daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old April 7th, 2010, 03:15 AM   #1
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Likes (Received): 241

Thread histórico: Enxaimel e construções antigas de Santa Catarina

Olá companheiros do Skyscrapercity!

Trago a vocês com uma coletânea de fotos com casas enxaimel e de construções antigas de Santa Catarina, sendo que algumas fazem parte do patrimônio arquitetônico do Estado, outras estão em processo de tombamento e outras não se encaixam em nenhuma das situações anteriores e, portanto, estão sendo ameaçadas pela especulação imobiliária.

Não vou me ater em explicações sobre essa técnica construtiva. Para isso, peço a colaboração dos amigos foristas que entendem mais e que possuem fontes confiáveis sobre essa técnica, deixando em aberto esse thread para que possam alimentá-lo com informações pertinentes ao assunto.

Da mesma forma, o intuito desse thread é montar uma espécie de catálogo das enxaiméis e de construções antigas de Santa Catarina, utilizando-o como guia para se conhecer a real situação de cada construção, bem como sua localização.

Todos os foristas estarão aptos a postar suas fotos de casas enxaimel e construções antigas de Santa Catarina, se possível com o endereço. Caso isto não for possível, poste sua foto que tentaremos localizar o endereço da construção que aparece na foto.

Para postar foto, a única coisa que peço é que se mantenham os seguintes formatos:
Para casas enxaimel -> ENX_00 (sempre seguir a seqüência, com numeração imediatamente após a última foto postada)
Para construções antigas -> CA_00 (sempre seguir a seqüência, com numeração imediatamente após a última foto postada)

Todas as pessoas que se interessem por construções antigas e casas enxaimel podem e devem participar desse thread, trazendo comentários e informações úteis que o enriqueçam.

Tenho poucas fotos no momento, mas vou postando mais à medida que eu for tirando mais fotos. Assim que tivermos um bom número de fotos vou tentar organizá-las para que fique mais fácil a visualização dele.

PS: algumas fotos não apresentarão boa qualidade, pois por se tratarem de casas particulares e sendo que em muitas delas não tive e nem pedi o consentimento para tirar as fotos, elas tiveram que ser tiradas com rapidez necessária para que os donos não percebam o ocorrido.

Espero que gostem!

ENX_01 - Estrada da Ilha_1

ENX_02 - Rua Xanxerê, (Bairro Saguaçu/Bom Retiro)

ENX_03 - R. Pastor G. Hoelzer (Bairro Glória)

Idem ENX_03

ENX_04 - R. Campos Salles_1 (Bairro Glória)

ENX_05 - R. Henrique Dias_1 (Bairro Anita Garibaldi)

Idem ENX_05

ENX_06 - R. Rondônia (Bairro Anita Garibaldi)

ENX_07 - R. Ottokar Doerffel (1) (Bairro Atiradores)

ENX_08 – R. Ottokar Doerffel (2) (Bairro Atiradores)

ENX_09 – R. Valgas Neves (1) (Bairro Anita Garibaldi)

ENX_10 – R. Valgas Neves (2) (Bairro Anita Garibaldi)

ENX_11 – R. Valgas Neves (3) (Bairro Anita Garibaldi)

ENX_12 – R. Valgas Neves (4) (Bairro Anita Garibaldi)

Contribuição do Mr.Canello

CA_03_01 - Joinville, região do Piraí

CA_03_02 - Joinville, região do Piraí

CA_03_03 - Joinville, região do Piraí

.
.

CA_02 - Rua Iguaçu, Bairro Saguaçu

ENX_38_01 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_02 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_03 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_04 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_05 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_06 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_07 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

ENX_38_08 - Rua Bela Vista, Bairro Saguaçu

.
.

ENX_21 Não sei onde fica hehe

Fonte: ClicRBS

.
.

ENX_24 Rua Araranguá, Bairro América

ENX_24 -01

ENX_24 -02

ENX_24 -03

ENX_24 -04

ENX_24 -05

Fotos tiradas destas reportagens: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/j...0&section=1186

http://www.defender.org.br/restaurac...se-de-cultura/

Last edited by DSoares; April 8th, 2010 at 07:15 PM.
DSoares no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 7th, 2010, 03:26 AM   #2
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 4666

Legal a iniciativa, parabéns!

Joinville tem um patrimônio interessante, inclusive na área central da cidade. Seria legal estender a idéia para qualquer cidade do estado, não? Blumenau, Jaraguá do Sul, Pomerode, Timbó, São Bento do Sul e muitas outras tem muito patrimônio histórico interessante para ser mostrado, e é meio inviável abrir um thread para cada uma... =P

Bom, valeu!
Old April 7th, 2010, 03:35 AM   #3
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Legal a iniciativa, parabéns!

Joinville tem um patrimônio interessante, inclusive na área central da cidade. Seria legal estender a idéia para qualquer cidade do estado, não? Blumenau, Jaraguá do Sul, Pomerode, Timbó, São Bento do Sul e muitas outras tem muito patrimônio histórico interessante para ser mostrado, e é meio inviável abrir um thread para cada uma... =P

Bom, valeu!
sabe que pensei seriamente nessa ideia???

vamos ver o andamento do thread...qualquer coisa pedimos à moderação a modificação do título e abrimos para todas as outras cidades, o que certamente daria um mega thread..

ahh..e obrigado pelo comentário, barriga!
Old April 7th, 2010, 03:39 AM   #4
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 921

uauuuuu minha rua nessas fotos

que chique eu, jamais imaginaria que alguém postasse foto daqui
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2010, 03:44 AM   #5
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

xanxerê???

entao me diga se é sguaçu ou bom retiro???
Old April 7th, 2010, 03:51 AM   #6
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 51

Interessante o thread. Legal ver que a maioria dessas construções em Joinville está em bom estado de conservação. Gosto bastante do enxaimel em paisagem rural, como na primeira foto.

E seria legal mesmo se o tema do thread não fosse restrito somente a Joinville. Aí Blumenau dominaria aqui. Eu até poderia colaborar com fotos de alguns enxaiméis que tem por aqui, mas enxaimel em Florianópolis? Devem ser fakes.
Manezinho no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2010, 03:59 AM   #7
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Manezinho View Post
Interessante o thread. Legal ver que a maioria dessas construções em Joinville está em bom estado de conservação. Gosto bastante do enxaimel em paisagem rural, como na primeira foto.

E seria legal mesmo se o tema do thread não fosse restrito somente a Joinville. Aí Blumenau dominaria aqui. Eu até poderia colaborar com fotos de alguns enxaiméis que tem por aqui, mas enxaimel em Florianópolis? Devem ser fakes.
Obrigado, Manezinho. A ideia era justamente fazer uma espécie de catálogo das enxaiméis de cada cidade, por isso restringi inicialmente à Joinville. Não sei quanto as outras cidades, mas creio que Joinville não tenha um levantamento da quantidade de casas com essa técnica construtiva. Sei que ainda existem muitas espalhadas em Joinville, algumas descaracterizadas, mas a maioria de casas simples, diferente por exemplo de Blumenau, Timbó e até mesmo Jaraguá.

aproveitando o quote e desviando do assunto, alguma cidade de colonização alemã tem um invetário de construções enxaiméis??
Old April 7th, 2010, 04:02 AM   #8
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4237

Lindo e bem preservado patrimônio histórico, a idéia do thread ser expandido para outras cidades é ótima, teríamos a oportunidade de apreciar outros exemplos desse estilo arquitetônico tão lindo e tão raro de ser encontrado em outras regiões do País!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 7th, 2010, 04:07 AM   #9
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Lindo e bem preservado patrimônio histórico, a idéia do thread ser expandido para outras cidades é ótima, teríamos a oportunidade de apreciar outros exemplos desse estilo arquitetônico tão lindo e tão raro de ser encontrado em outras regiões do País!
obrigado pela visita santista10!
vamos ver como se comporta o thread, e qualquer coisa vou pedir para a moderação para modificar o título e abrir para outras cidades também
Old April 7th, 2010, 04:08 AM   #10
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Na verdade é raro até mesmo em outras regiões do mundo. Se não me engano, essa é uma técnica quase "extinta" (ou em desuso) que foi "revivida" pelos imigrantes da região. É também um dos maiores acervos fora da Europa.

Talvez alguém com maior conhecimento sobre o assunto possa esclarecer melhor, sei que o forista gaúcho thesapox se interessa por essa técnica.
Old April 7th, 2010, 04:08 AM   #11
Mr.Canello
Registered User

Pô cara, lindão o thread, eu adoro estas coisas! Mas faltou muitas, muitas mesmo, há tantas que a gente nem se liga, mas tem que estar sempre com a máquina na mão, senão não pega! Faltou algumas no Saguaçu ainda, no Anita, no América, no Glória, no Atiradores, na rua Blumenau perto do Dona Helena! Enfim, é claro que não dá para pegar todas, mas eu juro que ainda vou sair tirando foto de enxaimel por aí!
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2010, 04:11 AM   #12
Mr.Canello
Registered User

Quote:
Originally Posted by DSoares View Post
Obrigado, Manezinho. A ideia era justamente fazer uma espécie de catálogo das enxaiméis de cada cidade, por isso restringi inicialmente à Joinville. Não sei quanto as outras cidades, mas creio que Joinville não tenha um levantamento da quantidade de casas com essa técnica construtiva. Sei que ainda existem muitas espalhadas em Joinville, algumas descaracterizadas, mas a maioria de casas simples, diferente por exemplo de Blumenau, Timbó e até mesmo Jaraguá.

aproveitando o quote e desviando do assunto, alguma cidade de colonização alemã tem um invetário de construções enxaiméis??

"> Estima-se que ainda existam 200 casas enxamel em Joinville, a maioria na zona rural; "
http://redebonja.cbj.g12.br/ielusc/r...eg.php?id=4629
Old April 7th, 2010, 04:14 AM   #13
SÓ VAI COM ORDEM...
BANNED

Likes (Received): 0

PARABÉNS.
Para casario no estilo enxaimel, dirigir-se a Blumenau constituirá a sua maior fonte. Pomerode em segundo lugar. O Vale tem mais construções preservadas que o Norte. As duas casas no estilo que mais impressionam são, na ordem, (1) a casa do sinal, na Rua Orleans, Joinville (SC) e (2) o Haras do Heinz Konrad, dono da HACO, da Vila Itoupava, que fica junto ao P 13 da Rodovia Guilherme Jensen.
SÓ VAI COM ORDEM... no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2010, 04:15 AM   #14
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

ooo Canello...obrigado pela participação...

como disse no início do thread, são algumas casas apenas...

só eu sei de pelo menos mais umas 50 que eu tenha passado, mas sem máquina fotográfica na mão, por isso peço a colaboração de todos que tenham fotos para ajudarem no thread...

e essa informação do bonja eu achei na internet tb...mas apens é especulação, nada conclusivo...

enfim...vamo reunir fotos!
Old April 7th, 2010, 04:16 AM   #15
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Quote:
Na verdade é raro até mesmo em outras regiões do mundo. Se não me engano, essa é uma técnica quase "extinta" (ou em desuso) que foi "revivida" pelos imigrantes da região. É também um dos maiores acervos fora da Europa.

Talvez alguém com maior conhecimento sobre o assunto possa esclarecer melhor, sei que o forista gaúcho thesapox se interessa por essa técnica.
Caramba, eu não sabia que era um dos maiores acervos fora da Europa, isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade em preserva-lo. abs.
Old April 7th, 2010, 04:18 AM   #16
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:

Ctrl + c, Ctrl + v total da Wikipedia, mas aqui tem um texto bem elucidativo:

O Enxaimel, ou Fachwerk (originário de "Fach" assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros), é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.

Ainda que normalmente se faça uma ligação natural entre o Enxaimel e a Alemanha, a verdade é que o estilo não possui uma origem propriamente determinada. Embora seu desenvolvimento maior tenha sido, sim, neste país europeu e regiões vizinhas, especialmente no período renascentista, sabe-se que o povo etrusco, habitante da região da península itálica, já praticava a técnica no século VI a.C..

Por influência de José Bonifácio, Dom Pedro I decidiu inaugurar com os alemães um programa de imigração para o sul no início do século XIX movido não apenas por questões de segurança nacional, diante das sucessivas disputas territoriais naquela então erma região fronteiriça, como também por um casamento de interesses políticos, literalmente – filha de Francisco I, da Áustria, a imperatriz Leopoldina tinha sangue germânico (vale ressaltar que a colonização alemã em Nova Friburgo, RJ foi anterior à de São Leopoldo, RS). O êxodo foi impulsionado, também, pela escassez de terras que apenas garantia sua posse ao primogênito de cada família.

As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. Quando os primeiros alemães chegaram ao Brasil, a arquitetura enxaimel já não era utilizada havia muito tempo, mas foi considerada a mais adequada para as condições encontradas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além de fortes, as casas eram baratas e de construção simples. Enxaimel quer dizer enchimento. Primeiro, era construído o esqueleto da casa, todo de toras grossas de madeira. Entre as vigas verticais eram colocadas as horizontais e, nas extremidades das paredes, algumas em ângulo, para evitar inclinação. Pronta a "caixa", os espaços eram completados com materiais disponíveis de acordo com a região: no Rio Grande do Sul, há fechamentos com taipa, barro socado, tijolos maciços rebocados e até mesmo pedra grês cortadas. Em Santa Catarina, há maior ocorrência de tijolos maciços sem uso de reboco.

O Vale do Itajaí e o Norte do estado de Santa Catarina têm uma das maiores concentração deste modo construtivo na América.
Os municípios de Indaial, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul, Timbó e Pomerode têm número significativo de enxaiméis.

No Rio Grande do Sul, se destacam os municípios emancipados da antiga colônia alemã de São Leopoldo: Ivoti, Dois Irmãos, Picada Café, Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Linha Nova, e ainda algumas localidades rurais de Nova Petrópolis e Gramado.

Fonte
Old April 7th, 2010, 04:19 AM   #17
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 2186

ENX_03 1 e 2

Se isso aqui for enxaimel de verdade é um dos melhores/mais bonitos que já vi no Brasil!!!

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2010, 04:23 AM   #18
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
ENX_03 1 e 2

Se isso aqui for enxaimel de verdade é um dos melhores/mais bonitos que já vi no Brasil!!!
Eu já vi construções semelhantes a essa em Timbó, Pomerode e Blumenau (Vila Itoupava), hehe. Quando virar a página eu posto algumas, se não tiver problema.
Old April 7th, 2010, 04:28 AM   #19
Mr.Canello
Registered User

Acredito que esta que o Kelsen comentou não seja antiga, pode até ter a técnica construtiva, mas não é histórica... Este aqui abaixo é o único sobrado de enxaimel autêntico em Joinville, pelo que dizem!

http://www.skyscrapercity.com/showpo...9&postcount=39

Last edited by Mr.Canello; April 7th, 2010 at 05:10 AM.
Old April 7th, 2010, 04:29 AM   #20
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Esse thread vai ser um sucesso, a página vai virar loguinho. ( já contribuindo)

Reply

Tags
enxaimel, joinville, patrimonio, santa catarina

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules