daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old April 13th, 2010, 09:12 PM   #1
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

Fortaleza (CE) | Aniversário da cidade | 284 anos de História | Um dos livros mais raros, impresso na França (1910) | Bônus de postais antigos e vistas inéditas

Olá, pessoal! Hoje Fortaleza completa mais um ano de vida.
São 284 anos de História.

Apresento-lhes:

Thread Comemorativo

Parte 1

1- Capa:

credito: www.adece.ce.gov.br

Fortaleza, meu amor... “Fortaleza é cidade de dois amores.

É desposada do sol e do mar. O sol a aquece, a ilumina, lhe garante o ar saudável e o moreno de suas mulheres. O mar, em Fortaleza, é de paz, manso, sem arroubos. Para mim, é sempre doce revisitar Fortaleza, entregar-me, sem sustos nem cuidados, aos braços da cidade amada, percorrer, sem pressa, suas ruas, praças e avenidas, rever as casas em que morei, a fisionomia acolhedora dos amigos, ir às suas festas, participar da frenética sede de viver de sua gente.
Ando pelo Passeio Público, cenário de tantos acontecimentos épicos, e apalpo seu baobá-centenário.
Revejo a Praça do Ferreira, a nova Coluna da Hora, com saudades da antiga, de tantos fantasmas queridos que a frequentaram.
Ah! Fortaleza!, como me fazes bem à alma e ao coração, como é gostoso te rever, te revisitar”.
Lustosa da Costa, Louvação de Fortaleza (CE)

1b:
http://www.pbase.com/adjacircidrao/fortaleza

==================================================

Sobrevoando...

A-
Autor desconhecido, by google

B-
credito: Diário do Nordeste

================================================

A Beira-mar, símbolo da cidade...

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8- Pontes (Metálica e Ingleses)

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-

===================================================

Livro raríssimo, um álbum editado pela Casa Boris Frères & Cie., impresso em Nice, na Fraa.

"FORTALEZA 1910" - é aqui acompanhada de corpo inteiro em fotografias
de várias poses reunidas num álbum feito entre 1908 sob o título original de "Vistas do Ceará".

A presente edição é um fac-simile do original, produzido pela UFC (Universidade Federal do Ceará), em 1980...

===============================================

Vamos ao álbum:

1- História do Livro:

História mais detalhada:

A história do álbum: "Álbum de Vistas do Ceará 1908" – Fortaleza 1910"

O álbum foi confeccionado em Nice (França) no ano de 1908 que reúne o mais difundido e variado conjunto de registros fotográficos sobre a Capital do Estado nessa época. Sob os auspícios da firma Boris Frères - na época o maior estabelecimento comercial de importação e exportação aqui instalado - a publicação fotográfica visava a divulgação da prosperidade e beleza do Ceará no estrangeiro e em outras partes do Brasil. Em 1908 a firma Boris Frères presenteou Fortaleza com dois álbuns impressos na França, mais precisamente em Nice, com dezenas de fotografias de Fortaleza e algumas do interior do Estado. O álbum grande tinha dezesseis páginas com dez fotos cada uma, num total de 160 fotos e o pequeno era exatamente a metade. No início da década de 1980, foi republicado o álbum editado originalmente com o título de "Álbum de Vistas do Estado do Ceará Brasil - 1908" por iniciativa da firma Boris Frères, pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com o título de Fortaleza – 1910. Fonte: www.ceara.pro.br / Revista do ano de 1980, do Instituto do Ceará, texto: Nirez

2- Capa do Livro:

3-página 1

4- pag.2

5-pag3

6-pag.4

7-pag.5

8-pag.6

9-pag.7

10-pag.8

11-pag.9

12-pag.10

13-pag.11

Vemos na foto um balão imenso, de nome "Pereira da Luz".

Olha que eu achei sobre esse balão que sobrevoou Fortaleza,
como vemos na imagem, em 1908-1910:

FORTALEZA DOS BALÕES...

Todo mundo - inclusive vocês, confessem. - já ouviu dizer: "para a vida ser plena, tem de se fazer um filho, escrever um livro e plantar uma árvore". É o que dizem por aí, há muito tempo. Eu que sempre fui tentado a discordar, pus à prova: primeiro, da única gravidez, tornei-me pai de minhas duas primeiras filhas, Luana e Liana, que, "para piorar", são lindas (e estão fazendo aniversário este mês); depois, numa crise de sandice, que se tornaria literariamente crônica, escrevi um livro. Como não distingo bem os gêneros, - refiro-me aos literários -, escrevi um romance em tom de crônica e com nome de conto. Porém, faltava-me plantar a tal árvore para alcançar a vulgarmente propalada e desejada "plenitude da vida". Digo bem: Faltava! Numa manhã de abril, acordei decidido a concluir essa trilogia e, no quintalzinho da casa onde moro, plantei uma pequena árvore, quase um arbusto, que trouxe ainda nos ombros. Renovei e preparei a terra, juntei toda aquela gororoba de uréia, húmus, adubos orgânicos e finquei a plantinha ao lado da lavanderia. Pronto! No outro dia de manhã, acreditem se quiserem, fui surpreendido por uma imensa lufada de vento frio no quarto. As janelas se debatiam como loucas. Aturdido, corri para trancá-las embaraçando-me às cortinas esvoaçantes... e não consegui. Meus amigos, não imaginam o pasmo que tive quando me dei conta, ao rés do parapeito, da altura fabulosa em que estava suspensa a nossa humilde casinha. E sabem a que se devia isto? À simples escolha errada de árvore. Como poderia saber que aquela inofensiva plantinha, quase um arbusto, eu disse, se transformaria num benjamim gigante? Para estudar com calma a situação, peguei uma caneca de café bem quente e sentei-me à varanda enlevando os pés numa nuvem gentil. A temperatura estava muito baixa e a fumacinha do café dobrava-se em cristais com carinhas sorridentes. Lógico que isso não era engraçado! De longe, vi passar um homem de capacete, envolvido em papel alumínio e suspenso por um monte de balões coloridos. Perguntava, aos berros, se eu tinha carregador de celular. Só podia ser delírio ou propaganda dessas operadoras telefônicas. Imagine... Nem liguei. Depois, não menos estranho, assisti surgir, turvo e enevoado, o balão de cor amarelo-queimado, uma espécie de "laranja gigante", que por um momento me fez pensar se tinha errado a dose do café. Se é que era apenas café!... Mas, logo, logo, percebi-lhe escrito na seda: "Brasil". Abaixo dele, surgiam cordas sustentando a barquinha de vime rodeada de sacos de areia. Um caboclo corpulento acenava-me com simpatia. Estacionou no mezanino, desceu para cumprimentar-me colocando o quepe no braço e, sem cerimônias, sentou-se. Sedento, abriu uma torneira daquela nuvenzinha, - ainda bem que era época de muita chuva -, e bebeu-lhe um pouco d'água fresca, antes de solfejar algumas notas da clarineta que trazia no bolso. Seu nome era José Pereira da Luz, ou capitão Zé da Luz, como preferia. Pernambucano, foi retirante. Como soldado participou da Guerra de Canudos, mas o que queria mesmo, desde menino, quando viu uma chuva de estrelas no céu do sertão, era fabricar o seu próprio balão e voar bem lá no alto! E assim o fez; e não foi só um, mas todos se incendiaram. Construiu também um pára-quedas "de algodãozinho" que, justo na hora, não abriu, quebrando-lhe a perna. Mas ele não desistiu, não. O cabra continuou! Daí, comprou em Paris um aeróstato, um nome pomposo para... balão! Vocês não lembram, mas aqui em Fortaleza, quando o balão "Brasil" veio na passagem do ano de 1907, foi um alvoroço... Partiu da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e ergueu-se sublime a balançar ao sabor dos ventos bravios. Pena que, numa segunda vez, o "Brasil", sabe-se lá por que, tropicou nos telhados próximos ao Passeio Público e esparramou-se, como batatas, pelo chão: - Visse, Raymundo, que enquanto eu estava internado na Santa Casa, uma senhora muito humilde veio perguntar-me se, quando eu pairava no céu, tinha encontrado algum dos anjos do Senhor? E o mais engraçado era a molecagem do povo que me dizia: "Já vi pereira dar pêra, mas pereira 'dá' luz..." Cearense é bicho gozador! Após o bom conversado, para não perder o costume, pedi-lhe carona para descer. Como estando a bordo de "Brasis" sempre é bom se prevenir, trouxe um aparelho de GPS (Sistema de Posicionamento Global) com manual anexo, é claro. No que sucedeu depois, não irei me deter, por absoluta falta de espaço, e pela leve desconfiança de que posso não estar agradando, contudo, afirmo que a antiga máxima da plenitude da vida (filho - livro - árvore) é uma grande besteira, e eu sou testemunha disso. O céu, heróicos leitores, só é o limite para quem não aprendeu a enxergar acima dele. José Pereira da Luz (pai do poeta Pierre Luz) sempre teve vocação musical. Um dia, porém, ao ler o Dicionário Enciclopédico Português, na letra B, ressurgiu-lhe o desejo de voar que trazia desde criança. Realizou vôos em Recife, Ceará (1.01.1907) e na Bahia. No Rio de Janeiro não alcançou êxito. Em janeiro de 2008, o último vôo do "Brasil" completou cem anos sem lembrança e sem memória. Texto: Raymundo Netto, autor de Um Conto no Passado - cadeiras na calçada, um lunático amador que sofre de perda de memória recente.

14-pag.12

15-pag.13

16-pag.14

17-pag.15

18-pag.16

================================================

BÔNUS - Cartões-POSTAIS ANTIGOS INÉDITOS...

1- Capa:

Vista raríssima, postal impresso na Alemanha, por volta de 1910.

crédito desse postal impresso na Alemanha, do Livro: AS CAPITAIS BRASILEIRAS NOS CARTÕES-POSTAIS E ÁLBUNS DE LEMBRANÇAS, de João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo

=================================================

A- 1938. Vista raríssima,
com um grande ângulo de visualização.
Vemos a antiga Catedral, que foi demolida
justamente em 1938. Portanto, a foto
não pode ultrapassar 1938.

Se ela não abrir, eis:

Acervo José Carlos, by panoramio

B- Início dos anos 60, já
c/ a Igreja Sagrado Coração de Jesus,
erguida em 1960-1961...

Se ela não abrir direto, eis:

Acervo José Carlos, by panoramio

===================================================

1-Vista rara, em meados de 1938-1939, por causa
da demolição (que vemos à direita, da antiga Catedral),
qe justamente em 1938 começou a ser erguida a outra.
Detalhe: uma "espécie de forte" perto da Igreja Pequeno Grande chama a atenção. Desconheço tal edificação que existia na época.

2-Praia do Meireles, em primeiro plano as dunas (
que existia no Mucuripe). Final da déc. de 30

2B- Uma vista mais ou menos do mesmo ângulo,
só que ATUAL:

Garcia Perna, by flickr

3- Praça do Ferreira, o coração da cidade, em 1952

4- Fortaleza, meados de 1930...raríssimo post-card

5- Vista do centro, déc. de 30

Acervo MIS-CE

6- Iracema, meados dos anos 30

7- Inicío dos anos 40, vendo-se a Igreja Cristo Rei

acervo flickr alyneca

==========================================

Matéria de O Povo:

Raridade
Mapas históricos de presente

No aniversário de Fortaleza, um presente para a cidade. Dois mapas históricos raros feitos pelos holandeses em sua passagem por aqui. Um é o original que traz a planta baixa do forte Schoonenborch, que deu origem à cidade. O segundo é um mapa inédito da costa cearense retratada pelos holandeses em 1940

Mariana Toniatti
marianatoniatti@opovo.com.br
13 Abr 2010 - 02h05min

1- Mapa 1649

2- Mapa 1640

Dois mapas históricos de Fortaleza foram descobertos no Arquivo Nacional dos Países Baixos. Um traz a planta baixa do forte de Schoonenborch, um desenho já conhecido dos pesquisadores daqui e reproduzido em vários livros e documentos. A novidade é vê-lo em seu desenho original, num mapa de 1649, ano de construção do forte. Além da planta da edificação, está traçado um caminho que leva até possíveis minas de prata. O segundo mapa é inédito, nunca foi publicado. Feito em 1640, é parte de um estudo náutico da costa do Brasil, vista do mar para a terra, da Bahia até o Ceará. A imagem é familiar, mas o que conhecemos é a versão portuguesa da costa. Esse é um desenho holandês.

Quem descobriu essas relíquias foi o cearense Terto de Amorim que há 13 anos mora na Holanda. Ele não é historiador e faz questão de frisar. O que o levou a gastar dias de folga imerso no Arquivo Nacional dos Países Baixos foi a curiosidade. ``No ano passado, me dei conta de que conhecia parte do mapa do forte Schoonenborch e que o original pertencia ao Arquivo Nacional. Decidi ir até lá para vê-lo``, refaz.

Depois do primeiro achado, Terto passou a pesquisar vestígios da passagem holandesa por Fortaleza e foi descobrindo outras raridades, inclusive o diário de Matias Beck. O que mais o chamou a atenção na leitura foi a visão holandesa dos índios daqui, bem diferente do indígena ingênuo ou selvagem retratado pelos portugueses.

História curiosa
Terto conta que numa passagem do diário, Matias relata um episódio curioso. Um líder indígena aliado o procura para pedir armas e cachaça. O plano era embriagar a tribo dos anacés e depois matá-los. Matias escreve que recusou a proposta por ser ``um cristão``. ``Por essa conversa você entende que o branco e o índio estão negociando. É um olhar diferente do dos portugueses quando falavam nos índios``, diz Terto.

Ainda há muitos documentos interessantes para a nossa história no Arquivo Nacional dos Países Baixos. Terto continua indo pesquisar pelo menos uma vez por mês. Como a presença holandesa em Pernambuco foi muito mais significativa, há uma seção dedicada ao assunto. Já as referências ao Siará estão dispersas.

``É interesse deles também. Certos nomes e lugares eles não conhecem e eu conheço. É uma troca de informação``, conta Terto. O foco maior da pesquisa é a cartografia.

Terto tem fotografias dos originais de 23 mapas. No fim deste mês ele estará em Fortaleza, novamente atrás de patrocínio para montar uma exposição do material. Por enquanto, seus achados não entusiasmaram muito a academia cearense. Nenhum historiador confirmou a relevância dos mapas de 1640 e 1649 apresentados por Terto.

SAIBA MAIS

> A história do início de Fortaleza tem forte conexão com a Holanda. Naquele século XVII, os holandeses desafiavam o domínio português, ainda pouco consolidado em muitas capitanias, como a do Ceará. Por aqui, em 1649, a chegada de Matias Beck, foi fundamental para o desenvolvimento da vila que viria a se tornar Fortaleza. Ao redor do forte de Schoonenborch, construído próximo à margem do riacho Pajeú, a aldeia cresceu.

> Antes disso, em 1612, o português Martim Soares Moreno ensaiara a instalação de uma vila em torno de um outro forte, o de São Sebastião, construído na margem do rio Ceará, perto de sua foz. Ainda antes, em 1603, nesse mesmo local, Pero Coelho de Souza havia erguido um primeiro fortim, o de São Tiago, a mando das autoridades portuguesas de pernambuco. O objetivo era espantar os franceses que andavam pelas terras entre o Ceará e o Maranhão.

> Essas duas incursões duraram pouco e não deram origem a uma vila. Foi somente depois da partida de Martim Soares Moreno, com a chegada de Matias Beck que o aldeamento foi se consolidando. Veja a cronologia:

> 1637: Com a partida de Martim Soares Moreno, o Forte de São Sebastião fica aos cuidados de uma pequena guarnição, que não resiste ao cerco das tropas holandesas, em 1637. Gedeon Mórris de Jonge comanda as tropas a serviço de Maurício de Nassau, que procurava ampliar a área da Companhia Privilegiadas das Índias Ocidentais. Em 1644 depois de oito anos de muitas dificuldades, os holandeses são dizimados pelos indígenas.

> 1649: O holandês Matias Beck chega à enseada de Mucuriba (Mucuripe). Na procura por um local adequado para se instalar na costa, desiste da Barra do Ceará por motivos bélicos (daquele local não se conseguia visualizar os navios ancorados na enseada do Mucuripe, o que facilitava ataques imprevistos) e logísticos (o assoreamento da foz do rio Ceará dificultava a entrada de navios e as marés sinalizavam as águas daquela foz, o que dificultava a obtenção de água potável). Escolhe, então, o morro de Marajaitiba, situado na margem esquerda do riacho Pajeú, onde ergue uma paliçada a que chama de Forte Schoonenborch, para onde foram trazidos os materiais aproveitáveis do fortim de São Sebastião.

> 1654: Os holandeses são expulsos pelas forças portuguesas comandadas por Álvaro de Azevedo Barreto, que tomam o Schoonenborch sem enfrentar resistência. A fortificação de Matias Beck desaparece totalmente.

>1662: Os portugueses constroem um novo forte também chamado de Assunção. A construção vai permanecer como posto militar politicamente esquecido ao longo de todo o restante do século XVII

> 1726: Por Carta Régia, Fortaleza é elevada à categoria de vila. A instalação da vila acontece no dia 13 de abril de 1726, sob a responsabilidade do capitão-mor Manuel Francês. A data passa a ser o aniversário da cidade. O título de vila, entretanto, não muda o aspecto de abandono e pobreza em que o povoado estava mergulhado. Realidade que só iria começar a se transformar no final do século XVIII, quando o Ceará se desmembra da Capitania de Pernambuco.

FONTE: Revista Fortaleza, publicada pelo O POVO em 2006 em comemoração aos 280 anos de Fortaleza

http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/972134.html

=============================================

créditos, fotos pbase:

Obrigado,
Parabéns, Fortaleza!

Last edited by Fortal; April 16th, 2010 at 03:17 AM.
Fortal no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 13th, 2010, 09:16 PM   #2
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Lindas fotos, as aéreas estão impressionantes, um mar de edifícios! Parabéns à Fortaleza, 2ª maior cidade do Nordeste!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2010, 09:21 PM   #3
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

obrigado, Tony!
Old April 13th, 2010, 09:43 PM   #4
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 90

Perfeição ! Parabéns Fortaleza, parabéns Fortal !
Old April 13th, 2010, 09:47 PM   #5
Júnior_tst
Ceará minha paixão!!!

Júnior_tst's Avatar

Likes (Received): 310

Ótimo thread!

Parabéns à capital Alencarina por seus 284 aninhos, mostrando muito vigor e crescimento, fazendo de cada um q nasceu, mora, morou ou simplesmente admira a loira desposada do Sol muito orgulhosos.

Vlw Fortal e parabéns Fortaleza!!!

Parte da Zona Leste de Fortaleza vista do Shopping Via Sul

Parte da Região Metropolitana, vista de uma das serras de Caucaia
Júnior_tst no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2010, 09:59 PM   #6
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4291

Parabéns Fortaleza, linda metrópole dos verdes mares! Valeu, Fortal, thread excelente!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2010, 10:35 PM   #7
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fortal View Post
obrigado, Tony!

Nós é que agradecemos. Seus threads são muito bem feitos, um diferencial aqui no SSC!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2010, 10:57 PM   #8
Alex Ribeiro
Registered User

Likes (Received): 2

Passando só para dar os parabéns a minha querida e nem sempre tão gentil cidade. Feliz Aniversário, Fortaleza! Saúde!
Old April 13th, 2010, 11:05 PM   #9
CleitonSPecial
Mr. C

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 191

Sou grande admirador ds seus threads. Fortaleza é linda! Vou conhecê-la no ano que vem.

Last edited by CleitonSPecial; April 14th, 2010 at 02:48 AM.
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2010, 11:11 PM   #10
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 1444

Fortal, eu fico até sem saber o que dizer diante de um trabalho tão minucioso como este seu! Deve ter dado um trabalhão preparar esse thread que além de fotos raras e fotos atuais maravilhosas, carrega também muita informação! Bonito ver esse seu amor por Fortaleza, a cidade merece!
Old April 14th, 2010, 12:38 AM   #11
Ricardinbr
Registered User

Ricardinbr's Avatar

Likes (Received): 2

Maravilhosa essa minha Fortaleza!
Old April 14th, 2010, 08:20 AM   #12
CEARENSE
É apenas recalque...

CEARENSE's Avatar

Likes (Received): 821

Liiiiiiiiiiiiiiinda Fortaleza ! até na década de 20 já se percebia sua densidade e organização dos traçados das ruas.

Parabéns Fortal, como sempre, você fazendo threads inesqueciveis

É tão importante os threads que ele faz que arranca até verdadeiros defuntos que mal entram no fórum e faz aparecer presenças ilustres como o nosso querido ALEX RIBEIRO

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2010, 12:37 PM   #13
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 491

Lindo thread, Fortal!

As fotos atuais e as digitalizações de cartões-postais estão excelentes. Gostei muito!

Parabéns a você pelo thread e a Fortaleza pelo aniversário!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old April 14th, 2010, 01:53 PM   #14
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 953

Que lindo!
Old April 14th, 2010, 02:45 PM   #15
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3113

284 anos de história não é pouca coisa não! Belíssimo thread comemorativo de Fortaleza, uma das cidades mais lindas do Brasil

Parabéns Ceará, parabéns Fortaleza!
Old April 14th, 2010, 05:04 PM   #16
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Obrigado a todos pelos comentários, sempre positivos e que me dão força para pesquisar sempre mais! Espero ainda encontrar preciosidades (estamos sempre buscando mais e mais, é uma tarefa difícil e árdua a busca pela iconografia...diria é incessante, mas vale a pena!)

abraços a todos!
Old April 15th, 2010, 03:40 AM   #17
odilson_sa
Registered User

odilson_sa's Avatar

Likes (Received): 1113

Pensei que Fortaleza fosse mais velha que Belém! Belém é 110 anos mais velha! O thread ficou beleza! As águas do mar de Fortaleza são fascinates. Parabéns Fortaleza pelos seus 284 anos! Vale Fortal pelas belas fotos!
odilson_sa no está en línea   Reply With Quote
Old April 15th, 2010, 04:11 PM   #18
Manilov
Registered User

Manilov's Avatar

Likes (Received): 100

Não deve estar longe o dia em que não existam mais fotos aéras antigas e inéditas pro Fortal postar aqui.... mas acho que quando esse dia chegar, esse cidadão vai começar a pesquisar sobre uma forma de voltar no tempo pra conseguir trazer mais fotos, só pode. Sério, não sei como ele ainda consegue vir com novas fotos aéreas antigas de Fortaleza. Nós, todos os apaixonados por Fortaleza, só temos a agradecer-lhe por esse magnífico resgate histórico.

Agora uns comentários básicos:

1-Nossa, adorei as primeiras fotos, as da Beira-mar. Estão com uma luminosidade, um colorido belíssimo. Certamente estão entre as mais lindas que já vi da orla, em nível de rua. Se garante esse Adjacir Cidrão

2-Aquela foto de 1938....puts. Maravihosa! Acho incrível como havia praticamente um miniparque no interiror de cada quarteirão residencial, formado pelos quintais das casas. Totalmente diferente de hoje, onde predomina uma desconfortável aridez. Esse quintais também deviam contribuir para o sistema natural de drenagem da cidade. Hoje impermeabilizaram tudo

3-Fortal, agora me dei conta que aquela construção que parece um forte, em frente a igreja do pequeno grande deve ser a antiga e famosa escola normal, hoje Justiniano de Serpa. Pode conferir pelo Google earth que é ela mesmo.
Old April 15th, 2010, 04:32 PM   #19
Sr. Gatti
Registered User

Sr. Gatti's Avatar

Likes (Received): 1

Cidade de Fortaleza é linda! quando estive lá ano passado fiquei encantado!
Parabéns pra Fortaleza pelos 284 anos!!!
Old April 15th, 2010, 05:39 PM   #20
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Obrigado a todos!

@MANILOV: Pensei e continuo pensando se todo esse acervo se esgotará um dia. Peço a Deus que não, que nós continuamos a pesquisar e postar essas relíquias antigas.

Muito obrigado pela ajuda da Escola Normal. CORRETÍSSIMO, muito legal sua pesquisa, poxa que bacana você conseguir identificar. Parabéns, eu que agradeço!

É uma tarefa incessante, prazerosa, leva tempo, contudo isso faz aumentar e glorificar a memória e a preservação iconográfica da cidade. Imagine o Nirez, que é um dos maiores colecionadores de fotos antigas do país (cerca de 26 mil imagens antigas de Fortaleza, entre postais, negativos em vidro etc). Suplico para que seu acervo um dia possa se tornar realidade e ser colocado na net.

As expectativas são boas.

Faço aqui também uma espécie de sugestão ao jornal "O Povo", que deve também ter um acervo rico de imagens antigas (vistas aéreas da cidade, da beira-mar). Quem sabe um dia alguém do jornal tenha essa iniciativa de escanear os negativos antigos para serem colocados na Net (num acervo de banco de imagens).

Há muita coisa que pode ser feita para aumentarmos ainda mais esse acervo (que parece ser interminável).

Pessoas que também não são cadastradas no fórum e que tenham scanner, fotos antigas em postais (de acervos de famílias, guardados nas gavetas dos armários), se tiverem fotos da beira-mar (talvez seja a região menos fotografada antigamente, por causa que o centro era o pulmão da cidade, só existia vida e edificações ali),, mas por acaso se encontrarem fotos antigas da beira-mar (seja em Preto-e-branco) que deve ser raríssimas, imagino eu que nos anos 60, especificamente em 1963 quando a Av. Beira-mar foi rasgada, alguma editora de postais sobrevoou a cidade, talveza a aba-Film, etc, Mercator, Edicard, esas fotos devem ser raras e continuo procurando.

Enfim, a região da beira-mar é mais interessante, por causa que era menos fotografada que o centro.

Vamos continuar esse desafio?
Vamos que vamos!

==================

Obrigado a todos pelos comentários!

Reply

Thread Tools

Posting Rules