daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 30th, 2012, 06:29 PM   #2981
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by lumpy29 View Post
Fullgencio, obrigado pro responder. Felizmente meu caso não se encaixa no que vc descreveu, pois o imóvel fica no Pistão Sul (Bella Vida). Só mais uma pergunta: em função de ter uma elevada oferta na região, vc acha que eu posso ter dificuldades para vender o apartamento num futuro não muito distante? Apesar de eu ter comprado para morar, há possibilidade de eu ter que me mudar em definitivo do DF, e não gostaria de ficar com imóvel aqui.
A minha experiência com venda em Águas Claras é que a velocidade de venda é menor que no PP, exatamente pela elevada oferta. Mas também depende muito do produto. Acredito que, em situações normais, de um imóvel que não seja um dos mais concorridos de AC, talvez demore entre 6 meses e 1 ano para vender.
Fullgencio no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 30th, 2012, 06:30 PM   #2982
overmatik
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by norolama View Post
Então o wimoveis é uma brincadeirinha? (já que a tal unidade nunca existiu).
De onde eu venho isso é pura malandragem mesmo, mas sabe como é né, hoje em dia está valendo tudo. E aguardem, pois isso é só o começo, já que quanto maior o desespero maiores serão as táticas de bandidagem.

E eu já perdi a paciência, quando algum corretor me liga eu já estou batendo o telefone na cara, e na rua eu já falo para não me encher o saco!
overmatik no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2012, 06:42 PM   #2983
DanielMac
Registered User

DanielMac's Avatar

Quote:
Originally Posted by sefazpiauidf View Post
Para você ver o nível desse povo. Falam pra dar desconto no "particular", ao invés de publicar para todo mundo ver. E ainda tem gente que acredita em índice FIP-ZAP. Ridículo.
..

Last edited by DanielMac; February 2nd, 2012 at 03:11 PM.
DanielMac no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 01:39 AM   #2984
cantinho
Registered User

Um dos argumentos para os preços inflacionados em Brasília é a suposta falta de espaço para novas contruções. À parte o caso da 207 norte, que está inteirinha livre para construir, e as 3 projeções que a UNB tem na SQN 213 e mais algum espaço que eu provavelmente desconheço, tem um fator que não se encaixa:
Se não tem espaço e/ou falta imóveis no plano piloto, então porque existem 1095 imóveis anunciados no Wimóveis para venda só na Asa Norte e mais 946 anunciados na Asa Sul? São 2046 imóveis dos mais variados preços e tamanhos esperando por novos donos!
Se a procura por algo para morar no plano estivesse tão alta assim não haveria tantos imóveis disponíveis. Não é nisso que se baseia a oferta e procura?
cantinho no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 02:12 AM   #2985
Vip2011
Registered User

Quote:
Originally Posted by cantinho
Um dos argumentos para os preços inflacionados em Brasília é a suposta falta de espaço para novas contruções. À parte o caso da 207 norte, que está inteirinha livre para construir, e as 3 projeções que a UNB tem na SQN 213 e mais algum espaço que eu provavelmente desconheço, tem um fator que não se encaixa:
Se não tem espaço e/ou falta imóveis no plano piloto, então porque existem 1095 imóveis anunciados no Wimóveis para venda só na Asa Norte e mais 946 anunciados na Asa Sul? São 2046 imóveis dos mais variados preços e tamanhos esperando por novos donos!
Se a procura por algo para morar no plano estivesse tão alta assim não haveria tantos imóveis disponíveis. Não é nisso que se baseia a oferta e procura?
É verdade... E além disso a falta de terrenos no plano piloto e arredores nao é uma questão física (como no rio ou sp), mas de vontade política. Aqui, com o passar dos anos, mais e mais áreas serão liberadas para construção.
Vip2011 no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 12:14 PM   #2986
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Os preços de algumas casas do Lago Sul e do Lago Norte também deram uma refrescada nos últimos tempos. Hoje é possível comprar algumas casas por 1,2 milhões! Não acredito em estouro de bolha imobiliária, mas o mercado está se adequando à realidade dos consumidores.
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 03:30 PM   #2987
Bisna
BANNED

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Os preços de algumas casas do Lago Sul e do Lago Norte também deram uma refrescada nos últimos tempos. Hoje é possível comprar algumas casas por 1,2 milhões! Não acredito em estouro de bolha imobiliária, mas o mercado está se adequando à realidade dos consumidores.
Acho que para se adequar à realidade os preços precisam cair 50%.
A FIPE divulgou pesquisa afirmando que, apesar do aumento da renda, hoje as pessoas tem que trabalhar o dobro do que trabalhavam em 2008 para comprar UM metro quadrado de apartamento.
Assim, os preços atuais não se justificam.
Bisna no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 04:50 PM   #2988
cantinho
Registered User

Quote:
Originally Posted by Bisna View Post
A FIPE divulgou pesquisa afirmando que, apesar do aumento da renda, hoje as pessoas tem que trabalhar o dobro do que trabalhavam em 2008 para comprar UM metro quadrado de apartamento.

Eu acredito que pode haver uma adequação de uns 35% nesses preços inflacionados. Não acredito que vá cair muito mais que isso, a não ser que essa crise na Europa exploda de vez. Caso isso aconteça, aí sim pode haver uma queda muito brusca, já que todos os agionários vão buscar liquidez, colocando milhares de apartamentos à venda ao mesmo tempo.
Old January 31st, 2012, 04:55 PM   #2989
cantinho
Registered User

Creio que a maioria aqui ainda se lembra de um dos fatores para o inflacionamento dos preços, lá nos idos de 2009. Na época uma amiga minha trabalhava com construtoras lá no Vale do Paraíba e essa notícia fez os apartamentos subirem de preço da noite pro dia...

www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u540971.shtml
Old January 31st, 2012, 05:46 PM   #2990
overmatik
BANNED

Quote:
Originally Posted by cantinho View Post
Creio que a maioria aqui ainda se lembra de um dos fatores para o inflacionamento dos preços, lá nos idos de 2009. Na época uma amiga minha trabalhava com construtoras lá no Vale do Paraíba e essa notícia fez os apartamentos subirem de preço da noite pro dia...

www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u540971.shtml
É por isso que a Iakuza quer aumentar o limite de 500 mil para 750 mil!
overmatik no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 06:36 PM   #2991
Jota Ferro
Registered User

Jota Ferro's Avatar

Likes (Received): 612

Quote:
Originally Posted by Bisna View Post
Gente vcs viajam demais, preços cairem 50%?? Nunca. E o que é se adequar a realidade?
Old January 31st, 2012, 07:03 PM   #2992
cappires
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Eu acredito que pode haver uma adequação de uns 35% nesses preços inflacionados. Não acredito que vá cair muito mais que isso, a não ser que essa crise na Europa exploda de vez. Caso isso aconteça, aí sim pode haver uma queda muito brusca, já que todos os agionários vão buscar liquidez, colocando milhares de apartamentos à venda ao mesmo tempo.
Eu sinceramente não consigo entender essa lógica... O chamado "mercado imobiliário" é a junção de uma série de mercados: de ágios, de novos, de plantas, de usados.

Eu não acredito que ágio vá determinar redução de preço, por dois motivos que, conjugados, blindam o "mercado" (imobiliário) contra um estouro da bolha (o que quer que isso seja):

1) Agionário trabalha alavancado (ou seja, prefere ter um saldo devedor maior que 80%)
2) Ele baixará seu preço ao limite do que a construtora lhe paga pelo distrato. Não há porque ele vender abaixo disso.

Vamos supor que ele, então, aceite vender seu ágio por 50% do valor pago (chutando por alto!). Como ele só pagou até agora 20% do apartamento, esse DESÁGIO vai representar 10% do valor do imóvel.

Por isso, o mercado de ágios não tem como determinar o "estouro" da bolha, visto que redução de 10% não é estouro de coisa alguma. Está até na margem de negociação da maioria dos imóveis.

Se houver uma bolha, ela estourará (ou não) por outros motivos. Não este...
cappires no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 08:26 PM   #2993
cappires
Registered User

Quote:
Originally Posted by sefazpiauidf View Post
Irão devolver para a construtora e uma hora, eles terão que botar isso no mercado, a um preço que alguém se interesse e tenha condições de comprar.
Perfeito. É isso. Mas neste caso não é o mercado de ágio que estoura a bolha.

Nesta hipótese, ele é consequência, e não causa.

Como eu disse, o "mercado imobiliário" tem outras faces. Eu entendo que o elo mais fraco não está no mercado de novos, mas no de usados.

Uma vez pronto o empreendimento, dificilmente a construtora estaria em má situação. Talvez, se a devolução fosse maior que 50% dos imóveis (será? acho muito difícil). O mais provável, na minha opinião, é que ela finque posição e não tenha pressa em vender.

Além disso, a despeito do que você disse, "rapar o cofre e se picar para o exterior" não é lá tão fácil não... já que a crise vem de fora pra dentro!
Old January 31st, 2012, 08:34 PM   #2994
marconipedro
Registered User

Likes (Received): 39

No exterior, (EUA, por exemplo) os preços caíram quanto, em média?
marconipedro no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 08:37 PM   #2995
cantinho
Registered User

Quote:
Originally Posted by cappires View Post
Eu sinceramente não consigo entender essa lógica... O chamado "mercado imobiliário" é a junção de uma série de mercados: de ágios, de novos, de plantas, de usados.

Eu não acredito que ágio vá determinar redução de preço, por dois motivos que, conjugados, blindam o "mercado" (imobiliário) contra um estouro da bolha (o que quer que isso seja):

1) Agionário trabalha alavancado (ou seja, prefere ter um saldo devedor maior que 80%)
2) Ele baixará seu preço ao limite do que a construtora lhe paga pelo distrato. Não há porque ele vender abaixo disso.

Vamos supor que ele, então, aceite vender seu ágio por 50% do valor pago (chutando por alto!). Como ele só pagou até agora 20% do apartamento, esse DESÁGIO vai representar 10% do valor do imóvel.

Por isso, o mercado de ágios não tem como determinar o "estouro" da bolha, visto que redução de 10% não é estouro de coisa alguma. Está até na margem de negociação da maioria dos imóveis.

Eu entendi o seu raciocínio, e tampouco espero uma queda de 50%, MAS... Mas pode acontecer sim uma devolução em massa e isso ocasionar uma queda, imagino eu, não muito superior(imagino eu) a 35%, dado que as construtoras também têm seus credores.

E só para ilustrar, é só pesquisar a bolha dos Flats em SP, que aconteceu entre os anos 2000 e 2007. Uma rápida pesquisa vai mostrar por meio de reportagens que teve gente que pagou, na época, 250 mil reais por um Flat e vendeu depois por 60 mil reais.. Um prejuízo/desvalorização bem maior do que 50%!
Old January 31st, 2012, 08:41 PM   #2996
Fullgencio
Registered User

Fullgencio's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Eu entendi o seu raciocínio, e tampouco espero uma queda de 50%, MAS... Mas pode acontecer sim uma devolução em massa e isso ocasionar uma queda, imagino eu, não muito superior(imagino eu) a 35%, dado que as construtoras também têm seus credores.

E só para ilustrar, é só pesquisar a bolha dos Flats em SP, que aconteceu entre os anos 2000 e 2007. Uma rápida pesquisa vai mostrar por meio de reportagens que teve gente que pagou, na época, 250 mil reais por um Flat e vendeu depois por 60 mil reais.. Um prejuízo/desvalorização bem maior do que 50%!
Eu estava bem no meio dessa bolha de flats aí. Comprei em 1999 dois flats em Brasília, e paguei 80k em cada um. Vendi os dois em 2004 por R$ 130k cada um. Não conheço ninguém que vendeu abaixo do preço. Quem segurou o imóvel até hoje lucrou ainda mais, com bolha e tudo.
Fullgencio no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 08:53 PM   #2997
cantinho
Registered User

Quote:
Originally Posted by Fullgencio View Post
Eu estava bem no meio dessa bolha de flats aí. Comprei em 1999 dois flats em Brasília, e paguei 80k em cada um. Vendi os dois em 2004 por R$ 130k cada um. Não conheço ninguém que vendeu abaixo do preço. Quem segurou o imóvel até hoje lucrou ainda mais, com bolha e tudo.
Bem, não sei como foi aqui em Brasilia, pois as informações são específicas sobre SP. Mas isso demonstra ainda que as bolhas podem acontecer de forma regionalizada.
Old January 31st, 2012, 09:26 PM   #2998
cantinho
Registered User

Como é a questão dos impostos aqui no DF? Quanto custa o IPTU de um AP de 700 mil?
Old January 31st, 2012, 10:40 PM   #2999
Vip2011
Registered User

Quote:
Originally Posted by cappires

Os especuladores reduzem a oferta de imoveis aos destinatarios finais, provocando a elevacao de precos. Se eles reduzirem sua participacao, a oferta aumenta e os precos caem. É a lei de mercado, pura e simples...
Vip2011 no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 10:48 PM   #3000
cappires
Registered User

Quote:
Originally Posted by Vip2011 View Post
Os especuladores reduzem a oferta de imoveis aos destinatarios finais, provocando a elevacao de precos. Se eles reduzirem sua participacao, a oferta aumenta e os precos caem. É a lei de mercado, pura e simples...
... mantidas todas as outras variáveis constantes, como gostam os economistas.

É a lei de mercado, mas está longe de ser pura e simples.

Reply

Tags
brasilia

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules