daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 27th, 2010, 10:52 PM   #1
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 22

Belo Horizonte | Registro fotográfico da região central da capital mineira | Atualizações constantes!

Belo Horizonte registro fotográfico

Neste thread serão mostradas diferentes partes da região central de Belo Horizonte. Decidi postar as fotos aos poucos, portanto, o thread será constantemente atualizado assim que eu tirar mais fotos.

Espero que gostem das fotos e, por favor, deixem a sua impressão sobre a cidade. É imprescindível que vocês comentem para que eu possa dar continuidade ao thread.

Índice das fotos

1. Rua da Bahia
2. Praça da Liberdade
3. Avenida Afonso Pena
4. Praça da Assembléia
5. Praça Raul Soares
6. Parque Municipal

Rua da Bahia

A rua da Bahia sempre foi uma das principais ruas de BH. Desde a época da construção da capital, a rua se transformou na principal ligação entre a Estação Ferroviária e à Praça da Liberdade, onde se concentrava o poder político de Minas Gerais.

Hoje em dia a rua da Bahia é considerada um eixo cultural da cidade, por seus diversos museus, teatros etc.

1 - Nossa jornada começa na Praça Rui Barbosa
image hosted on flickr

2 - A Estação Central de BH foi o local a partir de onde iniciou-se a construção da nova capital mineira, os materiais de construção e passageiros chegavam de trem. Hoje além de servir de estação de metrô, o belíssimo prédio histórico abriga o Museu de Artes e Ofícios.
image hosted on flickr

3 - Um simpático prédio antigo na esquina com a Avenida Amazonas
image hosted on flickr

4 - Uma pequena praça na Rua da Bahia. A região planejada da cidade é repleta de praças assim.
image hosted on flickr

5 - O recém renovado Centro de Cultura, em estilo Manuelino. AMO!
image hosted on flickr

6 - Reparem na entrada
image hosted on flickr

7 - Rua da Bahia
image hosted on flickr

8 - O relativamente novo Museu Inimá de Paula, que em seu pouco tempo já abrigou importantes exposições como a do artista Rick Muniz.
image hosted on flickr

9 - Academia Mineira de Letras, projeto de Gustavo Pena.
image hosted on flickr

10 - Basílica de Lourdes
image hosted on flickr

11 - Idem
image hosted on flickr

12 - Edifício sede do banco BDMG. Essa imagem não faz juz ao prédio, ele é uma verdadeira aula de gentileza urbana.
image hosted on flickr

13 - Chegando à Praça da Liberdade, ao fundo é possível ver os edifícios no final da Rua da Bahia.
image hosted on flickr

Last edited by JPBrazil; May 7th, 2010 at 06:26 AM.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 27th, 2010, 11:10 PM   #2
salengasss
Registered User

salengasss's Avatar

Likes (Received): 3

Eu gostei emais, JP..... vc está de parabéns, piá!!!!!!!!
Acho a Igreja de Lourdes muito linda!!!!!!!!!
Muito obrigado por compartilhar conosco!!!!!!
Old March 27th, 2010, 11:10 PM   #3
haznobe
Brasiliense da Bahia!

haznobe's Avatar

Likes (Received): 65

Esse é um daqueles threads que vemos e nos causa impacto! Nunca tinha pensado em BH dessa maneira que foi mostrada! Gostei bastante, muito mesmo! Parabéns! Excelente trabalho fotográfico!
haznobe no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2010, 11:17 PM   #4
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 4

Gostei muito do centro de BH. É organizado e com construções bonitas.

Eu gosto de ver o movimento urbano, como nas fotos 4, 5, 6, 8 10, 11, 12, 13...

Parabéns, as fotos estão excelentes.

@marcosfranca11
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2010, 11:20 PM   #5
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 8500

JP Brazil,

Lindas as suas fotos! Lindas mesmo! Foi um grande prazer fazer junto com você o passeio por BH e, ao mesmo tempo, receber tantas informações importantes.

Gostei, em especial, das fotos de nr 01 a 16. Eu suponho que a grande maioria destas fotos tenha sido tirada com efeito HDR, não?

DÚVIDA: Já foi definido a rede que irá explorar hotel boutique na Praça da Liberdade?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2010, 11:45 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

JP,
Adorei as suas fotos! Eu também costumo passar por estes cenários no meu cotidiano mas é sempre bom ver o olhar de outras pessoas sobre eles. Gostei da luminosidade das fotos. Gosto deste contraste que há no Centro entre o antigo e o moderno. Os prédios do quarteirão entre o Museu Inimá de Paula e o Centro Cultural de BH ( o prédio manuelino), na rua da Bahia, estão fantásticos .Parece que depois da restauração da torre , é possível subir as escadarias até o topo da torre e ter bela vista dali. Não sei se um turista comum pode fazer isto.
Também gostei muito de ver os arranha-céus ao redor do pirulito da Praça Sete assim como a fachada do Espaço do Conhecimento vista da Praça da Liberdade ( ainda não a vi pessoalmente depois da reforma).
De onde vc tirou as fotos da Basílica de Loordes? Quando eu estudava no ICBEU, descobri que dá pra tirar fotos dela , em belos ângulos, subindo no segundo ou no terceiro andar do prédio do ICBEU.
O prédio 17 que você disse que não sabe bem o que funciona ali é o Tribunal de Justiça. Tente , um dia, entrar ali, porque há um quadro mostrando Tiradentes, que paga a visita. Eles têm também um centro de memória onde há até um testamento de Chica da Silva e outras curiosidades.
Na foto 21 é o Conservatório Mineiro de Música que é aberto a concertos. Já estudei italiano ali porque o CENEX da UFMG costuma ter unidade de aulas aos sábados ali.
O Palácio das Artes é obra do Niemeyer mas dizem que ele o renegou por ter sofrido alterações. Mas não deixa de ter traços dele. Já o IAPI que não está nesta série de fotos... também dizem ser outra renegada dele... rs
Pra terminar, adoro este prédio do BDMG!

E uma sugestão pra quem quiser ver o acervo do Museu de Artes e Ofícios , (o museu que aparece nas primeiras fotos que o JP pôs neste thread), basta clicar em www.eravirtual.org e depois de clicar no nome do museu, se clica em Mapa e vai navegando usando a seta ou clicando nos pontos que deseja ver. Se antes de clicar em mapa, você entrar no Hall vai ver detalhes da arquitetura interna, em 360 graus em ambos andares.

JP, parabéns por seu thread!
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2010, 11:45 PM   #7
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Likes (Received): 1

Adorei o thread Jp.
BH parece ter um Centro muito bonito, organizado e limpo.
Gostei muito dos prédios históricos e das panorâmicas.
Um dia quero visitar BH e conhecer tudo isso pessoalmente, heh.

As fotos estão excelentes, parabéns!
Calvin_ no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2010, 11:47 PM   #8
JoãoVR
loading...

JoãoVR's Avatar

Likes (Received): 234

ótimas fotos...BH sensacional
Old March 28th, 2010, 12:27 AM   #9
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

O melhor thread sobre o centro de BH que eu já vi por aqui!

JPBrazil, suas fotos estão maravilhosas.

Você é um fotógrafo de mão cheia. Ótimos ângulos, enquadramentos, efeitos oportunos, sem exageros. Fiquei impressionado com seu trabalho.

Sobre o centro de BH é de longe um dos mais organizados do Brasil, especialmente pelo aspecto das ruas, calçadas e limpeza. Nota 10!

O acervo arquitetônico também deve figurar entre os mais mais do país.

A única crítica a fazer é a quantidade de prédios inexpressivos com paredes cegas, caixotes estragando a paisagem....

Fazer o quê? O nosso país teve um boom desse lixo nas décadas de 60 e 70 com o tal milagre econômico...

Todas as nossas metrópoles sofrem deste mal. O centro de São Paulo é uma judiação por conta desta praga de prédios inexpressivos também.

Parabéns mais uma vez.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 12:28 AM   #10
odilson_sa
Registered User

odilson_sa's Avatar

Likes (Received): 1237

Belo passeio por BH. Eu também já tive o prazer de fotografar essa bela cidade e montar dois thread dela! A praça Sete não é o Marco Zero da cidade e sim, a praça Raul Soares. Parabéns pelos thread!

Praça Raul Soares

By odilson, shot with FE170,X760 at 2009-12-19
odilson_sa no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 12:33 AM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

JP,
Nas suas andanças pela Praça da Liberdade, você tirou uma foto da Biblioteca Pública estadual. Por acaso , você viu se os " 4 Cavaleiros do Apocalipse" estão ali no prédio principal da Biblioteca e não mais no anexo, como antes?
Old March 28th, 2010, 12:41 AM   #12
Camilo_Costa
I♥CWB

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 2598

Muito bom!

O centro de BH é belíssimo!
Como eu gostaria de ter explorado muito mais o centro de BH quando eu conheci a cidade, em 2008. Pena que fiquei pouco tempo e a chuva estragou meus planos na ocasião.
Mesmo BH não tendo uma história tão longa, a cidade reserva alguns exemplares arquitetônicos históricos muito bonitos e de bom gosto. O contraste entre estilos é essencial para o dinamismo de uma cidade, e essa característica se faz presente em Belo Horizonte também.
Aquela alameda de palmeiras na praça com o Palácio da Liberdade ao fundo é uma bela de uma foto.

Parabéns!

Camilo_Costa está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 12:49 AM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Camilo,
BH está passando por uma fase excelente que é a transformação dos antigos palácios da Praça da Liberdade em museus e espaços culturais como o " Espaço TIM do Conhecimento / planetário", o " Memorial Minas Gerais Vale", o " Museu das Minas e Metal" , a abertura do Palácio da Liberdade para visitas guiadas além de ter-se anunciado a construção do Museu do Homem Brasileiro além do Centro Cultural Banco do Brasil e de outros espaços dedicados ao artesanato etc.
Recentemente também BH ganhou o aquário com o fundo do rio São Francisco em três biomas e em breve, a cidade ganhará um parque para trekkings chamado " Paredão da Serra" ( ou talvez , " Serra do Curral" ). Outro local que os turistas devem vir conhecer além dos que citei é a Cidade Administrativa que fica próxima de Confins.
Old March 28th, 2010, 01:06 AM   #14
FilipeR
Registered User

FilipeR's Avatar

Likes (Received): 83

MARAVILHOSO!!!!
passo todos os dia pelo centro pra ir pra facu e vejo como está ficando cada dia melhor. eu ouvi dizer q o Tribunal de Justiça vai virar um museu, provavelmente relacionado à Justiça.
FilipeR no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 01:09 AM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by FilipeR View Post
MARAVILHOSO!!!!
passo todos os dia pelo centro pra ir pra facu e vejo como está ficando cada dia melhor. eu ouvi dizer q o Tribunal de Justiça vai virar um museu, provavelmente relacionado à Justiça.
Oba! A arquitetura interna do prédio é muito bonita e lembra a dos prédios da Praça da Liberdade. Fui lá há muitos anos atrás mas o palácio é impressionante pela riqueza de detalhes. Eles fazem visitas guiadas para alunos que querem conhecer o local.
Old March 28th, 2010, 01:38 AM   #16
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 4164

Adorei esse thread ! Parabéns !

Adoro o centro de BH.

Sem dúvida o centro de BH está entre os maiores e melhores Centros do Brasil.

Adorei a praça Raul Soares e seus predios modernistas da esquerda, e um ao fundo no centro.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 02:18 AM   #17
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 2548

BH é fantastica!

Uma das melhores capitais do Brasil sem dúvida, muito importante para o país.

ótimo thread JP.
WP Gyn está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 02:21 AM   #18
Wey
Recursive

Wey's Avatar

Likes (Received): 904

Nossa, que DESBUNDE o centro da capital mineira!!!

Incrível como apesar de relativamente nova, a cidade tenha um considerável patrimônio histórico, que apesar de aparentar estar um pouco sujo e mal cuidado, é muito bem preservado!

Até pensei em comentar edifício por edifício, mas isso faria o meu post deploravelmente mais longo, então vou me limitar a elogiar a leveza da AML e a aura de elegância quase espectral da Prefeitura (art-déco é um tesão )

Obrigado pelo thread! Só seria mais perfeito se as fotos tivessem uma definição melhor (fica a dica pra uma próxima ocasião, hehe)
10 V=ULTIMATE L
Wey no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2010, 03:33 AM   #19
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 7604

Nó!

Fantástico este thread.

As fotos estão lindas. Gostei dos ângulos, das partes desfocadas, das cores fracas... Já na segunda foto eu pensei "este thread vai ter muita coisa boa". A foto 2 está muito linda, a estação imponente e aquele prédio rosa histórico lindo ao fundo, eu o adoro! Fiquei alguns segundos babando até ter o choque de ver a base do Monumento à Terra Mineira pichada... Genteeee!!! Passou uns 5 anos sem ninguém pichar nada ali, e agora?? Que decepção. Vão limpar?

34 - Não gostei nada dessa intervenção com elevador panorâmico. Acho que agrediu o prédio e quebrou um visual super harmônico, as duas laterais antigas e a horizontalidade do anexo da biblioteca passando atrás.

Achei também estranha a iluminação noturna do prédio, o elemento de maior destaque, o arco no topo, está no escuro. Mas acho que essa iluminação aí é provisória...

Porém, gostei muito desse novo tom do prédio, puxando um pouco pro vermelho e com um aspecto meio... áspero (?) sei lá, as paredes não tem uma cor toda uniforme, está bonito.

Esse thread deu saudade de BH, ainda bem que estou aí na Páscoa! Certo que vou nesse espaço TIM.
Old March 28th, 2010, 03:46 AM   #20
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 195

PERFEITO, JP!!!

BH tem construções antigas e modernistas maravilhosas! Muito bom saber que está sendo feito um trabalho de recuperação dos edifícios antigos. Ótimas fotos, valeu JP!!!

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte, centro, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules