daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old June 4th, 2012, 03:27 AM   #1901
Moss@d
Let the Games Begin!

Moss@d's Avatar

Likes (Received): 98

Quote:
Originally Posted by brunodelazari View Post
Exato, Campinas-Barra Funda. Vou corrigir.

Mas o que eu estou dizendo é que não há nada de positivo em estender a linha até Campinas. Acho, sim, que embora as soluções não sejam mutuamente excludentes, não vale a pena fazer a opção de extensão, pois o serviço Campinas São Paulo em trens de média velocidade seria muito mais útil para as populações de ambas as metrópoles.
Então, na sua opinião, pouco importa o cidadão que mora em Judiaí, Valinhos, Vinhedo, etc. e trabalha em Campinas. Ele tem menos direito de quem mora no ABC e trabalha na capital. É isso?

".בְּאֵין תַּחְבֻּלוֹת יִפָּל עָם וּתְשׁוּעָה בְּרֹב יוֹעֵץ"
משלי י"א:י"ד
Moss@d no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 4th, 2012, 04:11 AM   #1902
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by Moss@d View Post
Pode bater o quanto quiser, mas quem apela para a violência já perdeu a discussão. O termo "inviável" pode referir-se à projeção financeira. E como o governo não é uma entidade com o obrigação de lucro, muitos projetos, ainda que dêem prejuízo, são necessários à população.
O post dizia "viabilidade operacional". Viabilidade operacional não é viabilidade financeira, é operacional... inviabilidade operacional é não conseguir atingir um nível especificado de oferta e confiabilidade.

(Curioso um comentário pacificista de um pseudônimo de um serviço secreto conhecido como implacável, mas ok...)
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 04:46 AM   #1903
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Fora os níveis de demanda, totalmente diferentes.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 05:25 AM   #1904
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Garciaex View Post
Se financeiramente não é viável significa que não haverá arrecadação que justifique a implantação e manutenção. Se não há arrecadação é porque não há demanda suficiente que justifique o modal escolhido. Deve ser escolhido um modal que se justifique, um modal deficitário nunca atenderá a população perfeitamente.
O governo não objetiva o lucro, não é uma empresa! E outra, DUVIDO que essa linha seria deficitária, e muito pelo contrário.
Se fosse assim, fechem as escolas públicas, porque não dão lucro, só prejuízo financeiro.

Veja a Bandeirantes e a Anhanguera no horário de pico e me diga se não tem demanda.

Essa linha, com as cidades atendidas:
- Jundiaí, 370 mil habitantes;
- Louveira, 37 mil habitantes;
- Vinhedo, 63 mil habitantes;
- Valinhos, 106 mil habitantes;
- Campinas, 1 milhão de habitantes.
Total: 1 milhão e 576 mil habitantes, em pouco mais de 30 quilômetros.

Tomando como referência outras cidades (população aproximada):
- Valinhos = Franco da Rocha (131 mil hab.) - 20 mil passageiros

Não vai me dizer que não tem demanda, por favor!
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 05:35 AM   #1905
Moss@d
Let the Games Begin!

Moss@d's Avatar

Quote:
Originally Posted by rkj View Post
O post dizia "viabilidade operacional". Viabilidade operacional não é viabilidade financeira, é operacional... inviabilidade operacional é não conseguir atingir um nível especificado de oferta e confiabilidade.
O post dizia "viabilidade", sem especificar. Mas não entendo qual seria o problema de ter um serviço Barra Funda-Campinas, do ponto de vista operacional. Você poderia explicar a esse leigo que vos escreve?

Quote:
(Curioso um comentário pacificista de um pseudônimo de um serviço secreto conhecido como implacável, mas ok...)
Shhhh.... essa é uma estratégia para despistar o inimigo...

Old June 4th, 2012, 05:37 AM   #1906
Moss@d
Let the Games Begin!

Moss@d's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
E você tem acesso a esses estudos de demanda, para dizer que são "diferentes"?

Old June 4th, 2012, 06:40 AM   #1907
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Não, mas é bem evidente isso. Se os níveis de demanda de Campinas para São Paulo fossem iguais ao trecho Francisco Morato-Luz, a Anhanguera e a Bandeirantes jamais comportariam o fluxo. Mais ainda, os ônibus da Cometa não dariam conta de metade dessa demanda. Ou você acha MESMO que há demanda de 40.000 passageiros/hora/sentido desde Campinas até São Paulo? Por favor, né?
Old June 4th, 2012, 06:52 AM   #1908
Garciaex
Vem Linha 17, vem!

Garciaex's Avatar

Quote:
Originally Posted by ThalesVeiga View Post
O governo não objetiva o lucro, não é uma empresa! E outra, DUVIDO que essa linha seria deficitária, e muito pelo contrário.
Se fosse assim, fechem as escolas públicas, porque não dão lucro, só prejuízo financeiro.

Veja a Bandeirantes e a Anhanguera no horário de pico e me diga se não tem demanda.

Quando falei de lucro? Quanto a demanda: não justifica um trem parador. A população destas cidades é minúscula. Só Jundiaí e Campinas justificam.

Aos foristas de threads de arenas e estádios: entendam, este fórum não é uma rede social do seu clube. Não cabe aqui definir a arena ou estádio como "sua", nem definir a arena ou estádio do clube rival como "deles", muito menos avacalhar os threads das por vocês consideradas rivais e também nomeá-los pejorativamente, muito menos defender irracionalmente as por vocês consideradas suas. Guardem o clubismo para vocês, vamos discutir as obras, arquitetura e infraestrutura!
Garciaex no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 12:26 PM   #1909
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 731

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa
Não, mas é bem evidente isso. Se os níveis de demanda de Campinas para São Paulo fossem iguais ao trecho Francisco Morato-Luz, a Anhanguera e a Bandeirantes jamais comportariam o fluxo. Mais ainda, os ônibus da Cometa não dariam conta de metade dessa demanda. Ou você acha MESMO que há demanda de 40.000 passageiros/hora/sentido desde Campinas até São Paulo? Por favor, né?
Há um erro aí, de considerar Campinas como uma cidade dormitório de São Paulo, como é Francisco Morato. Parece-me que muitos estão com uma visão excessivamente centrada na capital.
Eu creio que haja uma demanda significativa dentro da própria RMC, que demande uma linha própria, local. Possivelmente menor que da atual linha 7. Eu entendo que é isto, e não uma conexão à capital, que a CPTM se dispôs a estudar. Regional é outra história.
Eu creio que o serviço deva ser segregado porque a demanda entre regiões é bem menor que dentro da própria região, e demanda um serviço diferente. Jundiaí é um certo mistério, porque há tanto demanda local como para ambas as regiões vizinhas. Mas me parece que o governo quer estimular a autonomia local. Neste caso, três serviços locais com conexão tarifada, e um serviço inter regiões diferenciado formariam o melhor quadro.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 02:26 PM   #1910
ghml
Registered User

Likes (Received): 17

Estão fazendo uma grande confusão com números.

O número da população da cidade não é diretamente proporcional à sua demanda de viagem para capital. Aliás, eu diria que é quase que inversamente proporcional. A quantidade de pessoas que precisa se deslocar de Campinas (1 mi de hab.) para São Paulo é muito menor do que a população de Caieiras ou Francisco Morato, pois Campinas tem os serviços e empregos suficientes para não atuar como uma cidade dormitório, coisa que as cidades menores da RMSP não possuem.
ghml no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 03:20 PM   #1911
dinhojdal
Registered User

dinhojdal's Avatar

Likes (Received): 66

Quote:
Originally Posted by ghml View Post
Estão fazendo uma grande confusão com números.

O número da população da cidade não é diretamente proporcional à sua demanda de viagem para capital. Aliás, eu diria que é quase que inversamente proporcional. A quantidade de pessoas que precisa se deslocar de Campinas (1 mi de hab.) para São Paulo é muito menor do que a população de Caieiras ou Francisco Morato, pois Campinas tem os serviços e empregos suficientes para não atuar como uma cidade dormitório, coisa que as cidades menores da RMSP não possuem.
pense desta forma que um serviço " francisco morato / campinas ' daria opção dos pessoal de morato e região se dirigirem a campinas e região para trabalho e lazer tambem.
Old June 4th, 2012, 05:22 PM   #1912
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Sim, mas é outro tipo de serviço, com demanda distinta da de Francisco Morato.
Old June 4th, 2012, 07:24 PM   #1913
CuriosoCPS
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
Poxa, a RMSP é tão privilegiada! Trens moderníssimos e metrô para todo o lado!
Comparado com o zero da RMC e zero da RMBS tá ótimo.

Quote:
Não desdenho da necessidade das grandes cidades e aglomerações interioranas. Mas, particularmente em transportes públicos, a criticidade da situação na RMSP é tão imensa que eclipsa as demais. Decisões erradas e crise econômica prolongada trouxeram impactos negativos para todos, mas foram maiores onde a concentração populacional é maior.
O calo que dói é sempre o nosso né. Eu te digo que conheço gente que demora mais de 1 hora todos os dias pra ir de Hortolândia até a rodoviária de Campinas, num trecho de 15km que é praticamente só estrada, por causa dos congestionamentos diários. Mas realmente só a RMSP precisa de transporte público rápido e barato, o resto que se vire com o que tem ou compre carros.

Quote:
Sim, espero que o momento de maior disponibilidade de recursos, e de intensa preocupação com a mobilidade sustentável, redunde em projetos bons para Campinas. A atual gestão passou, em um ano, da negativa radical (não vamos fazer trem metropolitano em Campinas) para a promessa de um projeto para breve. Mas isto só acontece porque simultaneamente as necessidades mais críticas na RMSP estão também sendo atendidas.
O que motivou isso foi muito mais a campanha do Mercadante, que ficou batendo na tecla do esvaziamento do interior, do que qualquer outra coisa.
CuriosoCPS no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 07:25 PM   #1914
CuriosoCPS
Registered User

Quote:
Originally Posted by dinhojdal View Post
Ja se lançou uma licitação ano passado que deu vazio por isso tiveram que começar de novo.
Construiu quantos km de linha?

Zero

Quando construir algo a gente volta a conversar.
Old June 4th, 2012, 07:30 PM   #1915
CuriosoCPS
Registered User

Quote:
Originally Posted by ThalesVeiga View Post

Se você olhar pro lado de lá e somar de Campinas a Americana, que na verdade é o trecho com maior demanda, vai dar mais gente ainda numa extensão até menor. E ainda tem cidades como Hortolândia e Sumaré que têm um movimento pendular muito grande em direção a Campinas, assim como Nova Odessa em direção a Americana.
Old June 4th, 2012, 07:54 PM   #1916
CuriosoCPS
Registered User

Olha acho que há uma grande confusão nos conceitos aqui. Isso já acontece na população em geral, nos jornais, etc, mas imaginei que num fórum destes, em que as pessoas no mínimo são interessadas no assunto, isso não aconteceria.

O objetivo da tal "extensão da linha 7" é ligar Campinas e Jundiaí com suas cidades próximas, em um serviço nos moldes dos atuais trens da CPTM. Não é para ninguém sair de Campinas e ir até São Paulo num pinga-pinga de mais de 3 horas. Aliás isso deveria ser desencorajado pelo seccionamento da linha em Vinhedo e Francisco Morato, cobrando tarifas adicionais nesses pontos.

Essa linha não tem nada a ver com o trem regional, que está previsto para fazer o trajeto São Paulo-Jundiaí direto, e que talvez tenha mais uma perna entre Jundiaí e Campinas, também direto. Este é basicamente o projeto do Trem Bandeirante requentado. Fala-se em 25 minutos entre São Paulo e Jundiaí, e mais 25 entre Jundiaí e Campinas, ou seja, uma diferença gritante em relação ao trem padrão CPTM. Porém, o trecho Jundiaí-Campinas é polêmico, pois se ele for feito a ligação Campinas-São Paulo teria uma concorrência predatória, por isso que até agora o que foi confirmado foi apenas o primeiro trecho, São Paulo-Jundiaí. Se o TAV melar eu não tenho dúvida de que há viabilidade da extensão até Campinas. Aliás provavelmente é mais viável fazer o trecho todo do que só São Paulo-Jundiaí.
Old June 4th, 2012, 08:09 PM   #1917
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 731

Quote:
Originally Posted by CuriosoCPS View Post
Comparado com o zero da RMC e zero da RMBS tá ótimo.
Não está ótimo, não. Talvez esteja similar. Corredor EMTU e ações internas das prefeituras locais deixam a situação da RMC tão ruim como os sistemas insuficientes e precários da RMSP. O transporte é muito difícil na RMSP, e está se tornando muito difícil na RMC. Ambas têm graves deficiências.

Não estou menosprezando: defendo exatamente o que você coloca - é necessário transporte sobre trilho focado no atendimento interno da RMC (talvez incluindo Jundiaí no mesmo serviço, talvez deixando esta com um serviço específico mas interconectado); e trem regional expresso para Jundiaí e Campinas, seja como serviço do TAV, seja à parte. Só não acho a postura coitadista muito positiva. É como os que reclamam do privilégio da linha 9 na capital ante as outras, desconsiderando que esta se tornou uma das mais complicadas.

Quote:
O calo que dói é sempre o nosso né. Eu te digo que conheço gente que demora mais de 1 hora todos os dias pra ir de Hortolândia até a rodoviária de Campinas, num trecho de 15km que é praticamente só estrada, por causa dos congestionamentos diários. Mas realmente só a RMSP precisa de transporte público rápido e barato, o resto que se vire com o que tem ou compre carros.
Meu calo nunca dói, graças à Caloi.
O restante respondi acima.

Quote:
O que motivou isso foi muito mais a campanha do Mercadante, que ficou batendo na tecla do esvaziamento do interior, do que qualquer outra coisa.
Se o Mercadante falou isto mesmo, ele é um grande mercador de mentiras. A capital é que se esvaziou, segundo o IBGE - migração líquida negativa na última década. O estado como todo teve migração positiva, e Campinas e região mais que o restante. Aliás, não estariam sofrendo tanto com o trânsito pesado se fosse diferente.

Ou a tecla batida foi que o GESP abandonou o interior? Sinceramente, não saberia se é assim; mas não é certo medi-lo pelo tamanho do investimento em transporte coletivo. Este é um problema dos grandes centros, exponencialmente maior quanto maior for o centro. Os problemas do interior são outros; precisam igualmente de atenção.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 08:20 PM   #1918
HRLR
Registered User

Quote:
Construiu quantos km de linha?

Zero

Quando construir algo a gente volta a conversar.
Afinal, a discussão era sobre licitação ou construção???
HRLR está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 4th, 2012, 10:03 PM   #1919
dinhojdal
Registered User

dinhojdal's Avatar

Likes (Received): 66

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post
Afinal, a discussão era sobre licitação ou construção???
Infelizmente o meu amigo falou em licitação como não tem argumentos e somente sabe criticar agora vem com a construção e que tambem não vem ao caso pois sem licitação não há construção.
Por isso nem respondi ao post dele pois não vale a pena.
Old June 4th, 2012, 11:16 PM   #1920
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
É o seguinte: meu avô mora em Vinhedo, então eu conheço bem o dia-a-dia da cidade. Posso dizer tranquilamente, que não só Vinhedo, mas também Valinhos e Louveira, são extremamente dependentes de Campinas, Louveira até um pouco mais de Jundiaí.
Demanda, tem de monte, em ambos os sentidos. E seria muito superior ao movimento da atual Extensão Operacional Francisco Morato - Jundiaí, com certeza.
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules