com o pretexto de conhecer o parque. Mas as casas lá dentro são de mau gosto, em geral hehehehe

Enfim, esse bairro é a cara de BH hehehe Acho muito o estilo de bairro novo daqui, de classe média. Os bloquitos de cerâmica.
As fotos com esse sol ficaram numa cor muito boa, fico aguardando a outra parte do bairro. Gostei das suas fotos, acho que conseguiram mostrar de forma fiel o bairro. Não é daqueles que a gente pensa "não soube valorizar, tomara que não tire mais fotos" hahaha Muito pelo contrário, acho que um thread seu da parte mais nobre vai ficar excelente. Aquela Av. Miguel Perrella, com as calçadas largonas e gramadas, é bem bonita, e tem uns prédios legais de verdade, além de umas casas de bom padrão!
Old February 28th, 2010, 06:44 AM   #7
ABNeto
Brazil

ABNeto's Avatar

Likes (Received): 5

Nossa, muito bom, parabéns!

O bairro parece ser bem tranquilo, sem trânsito. E também me parece estar bem localizado!

Uma pergunta, aquele condomínio de casas da foto 33 (que aliás deve ter uma bela vista) é o ÚNICO dentro dos limites de BH mesmo??? Se for, o preço deve ser bem em conta, hahahaha
ABNeto no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 07:18 AM   #8
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

Likes (Received): 71

Muito bom! Nunca fui nem passei pelo Castelo..
Gostei do bairro e é mais ou menos o que eu esperava. Essa parte comercial tá ficando legal. Seu thread me deu uma leve animada de fazer um thread do meu bairro.. hahaha
Suas fotos ficaram muito boas, bem tiradas. Eu fico meio sem jeito de tirar fotos do meu bairro, com vergonha, ai acaba que os angulos ficam ruins, tiro com pressa.. hehe
Valeu pelo thread!
FredBH no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 11:27 AM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Parabéns pelo seu thread! Foi um belo thread de estréia e você escolheu um bairro que gosto muito. Quando eu estava na auto-escola, sempre me levavam pra treinar nas ruas ali porque há testes de rua do DETRAN no Alípio de Melo que tem fronteiras com este bairro. Acho aquele parque um charme pra região. Este bairro , de certa forma, me lembra o Buritis , que não sei se já teve algum thread no SSC. Se não, fica aí uma sugestão pra seu segundo thread.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 11:30 AM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Quote:
Originally Posted by FredBH View Post
Muito bom! Nunca fui nem passei pelo Castelo..
Gostei do bairro e é mais ou menos o que eu esperava. Essa parte comercial tá ficando legal. Seu thread me deu uma leve animada de fazer um thread do meu bairro.. hahaha
Suas fotos ficaram muito boas, bem tiradas. Eu fico meio sem jeito de tirar fotos do meu bairro, com vergonha, ai acaba que os angulos ficam ruins, tiro com pressa.. hehe
Valeu pelo thread!
Qual é o seu bairro? Pra evitar constrangimentos de tirar fotos como se fosse um turista, coloca sua câmera numa mochila e tira as fotos aos poucos. Uma dica: saia num sábado ou domingo , quando as ruas ficam mais vazias e tire fotos das avenidas ou ruas principais. Eu, geralmente tiro uma foto e logo guardo a câmera na mochila até andar mais um pouco e achar algo que também queira fotografar. Isto chama menos a atenção das pessoas. Outra dica é ir fotografando a conta gotas. Você não precisa tirar todas fotos num mesmo dia: tire de umas casas ou prédios num dia ... outras em outro.. e depois seleciona as melhores e monta o thread. Eu pretendo fazer um thread sobre Santa Tereza mas quero tirar fotos a conta-gotas e sem pressa.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 11:43 AM   #11
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4241

O bairro é bem simpático, gostei muito. Valeu pelo thread, ficou ótimo!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 11:59 AM   #12
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 923

Beleza de tópico, parabéns!
O nome do bairro é muito bonito.
O tipo de construção, em geral prédios baixinhos à moda belo-horizontina, também é muito bom, com essa integração toda com a rua.
O relevo acidentado, o parque, a densidade, fazem do Castelo um bairro muito interessante.

Parabéns!
Old February 28th, 2010, 01:32 PM   #13
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3006

Cadê o loooshoo,que vc falou q ia ter?:P
é um belo bairro para a classe media,nunca tinha visto estes apartamentos de acabamento em tijolos no Brasil
Valeu pelo threadh JP!
Old February 28th, 2010, 01:55 PM   #14
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Muito bom.

Gostei do bairro, simpático, agradável e limpo. As fotos também ficaram bem boas...
Old February 28th, 2010, 04:09 PM   #15
Bettoni
Registered User

Bettoni's Avatar

Likes (Received): 7

...classe média emergente suburbana..hauhauahuah!!!
Vleu pelo thread!!
Bettoni no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 04:26 PM   #16
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 192

Adorei, JP! Essa parte do conjunto de prédios baixos é muito simpática! Gostei mesmo!

Valeu,JP!

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 04:27 PM   #17
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 192

Duplo!

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 05:23 PM   #18
guhgc
Registered User

Likes (Received): 0

Também observei semelhança com o Buritis.
Parabéns pelas fotos, bairro bem bonito, tranquilo, arborizado. Está se desenvolvendo bem rapidamente! Uma reportagem publicada hoje no jornal O Tempo diz que o metro quadrado no Castelo se valorizou 700% em apenas três anos. Se antes era um bairro afastado, hoje pelo visto se torna um "novo buritis na pampulha".
guhgc no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 05:36 PM   #19
Raphadudao
Registered User

Raphadudao's Avatar

Likes (Received): 405

gostei mto do bairro, nunca fui ai, mas parece muito o cidade nova com esse tanto de predios baixinhos de 3/4 andares
qualquer dia desse eu tiro umas fotos daqui tb pra fazer um thread =]
Raphadudao no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2010, 05:47 PM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 648

Muito bonitas as tuas fotos, JPBrazil. O bairro é bastante agradável, limpo e colorido. Gosto muito desses prédios pequenos. Gostei do condomínio. É impressão minha ou a maioria das janelas das casas são apenas de vidro e os vidros são verdes? O visual do conjunto de casas é muito bonito.

Estive aí em BH no meio do ano passado, visitei a Pampulha, mas não lembro de ter passado por esse bairro.

Parabéns pelo thread!
renehass no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte, castelo

Thread Tools

Posting Rules