daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 9th, 2010, 06:02 AM   #21
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1214

Muito bacana esta exposição, mostra que temos boas cidades em diferentes pontos do RS e não localizados num mesmo ponto, é certo que as cidades da metade norte hoje são mais competitivas que as da metade sul, que também são belas cidades e que no início do século XX eram responsáveis pelo desenvolvimento do RS e que hoje possuem relíqueas arquitetônicas que são símbolos desse passado glorioso da região. Felizmente a metade sul começa a reagir e a buscar alternativas para superar o marasmo econômico de uma sociedade que baseou seu desenvolvimento na monocultura e que por este motivo ficou em desvantagem por tanto tempo, mas há esperança de melhorias significativas para esta região.
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 9th, 2010, 06:07 AM   #22
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 36

Essa panorâmica de Novo Hamburgo é foda.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 06:10 AM   #23
Febo
Soy Viejo, Deme!

Febo's Avatar

Likes (Received): 394

Excelente trabalho de recopilaçao!!

6 - Santa Maria
pop: 268.969
PIB: R$ 2.358.076 mil
PIB per capita R$ 8.864,00

Ahh, a cidade do Ênio!
Old March 9th, 2010, 10:05 AM   #24
Mr.Canello
SUL LIVRE!

Mr.Canello's Avatar

Passo Fundo parece que tem uns 500.000 habitantes! Densidade impressionante! hehe

Das que eu conheço, por ordem de preferência eu diria que é Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Pelotas e Canoas...

Parabéns pelo thread!
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 02:21 PM   #25
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3393

A pedido do Kelsen...

Frederico Westphalen
Pop:28.428
PIB R$ 295.912 mil
PIB per capita R$ 10.605,00

Wikipedia

Wikipedia

e essa antiga foto minha acho que mostra melhor a densidade de São Leopoldo
Old March 9th, 2010, 02:53 PM   #26
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 1513

Invejosos

Belas cidades, umas mais do que outras, as que eu diria que são feias são as pobres da RM de Porto Alegre, não sabia que Alvorada era tão pobre.

Não me canso de ver as fotos de Pelotas, Caxias e Novo Hamburgo, são muito bonitas. E também percebe-se como as cidades do RS foram melhores planejadas do que as catarinenses.
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 03:16 PM   #27
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Esteio, Sapucaia, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada todas tem skylines muito pequenos comparando com o tamanho das cidades, e no caso de algumas delas, comparando tb com o PIB.

Algumas delas (Viamão e Alvorada) são CLARAMENTE cidades puramente dormitório de POA... não passam de bairros distantes e pobres.

Algumas outras são PARCIALMENTE dormitório de POA... tem skylines um pouco maiores, mais vida comercial e industrial própria... mas ainda assim não atingem todo o potencial que suas populações indicariam devido ao fato que parte considerável da população de fato usa as cidades como "cidade dormitório".

esse padrão começa a quebrar em São Leopoldo e ao norte, que são as cidades da RM mais distantes da capital.

várias cidades do norte da RM, BEM distantes de POA, tem skylines e organização muito melhores que cidades BEM MAIORES coladas em POA.

acho q só fazendo um thread especifico da RM de POA, com imagens de todos skylines organizados por distancia de POA pra notar o padrão
Old March 9th, 2010, 03:42 PM   #28
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 9990

Acho que não precisa, só por curiosidade mesmo, pelo menos eu acho que é bem clara a diferença de NH/São Leopoldo ou mesmo Canoas, em relação a Alvorada, Viamão etc.

Quanto ao thread, tirando os dados antigos e a diferença de tamanho entre as fotos () eu gostei. Algumas cidades até lembram cidades catarinenses. As minhas preferidas aí são Lajeado, Santa Cruz do Sul (linda catedral!), Bento Gonçalves, Passo Fundo, Caxias do Sul e POA. Acho que dá pra acrescentar NH também.

Erechim e Passo Fundo eu conheço bem, e ambas são organizadas e aparentam ter uma população bem maior. Quando se passa pela BR (ou RS) que atravessa essas cidades é incrível a visão do skyline que se tem. Sem falar que Passo Fundo é uma cidade completíssima em relação a sua população (e realmente lembra um pouco Chapecó).

Bom, é isso, valeu!

Last edited by Barriga-Verde; March 9th, 2010 at 03:53 PM.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 03:49 PM   #29
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Quanto ao thread, tirando os dados antigos
não recuso ajuda. Onde achar dados atualizados e corretos? Se quiser, posta aqui, e eu edito o tópico. Lamentável é a Wikipedia em português ser lotada de artigos de qualidade horrivel, com dados defasados, etc. A maioria dos artigos da Wikipedia em portugues não passariam no critério de qualidade da Wikipedia em ingles.

Quote:
e a diferença de tamanho entre as fotos ()
fazer oq né? Se já demorei 4 horas somente pra garimpar as fotos e dados, imagina salvando todas fotos no PC e editando elas pro tamanho correto e então fazendo upload.
Old March 9th, 2010, 03:52 PM   #30
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

hmmm... que coisa estranha... eu fui o único gaúcho que respondeu no thread das 30 maiores cidades de SC. Mas lá teve gente de tudo q é estado respondendo.

Já nesse thread, além de alguns gaúchos, 95% das respostas foram de catarinenses! Mas de fora dos dois estados não teve quase ninguem!
Old March 9th, 2010, 03:59 PM   #31
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
não recuso ajuda. Onde achar dados atualizados e corretos? Se quiser, posta aqui, e eu edito o tópico. Lamentável é a Wikipedia em português ser lotada de artigos de qualidade horrivel, com dados defasados, etc. A maioria dos artigos da Wikipedia em portugues não passariam no critério de qualidade da Wikipedia em ingles.
www.ibge.gov.br

No canto esquerdo tem o link "Cidades@", só clicar lá e selecionar o RS. Tem dados populacionais de 2009 (estimativa) e o PIB de 2007. Além de outros dados, claro.

Quote:
fazer oq né? Se já demorei 4 horas somente pra garimpar as fotos e dados, imagina salvando todas fotos no PC e editando elas pro tamanho correto e então fazendo upload.
Bom, por isso eu uso o imageshack, quando tu vai upar as imagens tem a opção pra redimensionar, sem falar na possibilidade de upar até 20 imagens por vez. É bem prático!
Old March 9th, 2010, 04:01 PM   #32
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Quote:
hmmm... que coisa estranha... eu fui o único gaúcho que respondeu no thread das 30 maiores cidades de SC. Mas lá teve gente de tudo q é estado respondendo.

Já nesse thread, além de alguns gaúchos, 95% das respostas foram de catarinenses! Mas de fora dos dois estados não teve quase ninguem!
Pois é..
eu percebi essa mal vontade com os gaúchos e threads de gaúchos.
Acho que é até por isso que eu broxei de criar threads.
Todo final de semana eu ficava pensando onde eu ia fotografar na semana seguinte. As vezes perdia quase um sábado inteiro fotografando as ruas arborizadas de Poa, a iluminação natalina dos arredores da catedral, as fotos aéreas da vista do meu apê, os raios...
Não sei o que acontece. Se é inveja ou raiva dos gaúchos. Mas é verdade que os catarinenses e o pessoal do interior paranaense foram os maiores visitantes dos meus threads.

Aí no final vi que até os foristas gaúchos meio que boicotavam. Era difícil ver comentários de alguns foristas gaúchos mas sempre via fotos minhas sendo usadas por eles em alguns threads de vários fóruns. (o google me avisa...)

Bom, eu entrei pra comentar o tamanhico da área de Esteio e acabei me estendendo.
Esteio tinha um slogam que era "O polegar do Rio Grande".. rsrsrs
Também ouvi dizer que era o menor município gaúcho. Mas que interessante mesmo assim estar entre os mais populosos e entre os com maiores PIBs.
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 04:05 PM   #33
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

@AnderVaz: mas e os gaúchos tem visitado threads de outros estados? Como eu disse, no thread das 30 maiores cidades de SC, eu fui o único gaucho que respondeu.
Old March 9th, 2010, 04:38 PM   #34
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:
@AnderVaz: mas e os gaúchos tem visitado threads de outros estados? Como eu disse, no thread das 30 maiores cidades de SC, eu fui o único gaucho que respondeu.
Eu falo por mim (e pelo que vejo de outros foristas de SC), e dificilmente comento algum thread fora do Sul, sinceramente. Só se for algo que realmente chame minha atenção ou que valha a pena.
Old March 9th, 2010, 06:16 PM   #35
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1214

^Mas olha que chique....tem até paticipação internancional....kkkkk..

Eu tbém raramente comento em outros threads, só mesmo qdo me chama a atenção, comentar e dar elogios só por dar eu não gosto, se comento é pq eu curti mesmo, e os threads gaúchos eu comento mais por uma questão de afinidade, por ter relação afetiva com esses lugares.Acho até normal ficar meio regionalizado os posts, mas quem faz o thread quer ser comentado por todos.
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 07:02 PM   #36
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 2177

O RS é foda! Quanta cidade bacana. Olha, gostei de quase todas as cidades, o que é raro num thread.

Destaque para Caxias, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Pelotas (fotos muito boas) Canoas e Venâncio Aires (nunca vi foto da cidade!). E claro, Porto Alegre.
Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 07:17 PM   #37
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ander Vaz View Post
Pois é..
eu percebi essa mal vontade com os gaúchos e threads de gaúchos.
Acho que é até por isso que eu broxei de criar threads.
Todo final de semana eu ficava pensando onde eu ia fotografar na semana seguinte. As vezes perdia quase um sábado inteiro fotografando as ruas arborizadas de Poa, a iluminação natalina dos arredores da catedral, as fotos aéreas da vista do meu apê, os raios...
Não sei o que acontece. Se é inveja ou raiva dos gaúchos. Mas é verdade que os catarinenses e o pessoal do interior paranaense foram os maiores visitantes dos meus threads.

Aí no final vi que até os foristas gaúchos meio que boicotavam. Era difícil ver comentários de alguns foristas gaúchos mas sempre via fotos minhas sendo usadas por eles em alguns threads de vários fóruns. (o google me avisa...)
Quando eu entrei no SSC eu comentava em todos os threads que via pela frente....

Mas depois que fui começando a fazer threads, percebi que eu comentava nos threads de todo mundo e 90% não comentavam nos meus. Então pra quê eu vou ficar soltando comentários em threads de foristas que nem sequer entram nos meus ? Depois que percebi isso, decidi selecionar meus comentários.

Vendo os posts do meu último thread, por exemplo, e agrupando os foristas por regiões:

Sul 23 (1 gaúcho =P)
Sudeste 10
Centro-Oeste 4
Nordeste 7
Norte 4

As exceções são para threads muito bem feitos, com fotos próprias, ou que me interesse de verdade...

Last edited by Gui_p; March 9th, 2010 at 07:34 PM. Reason: Erros de português =P
Gui_p no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 07:26 PM   #38
missioneiro
Registered User

missioneiro's Avatar

Likes (Received): 296

Thread show de bola apareceu até a esquecida Santo Ângelo...

Creio que se fosse feita a mesma lista a uns 30 anos atrás Santo Ângelo seria top 10 ou 15 no máximo, antes das emancipações e da quebra industrial da cidade tinhamos mais de 100.000 habitantes (cerca de 106.000 no início dos anos 80).

Hoje a cidade sobrevive graças ao grande setor de serviços públicos e às instituições de ensino superior... mas perdeu muitos investimentos e conseguiu perder um campus da universidade Federal da Fronteira pra Cerro Largo que tem 12.000 habitantes... bem... isso mostra a decadência da cidade...

Por isso... daqui 20 dias parto definitivamente daqui... quero fazer um último thread de despedida de Santo ângelo e torcer para que dias melhorse venham... mas sem muitas esperanças... o noroeste está morrendo... quase todas as cidades com retração populacional as menores com perdas significativas de mais de 10% da população... creio que em décadas teremos vários municípios fantasma por aqui...

Este é também meu desabafo... nasci nesta terra vermelha, banhada pelo sangue espanhol e guarani e hoje me vejo obrigado a ir embora, apesar de amar esta terra linda e esta cidade tão acolhedora, planejada, bonita e organizada. A cidade em si não é decadente, mas as oportunidades são muito poucas e extremamente mal remuneradas, para se ter idéia o salário médio aqui creio que fique entre 600 e 800 reais, acima disso pode ser considerado um salário bom... é dura a realidade...

-> Ruinas de Sao Joao Batista - RS - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=936386 [Saint John Ruins, old jesuitic town]
missioneiro no está en línea   Reply With Quote
Old March 9th, 2010, 07:36 PM   #39
Elover
Pelz Nickel

Elover's Avatar

Likes (Received): 1

Realmente... Passo Fundo engana. Parece ser bem mais populosa. Belo trabalho. Sobre as panorâmicas de NH, acho que as melhores são a partir do Santuário das Mães.
Old March 9th, 2010, 07:56 PM   #40
Squibb
freiheit über alles

Squibb's Avatar

Likes (Received): 5440

que isso Aces, olha eu e o Gui representando o PR por aqui...

tá certo que a parte onde eu moro tem mais gente se achando gaúcho que paranaense mesmo, mas ainda assim politicamente ainda é um comentário vindo do Paraná heheheh

de qualquer forma, se for para entrar num thread só pra comentar falar alguma besteirinha só pra dizer que comentou e depois ir pro outro e assim por diante, eu nem faço.

Prefiro entrar em um thread por semana e olhar com calma para conhecer as cidades do jeito que quem criou tá se propondo, pois isso que é legal. Agora sair comentando tudo só pra ganhar ibope,

E concordo com alguns, eu tb só tenho olhado threads do sul, fora algumas exceções de fora que realmente impactam pelo bom trabalho de seus criadores.
Squibb no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules