search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 16th, 2010, 03:45 AM   #1
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6101

Teresópolis (RJ) | Um passeio por uma das mais belas cidades da Região Serrana Fluminense

Bom, no último sábado com meus pais, vó e namorada para um rápido passeio familiar por esta cidade que não ia há muitos anos.

Portanto, foi chegar de manhã e ir embora no final da tarde... não pude ir a MUITOS lugares interessantes de Teresópolis, nem parar pra tirar fotos com calma de todos os cantos que eu considerei interessante.

Bom, ainda assim, espero que gostem!

p.s.: Fotos minhas e imagens de bandeira, brasão, mapa e dados da cidade retirados da Wikipedia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teres%C3%B3polis

Mapa do Estado do Rio de Janeiro, destaque para a área de Teresópolis.

Bandeira de Teresópolis

Brasão de Teresópolis

Características geográficas Área 770,507 km²
População 162.075 hab. est. IBGE/2009
Densidade 195,0 hab./km²
Altitude 910 m
Clima tropical de altitude

Indicadores
IDH 0,79 (RJ: 17º) - médio PNUD/2000
PIB R$ 1.596.477 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 10.717,00 IBGE/2005

O Belo Relevo da Serra Fluminense

1. Para vocês, uma série de fotos de uma das mais singulares e imponentes formações rochosas que eu conheço: o Dedo de Deus!!

2.Ao contrário do que muitos pensam, o Dedo de Deus fica em Guapimirim, e não em Teresópolis.

3. Mas Terê leva a fama... e se por um lado não tem o Dedo de Deus em seu território, tem provavelmente a vista mais bela dele.

4.

5.

6.

7.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old March 16th, 2010, 03:46 AM   #2
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Ruas, casas e locais diversos
Tem seu nome em homenagem a Imperatriz Dona Teresa Cristina, mulher do Imperador D. Pedro II. A família imperial encantou-se profundamente com as belezas naturais e clima desta bela região serrana, onde em freqüentes visitas e períodos de férias na região, descansavam. As origens de Teresópolis datam, portanto, da primeira metade do século XIX.

A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí. Porém, a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa George March aqui adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto.

A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant'Ana do Paquequer e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a sua agricultura, pecuária e veraneio da região.

Ao contrário do que muitos pensam, todo o crescimento e posterior desenvolvimento deste pequeno núcleo se verificou no sentido Norte-Sul, isto é, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, nos fundos da Baía de Guanabara, passando por Petrópolis, visavam esta região como ponto estratégico de repouso. Durante muitos anos, Teresópolis permaneceu com uma via de transportes incipiente até que, em 1908, foi inaugurada a estrada de ferro que propiciou um certo progresso da área.

Só mais tarde, bem mais tarde, é que o fluxo foi alternado no sentido Sul-Norte, com o advento da ligação rodoviária ligando o Rio de Janeiro a Teresópolis, em 1959. Lentamente, o povoado foi se desenvolvendo e passando à categoria de Freguesia de Santo Antônio do Paquequer, em 1855.

Somente em 6 de julho de 1891, através do decreto de nº 280 do então Governador Francisco Portela, a freguesia é alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, sendo desmembrado o seu território do município de Magé.

Daquela época até os dias atuais, Teresópolis continua atraindo cada vez mais, milhares de visitantes e mesmo novos moradores que, como a família imperial, encantam-se com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paradisíaca paisagem, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais, e é claro de seu povo muito hospitaleiro.

8.

9.

10.

11.

12. Calçadão

13. Bom... lá também temos favelas, infelizmente. Mas não chega a destoar o brilho da cidade.

14. Vão chamar de fake (gíria modinha do SSC ), mas é um prédio imponente

15.

16. Igreja de Santo Antonio. Bem simples...

17. Estátua de Santo Antonio

18. A Feirinha do Alto, muitas roupas, artesanatos e comidas a bons preços

19.

20. Igreja de Santa Tereza

21. Detalhe da Igreja

22. Vitral no interior da Igreja

23. Cachorro mendigando na Igreja (DORGASS MANOLOO!!1!1!! RIARIARIRAIRA )

24. Casas ao redor da praça da Igreja

25.

26.

27.

28. Shopping "fake" rsrs

29.

30. Gafieira

31. Casa de Cecília

32. idem
Old March 16th, 2010, 03:47 AM   #3
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Aranda & Granja Comary

33. Orquidário Aranda

34. Para quem gosta de orquídeas (como eu), vale uma visita

35.

36.

37. Granja Comary

38.

39.

40.

41. A seleção sul-africana está fazendo na Granja os preparativos para Copa

42.

43.

44.

45. A Granja Comary possui ao seu redor várias belas residências

46. É comum alguns moradores alimentarem pássaros nas ruas

47.

48.

49.

50.

51.

52. Que chique morar aqui, hein?

53. Que mansão bonita!

54.

55.

56.

57.

58. Fomos brindados com esta bela cena ao nos despedirmos da cidade!

Espero que tenham gostado!!!

E só pra constar: ainda tem muuuuuuuuuuuita coisa em Teresópolis não retratada neste fórum. Mas como eu disse, foi um rápido passeio. Voltando lá, vou complementando este thread.
Old March 16th, 2010, 05:20 AM   #4
Claudeir Rodrigues
Registered User

Claudeir Rodrigues's Avatar

Likes (Received): 402

Á cidade tem Um belo urbanismo é bem organizada, que cidade linda, gostei de todas as fotos, parabéns!

Highcliff liked this post
Claudeir Rodrigues no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 05:22 AM   #5
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 9798

Parabéns, acho Teresópolis nunca havia aparecido aqui com fotos pessoais.

A cidade é naturalmente bonita - naturalmente com seu verde e serras, bem como sua localização que possibilita esse tipo de comércio charmoso e ruas arborizadas em bons bairros. Entretanto, acho que Teresópolis anda meio mal-cuidada, o que é um pecado numa cidade tão bela. Pode identificar a avenida da primeira foto (me lembrou São Gonçalo, hehehe)?

A Granja Comary é um dos bairros mais charmosos do interior do Brasil. Coisa fina.

Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 10:54 AM   #6
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6139

Rafa, parabéns pelo belíssimo thread, pois chamar Teresópolis de charmosa é pouco!

Senti falta de fotos das avenidas principais da cidade, mas como você não foi a Teresópolis SÓ para fazer um thread, tá perdoado...hahahaha

Forte abraço irmão e obrigado por compartilhar conosco!

Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 10:59 AM   #7
CortKing
Registered User

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post

A cidade é naturalmente bonita - naturalmente com seu verde e serras, bem como sua localização que possibilita esse tipo de comércio charmoso e ruas arborizadas em bons bairros. Entretanto, acho que Teresópolis anda meio mal-cuidada, o que é um pecado numa cidade tão bela. Pode identificar a avenida da primeira foto (me lembrou São Gonçalo, hehehe)?

A Granja Comary é um dos bairros mais charmosos do interior do Brasil. Coisa fina.
A Granja Comary na realidade ñ é um bairro é um condomínio de casas.
CortKing no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 01:08 PM   #8
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 19442

Teresópolis é uma cidade encantadora e o entorno natural é belíssimo. Parabéns pelo thread, muito bom!

Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 01:38 PM   #9
BraVision
BANNED

Likes (Received): 66

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Teresópolis é uma cidade encantadora e o entorno natural é belíssimo. Parabéns pelo thread, muito bom!

So e' preciso recauchutar o centro, uma revitalizacao pra Copa seria essencial.
As fotos 8, 11 e 12 mostram a necessidade urgente de remodelar esta area, umas calcadas padronizadas, coffee shops, e muito vidro em vez destas portas de aco seria otimo.
BraVision no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 02:12 PM   #10
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Claudeir Rodrigues View Post
Á cidade tem Um belo urbanismo é bem organizada, que cidade linda, gostei de todas as fotos, parabéns!
Obrigado!!

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post

Valeu, Ice! Realmente, aquela parte da Avenida que eu fotografei não é das melhores. O que até foi bom eu ter mostrado, pois não quis parecer tendencioso e mostrar somente coisas bonitas da cidade, ela tem alguns problemas, como qualquer outra cidade brasileira.

Mas o mais curioso é que nesta mesma avenida também vemos mansões, prédios bonitos, etc... tudo depende do trecho em que vc está dela. Mas, como disse, infelizmente, foi uma rápida passagem... há mais de Teresópolis para se mostrar.

Sabendo disso, deixo outros threads linkados, como complemento:
Forista Bucs: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=604498
(Ex) Forista Império-BR: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=967530

Last edited by raffasoares; March 16th, 2010 at 02:55 PM.
Old March 16th, 2010, 02:17 PM   #11
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Rafa, parabéns pelo belíssimo thread, pois chamar Teresópolis de charmosa é pouco!

Senti falta de fotos das avenidas principais da cidade, mas como você não foi a Teresópolis SÓ para fazer um thread, tá perdoado...hahahaha

Forte abraço irmão e obrigado por compartilhar conosco!
Pois é, Manu! Eu às vezes fico até cabreiro se monto ou não um thread "incompleto". Aliás, monto poucos threads por isso. Vc mesmo deve ter visto no meu orkut fotos de Rio das Ostras, Penedo... gostaria de mostrá-las aqui, mas não gosto da sensação de thread "incompleto", hahaha!

Obrigado por comentar e forte braço!
Aliás até amanhã no Centro, hehehe!
Old March 16th, 2010, 03:37 PM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 6139

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Pois é, Manu! Eu às vezes fico até cabreiro se monto ou não um thread "incompleto". Aliás, monto poucos threads por isso. Vc mesmo deve ter visto no meu orkut fotos de Rio das Ostras, Penedo... gostaria de mostrá-las aqui, mas não gosto da sensação de thread "incompleto", hahaha!

Obrigado por comentar e forte braço!
Aliás até amanhã no Centro, hehehe!
Rafa, infelizmente não estarei no Centro amanhã a tarde, visto que o meu cão pegou a "doença do carrapato" e não está nada bem e, tenho que dá assistência a ele.
Mas, de qualquer forma, tenho a plena certeza de que será um sucesso a manufestação

Abração,
Old March 16th, 2010, 03:47 PM   #13
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 7626

Raffa, que lindas ficaram as suas fotos! Fazia falta um thread assim de Terê, com fotos grandes e boas.

Parabéns, ficou excelente!
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 04:00 PM   #14
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 22923

Que thread LINDO Rafael! Pena que você não fotografou a casa mais linda e portentosa da cidade: a antiga residência dos Guinle lá atrás do lago da Granja Comary.
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 04:11 PM   #15
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 1609

Realmente Teresóplois é uma bela cidade que tive o prazer de conhecer, as paisagens são de tirar o fôlego. Lindas as casas ao redor da Granja Comary!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 04:40 PM   #16
Hello_World
Non dvcor, dvco!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 28364

Sempre ouvi falar, mas nunca tinha visto fotos.
Teresópolis impressiona pela paisagem, as montanhas ao fundo dão um charme especial.
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 04:57 PM   #17
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 2243

Não me conformo de ainda não conhecer essa cidade, conheço praticamente toda a região serrana do estado menos Teresópolis...

A cidade tem uma paisagem natural incrível, talvez a mais bela de todas da região, sempre me falam do charme de Teresópolis mas tb do processo de favelização cada vez maior.

Excelente thread ótimas fotos mto bem montado e organizado, parabéns!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2010, 07:05 PM   #18
Rafael Catramby
Excelente!

Rafael Catramby's Avatar

Likes (Received): 4

Outro thread excelente, cara, ainda mais levando-se em conta o material que você tinha (algumas horas de fotos num passeio com a família)!

Teresópolis não é a melhor cidade da Região Serrana, vide o problema da favelização exposto aqui, mas é a que considero que tem os cantinhos mais charmosos de todos.

P.S: Não entendi porque o país sede da Copa do Mundo saiu da casa dele, pra treinar aqui, e depois voltar pra lá
Old March 17th, 2010, 02:24 AM   #19
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Likes (Received): 208

Belíssimo thread cara :applause?
Tquintan no está en línea   Reply With Quote
Old March 17th, 2010, 02:29 AM   #20
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Obrigado, santista!

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Raffa, que lindas ficaram as suas fotos! Fazia falta um thread assim de Terê, com fotos grandes e boas.

Parabéns, ficou excelente!
Fala, Paulo! Pois é, sinto a maior falta de threads, não só de Terê, como de outras cidades fluminenses. Acho que o Brasil não conhece muito do potencial que temos por aqui. Tenho fotos de outras cidades, que espero postar aqui no SSC em breve.

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Que thread LINDO Rafael! Pena que você não fotografou a casa mais linda e portentosa da cidade: a antiga residência dos Guinle lá atrás do lago da Granja Comary.
Osmar, meu camarada!
Que bom que gostou! Mas juro que desconhecia a residência Guinle... tem fotos dela?
Eu sou a favor de marcarmos um encontro SSC por outras cidades, justamente por isso, a gente sempre acaba descobrindo novos cantos (especialmente se tivermos uma enciclopédia como vc, hehehe)

Reply

Tags
fluminense, rio de janeiro, serra

Thread Tools

Posting Rules