|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
estudante
Likes (Received): 0
|
Desbravando Bairros por dentro - Itapoã, Salvador
Olá pessoal. tudo bem?
Tive uma idéia inusitada, e espero que gostem. DESBRAVANDO BAIRROS serve para mostrar como é o interior dos grandes bairros urbanos. inicio aqui postagens de minhas fotos em meu bairro. ![]() ![]() ![]() Bairro:Itapoan Cidade: Salvador Estado:Bahia População:250 mil habitantes (Segundo IBGE) Relato de Morador: "Esse Abaeté aqui não era nada, essa era uma área despovoada. Hoje, o transporte pra cá leva 30 a 40 minutos, mas antigamente só tinha ônibus aqui no final de semana. Aqui, era considerado até área de veraneio, como uma Itaparica, um Morro de São Paulo. As pessoas vinham da cidade e alugavam a casa por três meses para veranear. Agora não, são moradores fixos, é um bairro mais do proletariado." Ednaldo Paiva Cristo - Clube Dominó - Itapuã (Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba) Histórico do bairro:Em Tupi Guarani, Itapuã quer dizer "pedra que ronca". Conta a história que uma pedra roncava, na praia de Itapoá, sempre que a maré estava vazante e isso acabou dando origem ao nome ao bairro, um dos mais famosos de Salvador. No início da década de 50, Itapuã era apenas uma colônia de pescadores em uma região afastada do centro de Salvador. A praia passou a ser ponto de veraneio predileto dos soteropolitanos e hoje é um dos bairros mais populosos e populares da capital baiana FOTOS INTERNAS DO BAIRRO: ![]() Ladeira da Avenida Sampaio (Acreditem, ônibus descem aqui diariamente) ![]() Rua Sampaio ![]() Solta minha camisa: Importante comerciante de frutas do bairro, ele é conhecido pela sua irreverencia com que atende os seus clientes: ![]() Rua Alvaro Baqueiro: Importante Ligação da Avenida Dorival Caymme com a lagoa do Abaeté. ![]() Rua Fernando Meireles ou mais conhecida como Ladeira do Correio: é conhecida por este nome por abrigar a central de distribuição de cartas e correspondencias dos CORREIOS S/A. ![]() FERRAGENS ALEMÃO: Importante local de venda de peças de materia de construção zona leste do bairro. ![]() Entrada da Rua Alvaro BAQUEIRO: Quando esta super engarrafada a Av.Dorival Caymme, o acesso mais rápido para ir ao abaéte é por essa rua. ![]() Av.Dorival Caymme ![]() Comércio da 1º Rotula da Av.Dorival caymme ![]() Vista Superior da Rotula de Itapoan. ![]() Todas as fotos aqui postadas são de minha própria autoria, tiradas atraves de um Celular Nokia W580i *Espero que gostem desse meu thread, ele serviu para mostrar o outro lado da cidade e dos bairros. Apesar de suas particularidades em relação ao urbanismo, Nova Brasilia de Itapoan é um excelente local. *Quem se sentir a vontade e quiser postar fotos nesse thread tbm, nos mostre a realidade de cada bairro por dentro. Last edited by AndersonDiego; March 11th, 2010 at 02:36 PM. Reason: postagem de meus direitos autorias |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Bípede
Likes (Received): 310
|
Ficou legal, mas só tenho duas recomendações: 1) Quando você tirar fotos, evite a luz do sol em frente à câmera; 2) Quando você abrir um tópico, coloque o nome do lugar retratado, para facilitar.
Mas tudo bem. Os mauricinhos do SSC acharão o lugar horroroso, mas serve para mostrar um outro lado da cidade, como você mesmo disse. Abraços!
|
|
|
#3 | |
|
estudante
|
Quote:
abraços
|
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Registered User
Likes (Received): 719
|
Anderson, parabéns pelas fotos. Esse tipo de thread é chamado de ALTERNATIVO, pois ele acaba fugindo do básico loosho que os foristas tanto adoram
![]() Certamente muito criticarão esse thread dizendo que você não deveria mostrar o lado "obscuro" dos bairros, mas vi muita sinceridade nas suas palavras, pois não acredito que você tenha feito por maldade. Por isso, o thread está valendo. Parabéns e seja benvindo ao SSC Brasil
|
|
|
#5 |
|
Registered User
|
![]() Olha, acho difícil de um ônibus passar por essa ladeira. É microonibus?
|
|
|
#6 | |
|
estudante
|
Quote:
Obrigado a todos,
|
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Flying
Likes (Received): 148
|
Aee... muito bom, gosto de threads assim, sem maquiagem! A realidade assim como ela é. Parabéns pelas fotos!
|
|
|
#8 |
|
Rene Hass
Likes (Received): 127
|
Anderson:
Percebi que você é novo aqui no SSC. Seja bem vindo. Eu gostei muito do seu thread porque você quis mostrar um lugar como ele é, não ocultando detalhes que muitos por aqui no SSC considerariam indesejáveis. Como você é novo por aqui, você não sabe ainda o tipo de reação que alguns têm quando vêem fotos que não mostram apenas aquilo que eles gostariam de ver. Menos mal que você é de Salvador. A validade do seu thread é que você está mostrando um pedaço de sua própria cidade que você achou interessante e escolheu para partilhar conosco. Se você não fosse baiano, correria o risco de ser enxovalhado e seria provavelmente acusado por alguns de querer denegrir a cidade. Eu digo isso porque passei por uma experiência bastante negativa aqui no SSC quando criei um thread sobre o Rio de Janeiro no final de 2009. Eu não sou carioca. Meu thread mostrou algumas poucas fotos em que havia detalhes que incomodaram os cariocas. Meu thread acabou mostrando coisas que eles não gostam de ver na cidade. Foram coisas bobas como uma poça d’água no cantinho de uma foto depois de uma chuvarada, de lixo em algumas ruas, um carro velho estacionado no Leblon. Até uma foto em que só apareciam crianças negras na praia irritou alguns cariocas e foi alvo de duras críticas. Daí, passei pelo verdadeiro escárnio público, acusado de querer denegrir a cidade entre outros. Até um boicote ao meu thread chegou a ser proposto. Provavelmente eu não passaria pelo enxovalhamento público se eu fosse carioca. Se eu fosse carioca, o meu thread do Rio só teria recebido aplausos. Só estou citando esse exemplo do que aconteceu comigo porque você é novo aqui e precisa saber como determinadas coisas se desenrolam por aqui. Se você tiver interesse, meu thread do Rio está aqui. Até agora, são 9 páginas de fotos e comentários: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1031771 Para finalizar, eu gostaria de repetir a dica que alguém já te deu: ao criar um thread, coloque sempre o nome do lugar no título do thread. OK? E parabéns pelas suas fotos. Eu lembro desses lugares muito bem. Quando eu estive em Salvador, fiquei na vizinha Lauro de Freitas e diariamente eu passava por aí a caminho do centro, da Lagoa do Abaeté e da Praia de Itapuã. Last edited by renehass; March 10th, 2010 at 03:23 PM. |
|
|
|
|
|
#9 | |
|
Registered User
|
Quote:
Rapaz, nem estou duvidando de você, mas eu acho muito estreita essa ladeira, ou seja, o risco de atropelamento ou mesmo a chance de um desastre numa das casas é enorme. ![]() Mais uma vez, parabéns pelo thread.
|
|
|
|
#10 |
|
tricolor pra sempre
|
ficou legal o thread seria bom que os outros participassem desse thread colocando fotos de outros bairros de salvador os bairros nunca mostrados aqui como (pau miudo, pau da lima, uruguai e etc. "tem alguen aqui do pau miudo"
) sei que sao bairros que nao eh muito do interesse da galera mais esses bairros tbm fazem parte da historia de salvador e merecem um lugazinho aqui tbm ainda que minusculo bom eu t eaconselharia que vc adicione o nome da localidade "salvador" ate mesmo porque seria mais facil pras pessoas te ajudarem com updates falo, no mais vc ta de parabens ![]() ![]() ![]()
TRICOLOR ATE MORRER {BBMP} Last edited by porotto; March 10th, 2010 at 11:01 PM. |
|
|
|
|
|
#11 |
|
Rodrigo!
Likes (Received): 35
|
Gostei de ver o interior do bairro, mas jurava que Itapuã era um bairro nobre rs... Mas valeu!
|
|
|
|
#12 |
|
BANNED
Likes (Received): 11
|
Adorei o thred!
|
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Registered User
|
Quote:
Eu não conheço Salvador "in loco", mas eu penso que Itapoã é um bairro de classe média. Se eu estiver errado, algum soteropolitano me corrija.
|
|
|
|
#14 | |
|
estudante
|
Quote:
Espero que todos estejam gostando do thread e refaço a idéia do colega acima onde convida pessoas a postarem fotos aqui de seus bairros como eles são por dentro, porque geralmente quando passamos por eles, na maioria das vezes é so pelas avenidas que as mergeiam e nunca entramos realmente nele. Iigualmente em Itapoan, o que fica na mente das pessoas em Itapoan é Sereia, Praia bela e azul, Lagoa do Abaete, Vila Mitar e dos ex-combatentes entre outros. Abraços a todos e em breve posto mais fotos de varios angulos de Itapoan (um dos maiores bairros de Salvador) ![]()
|
|
|
|
#15 | |
|
Registered User
|
Quote:
Então Itapoã é um bairro híbrido, o qual você pode encontrar de tudo, né?
|
|
|
|
#16 |
|
estudante
|
Saida da Avenida Dorival Caymme para a praia.
|
|
|
#17 | |
|
estudante
|
Quote:
Correto
|
|
|
|
#18 |
|
estudante
|
Trago aqui para vocês mais algumas fotos de minha querida ITAPOAN
Espaço Esmeralda: Importante "shopping" que localiza-se na Sereia de Itapoan, é um espaço espetacular para compras de produtos para academia de musculação e afins ![]() Em itapoan, você pode escolher entre comida Japonesa ou jogar Sinuca. Localiza-se tambem na Sereia. ![]() Entrada da Av.Dorival Caymme, ela liga a Orla de Itapoan ao Aeroporto, tem aproximadamente cerca de 7 km de extensão; ![]() Coleta de Lixo na Praia da Sereia de Itapoan. ![]() Novo local do Banco do Brasil, fica em frente a 1º Rotula da Av.Dorival Caymme. É um local mais amplo e de facil acesso, será inaugurado em breve. ![]() Hotel Lux, este Hotel tem cerca de 4 a 6 meses na região, dizem que ele não é verdadeiramente um hotel (Espero que entendam rss) ![]() Uma das Igrejas Locais, ela fica ao lado de outra chamada Igreja Universal, aqui em Itapoan é bastante comum encontrar igrejas uma ao lado da outra. ![]() Casas no entorno da ladeira do Abaeté, mostrando então o constraste entre as populações. Logo após aquelas casas ao fundo da imagem, encontra-se a Lagoa do Abaeté, Dunas do Abaeté e a Casa da Musica Baiana (Onde mostra toda a Historia que a musica baiana passou) ![]() *Todas as fotos aqui postadas são de minha propria autoria, retiradas por um celular Sony Ericsson W580i
Viajando pelo paraíso chamado Brasil, duvida? Viaja também!!! Last edited by AndersonDiego; March 11th, 2010 at 04:53 PM. Reason: adição de mais uma foto |
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Registered User
|
Quote:
Não consegui ver uma só foto. Por quê você não carrega suas fotos pelo www.imagehost.org ?
|
|
|
|
#20 |
|
JK - O Presidente
Likes (Received): 244
|
Apreciei. Gosto muito de ver bairros mais populares, simples também.Só casas e avenidas luxuosas cansa, assim como mostrar só miséria. Uma cidade abarca vários mundos!
|
|
![]() |
| Tags |
| bairros, cidade, nordeste, urbain exploration, urban |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|